Provas Ingresso - PSICOLOGIA dúvida

leonormsribeiro

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2021
Mensagens
1
Olá, boa tarde a todos. Espero que se encontrem bem!

Venho à Uniarea na esperança de ter uma resposta à minha dúvida...

Então, eu sou uma aluna de Humanidades e de MACS.
O meu principal foco é provavelmente optar pela psicologia no ensino superior.
Tenho pensado há muito tempo nisto, e por isso desde início vi que as provas de ingresso que a maioria das faculdades públicas de Lisboa pedem é Português e MACS (dúvidas sobre se é em conjunto ou apenas uma destas disciplinas!).

Acabei por me ir abstraindo disso, pois achava um pouco impossível alguém que não tenha MACS não poder seguir psicologia, visto que a disciplina é relativamente recente... Então abstraí-me disso de modo a não ser demasiado exigente comigo própria, também.

Acabado o 10° ano agora, vejo que sou uma aluna principalmente com sucesso a história e a filosofia, cujas disciplinas também são do meu interesse. Portanto pensei na possibilidade de entrar com ou o exame de história, ou o exame de filosofia (que gostaria de fazer no 11° ao invés do de MACS).

Desde ontem que estou num poço de ansiedade porque reparei que apenas as universidades privadas aceitam história, filosofia, português e geografia como ingresso a psicologia. Não gosto de MACS e terei um 10, em princípio. O que será mto difícil de recuperar para o ano.

Venho então perguntar a alguma alma gentil, que me possa esclarecer. Consigo apenas entrar em psicologia com macs e português ou não estarei a ver nos sítios corretos? Como alguém que tem uma 2ª disciplina estrangeira entraria em psicologia, dessa forma?

Obrigada 🙌🏻