Na matrícula para o 12ºAno uma das minhas opções foi psicologia porque penso que será uma experiência interessante e eu gosto de filosofia por isso segui essa ordem de ideias. Vocês que já tiveram essa disciplinas, gostaram? era fácil nos testes? quais eram os resultados no geral? Se poderem dar uma mini ou grande descrição sobre a disciplina ficaria muito agradecido ☺
Olá! :)
Durante este ano letivo tive Psicologia B como uma das minhas disciplinas opcionais e, honestamente, não me arrependo nada de ter tido a disciplina. É, no geral, e pelo menos para mim, uma disciplina que aborda temas interessantes! Escolhi Psicologia B, dado que se trata de uma área do meu interesse, que me desperta curiosidade e que gostaria de seguir. Também adorava Filosofia, portanto não sei se isso poderá ter influenciado a minha escolha ou não, mas sei que algumas coisas dadas na opcional me lembravam certas teorias dadas na bienal
Dei a matéria de forma ligeiramente invertida, não seguimos a ordem do manual e começámos com uma introdução à Psicologia, referindo as origens da mesma e as teorias que foram surgindo, e de seguida falámos um bocado sobre as áreas de especialização da Psicologia (Forense, Educacional, Vocacional, Clínica, do Desporto e das Organizações), falando um bocadinho sobre cada. Depois a parte da genética e do cérebro foi desenvolvido por trabalhos de grupo, mas é acessível!
Depois disto, passámos pelo tema das Relações Precoces, ou seja as primeiras relações que temos em vida, nos primeiros anos de vida, falando também noutras relações interpessoais, a questão dos grupos, da socialização, da cultura,...
Por fim, falamos nos processos cognitivos, da perceção, memória e aprendizagem, falámos também nos vários tipos de Inteligência, principalmente a Emocional e na motivação. Não sei porquê mas sinto que me estou a esquecer de alguma coisa, mas pronto.
Pode depender um bocado de professor para professor e de escola para escola, mas tudo o que me foi dado foi feito de forma simples, não era nada complicado, dado que os testes também eram fáceis. Para além de dar teoria, também fazíamos outras coisas: às vezes víamos filmes que estivessem relacionados com algo que estaríamos a dar; fizemos dois trabalhos, o da genética e outros sobre as relações interpessoais; e também chegámos a fazer um teatro para a escola... xD
O quero dizer com isto é que foi uma disciplina bastante acessível e da qual eu gostei imenso, sendo que acabei com 20. Os meus colegas acabaram com notas entre os 17 e os 20, se eu não estiver enganada ou a esquecer de algo. Com algum esforço lá chegamos! :)
Boa sorte e boas férias!