psicologia em Coimbra

Manuellaje

Membro Caloiro
Matrícula
31 Julho 2026
Olá,gostava de saber a opiniao de alguem acerca da media de psicologia em Coimbra.
O ano passado a média foi de 16.7,eu estando com 16.95 tenho boas possibilidades de entrar?
obrigado

Olá,gostava de saber a opiniao de alguem acerca da media de psicologia em Coimbra.
O ano passado a média foi de 16.7,eu estando com 16.95 tenho boas possibilidades de entrar?
obrigado
Olá @Manuellaje
Tens aqui vários fatores a jogarem em sentidos contrários. Analisando individualmente:
- Vagas: aumentam de 131 para 140, o que pode ajudar a uma ligeira descida da média.
- Provas de ingresso: no ano o curso passou para 2 exames nacionais obrigatórios, daí a média ter descido mais. Este ano, com as novas regras, o curso decidiu flexibilizar e permitir a entrada com apenas um exame nacional: MACS ou Português. Isto pode levar a uma subida das médias.
- Notas dos Exames deste ano: assumo que a maioria vai aproveitar para concorrer apenas com um exame, sendo que português teve uma ligeira descida e os exames de MACS e Matemática A ligeiras subidas. Por aqui creio que não haverá muito impacto.
- Novo cálculo da média do secundário: pode ajudar a ligeira descida.
- Variação da procura do curso: o curso nos últimos anos tem tido uma tendência decrescente de procura, que foi acentuada no ano passado provavelmente pelo pedido obrigatório de 2 exames nacionais como prova de ingresso.
1785857405512.png
Como houve uma flexibilização para apenas um exame, a procura deverá subir ligeiramente para os valores próximos de 2024, também ajudado por termos mais candidatos este ano.

Balanço geral: creio que neste caso o que terá mais impacto é a flexibilização das provas de ingresso permitindo entrar apenas com um exame nacional, pelo que contaria com uma média superior a 2025. O aumento das vagas e a nova fórmula de cálculo da média do secundário pode ajudar a que não chegue aos valores de 2024, mas subirá certamente.