ISCTE Psicologia - ISCTE

fii16

Membro Caloiro
Matrícula
4 Setembro 2015
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE
Boa tarde, a minha 1ªopção é Psicologia no ISCTE. Alguém sabe o que temos que levar no dia da matrícula e em que dia é? E alguém me pode dar umas luzes acerca de como é o curso, o ambiente, as praxes, etc.. ?

Gostaria de saber o mesmo, pois também é a minha primeira opção. Além disso, alguém sabe como podemos ter residência no ISCTE?

Gostaria de saber o mesmo, pois também é a minha primeira opção. Além disso, alguém sabe como podemos ter residência no ISCTE?

A residência do ISCTE costuma guardar o lugar dos alunos que já lá estão alojados e deixa apenas algumas vagas para novos alunos. Neste momento, já está cheia (não há vagas).

Vou ingressar para o ensino superior para o ano, e estou inclinado para ingressar no ISCTE em vez da FPUL, pois sempre me informaram ( tanto pela Futurália, como por colegas) que o ISCTE tem uma abordagem mais empresarial da psicologia do que a FPUL, queria saber quais sao, de facto, as diferenças entre cada uma e se há mesmo um foco maior na psicologia empresarial ( ou organizacional), visto que essa vertente da psicologia é a minha opção.

Vou ingressar para o ensino superior para o ano, e estou inclinado para ingressar no ISCTE em vez da FPUL, pois sempre me informaram ( tanto pela Futurália, como por colegas) que o ISCTE tem uma abordagem mais empresarial da psicologia do que a FPUL, queria saber quais sao, de facto, as diferenças entre cada uma e se há mesmo um foco maior na psicologia empresarial ( ou organizacional), visto que essa vertente da psicologia é a minha opção.
Convoco a @Ana Noronha para te ajudar 😊

Convoco a @Ana Noronha para te ajudar 😊
Obrigada pela invocação e peço desculpa pela demora 😚

Alguém disse Psicologia no Iscte? 👀

Não posso falar muito sobre a FPUL, mas o que me disseram é que inclina-se mais para a vertente clínica (mas foi só o que me disseram!!), mas creio que ofereçam o mestrado em Psicologia Organizacional. Aconselharia veres o que dizem no site da faculdade. :)
Sobre o Iscte: sim, o curso remete-se mais para a área cujo foco são as empresas e as organizações e tenho notado a partir do momento em que temos o DPSO (Departamento de Psicologia Social e das Organizações) e através dos mestrados que oferecem (tirando um que se foca no estudo de Emoções), mas focando-me mais na licenciatura (e dado que só tive um semestre ainda), a mesma consegue ser abrangente, pelo que podes depois fazer mestrado numa outra vertente que não esteja relacionado com PSO. 😁 Se quiseres ver mais alguma coisa, podes ver aqui (Licenciatura em Psicologia).

• Like
Reactions: bsofiag
Alguém sabe se em regime de trabalhador estudante os profs são muito chatos com faltas? Estive a ver no horário e há aulas em que teria de faltar 1x por semana, outras que só poderia fazer mesmo por exame final por não poder ir às aulas.

Alguém sabe se em regime de trabalhador estudante os profs são muito chatos com faltas? Estive a ver no horário e há aulas em que teria de faltar 1x por semana, outras que só poderia fazer mesmo por exame final por não poder ir às aulas.
Olá! Pelo que sei, não costumam implicar com isso, mas aconselho-te vivamente a pedires o estatuto de trabalhador-estudante para estares mais protegido/a e poderes ter acesso à Época de Avaliação Especial.

Boa tarde. A minha filha para 2021/2022 quer ingressar no curso de Piscologia no ISCTE. Podem, pf, dar-me o feedback desta faculdade e do curso? Pelos cv's dos docentes, parece-me que é um curso bastante interessante e completo. o ISCTE é um instituto superior bem posicionado no mercado? Obrigada a quem puder ajudar.

• Like
Reactions: ~tahani~
Boa tarde. A minha filha para 2021/2022 quer ingressar no curso de Piscologia no ISCTE. Podem, pf, dar-me o feedback desta faculdade e do curso? Pelos cv's dos docentes, parece-me que é um curso bastante interessante e completo. o ISCTE é um instituto superior bem posicionado no mercado? Obrigada a quem puder ajudar.
Boa tarde. O que gostaria de saber ao certo? :)

• Fabulous
Reactions: Wraak
Boa tarde. O que gostaria de saber ao certo? :)
O iscte é ou não uma boa entidade de ensino superior para o curso de Psicologia? Qual a sua mais-valia comparando com o ISPA ou outra entidade? Consultámos os CVs dos docentes e as disciplinas do curso e agradaram-nos mesmo muito.

O iscte é ou não uma boa entidade de ensino superior para o curso de Psicologia? Qual a sua mais-valia comparando com o ISPA ou outra entidade? Consultámos os CVs dos docentes e as disciplinas do curso e agradaram-nos mesmo muito.
Na minha opinião, a nível da licenciatura, o plano consegue ser bastante amplo e abrangente. Digo isto porque sinto que, embora haja uma certa inclinação pela componente mais social e organizacional (porque, pois, é o curso no Iscte), acaba por dar aos estudantes a possibilidade de ter um primeiro contacto (pelo menos) com cadeiras de certas áreas que não as mencionadas, bem como com cadeiras que nos introduzem à investigação (acho que têm a sua importância - eu pelo menos vejo desta forma - pois mesmo que possamos não ter algum interesse em investigação, há que entender que vamos estar constantemente à volta de artigos científicos da área e muitas vezes é importante perceber certas componentes para que seja mais fácil a interpretação dos mesmos; entender como é feita a investigação nesta área, uma vez que se trata de uma área que continua em constante crescimento e que surgiu, de forma independente, nos finais do século XIX.). Sobre a sua mais-valia... Na generalidade da área, não lhe consigo dizer. Peço desculpa. Se estivermos a olhar para a Psicologia Organizacional, aí sim, poderei dizer que tem a sua relevância e destaque.

Agora, claro, que queria fazer notar isto tudo que está aqui escrito, fui eu - uma aluna do 2º. ano da respetiva licenciatura... 😅 Como saliento no início, estou eu, no fundo, a responder baseando-me na forma como até agora vi as coisas onde eu estudo. De qualquer forma, se precisar de alguma coisa, eu tentarei ajudar - está à vontade para me mandar mp. :) Espero que corra tudo bem!

• Fabulous
  • Love
Reactions: Wraak and Meghun
Na minha opinião, a nível da licenciatura, o plano consegue ser bastante amplo e abrangente. Digo isto porque sinto que, embora haja uma certa inclinação pela componente mais social e organizacional (porque, pois, é o curso no Iscte), acaba por dar aos estudantes a possibilidade de ter um primeiro contacto (pelo menos) com cadeiras de certas áreas que não as mencionadas, bem como com cadeiras que nos introduzem à investigação (acho que têm a sua importância - eu pelo menos vejo desta forma - pois mesmo que possamos não ter algum interesse em investigação, há que entender que vamos estar constantemente à volta de artigos científicos da área e muitas vezes é importante perceber certas componentes para que seja mais fácil a interpretação dos mesmos; entender como é feita a investigação nesta área, uma vez que se trata de uma área que continua em constante crescimento e que surgiu, de forma independente, nos finais do século XIX.). Sobre a sua mais-valia... Na generalidade da área, não lhe consigo dizer. Peço desculpa. Se estivermos a olhar para a Psicologia Organizacional, aí sim, poderei dizer que tem a sua relevância e destaque.

Agora, claro, que queria fazer notar isto tudo que está aqui escrito, fui eu - uma aluna do 2º. ano da respetiva licenciatura... 😅 Como saliento no início, estou eu, no fundo, a responder baseando-me na forma como até agora vi as coisas onde eu estudo. De qualquer forma, se precisar de alguma coisa, eu tentarei ajudar - está à vontade para me mandar mp. :) Espero que corra tudo bem!
Olá Ana,
Obrigada pela sua ajuda, posso questionar apenas mais três coisas? Porque optou por este curso no ISCTE e não no ISPA ou noutra faculdade? Foi o ISCTE a sua 1ª opção ou foi uma questão de ser eventualmente menos burocrático? A minha filha quer seguir a psicologia social, não sei se é o termo correcto, cooperando com instituições sociais ; a Ana crê que o curso também se adequa?

• Like
Reactions: ~tahani~
Olá Ana,
Obrigada pela sua ajuda, posso questionar apenas mais três coisas? Porque optou por este curso no ISCTE e não no ISPA ou noutra faculdade? Foi o ISCTE a sua 1ª opção ou foi uma questão de ser eventualmente menos burocrático? A minha filha quer seguir a psicologia social, não sei se é o termo correcto, cooperando com instituições sociais ; a Ana crê que o curso também se adequa?
Olá mais uma vez! :)

Bom, quanto à primeira questão, foi algo pessoal - bom, no que toca a gostos e interesses, se formos a ver melhor. Talvez não tenha admitido antes, mas digo-o agora, estava eu a pensar um bocadinho mais à frente, a pensar já no mestrado em questão. A área organizacional não era aquele grande interesse que tinha, o que talvez me tenha feito explorar mais a fundo a FPUL (que foi a minha primeira opção) do que o Iscte. Mas acabei por meter, mesmo assim a instituição (como a minha segunda opção), porque vi tudo o que queria saber, desde o plano de estudos, métodos de avaliação, a docentes,...bom, por aí fora, e vi-me agradada com o que vi honestamente, e porque poderia fazer pelo menos a licenciatura lá - o resto, logo depois poderia ver, bem que posso continuar lá, como não. Isso agora vai depender das escolhas que farei depois. Achei que poderia dar uma oportunidade até porque eu nem tinha grandes certezas se entrava na FPUL ou não. Portanto, desde que eu entrasse numa dessas opções, ficaria imensamente feliz - e fiquei!

Não pensei muito no ISPA, mais pelo facto de se tratar de uma privada, mais no sentido do que teria que pagar nestes, pelo menos, 3 anos. Não é nada contra o tipo de instituição, nem nada. Talvez para o mestrado possa incluir o ISPA, consoante o que me interessar; talvez possa ir para lá ou para outro sítio, talvez me mantenha no Iscte,... Ainda me é incerto.

No caso da sua filha, acho que se adequa. Como tinha mencionado, no Iscte, a Psicologia tem a sua ligeira inclinação para a Psicologia Social e das Organizações. Creio que ela irá gostar de cá estar. :)

Vou candidatar-me, dependendo da nota do exame, a psicologia no Iscte.
Alguém por aí com o mesmo objetivo? Pensei na UAlg, mas acho que tomei a decisão certa. O que acham?