Psicologia - Lisboa ou Porto?

cihevb

Membro Caloiro
Matrícula
3 Maio 2018
Olá a todos,

Venho colocar-vos uma questão que se calhar vai soar um bocado parva.
Quero seguir o curso de psicologia (e, mais tarde, tirar mestrado em psicologia criminal), e desde miúda que sempre tive em mente ir para o Porto pela excelência do curso, e por oferecer mestrado integrado em Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça — que em Lisboa, não oferecem.

No entanto, e porque estou a entrar em overthinking total, gostava de saber algumas das vossas opiniões tanto sobre o curso - se gostam, se é interessante, entre qualquer outra coisa que achem que possa ser importante mencionar -, sobre o ambiente dentro (e fora) dos estudantes do vosso curso, sobre possíveis tradições e a praxe (para fazer alguma comparação) e, por fim, o próprio ambiente da cidade. Se se apaixonaram pela cidade (e porquê), se se sentem seguros, etc.

Desculpem qualquer coisa, mas sou uma autêntica mess e estou naquela altura em que questiono tudo e qualquer coisa.
Obrigada!

- Carolina

Adriana45

Membro
Matrícula
22 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
também quero seguir psicologia criminal, em princípio. pretendo transferir me de Coimbra para o porto no próximo ano, por isso também gostava de saber como é no Porto.

• Like
Reactions: Fábio Henriques
Matrícula
8 Maio 2016
Instituição
Universidade Lusófona de Lisbo
Olá a todos,

Quero seguir o curso de psicologia (e, mais tarde, tirar mestrado em psicologia criminal), e desde miúda que sempre tive em mente ir para o Porto pela excelência do curso, e por oferecer mestrado integrado em Psicologia do Comportamento Desviante e da Justiça — que em Lisboa, não oferecem.

No entanto, e porque estou a entrar em overthinking total, gostava de saber algumas das vossas opiniões tanto sobre o curso - se gostam, se é interessante, entre qualquer outra coisa que achem que possa ser importante mencionar -, sobre o ambiente dentro (e fora) dos estudantes do vosso curso, sobre possíveis tradições e a praxe (para fazer alguma comparação) e, por fim, o próprio ambiente da cidade. Se se apaixonaram pela cidade (e porquê), se se sentem seguros, etc.

Desculpem qualquer coisa, mas sou uma autêntica mess e estou naquela altura em que questiono tudo e qualquer coisa.
Obrigada!

- Carolina
Hi

Se estivesse na tua pele, apostava fortemente em um curso com mestrado integrado

Em relação ao tópico sobre o Porto, queres a opinião de um turista estudante, que não é de lá mas esteve lá algum tempo, ou de um “nativo”?
Mensagem fundida automaticamente:

também quero seguir psicologia criminal, em princípio. pretendo transferir me de Coimbra para o porto no próximo ano, por isso também gostava de saber como é no Porto.
Mestrado Integrado all the way

Se a transferência vale a pena? Vale sempre a pena aprender mais um pouco :)

Última edição:
Matrícula
22 Julho 2016
Olá a todos,

Obrigada!

- Carolina
Estou a estudar na fpceup e acho que primeiramente que o mestrado integrado é uma grande vantagem por isso levem isso bastante em consideração. Quanto ao curso, é bastante exigente têm que trabalhar muito. As cadeiras mais difíceis são normalmente estatística, mip e neurociências, mas isto pode mudar dependendo da faculdade. Como todos os cursos vão haver cadeiras que vão gostar e outras que nem tanto, mas tem que se fazer na mesma... Os professores de modo geral são muito bons, muito prestáveis e disponíveis para esclarecer dúvidas. Não se isto acontece em outras faculdades mas nós temos um banco de dados com muitas sebentas de várias cadeiras por onde nos podemos guiar para estudar, e alguns professores até dão sumários alargados, embora esses possam ser um pouco extensões e ter informação não tão relevante (embora seja importante ler na mesma). No primeiro ano as coisas não são muito pesadas em termos de trabalho, mas isso mudar DRASTICAMENTE no segundo ano por isso não se habituem. Na fpceup, os alunos de licenciatura têm oportunidade de participar de um estágio de investigar com um ou mais professores e têm um crédito extra no diploma se completarem 27 horas.
Quanto ao convívio eu acho muito bom, as pessoas são muito amigaveis e prestáveis. Temos um programa de mentoria em que na altura da inscrição é atribuído aos novos aluno um colega mais velho como mentor (se quiserem). Podem perguntar ao mentor absolutamente tudo o que precisarem e NÃO EXISTEM PERGUNTAS ESTÚPIDAS. Este programa ajuda bastante nesta adaptação e recomendo imenso.
Quanto á cidade, pra ser honesta não há muito que se faça porque o centro é pequeno (as dicotecas/bares, por exemplo, ficam todas perto umas das outras), mas mesmo assim é sempre um ambiente agradável. Perto da faculdade não há nada pra fazer com exceção de um shopping que não é muito grande. Viver no Porto propriamente dito não sei como é.
Qualquer outra pergunta que tenham é só dizer :blush:

student01

Membro
Matrícula
28 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
Quanto á cidade, pra ser honesta não há muito que se faça porque o centro é pequeno (as dicotecas/bares, por exemplo, ficam todas perto umas das outras), mas mesmo assim é sempre um ambiente agradável. Perto da faculdade não há nada pra fazer com exceção de um shopping que não é muito grande. Viver no Porto propriamente dito não sei como é.
Qualquer outra pergunta que tenham é só dizer :blush:
Aqui acho que dá para discordar :p A cidade do Porto é cada vez mais famosa porque precisamente há MUITA coisa que se possa fazer: tens imensos jardins e sítios verdes que podes visitar, como o Parque da Cidade, Palácio de Cristal, Serralves, só para mencionar alguns; as discotecas e os bares não se encontram apenas na zona da trindade, simplesmente essa é a zona popular para estudantes, mas existem outras: perto da feup por exemplo, também encontras lugares bem frequentados. E perto da faculdade encontras definitivamente que fazer: tens o Jardim de Arca de Àgua a uns 7minutos da faculdade, tens vários ginásios ali perto, vários cafés onde encontras sempre pessoal a estudar, incluindo no elearning, tens bons restaurantes ao pé da zona do hospital, diria mesmo que o shopping é a zona menos atrativa ali ao redor. Quanto ao resto da cidade, tens museus com entrada gratuita/desconto se fores estudante, tens imensos sitios pedonais para um bom passeio (ribeira, jardim do morro), e todos estes sitios são fáceis de chegar usando metro. Também tens constantemente espetáculos (casa da música, onde mais uma vez podes encontrar descontos), atuações de tunas (que muitas vezes vão atuar para as ruas). O centro histórico do Porto não o chamaria pequeno: é mundialmente famoso, e por ruas e ruelas podes encontrar de tudo, sendo um passatempo de turistas e não-turistas encontrar aqueles cafés escondidos ou aquelas lojas com ideias e produtos fora do comum. Este semestre trabalhei com várias alunas de ERASMUS e elas invariavelmente dizem ter-se apaixonado pela cidade!

• Like
Reactions: Blasty
Matrícula
22 Julho 2016
Aqui acho que dá para discordar :p A cidade do Porto é cada vez mais famosa porque precisamente há MUITA coisa que se possa fazer: tens imensos jardins e sítios verdes que podes visitar, como o Parque da Cidade, Palácio de Cristal, Serralves, só para mencionar alguns; as discotecas e os bares não se encontram apenas na zona da trindade, simplesmente essa é a zona popular para estudantes, mas existem outras: perto da feup por exemplo, também encontras lugares bem frequentados. E perto da faculdade encontras definitivamente que fazer: tens o Jardim de Arca de Àgua a uns 7minutos da faculdade, tens vários ginásios ali perto, vários cafés onde encontras sempre pessoal a estudar, incluindo no elearning, tens bons restaurantes ao pé da zona do hospital, diria mesmo que o shopping é a zona menos atrativa ali ao redor. Quanto ao resto da cidade, tens museus com entrada gratuita/desconto se fores estudante, tens imensos sitios pedonais para um bom passeio (ribeira, jardim do morro), e todos estes sitios são fáceis de chegar usando metro. Também tens constantemente espetáculos (casa da música, onde mais uma vez podes encontrar descontos), atuações de tunas (que muitas vezes vão atuar para as ruas). O centro histórico do Porto não o chamaria pequeno: é mundialmente famoso, e por ruas e ruelas podes encontrar de tudo, sendo um passatempo de turistas e não-turistas encontrar aqueles cafés escondidos ou aquelas lojas com ideias e produtos fora do comum. Este semestre trabalhei com várias alunas de ERASMUS e elas invariavelmente dizem ter-se apaixonado pela cidade!
Nao sou do porto por isso nunca ouvi falar nada disso. E do jardim eu sei mas mesmo assim vai-se para o jardim/cafes mas nao se faz nenhuma atividade é mais nesse sentido. Mas mesmo quando converso com outros colegas a opiniao não é muito diferente, principalmente alunos de erasmus que vem de cidades com milhoes de pessoas onde passa-se sempre alguma coisa :sweatsmile:

José Armindo

Membro Caloiro
Matrícula
10 Janeiro 2020
Olá a todos,

Obrigada!

- Carolina
Eu talvez seja suspeito, uma vez que tirei o curso em Braga, na Universidade do Minho. Relativamente às cidades, prefiro o Porto para viver. É maior, tem mais oferta cultural e tem mar. Para estudar, adorei Braga. Quanto ao curso de psicologia, é espectacular! Concluí-o em 2002 e até agora não me arrependi, tanto do ponto de vista intelectual, como do ponto de vista profissional. Dá-nos as ferramentas para pensar o mundo e as pessoas. Permite-nos ter uma influência decisiva na vida das pessoas com quem trabalhamos e ajudá-las a mudar a sua vida, deixar de sofrer e viver melhor. Do ponto de vista emocional é, por vezes muito exigente mas vale a pena. Tirei a especialidade de Psicologia da Justiça e Reinserção Social mas acabei por trabalhar maioritariamente como psicoterapeuta. Desde 2001 que faço atendimento psicoterapêutico (prática privada) em alguns anos tendo conciliado essa prática com o trabalho em projectos de intervenção social. É uma profissão bonita, desafiante e cheia de recompensas. Desde 2011 que apenas dou consultas por conta própria na empresa que criei - Dias Úteis Psicologia e Psicoterapia. O site é da minha empresa é www.diasuteis.com. Aí poderá encontrar informação acerca das patologias que podem ser tratadas através da psicoterapia. Se poder ajudar em mais alguma coisa, é só escrever. Boa sorte para o curso!

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
Afonso Ramos Psicologia em Coimbra/ Lisboa Candidatos 2019/2020 0
F ULisboa Prova Maiores de 23 - Psicologia na Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa 2
anaifos FPUL Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa 5
A Mudança de universidade em Psicologia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Marcosilva.98 Melhor faculdade privada no Porto para Psicologia? Ciências Sociais e Serviços 0
Apexandrepinto02 Soluções Manual Psicologia B 12ano platano editora? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 9
J Psicologia, qual a melhor: ISCTE ou FPUL? Ciências Sociais e Serviços 7
A Ciências da Comunicação vs Psicologia vs Sociologia Ciências Sociais e Serviços 0
I Psicologia - Que faculdade escolher? Ciências Sociais e Serviços 18
S Soluções do livro Nós psicologia B Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
S Da Eletrónica para a Psicologia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
coral UAb Psicologia - Universidade Aberta Universidade Aberta 1
Marcosilva.98 Mudança de Instituição (Relações Empresariais para Psicologia) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
S ULP Psicologia - ULP Universidade Lusófona do Porto 3
A UA Nota de Mestrado em Psicologia Universidade de Aveiro 2
A Mestrado Psicologia Ciências Sociais e Serviços 1
B Católica UCP PORTO mestrado psicologia Universidade Católica Portuguesa 0
A Recursos Psicologia B - 12°ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 16
S Psicologia em Coimbra ou UTAD? Ciências Sociais e Serviços 1
Leonardo Camargo Ferreira Explicações em Sociologia, Filosofia e Psicologia (ensino secundário e ensino superior) Geral 4
Kika191181 Ciências forenses/antropologia forense/psicologia forense Ciências 3
M sociologia vs Psicologia - UBI Ciências Sociais e Serviços 0
V FPUL Mestrado Psicologia- Dúvidas!! Universidade de Lisboa 0
rafaelcachao ISPA Psicologia ISPA - 2019/2020 ISPA 8
R Relações Internacionais ou Psicologia- Need Help Ciências Sociais e Serviços 5
disruptedmind Psicologia B - 12º ano Ensino Secundário 11
Blasty Candidatos Psicologia 2019/2020 Candidatos 2019/2020 19
C UAlg Psicologia no Algarve Universidade do Algarve 0
B Temas para um Trabalho de Psicologia Ensino Secundário 4
M Psicologia em Évora/Ciências Políticas e Rel.Internacionais/Estudos Europeus Ciências Sociais e Serviços 2
L Mestrados nas áreas da Psicologia ou do Direito Ciências Sociais e Serviços 2
R Psicologia, serviço social ou algo dentro deste ambito Ciências Sociais e Serviços 1
F ISMAI Psicologia Instituto Universitário da Maia 0
M Católica Média Psicologia na Católica 2018/2019 Universidade Católica Portuguesa 0
melmel Consultas de Psicologia no SASUP Ensino Superior 1
M Psicologia ou Bioquímica? Ensino Superior 1
coral Exames para psicologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Psicologia Forense Ciências Sociais e Serviços 2
Lucrécia Psicologia e Biologia 12º Ensino Secundário 8
B Recursos Psicologia B - 12º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
L Psicologia no privado Ciências Sociais e Serviços 1
C Ciências da comunicação ou psicologia? Ciências Sociais e Serviços 1
M Psicologia Forense ou Criminologia? Ciências Sociais e Serviços 2
L UAc Psicologia nos Açores Universidade dos Açores 1
J 12 ano- Psicologia B e Economia C Ensino Secundário 5
Jojo G. Psicologia criminal Ciências Sociais e Serviços 0