🧑🎓 Medicina, enfermagem e várias engenharias estão entre os cursos com maior empregabilidade, de acordo com dados do Ministério da Educação. 45 cursos superiores têm mesmo zero desempregados registados. Consulta a lista completa.
Olá, queria seguir para psicologia e estou na dúvida entre qual a melhor universidade entre a europeia e a lusófona.
Se algum aluno de qualquer uma delas quiser dar a seja opinião e feedback do curso, mesmo que não seja psicologia, estejam à vontade!
Gostaria também de saber como são as praxes, e a própria experiência académica: acham que por ser uma privada, as tradições académicas se perdem ou não são vividas na mesma intensidade? Qual foi a vossa experiência enquanto estudantes de uma privada? Foram bem recebidos?
Haha, para ser sincera tenho tantas dúvidas que vou ser um bocado pain in the ass!
Mas, se te disponibilizas, aproveito:
Em termos de horários, como funciona? Escolhemos o nosso horário? As aulas teóricas são de presença obrigatória? E a componente prática do curso? Tenho ideia que por ser uma privada existe uma componente mais prática do que no ensino público, mas posso estar em erro.
Em termos da semana académica, do enterro do caloiro, queima das fitas, e etc, como funciona sendo que são uma privada? "Festejam" com o resto das universidades de Lisboa, ou fazem algo dentro da própria universidade?
Sei que também existe ainda algum preconceito e estereótipos com os estudantes de privadas. Como foi a tua experiência quanto a esse assunto? Sentiste-te "excluído" por outros estudantes por não estares no público? Ou foi tudo na boa?
Pelo que ouviste das praxes, o Feedback foi positivo? As praxes foram "calmas" ou nem por isso?
Se tens pessoal que conheces do público, houve algum termo de comparação entre os dois modelos de ensino? E o próprio ambiente dentro da própria faculdade? Sei que há pessoal que não vale nada em qualquer sítio, mas integraste-te bem?
A minha situação é um bocado weird tbh: Tenho uma boa média e sempre quis ir para FPCEUP, mas agora que cheguei perto da altura de decidir estou a questionar tudo e a possibilidade de ir para Lisboa. Mas, por querer psicologia, sou quase obrigada a ingressar no privado. Porque não tive MACS, e no ISCTE é mais direcionado para a psicologia organizacional do que para a área que gostaria de seguir - psicologia forense. Então estou na dúvida entre a Lusófona e a Europeia.. por acaso não sabes de Feedback nenhum da europeia?
Ah!! Esqueci-me de mais umas perguntas haha, relativamente ao ambiente de Lisboa. Tanto em termos académicos como cidade por si só. Deste-te bem com a cidade? Foste bem recebido? Sentes-te "seguro"? Sou de Santarém, apesar de estar neste momento a viver nos Açores. E adoro Lisboa e dou-me bem com o ritmo de vida e tudo o mais. Mas sei que comparam muito com o Porto, e afirmando que o Porto é de facto mais seguro.
Não, não escolhes o teu horário (era bom) - num sentido podes escolher... Mas tens um certo valor percentual que tens de ter, para passares a essa(s) disciplina(s)
Não tens nenhuma obrigação, só vais à escola quando queres (mas visto que é a pagar... Eu escolhi em ir a todas)
Em componente prática, depende do curso em que estás a cursar (FYI: possivelmente vais ouvir muitas palavras e significados novos, get used to it)
No meu caso, em Informática de Gestão, tinha uma componente bastante prática. Em termos de código, era o melhor (para as coisas não serem tão vagas)
Eu não ingressei em praxes, infelizmente.
Não, não tens um "olhar de ódio" vindo de ninguém, nem "dos(as)" da publica nem "dos(as)" privada. O companheirismo é XPTO, muito complicado de não haver (aliás, estão lá também para cursar). O suporte é outra das coisas que nem precisas de te preocupar. Por vezes eu próprio não tinha "forças" para acabar uma certa disciplina e os meus colegas de curso ou da "Liga académica" mostravam-me formas de ver os problemas que nunca tinha me passado na cabeça e tornando tudo mais simples
Tenho, tenho alguns amigos que frequentam ou frequentavam o ensino universitário publico. Sim, temos sempre aquelas brincadeiras que "ahh! Tu estás numa privada, as coisas não são bem assim" ou "ah! Tu estás numa publica, etc.."
Super bem. Só se tem passar aquela "barreira" que não há perguntas parvas
MACS? Tiveste MAT A? You're good (só tens de pensar de uma outra forma) - o que me dizem-
Não sei de nada sobre a Europeia
(a Lusofona é muito perto da Lisboa, está explicado)
É normal estar com um pezinho a trás quando a "hora" se aproxima
Sim, dei-me ("sou da cidade") - uma coisa muito boa é que estás perto de TUDO
Eu fiquei alojado na minha casa, na altura
Em termos de segurança, eu não tenho nada a dizer (ficava sempre na minha vida e as outras pessoas nelas, mas como sou rapaz, provavelmente é um tópico muito flexível)
Como disse, em termos de segurança é muito relativo
mas sendo um alfacinha (Lisboeta), acho que Lisboa é seguríssima
Sobre valores, prazos, "validade", etc..., deves te informar muito bem antes de tomares uma decisão
Não há perguntas parvas!
Só respostas que gostamos menos
Don't be afraid to ask questions
_______
Qualquer duvida extra avisa :)
Olá! Eu estou exatamente na mesma situação que tu, tirando a parte de eu realmente ser de lisboa! Também sou de humanidades e quero seguir psicologia e sinto-me identificada com a lusófona, exatamente por também querer psicologia forense! Depois diz-me se realmente foste e como é a tua experiência aha, eu ainda ando no secundário, mas para o ano se tudo correr bem termino. Eu sempre quis seguir psicologia, porque me fascina, mas as universidades públicas em lisboa com psicologia não se direcionam muito para aquilo que mais gosto, que é a forense. Bjs!
Olá! Eu estou exatamente na mesma situação que tu, tirando a parte de eu realmente ser de lisboa! Também sou de humanidades e quero seguir psicologia e sinto-me identificada com a lusófona, exatamente por também querer psicologia forense! Depois diz-me se realmente foste e como é a tua experiência aha, eu ainda ando no secundário, mas para o ano se tudo correr bem termino. Eu sempre quis seguir psicologia, porque me fascina, mas as universidades públicas em lisboa com psicologia não se direcionam muito para aquilo que mais gosto, que é a forense. Bjs!
Olá querida! Vou agora a lx conhecer ambas as faculdades. Se quiseres, adiciona-me no Facebook ou no instagram e vamos falando! Devo tomar a minha decisão em breve, e posso dar-te mais algum feedback do que tenho recebido!
Psicologia é deveras super fascinante. Especialmente a área forense! De qualquer forma o importante agora é mesmo a licenciatura, o mestrado em psicologia forense ambas estas faculdades a oferecem, e aprendi que, como menina ansiosa e control freak que sou que está sempre a pensar no que vai acontecer daqui a 20 anos e a sofrer por antecipação por isso, que tenho que me concentrar em dar um passo de cada vez haha!
Insta: @carolinaisabelbatista
Facebook é Carolina Isabel Batista
Ola pessoal, sou brasileira e pretendo fazer o curso de psicologia em Portugal,ja sou graduada em Ciências Econômicas.Mas estou em dúvida qual a melhor faculdade e se devo fazer o mestrado integrado ou não.Gosto muito da área de neuropsicologia.Estava vendo a Universidade de Algarve e me interessei bastante.Alguém pode me dar uma dica ?
Será que tem algum bullying por ser de mais idade?
Ola pessoal, sou brasileira e pretendo fazer o curso de psicologia em Portugal,ja sou graduada em Ciências Econômicas.Mas estou em dúvida qual a melhor faculdade e se devo fazer o mestrado integrado ou não.Gosto muito da área de neuropsicologia.Estava vendo a Universidade de Algarve e me interessei bastante.Alguém pode me dar uma dica ?
Não entendi bem a colocação, mas pelo visto não há problemas.
Voce pode me dizer então quanto a universidade de Algarve com mestrado integrado, é bom o curso vale a pena?
No meu primeiro ano de universidade, havia uma aluna com 32 anos na minha turma, tratamos a nossa colega como as outras, aqui em Portugal nenhum dos meus amigos se queixam de bullying, acho que somos todos muito simpáticos :D
Não entendi bem a colocação, mas pelo visto não há problemas.
Voce pode me dizer então quanto a universidade de Algarve com mestrado integrado, é bom o curso vale a pena?
Olá, queria seguir para psicologia e estou na dúvida entre qual a melhor universidade entre a europeia e a lusófona.
Se algum aluno de qualquer uma delas quiser dar a seja opinião e feedback do curso, mesmo que não seja psicologia, estejam à vontade!
Gostaria também de saber como são as praxes, e a própria experiência académica: acham que por ser uma privada, as tradições académicas se perdem ou não são vividas na mesma intensidade? Qual foi a vossa experiência enquanto estudantes de uma privada? Foram bem recebidos?
Muito obrigada Fabio pela informação.Como fico para obter maiores informações sobre a Universidade do Minho e Universidade de Algarve , tem outros fóruns específicos que pode me ajudar.
Grata mais uma vez pela sua atenção.
Muito obrigada Fabio pela informação.Como fico para obter maiores informações sobre a Universidade do Minho e Universidade de Algarve , tem outros fóruns específicos que pode me ajudar.
Grata mais uma vez pela sua atenção.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.