Psicologia ou psiquiatria?

mk12

Membro Caloiro
Matrícula
10 Junho 2025
Olá! Gostaria de saber mais sobre tanto o curso de psicologia como o medicina para psiquiatria. Sei que há diferenças entres estes mas queria me informar mais sobre cada um.
Estou com ideias de entrar numa vertente mais pediátrica, ou seja, na psicologia infantil ou pedopsiquiatria. Contudo, acho super interessante investigação e neurociências e não sei qual destas áreas seria mais para mim.
Quem puder ajudar com conhecimentos ou própria experiência na área agradecia :)

Olá. Boa Tarde,

Para seres Psiquiatra em Portugal, tens de tirar o mestardo integrado em medicina (6 anos), no final do curso de medicina realizar a PNA-Prova Nacional de Acesso, esta prova tem como finalidade ordenar os candidatos ao internato médico para escolherem especialidade e hospital de formação mediante as vagas existentes para esse ano, caso consigas entrar na especialidade de Psiquiatria ou Pedopsiquiatria, sendo que qualquer uma delas são mais 5 anos de internato, onde vais sendo avaliado. Quer isto dizer que, mesmo tirando medicina não tens garantia absolutamente nenhuma de que consigas entrar na especialidade de Pedopsiquiatria (pode chegar a tiua vez de escolher e já não teres vaga).

Para seres Psicólogo, tens de tirar a licenciatura em Psicologia (3 anos), após esses 3 anos és licenciado mas não podes exercer ainda clinicamente. Para poderes exercer clinicamente tens de tirar de.seguida um mestrado adequado (2 anos) e fazer um estágio profissional da OPP (12 meses) supervisionado.por um psicólogo sénior. Só depois podes exercer clinicamente psicologia. A duração total de formação acaba por ser 6 anos.

Também têm desempenhos profissionais diferentes.
Enquanto que um psiquiatra faz diagnóstico médico de perturbações mentais, prescrição de medicação, internamento compulsivo (quando legalmente indicado),seguimento clínico médico, pode também fazer psicoterapia (com formação adicional). Um psicólogo faz avaliação psicológica, psiicoterapia, intervenção familiar e escolar, prevenção e promoção da saúde mental e não prescreve medicação.

Última edição: