Psicologia, qual a melhor: ISCTE ou FPUL?

joanasilva123

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2018
Bom, estou neste momento no meu primeiro ano de Engenharia e Gestão Industrial, porém pretendo mudar de curso porque não me encontro satisfeita com o meu curso atual. Pretendo recandidatar-me no Ensino Superior no curso de Psicologia. Porém deparo-me com a seguinte questão: para se exercer a profissão de psicólogo tenho de ter um mestrado na área, e sei que no ISCTE terei de concorrer a uma área de mestrado, porque o curso não é Mestrado Integrado como na FPUL. Neste caso, o que me recomendam? Candidatar-me diretamente à FPUL devido à existência do Mestrado Integrado? Tenho receio de que seja mais difícil concorrer a um mestrado no ISCTE, visto que a classificação da minha licenciatura é importante mas como critérios para ser escolhido também estão a experiência profissional (no caso, um estágio) e a publicação de artigos científicos. Tenho também ideia de que as proprinas de um mestrado são mais caras do que o de um mestrado integrado, cujas propinas são os 871€ correspondentes ao de uma licenciatura.

Estou muito confusa, podem ajudar-me por favor? Obrigada.

Nota: Realizei o meu exame de Biologia em 2018, posso ainda utiliza-lo para recandidatar-me ao ensino superior este ano, certo?

MARIANA-A

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
22 Abril 2019
Curso
Medicina
Instituição
UBI
Olá! Acho que a @Ana Noronha te consegue ajudar quanto à dúvida, visto que ela se encontra no curso de Psicologia no ISCTE ☺

• Like
Reactions: Ana Noronha

Ariana_

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos Artísticos
Instituição
FLUL
Nota: Realizei o meu exame de Biologia em 2018, posso ainda utiliza-lo para recandidatar-me ao ensino superior este ano, certo?
Sim, sim, o ano de 2020 é o último ano onde essa prova é válida.
Tenho também ideia de que as proprinas de um mestrado são mais caras do que o de um mestrado integrado, cujas propinas são os 871€ correspondentes ao de uma licenciatura.
Certo, é isso.

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Porém deparo-me com a seguinte questão: para se exercer a profissão de psicólogo tenho de ter um mestrado na área, e sei que no ISCTE terei de concorrer a uma área de mestrado, porque o curso não é Mestrado Integrado como na FPUL. Neste caso, o que me recomendam? Candidatar-me diretamente à FPUL devido à existência do Mestrado Integrado? Tenho receio de que seja mais difícil concorrer a um mestrado no ISCTE, visto que a classificação da minha licenciatura é importante mas como critérios para ser escolhido também estão a experiência profissional (no caso, um estágio) e a publicação de artigos científicos.
Bem, sobre a questão dos mestrados, tanto que sei, este foi o último ano em que Psicologia na FPUL foi Mestrado Integrado, pelo que quando fores concorrer, presumo que agora se trate apenas da Licenciatura. De qualquer maneira, aconselharia procurar esclarecer melhor essa informação junto da faculdade em questão. :)

E tendo em conta que pretendes Psicologia, se tiveres mais questões, estás à vontade para me mandar mensagem. Boa sorte!! ;)

• Like
Reactions: joanasilva123

joanasilva123

Membro Caloiro
Matrícula
12 Julho 2018
tanto que sei, este foi o último ano em que Psicologia na FPUL foi Mestrado Integrado
Como sabes disso? Bom, de qualquer das maneiras vou entrar em contacto com a FPUL sim. Já agora, podes me falar sobre o ambiente do curso a+i no ISCTE? Se há muita entreajuda entre os alunos, como é a relação entre alunos de anos diferentes, os professores, etc.

• Like
Reactions: Ana Noronha

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
Psicologia
Instituição
ISCTE-IUL
Como sabes disso? Bom, de qualquer das maneiras vou entrar em contacto com a FPUL sim. Já agora, podes me falar sobre o ambiente do curso a+i no ISCTE? Se há muita entreajuda entre os alunos, como é a relação entre alunos de anos diferentes, os professores, etc.
Eu cheguei a candidatar-me à FPUL e fui ao Dia Aberto deles. De qualquer modo, surgiu a notícia de que alguns mestrados integrados iriam acabar (@ algum mod que me confirme e que me ajude com esta informação @Edgar H sorry ahah).

Sobre o Iscte... Apesar de não estar tão "ligada" ao Núcleo de Estudantes do curso (que muitas vezes organiza uns tantos eventos/atividades), nem ao pessoal da praxe, devo dizer que, apesar de tudo, é um bom ambiente... Ou pelo menos, correspondeu ao que eu esperava, de certa forma - há alguma ajuda entre os alunos, quer com os mais velhos, quer do nosso ano (mesmo que às vezes possa dar em confusão, mas normalmente acontece quando temos que combinar algumas coisas entre nós e assim. O normal... Suponho eu); no geral, os professores são responsivos, podes colocar as tuas questões e assim. :)

• Like
Reactions: joanasilva123

Catarina Chapeira

Membro Caloiro
Matrícula
15 Janeiro 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPIE-UL
Olá eu entrei este ano na FPUL e o meu ano falou sobre essa informação do fim do mestrado integrado ... segundo os alunos mais velhos quem tinha entrado este ano já não iria fazer mestrado integrado no entanto o diretor veio falar connosco e disse que tal não se verificava (pelo menos para quem entrou agora) ... eles querem acabar com o mestrado integrado mas por enquanto as indicações que existem é que para o ano provavelmente continuará a ser mestrado integrado (e uma vez matriculada eles não vão alterar a meio para licenciatura), no entanto o 3ºano é agora um ano barreira, ou seja, não podes ter nenhuma cadeira em atraso para começares o mestrado.

Thread starter Tópicos Semelhantes Forum Replies Date
A Psicologia: qual é a melhor universidade privada no porto(e arredores) Ciências Sociais e Serviços 3
T Psicologia: qual a melhor universidade? Ciências Sociais e Serviços 5
A Mudança de universidade em Psicologia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Marcosilva.98 Melhor faculdade privada no Porto para Psicologia? Ciências Sociais e Serviços 0
Apexandrepinto02 Soluções Manual Psicologia B 12ano platano editora? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 7
A Ciências da Comunicação vs Psicologia vs Sociologia Ciências Sociais e Serviços 0
I Psicologia - Que faculdade escolher? Ciências Sociais e Serviços 17
S Soluções do livro Nós psicologia B Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
S Da Eletrónica para a Psicologia Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 3
coral UAb Psicologia - Universidade Aberta Universidade Aberta 1
Marcosilva.98 Mudança de Instituição (Relações Empresariais para Psicologia) Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 7
S ULP Psicologia - ULP Universidade Lusófona do Porto 3
A UA Nota de Mestrado em Psicologia Universidade de Aveiro 2
A Mestrado Psicologia Ciências Sociais e Serviços 1
B Católica UCP PORTO mestrado psicologia Universidade Católica Portuguesa 0
A Recursos Psicologia B - 12°ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 16
S Psicologia em Coimbra ou UTAD? Ciências Sociais e Serviços 1
Leonardo Camargo Ferreira Explicações em Sociologia, Filosofia e Psicologia (ensino secundário e ensino superior) Geral 4
Kika191181 Ciências forenses/antropologia forense/psicologia forense Ciências 3
M sociologia vs Psicologia - UBI Ciências Sociais e Serviços 0
V FPUL Mestrado Psicologia- Dúvidas!! Universidade de Lisboa 0
rafaelcachao ISPA Psicologia ISPA - 2019/2020 ISPA 8
R Relações Internacionais ou Psicologia- Need Help Ciências Sociais e Serviços 5
disruptedmind Psicologia B - 12º ano Ensino Secundário 11
Blasty Candidatos Psicologia 2019/2020 Candidatos 2019/2020 19
C UAlg Psicologia no Algarve Universidade do Algarve 0
Afonso Ramos Psicologia em Coimbra/ Lisboa Candidatos 2019/2020 0
B Temas para um Trabalho de Psicologia Ensino Secundário 4
M Psicologia em Évora/Ciências Políticas e Rel.Internacionais/Estudos Europeus Ciências Sociais e Serviços 2
L Mestrados nas áreas da Psicologia ou do Direito Ciências Sociais e Serviços 2
R Psicologia, serviço social ou algo dentro deste ambito Ciências Sociais e Serviços 1
F ULisboa Prova Maiores de 23 - Psicologia na Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa 2
F ISMAI Psicologia Instituto Universitário da Maia 0
M Católica Média Psicologia na Católica 2018/2019 Universidade Católica Portuguesa 0
melmel Consultas de Psicologia no SASUP Ensino Superior 1
M Psicologia ou Bioquímica? Ensino Superior 1
coral Exames para psicologia Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Psicologia Forense Ciências Sociais e Serviços 2
Lucrécia Psicologia e Biologia 12º Ensino Secundário 8
B Recursos Psicologia B - 12º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 4
L Psicologia no privado Ciências Sociais e Serviços 1
C Ciências da comunicação ou psicologia? Ciências Sociais e Serviços 1
M Psicologia Forense ou Criminologia? Ciências Sociais e Serviços 2
L UAc Psicologia nos Açores Universidade dos Açores 1
J 12 ano- Psicologia B e Economia C Ensino Secundário 5
Jojo G. Psicologia criminal Ciências Sociais e Serviços 0