Psicologia - Que faculdade escolher?

Inês Monteiro11

Membro Caloiro
Matrícula
11 Abril 2020
Olá! Queria saber se alguém tem alguma sugestão sobre qual poderia ser a melhor faculdade (pública) para tirar o curso de psicologia com mestrado integrado. Estou bastante indecisa entre FPCEUP e a FPCEUC, mas se tiverem outras sugestões agradecia :))

• Like
Reactions: ~tahani~
Olá! :) O que te faz ficar em dúvida entre as faculdades mencionadas?

Olá Ana! Estou indecisa entre estas duas, pois são as únicas das quais eu conheço alguém, logo já recebi feedback bastante positivo de ambas as partes. Contudo, não estou de todo fechada a outras sugestões! :)
Ah, certo. Eu coloquei a questão, uma vez que poderias ter alguns fatores em conta para decidires a faculdade (localização, cadeiras, vertente em foco, ...). :) Mas pronto. Se quiseres o meu testemunho enquanto estudante do Iscte, é só dizer ;)

Olá ☺ Sou estudante na FPUL, alguma dúvida, é só dizer ☺

Ah, certo. Eu coloquei a questão, uma vez que poderias ter alguns fatores em conta para decidires a faculdade (localização, cadeiras, vertente em foco, ...). :) Mas pronto. Se quiseres o meu testemunho enquanto estudante do Iscte, é só dizer ;)
Olá, eu vou para o ano para a faculdade, e preferia Lisboa, e gostei mais das instalaçoes da iscte do que da faculdade de psicologia da u.l , algo que considero importante já que vou passar muito tempo no sitio que eu escolher, no entanto gostava de saber se a iscte é tao boa em termos de reputaçao e ensino, se me pudesses contar um pouco da tua experiencia como estudante agradecia!

• Like
Reactions: ~tahani~
Boa tarde a todos!
Estou a terminar o meu 12 º ano na área de Ciências e Tecnologias e tenho uma média bastante boa, a rondar o 19. Como podem calcular, a pressão para seguir Medicina, devido às minhas notas, é enorme, no entanto estou convicta a seguir Psicologia há bastante tempo. Por vezes, começo a pensar se não estarei demasiado conformada com esta ideia e se é realmente isto que quero. Têm alguma sugestão que me possam dar ou conselho para reflectir se estou a ponderar o caminho certo?
Todavia, o principal motivo que me leva a publicar este post é a minha indecisão acerca de seguir o curso de Psicologia na Universidade do Porto ou do Minho, visto que a minha média, em princípio, não será um problema, pois entrarei em qualquer uma.Falei com vários profissionais da área e as opiniões foram muito diversificadas por isso as minhas dúvidas acabaram por aumentar. Gostaria então de pedir opinião acerca deste assunto.
Muito obrigada desde já!

Boa tarde a todos!
Estou a terminar o meu 12 º ano na área de Ciências e Tecnologias e tenho uma média bastante boa, a rondar o 19. Como podem calcular, a pressão para seguir Medicina, devido às minhas notas, é enorme, no entanto estou convicta a seguir Psicologia há bastante tempo. Por vezes, começo a pensar se não estarei demasiado conformada com esta ideia e se é realmente isto que quero. Têm alguma sugestão que me possam dar ou conselho para reflectir se estou a ponderar o caminho certo?
Todavia, o principal motivo que me leva a publicar este post é a minha indecisão acerca de seguir o curso de Psicologia na Universidade do Porto ou do Minho, visto que a minha média, em princípio, não será um problema, pois entrarei em qualquer uma.Falei com vários profissionais da área e as opiniões foram muito diversificadas por isso as minhas dúvidas acabaram por aumentar. Gostaria então de pedir opinião acerca deste assunto.
Muito obrigada desde já!

Olá! :)
Embora eu seja um bocado suspeita, uma vez que estou em Psicologia, vou optar por deixar uma palavrinha aqui. Sobre o que tu sentes, creio que seja normal sentires-te assim, sempre alguma coisa que te pode deixar com o pé atrás ou assim. Ainda tens algum tempo, vai explorando as opções que tiveres em mente, considerando os motivos que te levam a escolhê-las.
Sobre a indecisão quanto à instituição, não conheço nenhuma das duas faculdades, nas podem variam consoante a vertente que acaba por ter aquele "destaque" em relação às outras, bem como as cadeiras que são lecionadas... Não sei se, para além de teres falado com os profissionais da área, falaste com alunos que lá estudem e se viste o que há em cada site a respeito do curso.

Boa tarde a todos!
Muito obrigada desde já!

Só vou dar a minha opinião quanto à "pressão para seguir Medicina" e sorry se parecer agressivo, não é de todo essa a intenção. Não tens que te sentir pressionada a seguir algo que não queiras, às vezes até parece que quem tem médias altas está mais condicionado nas escolhas do que quem tem médias baixas porque supostamente têm que seguir cursos de médias altas porque esses é que são bons (ironia claro xD, a média não define a qualidade de um curso). Aproveita o facto de poderes entrar em literalmente onde quiseres para seguires algo que julgues que te vai fazer sentir realizada (e se escolheres errado não há problema, podes sempre voltar atrás) e sê feliz, não te deixes pressionar a seguir algo que não desejas só porque as pessoas dizem que "é um desperdício de média" não o fazer.

Quanto à questão das faculdades, não te posso ajudar com isso dado que não conheço nenhuma 😅 mas julgo que a @Ana Noronha já te deu umas boas dicas.

Boa sorte para o teu percurso! ☺

Olá, eu vou para o ano para a faculdade, e preferia Lisboa, e gostei mais das instalaçoes da iscte do que da faculdade de psicologia da u.l , algo que considero importante já que vou passar muito tempo no sitio que eu escolher, no entanto gostava de saber se a iscte é tao boa em termos de reputaçao e ensino, se me pudesses contar um pouco da tua experiencia como estudante agradecia!
Alô!!! No geral, estou a gostar da experiência (tirando esta altura por causa da pandemia). Sobre as instalações do Iscte, devo dizer que é um bocado labiríntico, mas consegues chegar aonde queres (nem que recorras ao Google Maps), há vários sítios onde podes comer/estudar (ou ambos). A hora de almoço é que consegue ser um bocadinho caótica. Sobre o curso, não sei ao certo o que posso dizer, mas até agora as cadeiras têm sido abrangentes e relacionam-se, de certa forma umas com as outras. :)

• Like
Reactions: ju333
Fixe, obrigada por responderes, achas que é um ambiente fixe então, e a praxe como é?
Eu pelo menos gosto do ambiente. Sobre a praxe, não sou pessoa indicada para falar sobre tal, uma vez que não a frequento.

Okay, só mais uma coisa, oa professores permitem utilizar ipad ou computador nas aulas? Dava mais jeito pra tirar apontamentos...

Olá! Queria saber se alguém tem alguma sugestão sobre qual poderia ser a melhor faculdade (pública) para tirar o curso de psicologia com mestrado integrado. Estou bastante indecisa entre FPCEUP e a FPCEUC, mas se tiverem outras sugestões agradecia :))
Olá Inês, sou aluna de Psicologia da FPCEUC e recomendo, se tiveres alguma dúvida do ambiente, das tradições académicas ou do curso lá não hesites em perguntar :)

Última edição:
Okay, só mais uma coisa, oa professores permitem utilizar ipad ou computador nas aulas? Dava mais jeito pra tirar apontamentos...
Desculpa o delay. A maioria deixa. Até agora, só uma professora minha não permitiu isso, mas pronto...

Olá Inês, eu estou no MIP da FPCEUP! Gostaria de te dizer qual a melhor opção, mas não faz grande sentido para mim visto ter apenas conhecimento da realidade da minha faculdade e seria parcial. Mas posso-te falar da minha experiência, no entanto, antes disso, acho importante frisar, que se não estou em erro, será no próximo ano que o mestrado integrado em psicologia deixará de existir, em qualquer faculdade.
A minha experiência na FPCEUP e no curso em si tem sigo agradável, tem as suas coisas boas e as suas coisas más, cadeiras mais interessantes e mais chatas, no entanto, vale a pena! Aconselho-te a não ires com uma ideia padronizada ou com as expectativas no seu auge, o primeiro ano é muito geral e para muitas pessoas desmotivador! As cadeiras que, no geral, são consideradas mais trabalhosas e mais dificeis são métodos de investigação, estatistica e neurociências! Escolhas o que escolheres, optes pelo que optares, boa sorte!

• Like
Reactions: nixxis
Coimbra sempre, nem se questiona!

Boas, sou licenciado em Psicologia e aluno de Mestrado de 2º ano em Neuropsicologia e vim cá deixar a minha laracha. Só posso falar em termos de Lisboa, que não tenho contacto com faculdades de outras cidades.

Em termos de públicas, a FPUL é sempre uma escolha segura e abrangente, mas é provavelmente a melhor escola para quem pretende seguir clínica.

O ISCTE é a referência nacional para a área de Social e Organizações e o curso todo é muito virado para esse sentido. Conheço pessoal que foi para lá com a ideia de que era a melhor faculdade por ter a média de entrada mais alta; mas queriam seguir clínica e disseram-me que se soubessem de como o curso era tinham escolhido outra. Por outro lado, tive vários colegas meus que quiseram ir para Organizações e foram fazer lá o Mestrado.

Passo agora para as privadas. Digo já de antemão que há boas opções de privadas e que, com média alta, conseguem bolsas nessas universidades que deixam as propinas praticamente de igual para as públicas. Caso seja o vosso caso e vos interesse alguma das privadas, é de considerar.

O ISPA (onde me licenciei, portanto a que melhor posso falar) é ainda a referência principal da Psicologia em Portugal e com a maior reputação, principalmente na área da clínica que, por sua vez, é 100% virada para a psicanálise. Falando em psicanálise, quem quiser ir para o ISPA que se prepare para uma ensaboadela de psicanálise o curso inteiro, portanto se Freud não for bem a vossa cena talvez seja melhor reconsiderar. Psicanálise à parte, o curso é relativamente completo nas diferentes áreas da Psicologia, mas principalmente direcionado para, além da clínica, a educacional e social/organizações. De educacional não sei falar muito das outras faculdades, mas pelo menos o ISPA parece ser referência; social/organizações tem evoluído e há cada vez mais alunos para lá, embora não tenha a reputação do ISCTE. O ambiente académico é muito familiar e os professores no geral bastante competentes, interessados e prestáveis. Após licenciatura o ISPA tem provavelmente a maior oferta em termos de mestrados.

A Católica, que também posso falar com alguma confiança já que cá ando, é provavelmente a melhor opção para quem quer seguir neuropsicologia, pelo que o curso inteiro vos prepara bastante para essa área. É também aqui que está o principal mestrado em neuropsicologia - o primeiro do género em Portugal e onde se aglomeraram algumas das principais referências nacionais nesta área, como o Dr. Castro-Caldas e o Dr. Góis Horácio (que infelizmente sofreu um problema de saúde e já não pode lecionar mais).

Relativamente à Lusófona, conheço um par de pessoas que se licenciaram lá mas sinceramente não conheço o curso. Sei que tem um mestrado em sexologia, que penso ser inédito em Portugal, além da única outra opção de neuropsicologia em Lisboa para além da Católica.

De resto, só tenho a falar da Autónoma aquilo que me disseram uma vez: que não vale um poio.

Espero ter ajudado.

Boas, sou licenciado em Psicologia e aluno de Mestrado de 2º ano em Neuropsicologia e vim cá deixar a minha laracha. Só posso falar em termos de Lisboa, que não tenho contacto com faculdades de outras cidades.

Em termos de públicas, a FPUL é sempre uma escolha segura e abrangente, mas é provavelmente a melhor escola para quem pretende seguir clínica.

O ISCTE é a referência nacional para a área de Social e Organizações e o curso todo é muito virado para esse sentido. Conheço pessoal que foi para lá com a ideia de que era a melhor faculdade por ter a média de entrada mais alta; mas queriam seguir clínica e disseram-me que se soubessem de como o curso era tinham escolhido outra. Por outro lado, tive vários colegas meus que quiseram ir para Organizações e foram fazer lá o Mestrado.

Passo agora para as privadas. Digo já de antemão que há boas opções de privadas e que, com média alta, conseguem bolsas nessas universidades que deixam as propinas praticamente de igual para as públicas. Caso seja o vosso caso e vos interesse alguma das privadas, é de considerar.

O ISPA (onde me licenciei, portanto a que melhor posso falar) é ainda a referência principal da Psicologia em Portugal e com a maior reputação, principalmente na área da clínica que, por sua vez, é 100% virada para a psicanálise. Falando em psicanálise, quem quiser ir para o ISPA que se prepare para uma ensaboadela de psicanálise o curso inteiro, portanto se Freud não for bem a vossa cena talvez seja melhor reconsiderar. Psicanálise à parte, o curso é relativamente completo nas diferentes áreas da Psicologia, mas principalmente direcionado para, além da clínica, a educacional e social/organizações. De educacional não sei falar muito das outras faculdades, mas pelo menos o ISPA parece ser referência; social/organizações tem evoluído e há cada vez mais alunos para lá, embora não tenha a reputação do ISCTE. O ambiente académico é muito familiar e os professores no geral bastante competentes, interessados e prestáveis. Após licenciatura o ISPA tem provavelmente a maior oferta em termos de mestrados.

A Católica, que também posso falar com alguma confiança já que cá ando, é provavelmente a melhor opção para quem quer seguir neuropsicologia, pelo que o curso inteiro vos prepara bastante para essa área. É também aqui que está o principal mestrado em neuropsicologia - o primeiro do género em Portugal e onde se aglomeraram algumas das principais referências nacionais nesta área, como o Dr. Castro-Caldas e o Dr. Góis Horácio (que infelizmente sofreu um problema de saúde e já não pode lecionar mais).

Relativamente à Lusófona, conheço um par de pessoas que se licenciaram lá mas sinceramente não conheço o curso. Sei que tem um mestrado em sexologia, que penso ser inédito em Portugal, além da única outra opção de neuropsicologia em Lisboa para além da Católica.

De resto, só tenho a falar da Autónoma aquilo que me disseram uma vez: que não vale um poio.

Espero ter ajudado.

Já que começaste o tema, também gostava de dizer algumas coisas em relação à FPUL, sou estudante lá e posso dizer o que tenho sentido desde que fui para lá ☺
A nossa licenciatura é bastante abrangente, e abrange as principais áreas da Psicologia: Clínica, Educacional, Social e das Organizações e Cognição Social, que dá para várias saídas, como investigação, publicidade, Psicologia do Ambiente, e muitas outras saídas. Temos 4 mestrados em Clínica, portanto temos a oportunidade de nos especializarmos mesmo numa dada área da clínica (não os vou dizer aqui para não baralhar os nossos futuros colegas), um mestrado em Psicologia Social e das Organizações, em Cognição Social (o mais abrangente que temos) e em Educacional. Estes 7 mestrados pertencem ao Mestrado Integrado na nossa faculdade, no entanto os mestrados integrados vão acabar, penso que até ao ano de 2021/22, portanto seremos livres para escolher outros mestrados. Para além destes, temos Neuropsicologia, que tanto é virada para a investigação como para a clínica (para se ser um neuropsicólogo), e este mestrado é feito em conjunto com a Universidade de Lisboa, de Coimbra e do Minho. Mais recentemente, abriu um mestrado em Ciências Cognitivas. Eu estou no princípio da licenciatura, não sei muito bem quais as saídas que este mestrado tem, mas investigação é uma delas, sem dúvida. Este mestrado é feito entre as faculdades de Psicologia, Letras, Ciências e Medicina da Universidade de Lisboa.
Quanto ao nosso ambiente académico, temos um ambiente bastante bom. Só temos duas licenciaturas (em Psicologia e em Educação e Formação) e acabamos por ser relativamente poucos, e uma faculdade pequenina. As pessoas mais ou menos conhecem-se todas, somos todos simpáticos e sempre prontos a ajudar quem nos pede ajuda. Partilhamos muitos apontamentos com todos, e na minha turma somos bastante unidos. Se alguém tem uma dúvida, há sempre imensa gente pronta para responder e partilhamos bastantes apontamentos uns com os outros. Quanto a festas, a nossa faculdade só tem uma festa, em Abril, a FlowerPower, que dizem ser muito gira (com o covid, não tive a oportunidade de ir).
A licenciatura vira-se para nos preparar para investigação e para percebermos bem as investigações feitas em Psicologia (para quem não sabe, em Psicologia faz-se muita investigação para se saber se uma dada terapia funciona em pessoas com depressão e em pessoas com ataques de ansiedade, por exemplo), e portanto é fundamental perceber bem a investigação. Para além disso, como já referi, é uma licenciatura bastante abrangente, que abrange as teorias mais modernas, e não se foca tanto em Freud como no ISPA (segundo disse o @miguel9ac). Apesar de também falarmos de Freud, falamos de muitas mais teorias para além das de Freud. A nossa faculdade foca-se bastante na parte cognitiva, que para quem não sabe, se não me engano, é o pensamento, a linguagem, a perceção, a atenção, a memória.
Os professores são bem preparados, são todos investigadores e portanto estão "na crista da onda" e sabem sempre quais as últimas novidades e preparam-nos bem. São rigorosos e exigentes, mas com estudo e esforço todos conseguimos acabar bem o curso. Os professores também são simpáticos e estão sempre prontos a tirar-nos dúvidas, seja no final das aulas (presencialmente ou virtualmente) ou mais tarde, via e-mail.
A FPUL pertence à Universidade de Lisboa (para quem não sabe, a faculdade é o específico de várias áreas, como a faculdade de Psicologia, que é específica de Psicologia; ou Direito ou Ciências, que são específicas de Direito e Ciências; a Universidade junta todas as faculdades, ficando assim mais geral) que é a melhor do país e está no lugar 52 do rank das Universidades no Mundo. Não temos nenhum estudo acerca da empregabilidade dos nossos antigos estudantes, no entanto, o feedback que temos é que conseguem arranjar emprego dentro das suas áreas, e conseguem o ano de estágio remunerado que os psicólogos precisam para entrar na Ordem. Temos também o feedback das entidades empregadoras que valorizam o facto de tirarmos o curso na Universidade de Lisboa, valorizando o rigor e exigência com que nos preparam.
A componente prática é só no último ano, em que fazemos o estágio curricular e a tese, no entanto, até lá, podemos fazer vários trabalhos voluntários e termos, assim, uma componente mais prática que vos garanto: ajuda imenso a perceber as teorias do curso. Temos o Núcleo de Promoção de Voluntariado, que ajuda-nos a procurar voluntariado em várias áreas que nós gostemos, e a Associação de Estudantes também tem alguns trabalhos voluntários que nos ajudam.
Sendo uma faculdade pública, as propinas são mas baratas mas é necessário ter a média e exames adequados. Os exames é um conjunto dos três seguintes: Português + Matemática A, B ou MACS; Português + Biologia e Geologia; Matemática A, B ou MACS + Biologia e Geologia. A nota do último candidato, no ano passado (ano 2019/2020) foi de 15,1 na 1a fase e 15,08 na 2a fase. Este ano, com o covid, não faço a mínima como serão as médias.
Eu estou a gostar bastante, de tudo: do ambiente, dos amigos, da matéria, dos professores. É mesmo o curso que eu gosto, e gosto bastante da matéria. Pessoalmente, gosto bastante da cognição e sinto que o nosso curso é bastante completo e nos prepara para exercer em várias áreas da Psicologia. Faço trabalho voluntário num lar de idosos (está suspenso agora, devido ao covid) e gosto bastante de estar com os velhotes e ajudá-los a adiar as demências ou até a evitar que tenham demências. Ajuda-me bastante ter esta componente prática para poder pôr, em prática, aquilo que aprendo na teoria, na faculdade. Agora também dou explicações a uma menina, através de outro voluntariado, chamado "Com ânimo, sem pânico", que são universitários a darem explicações a miúdos de secundário, portanto se houver aqui gente do secundário que queira, junte-se a nós! E esta explicação ajuda-me a pôr em prática, também, as teorias que damos de como as pessoas aprendem e como ajudar a aprender melhor. Acho uma experiência bastante interessante e que, quem sabe um dia, não me ajude no currículo 😉
Para os nossos futuros colegas, só vos tenho a dizer que acho fundamental que se informem acerca das várias faculdades, que perguntem a quem estuda lá o que acham, e que escolham de acordo com o que querem e gostam mais, independentemente de terem amigos ou das faculdades terem mais ou menos prestígio, porque no final de contas, quem vai lá estudar são vocês e vocês é que têm de gostar de onde estão a estudar ☺ Eu vim para esta faculdade por ser pública e ser na zona onde morava, desconhecia grande parte das coisas que digo aqui, e estou a adorar a faculdade e descobrir esta faculdade fantástica, que sem dúvida superou (e muito) as minhas expectativas do que seria a vida universitária (e eu queria viver a vida universitária desde que me lembro de ser gente!).
Não tenho comparações com outras faculdades, e portanto só vos posso falar da minha ☺ Espero ter ajudado futuros colegas e espero incentivar colegas a falarem das suas experiências nas várias faculdades de Psicologia para ajudarem os nossos futuros colegas.
Se alguém tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para falar comigo! ❤