Boas, sou licenciado em Psicologia e aluno de Mestrado de 2º ano em Neuropsicologia e vim cá deixar a minha laracha. Só posso falar em termos de Lisboa, que não tenho contacto com faculdades de outras cidades.
Em termos de públicas, a FPUL é sempre uma escolha segura e abrangente, mas é provavelmente a melhor escola para quem pretende seguir clínica.
O ISCTE é a referência nacional para a área de Social e Organizações e o curso todo é muito virado para esse sentido. Conheço pessoal que foi para lá com a ideia de que era a melhor faculdade por ter a média de entrada mais alta; mas queriam seguir clínica e disseram-me que se soubessem de como o curso era tinham escolhido outra. Por outro lado, tive vários colegas meus que quiseram ir para Organizações e foram fazer lá o Mestrado.
Passo agora para as privadas. Digo já de antemão que há boas opções de privadas e que, com média alta, conseguem bolsas nessas universidades que deixam as propinas praticamente de igual para as públicas. Caso seja o vosso caso e vos interesse alguma das privadas, é de considerar.
O ISPA (onde me licenciei, portanto a que melhor posso falar) é ainda a referência principal da Psicologia em Portugal e com a maior reputação, principalmente na área da clínica que, por sua vez, é 100% virada para a psicanálise. Falando em psicanálise, quem quiser ir para o ISPA que se prepare para uma ensaboadela de psicanálise o curso inteiro, portanto se Freud não for bem a vossa cena talvez seja melhor reconsiderar. Psicanálise à parte, o curso é relativamente completo nas diferentes áreas da Psicologia, mas principalmente direcionado para, além da clínica, a educacional e social/organizações. De educacional não sei falar muito das outras faculdades, mas pelo menos o ISPA parece ser referência; social/organizações tem evoluído e há cada vez mais alunos para lá, embora não tenha a reputação do ISCTE. O ambiente académico é muito familiar e os professores no geral bastante competentes, interessados e prestáveis. Após licenciatura o ISPA tem provavelmente a maior oferta em termos de mestrados.
A Católica, que também posso falar com alguma confiança já que cá ando, é provavelmente a melhor opção para quem quer seguir neuropsicologia, pelo que o curso inteiro vos prepara bastante para essa área. É também aqui que está o principal mestrado em neuropsicologia - o primeiro do género em Portugal e onde se aglomeraram algumas das principais referências nacionais nesta área, como o Dr. Castro-Caldas e o Dr. Góis Horácio (que infelizmente sofreu um problema de saúde e já não pode lecionar mais).
Relativamente à Lusófona, conheço um par de pessoas que se licenciaram lá mas sinceramente não conheço o curso. Sei que tem um mestrado em sexologia, que penso ser inédito em Portugal, além da única outra opção de neuropsicologia em Lisboa para além da Católica.
De resto, só tenho a falar da Autónoma aquilo que me disseram uma vez: que não vale um poio.
Espero ter ajudado.
Já que começaste o tema, também gostava de dizer algumas coisas em relação à FPUL, sou estudante lá e posso dizer o que tenho sentido desde que fui para lá ☺
A nossa licenciatura é bastante abrangente, e abrange as principais áreas da Psicologia: Clínica, Educacional, Social e das Organizações e Cognição Social, que dá para várias saídas, como investigação, publicidade, Psicologia do Ambiente, e muitas outras saídas. Temos 4 mestrados em Clínica, portanto temos a oportunidade de nos especializarmos mesmo numa dada área da clínica (não os vou dizer aqui para não baralhar os nossos futuros colegas), um mestrado em Psicologia Social e das Organizações, em Cognição Social (o mais abrangente que temos) e em Educacional. Estes 7 mestrados pertencem ao Mestrado Integrado na nossa faculdade, no entanto os mestrados integrados vão acabar, penso que até ao ano de 2021/22, portanto seremos livres para escolher outros mestrados. Para além destes, temos Neuropsicologia, que tanto é virada para a investigação como para a clínica (para se ser um neuropsicólogo), e este mestrado é feito em conjunto com a Universidade de Lisboa, de Coimbra e do Minho. Mais recentemente, abriu um mestrado em Ciências Cognitivas. Eu estou no princípio da licenciatura, não sei muito bem quais as saídas que este mestrado tem, mas investigação é uma delas, sem dúvida. Este mestrado é feito entre as faculdades de Psicologia, Letras, Ciências e Medicina da Universidade de Lisboa.
Quanto ao nosso ambiente académico, temos um ambiente bastante bom. Só temos duas licenciaturas (em Psicologia e em Educação e Formação) e acabamos por ser relativamente poucos, e uma faculdade pequenina. As pessoas mais ou menos conhecem-se todas, somos todos simpáticos e sempre prontos a ajudar quem nos pede ajuda. Partilhamos muitos apontamentos com todos, e na minha turma somos bastante unidos. Se alguém tem uma dúvida, há sempre imensa gente pronta para responder e partilhamos bastantes apontamentos uns com os outros. Quanto a festas, a nossa faculdade só tem uma festa, em Abril, a FlowerPower, que dizem ser muito gira (com o covid, não tive a oportunidade de ir).
A licenciatura vira-se para nos preparar para investigação e para percebermos bem as investigações feitas em Psicologia (para quem não sabe, em Psicologia faz-se muita investigação para se saber se uma dada terapia funciona em pessoas com depressão e em pessoas com ataques de ansiedade, por exemplo), e portanto é fundamental perceber bem a investigação. Para além disso, como já referi, é uma licenciatura bastante abrangente, que abrange as teorias mais modernas, e não se foca tanto em Freud como no ISPA (segundo disse o
@miguel9ac). Apesar de também falarmos de Freud, falamos de muitas mais teorias para além das de Freud. A nossa faculdade foca-se bastante na parte cognitiva, que para quem não sabe, se não me engano, é o pensamento, a linguagem, a perceção, a atenção, a memória.
Os professores são bem preparados, são todos investigadores e portanto estão "na crista da onda" e sabem sempre quais as últimas novidades e preparam-nos bem. São rigorosos e exigentes, mas com estudo e esforço todos conseguimos acabar bem o curso. Os professores também são simpáticos e estão sempre prontos a tirar-nos dúvidas, seja no final das aulas (presencialmente ou virtualmente) ou mais tarde, via e-mail.
A FPUL pertence à Universidade de Lisboa (para quem não sabe, a faculdade é o específico de várias áreas, como a faculdade de Psicologia, que é específica de Psicologia; ou Direito ou Ciências, que são específicas de Direito e Ciências; a Universidade junta todas as faculdades, ficando assim mais geral) que é a melhor do país e está no lugar 52 do rank das Universidades no Mundo. Não temos nenhum estudo acerca da empregabilidade dos nossos antigos estudantes, no entanto, o feedback que temos é que conseguem arranjar emprego dentro das suas áreas, e conseguem o ano de estágio remunerado que os psicólogos precisam para entrar na Ordem. Temos também o feedback das entidades empregadoras que valorizam o facto de tirarmos o curso na Universidade de Lisboa, valorizando o rigor e exigência com que nos preparam.
A componente prática é só no último ano, em que fazemos o estágio curricular e a tese, no entanto, até lá, podemos fazer vários trabalhos voluntários e termos, assim, uma componente mais prática que vos garanto: ajuda imenso a perceber as teorias do curso. Temos o Núcleo de Promoção de Voluntariado, que ajuda-nos a procurar voluntariado em várias áreas que nós gostemos, e a Associação de Estudantes também tem alguns trabalhos voluntários que nos ajudam.
Sendo uma faculdade pública, as propinas são mas baratas mas é necessário ter a média e exames adequados. Os exames é um conjunto dos três seguintes: Português + Matemática A, B ou MACS; Português + Biologia e Geologia; Matemática A, B ou MACS + Biologia e Geologia. A nota do último candidato, no ano passado (ano 2019/2020) foi de 15,1 na 1a fase e 15,08 na 2a fase. Este ano, com o covid, não faço a mínima como serão as médias.
Eu estou a gostar bastante, de tudo: do ambiente, dos amigos, da matéria, dos professores. É mesmo o curso que eu gosto, e gosto bastante da matéria. Pessoalmente, gosto bastante da cognição e sinto que o nosso curso é bastante completo e nos prepara para exercer em várias áreas da Psicologia. Faço trabalho voluntário num lar de idosos (está suspenso agora, devido ao covid) e gosto bastante de estar com os velhotes e ajudá-los a adiar as demências ou até a evitar que tenham demências. Ajuda-me bastante ter esta componente prática para poder pôr, em prática, aquilo que aprendo na teoria, na faculdade. Agora também dou explicações a uma menina, através de outro voluntariado, chamado "Com ânimo, sem pânico", que são universitários a darem explicações a miúdos de secundário, portanto se houver aqui gente do secundário que queira, junte-se a nós! E esta explicação ajuda-me a pôr em prática, também, as teorias que damos de como as pessoas aprendem e como ajudar a aprender melhor. Acho uma experiência bastante interessante e que, quem sabe um dia, não me ajude no currículo
Para os nossos futuros colegas, só vos tenho a dizer que acho fundamental que se informem acerca das várias faculdades, que perguntem a quem estuda lá o que acham, e que escolham de acordo com o que querem e gostam mais, independentemente de terem amigos ou das faculdades terem mais ou menos prestígio, porque no final de contas, quem vai lá estudar são vocês e vocês é que têm de gostar de onde estão a estudar ☺ Eu vim para esta faculdade por ser pública e ser na zona onde morava, desconhecia grande parte das coisas que digo aqui, e estou a adorar a faculdade e descobrir esta faculdade fantástica, que sem dúvida superou (e muito) as minhas expectativas do que seria a vida universitária (e eu queria viver a vida universitária desde que me lembro de ser gente!).
Não tenho comparações com outras faculdades, e portanto só vos posso falar da minha ☺ Espero ter ajudado futuros colegas e espero incentivar colegas a falarem das suas experiências nas várias faculdades de Psicologia para ajudarem os nossos futuros colegas.
Se alguém tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para falar comigo! ❤