Psicologia - Que faculdade escolher?

Sim, a FPUL pelo que me pareceu, na parte da Clínica, é mais virada para a abordagem Cognitivo-Comportamental, apesar de também ter Dinâmica (que é a vertente moderna da Psicanálise).

Geralmente não se aborda Psicanálise a fundo nas outras faculdades para além do ISPA porque, por um lado, o seu estatuto enquanto ciência é no mínimo questionável e, por outro, a vertente Dinâmica é tida como a sua sucessora moderna.

Mas resumindo, investiguem primeiro sobre que vertente da Psicologia mais vos interessa antes de optarem por uma faculdade porque podem ficar mais bem servidos numas do que noutras, tal como já foi aqui explanado.

Olá, gostaria de seguir psicologia mas estou bastante indecisa na universidade escolher, para vocês qual a melhor universidade para tirar psicologia?
Obrigada :)

• Like
Reactions: ~tahani~
Olá, gostaria de seguir psicologia mas estou bastante indecisa na universidade escolher, para vocês qual a melhor universidade para tirar psicologia?
Olá, Bruna!
Tens alguns membros deste fórum a tirar formação em Psicologia ou até que já estão formados. Não querendo que eles repitam demasiado o que já postaram nos mais diversos tópicos, vou aconselhar-te a ler este tópicos, onde encontras informação útil para a tua formação. Não te esqueças que todas as experiências são subjectivas e não dispensam que sejas tu a comparar planos de estudos e a considerar o que achas melhor para ti! 😉

Alguns destes tópicos não comparam especificamente universidades, mas encontras num deles a hiperligação para uma entrevista com vários alunos de Psicologia e encontras perfis de pessoas que estudam/estudaram Psicologia, pelo que não custa nada mandares mensagem privada, caso tenhas algumas dúvidas depois da leitura destes tópicos. Boas leituras 🤗

Obrigada, @Alexandra S. , pela menção ^-^

Olá, Bruna! :) Tudo bem?

Isto poderá depender dos fatores que tiveres em conta: pode ser a localização (se queres uma faculdade que esteja bastante próxima de ti, ou não), o plano de estudos (que poderás consultar nas páginas das respetivas faculdades), a vertente de "foco" ´(isto porque há faculdades que se mostram um bocado inclinadas para uma dada vertente), pelo que aconselho espreitares não só os tópicos mencionados pela @Ariana_ (saliento, pessoalmente, estes dois posts: e Emprego em Psicologia), mas também incluo a leitura destes dois artigos: e .

Enquanto aluna do 1º ano (bom, agora prestes a entrar para o 2º, mas não interessa) do Iscte, é o melhor que te posso dizer, por agora. Qualquer questão/dúvida que tenhas, não hesites. :)

Alguém já entrou na FPCEUP através do concurso +23, que possa dizer que pergunta fizeram no exame de conhecimento...

Olá! Eu acabei a licenciatura na Universidade do Algarve em Psicologia e agora queria seguir Neuropsicologia, mas não sei em que universidade. Em relação as privadas alguem tem uma ideia de como é o mestrado na lusófona e católica? Em relação as publicas, alguem tem uma opinião formada a respeito da neuropsicologia na UAlgarve ou Universidade de Coimbra?

Olá! Eu acabei a licenciatura na Universidade do Algarve em Psicologia e agora queria seguir Neuropsicologia, mas não sei em que universidade. Em relação as privadas alguem tem uma ideia de como é o mestrado na lusófona e católica? Em relação as publicas, alguem tem uma opinião formada a respeito da neuropsicologia na UAlgarve ou Universidade de Coimbra?
Tu que fizeste a licenciatura na do Algarve és capaz de ter uma ideia mais clara de como funcionam os mestrados aí.
Quando à UC, segundo o que sempre ouvi, rigor e qualidade é o que não falta nos nossos mestrados. Eu, em princípio, vou seguir Organizações, por isso não te posso aconselhar sobre Neuropsicologia. Deste modo, vê o plano de estudos do mestrado na UC, vê se gostas e candidata-te. Se encontrar entretanto alguém que esteja em Neuropsicologia na FPCEUC pergunto-lhe e digo-te algo.

Olá!

Eu não sei muito dos mestrados do Algarve, mas o de Neuropsicologia em Coimbra, na realidade, é um mestrado inter-universitário, em que o realizas em três universidades: Lisboa, Coimbra e Minho. Escolhes uma que será a universidade em que passas mais tempo, contudo, irás passar pelas três universidades. Eu fui à apresentação do mestrado à pouco tempo, é um mestrado que prepara bem os estudantes quer para a prática de investigação quer para a prática clínica, integrando a área de Psicologia Clínica e da Saúde da OPP. É um mestrado focado na neuropsicologia, com uma grande componente prática, todo lecionado em inglês, procurado por estudantes de todo o mundo. O ensino é quase por tutoria, e por isso é um pouco mais caro, em comparação com os mestrados integrados. Esse mestrado não está nos integrados, por isso a tua candidatura tem o mesmo peso que a dos outros estudantes! São 6 vagas por cada faculdade, num total de 18. Podes procurar mais informações sobre esse mestrado quer na FPCEUC, quer na FPUL quer na Psicologia da UMinho ;)
Sei que a universidade de Aveiro também tem um mestrado em neuropsicologia e reabilitação, acho, podes ir lá ver se te interessa. A Católica é muito virada para a neuropsicologia, sei que tem um mestrado na área, mas da última vez que fui ao site os mestrados não me abriram 🙃 No entanto, sei que há aqui no fórum um estudante do mestrado de neuropsicologia na católica, é uma questão de procurares e perguntares, tenho a certeza que ele te responde com todo o gosto ;)
De resto, não conheço mais mestrados na área de neuropsicologia, mas é uma questão de procurares e informares-te do assunto!
Beijinhos.

• Like
Reactions: Natmoonsun
Olá!

Eu não sei muito dos mestrados do Algarve, mas o de Neuropsicologia em Coimbra, na realidade, é um mestrado inter-universitário, em que o realizas em três universidades: Lisboa, Coimbra e Minho. Escolhes uma que será a universidade em que passas mais tempo, contudo, irás passar pelas três universidades. Eu fui à apresentação do mestrado à pouco tempo, é um mestrado que prepara bem os estudantes quer para a prática de investigação quer para a prática clínica, integrando a área de Psicologia Clínica e da Saúde da OPP. É um mestrado focado na neuropsicologia, com uma grande componente prática, todo lecionado em inglês, procurado por estudantes de todo o mundo. O ensino é quase por tutoria, e por isso é um pouco mais caro, em comparação com os mestrados integrados. Esse mestrado não está nos integrados, por isso a tua candidatura tem o mesmo peso que a dos outros estudantes! São 6 vagas por cada faculdade, num total de 18. Podes procurar mais informações sobre esse mestrado quer na FPCEUC, quer na FPUL quer na Psicologia da UMinho ;)
Sei que a universidade de Aveiro também tem um mestrado em neuropsicologia e reabilitação, acho, podes ir lá ver se te interessa. A Católica é muito virada para a neuropsicologia, sei que tem um mestrado na área, mas da última vez que fui ao site os mestrados não me abriram 🙃 No entanto, sei que há aqui no fórum um estudante do mestrado de neuropsicologia na católica, é uma questão de procurares e perguntares, tenho a certeza que ele te responde com todo o gosto ;)
De resto, não conheço mais mestrados na área de neuropsicologia, mas é uma questão de procurares e informares-te do assunto!
Beijinhos.
Ola! Desculpa o incomodo, mas sabes se as médias para este mestrado na u Minho, Coimbra e Lisboa costumam ser muito elevadas?

Ola! Desculpa o incomodo, mas sabes se as médias para este mestrado na u Minho, Coimbra e Lisboa costumam ser muito elevadas?

Não faço a mínima ideia, mas sei que nesse mestrado não valorizam só a média, também valorizam o currículo.

• Like
Reactions: ~tahani~
Olá a todos. Vou aproveitar este tópico que já está aberto para fazer as minhas perguntas, e ver se alguém me pode ajudar/encaminhar/elucidar.

Desde já muito obrigado por toda a informação que já me deram em relação às várias faculdades. Eu tenho 39 anos e, com aquilo que só a vida e as experiências que temos vivido nos pode ensinar, sinto-me finalmente disposta a voltar à faculdade. Sou licenciada (pré-Bolonha) na UNL e sempre quis fazer Psicologia.

Pelos vossos comentários, já me apercebi que não estaria interessada nem no ISPA nem no ISCTE, pois estou mais interessada nas áreas clínicas e de investigação e também não levar diariamente com um intravenoso Freudiano. O maior entrave em relação à FPUL é o factor de nunca ter feito Biologia, já que era da Área de Humanidades.

Dito isto, estas são as minhas perguntas:

1. Como poderia fazer Biologia e Geologia mais rapidamente? O site da DGE parece dizer que é uma disciplina bienal (10º/11º).

2. Qual o valor das propinas da FPUL anualmente.

3. A vossa opinião sobre o Instituto Piaget e o Instituto Egas Moniz. Tenho estado a ler sobre o programa +23 do Piaget.

4. Existe obrigatoriedade de utilizar o Novo Acordo Ortográfico?

E claro, estou completamente aberta a opiniões e sugestões adicionais! Obrigada :)

Última edição:
Olá a todos. Vou aproveitar este tópico que já está aberto para fazer as minhas perguntas, e ver se alguém me pode ajudar/encaminhar/elucidar.

Desde já muito obrigado por toda a informação que já me deram em relação às várias faculdades. Eu tenho 39 anos e, com aquilo que só a vida e as experiências que temos vivido nos pode ensinar, sinto-me finalmente disposta a voltar à faculdade. Sou licenciada (pré-Bolonha) na UNL e sempre quis fazer Psicologia.

Pelos vossos comentários, já me apercebi que não estaria interessada nem no ISPA nem no ISCTE, pois estou mais interessada nas áreas clínicas e de investigação e também não levar diariamente com um intravenoso Freudiano. O maior entrave em relação à FPUL é o factor de nunca ter feito Biologia, já que era da Área de Humanidades.

Dito isto, estas são as minhas perguntas:

1. Como poderia fazer Biologia e Geologia mais rapidamente? O site da DGE parece dizer que é uma disciplina bienal (10º/11º).

2. Qual o valor das propinas da FPUL anualmente.

3. A vossa opinião sobre o Instituto Piaget e o Instituto Egas Moniz. Tenho estado a ler sobre o programa +23 do Piaget.

4. Existe obrigatoriedade de utilizar o Novo Acordo Ortográfico?

E claro, estou completamente aberta a opiniões e sugestões adicionais! Obrigada :)

Alô!

Estou na FPUL, estás à vontade para me mandar mp e falarmos melhor!
Vou tentar responder à maioria das perguntas que tens.

Eu também fiz LH e consegui fazer Biologia, não te preocupes demasiado com esse aspeto, os professores partem do princípio que não sabes nada e não distinguem quem vem de onde. Sobre a Biologia em si na faculdade, no meu ano tivemos muita dificuldade, mas entretanto o professor tem vindo a atualizar o programa, de modo a adaptar-se mais às necessidades dos estudantes de Psicologia e está a ficar um programa mais adequado, por isso acho que consegues fazer bem essa cadeira ;)
Sobre entrar na faculdade em si, sendo que já és mais velha, já penaste em concorrer pelo concurso M23? Há cerca de 20-25 vagas na FPUL, podes concorrer mesmo tendo outra licenciatura, e não tens de fazer exame de Biologia. Esse é outro concurso diferente da DGES, envolve uma entrevista, entregares o currículo e exame às competências teóricas, de Matemática (nível de secundário de MACS, acessível); Psicologia, Português e Inglês. Conheço várias pessoas que entraram através deste contigente. Podes concorrer aos M23 e aos titulares de cursos superiores ao mesmo tempo, não podes é concorrer ao M23 e ao concurso nacional de acesso simultaneamente. Qualquer um destes cursos envolve taxas.
Se sempre quiseres entrar pela DGES, podes entrar com Português + MACS, algo que talvez seja mais acessível a quem vem de Humanidades (eu entrei com esses exames).
As propinas anuais têm vindo a diminuir o valor, o valor está escrito no site, mas, se não me engano, agora está a 637€/ano.
Não conheço nem o Egas Moniz nem o Instituto Piaget.
Sobre o Acordo Ortográfico, não sei mas suponho que sim.
Acho que respondi às questões. A nossa faculdade é, de facto, mais virada para clínica (sobretudo cognitivo-comportamental) e também muito virada para a investigação, todos os professores são investigadores e acho que facilmente falas com algum professor e eles aceitam a tua ajuda para entrares numa investigação.
Alguma dúvida, dispõe ☺️

Beijinhos <3
😊

Bom dia,

Terminei o secundário no ano passado em humanidades tendo realizado o exame de português para efeitos de entrada na universidade. Pretendo entrar este ano e, como tal, tenho estado a analisar as possibilidades com português como prova de ingresso. Nessa pesquisa surgiu-me psicologia na FPCEUP. Por isso, gostaria de obter mais informações sobre o curso nesta universidade no que diz respeito a cadeiras e sua dificuldade, empregabilidade, corpo docente, ambiente e acessibilidades etc. Além disso após analisar o plano de estudos reparei que uma das cadeiras é estatística. Tendo em conta que vim de um curso em que apenas tive MACS alguém me consegue dizer se esta cadeira envolve muita matemática? Se sim, é muito profunda?

Obrigado

• Like
Reactions: Apoptosee
Bom dia,

Terminei o secundário no ano passado em humanidades tendo realizado o exame de português para efeitos de entrada na universidade. Pretendo entrar este ano e, como tal, tenho estado a analisar as possibilidades com português como prova de ingresso. Nessa pesquisa surgiu-me psicologia na FPCEUP. Por isso, gostaria de obter mais informações sobre o curso nesta universidade no que diz respeito a cadeiras e sua dificuldade, empregabilidade, corpo docente, ambiente e acessibilidades etc. Além disso após analisar o plano de estudos reparei que uma das cadeiras é estatística. Tendo em conta que vim de um curso em que apenas tive MACS alguém me consegue dizer se esta cadeira envolve muita matemática? Se sim, é muito profunda?

Obrigado
Também tenho dúvidas quanto a capacidade que MACS nos prepara para as cadeiras de matemática da uni

Também tenho dúvidas quanto a capacidade que MACS nos prepara para as cadeiras de matemática da uni
Eu também, sérias dúvidas. Contudo, como nunca me dei bem com a matemática tenho que ir á procura de um curso com a menor quantidade de matemática possível. Daí pensar em cursos como jornalismo, direito, psicologia, marketing e recursos que segundo percebi ainda envolvem alguma matemática. Entre outros (poucos diga-se) 😁

Última edição:
  • Like
Eu também, sérias dúvidas. Contudo, como nunca me dei bem com a matemática tenho que ir á procura de um curso com a menor quantidade de matemática possível. Daí pensar em cursos como jornalismo, direito, psicologia, marketing e recursos que segundo percebi ainda envolvem alguma matemática. Entre outros (poucos diga-se) 😁
não deve de ser extremamente impossível, mas não tenho total propriedade para dizer-te xdd;
fiz um ano de um curso de ciência e quase matei-me para tentar passar a cálculo I e II, álgebra linear e numérica

Além disso após analisar o plano de estudos reparei que uma das cadeiras é estatística. Tendo em conta que vim de um curso em que apenas tive MACS alguém me consegue dizer se esta cadeira envolve muita matemática? Se sim, é muito profunda?
Alô! Sou de Psicologia, mas não na faculdade que mencionaste. Contudo, queria referir que se conseguires podes espreitar o programa da cadeira. É que depende como cada faculdade organiza as coisas - vi que numas têm cadeiras de matemática um bocado mais "pesadas", outras nem por isso.

• Like