Psicologia, Terapia da Fala e Educação Básica/Educação

margaridax2x

Membro Veterano
Matrícula
18 Junho 2017
Olá. Estou indecisa entre vários cursos superiores. Já observei os planos de estudo, mas a minha dúvida prende-se com o nível de empregabilidade. Sei que é um assunto difícil de prever, pois o mercado de trabalho está em constante mudança, mas entre Psicologia, Terapia da Fala e Educação Básica/Educação em geral, qual acham que, neste momento, tem mais oportunidades de emprego?
Agradeço que partilhem a vossa opinião comigo, e caso frequentem estes cursos que me deem um feedback sobre ele!

Apoio as pessoas que associam suas vidas à psicologia. Agora estou estudando psicologia e começo a ler ensaios aqui. Portanto, para mim a psicologia e a fonoaudiologia ainda não são minha área nativa e estou tentando dominá-la. Desejo que você encontre um emprego decente. Eu acho que você vai.

• Like
Reactions: ~tahani~
Olá Margarida ! Eu acabei agora o 1º ano da licenciatura em Terapia da Fala. A questão da empregabilidade ainda é um fator muito comprometedor, mas diria que a menor hipótese de empregabilidade seria em Psicologia. No entanto, a meu ver todos são opções, até porque muitos terapeutas da fala trabalham em conjunto com psicólogos e professores ( de ensino especial)! Em relação ao plano curricular, Anatomia é das cadeiras mais exigentes e trabalhosas ! Mas com dedicação tudo se faz ! Se precisares de alguma coisa, podes mandar mensagem !

Olá. Estou indecisa entre vários cursos superiores. Já observei os planos de estudo, mas a minha dúvida prende-se com o nível de empregabilidade. Sei que é um assunto difícil de prever, pois o mercado de trabalho está em constante mudança, mas entre Psicologia, Terapia da Fala e Educação Básica/Educação em geral, qual acham que, neste momento, tem mais oportunidades de emprego?
Agradeço que partilhem a vossa opinião comigo, e caso frequentem estes cursos que me deem um feedback sobre ele!
Nos meus achismos e sem qualquer experiência nas áreas diria que Psicologia é a mais complicada porque são muitos anos até poderes exercer, licenciatura, mestrado, estágio do curso, estágio da Ordem para além que tem bastante concorrência, cada ano abre mais ou menos umas 680 vagas no ensino público para Psicologia. Por outro lado tens várias áreas em que podes ir desde ser coach a recursos humanos e com a pandemia a saúde mental está a ser mais valorizada
Terapia da Fala embora desvalorizado é sempre preciso, não há tanta concorrência e provavelmente se fores trabalhar num privado até podes ganhar bem.
Educação em geral está uma miséria mas daqui a uns anos deve haver um boom porque a classe está bastante envelhecida e serão precisos vários professores. Em educação básica sei que não recebem nada por aí além mas são dos professores que eu veja que menos se manifestem. O bom do curso acho que é que ficas com bastantes qualificações para lidar com crianças podendo abrir o teu próprio espaço
Mas como disse, são tudo achismos de alguém de fora