FPCEUC Psicologia - UCoimbra

Para qualquer um que me saiba responder!
Já agora obrigada pela resposta
Então sendo assim exponho-te o meu caso: Entrei sem saber muito bem o porquê da Psicologia. Foi, essencialmente, por exclusão de hipóteses. Todavia, à medida que fui frequentando e avançando no curso comecei a gostar mais.
Neste momento, tenho andado a ganhar interessa pela área dos Recursos Humanos, que me permite ter um impacto positivo e significativo na vida das pessoas.

• Like
Reactions: Ribeirooo
Então sendo assim exponho-te o meu caso: Entrei sem saber muito bem o porquê da Psicologia. Foi, essencialmente, por exclusão de hipóteses. Todavia, à medida que fui frequentando e avançando no curso comecei a gostar mais.
Neste momento, tenho andado a ganhar interessa pela área dos Recursos Humanos, que me permite ter um impacto positivo e significativo na vida das pessoas.
Hum...
Parece um percurso interessante
Obrigada por partilhares!

Ola! Podes falar um pouco dessa area? Essa área e uma das áreas com mais emprego na área da psicologia não é?

Ola! Podes falar um pouco dessa area? Essa área e uma das áreas com mais emprego na área da psicologia não é?
Sim, pode dizer-se que sim. O maior desemprego ocorre em áreas como a Clínica, devido a forte saturação que há.
A área de RH é um bocado abrangente, tens várias coisas. Entre elas tens recrutamento, onboarding, gestão de recursos humanos, etc. É uma área que te permite subir relativamente rápido na carreira também. Por norma, trabalhas em empresas ou consultorias.
De igual modo, é uma área que te permite ir trabalhar para fora caso queiras também, enquanto que a clínica é muito muito especifica e não te permite fazê-lo praticamente, a não ser que queiras estudar tudo novamente no país em que estiveres.
Pesquisa um pouco e encontrarás muita informação sobre esta área.

• Like
Sim, pode dizer-se que sim. O maior desemprego ocorre em áreas como a Clínica, devido a forte saturação que há.
A área de RH é um bocado abrangente, tens várias coisas. Entre elas tens recrutamento, onboarding, gestão de recursos humanos, etc. É uma área que te permite subir relativamente rápido na carreira também. Por norma, trabalhas em empresas ou consultorias.
De igual modo, é uma área que te permite ir trabalhar para fora caso queiras também, enquanto que a clínica é muito muito especifica e não te permite fazê-lo praticamente, a não ser que queiras estudar tudo novamente no país em que estiveres.
Pesquisa um pouco e encontrarás muita informação sobre esta área.
Ola! Obrigada pelo comentário!

Olá! Como acho que em princípio vou entrar na minha 2 opção (se as médias não subirem) que é Coimbra! Gostava de saber algumas coisas tais como
os horários, as praxes e se quanto as avaliações é muito difícil de tirar boas notas( sei q é uma pergunta um pouco totó mas já ouvi testemunhos de estudantes de certas universidade que dizem que existe professores que chegam a uma determinada nota e não dão mais que isso)

Última edição:
Já saíram os horários. Pesquisa na net "FPCEUC horários 2021/22" e depois entras no site e colocas 1° ano.
Consistem, sobretudo, em jogos para te dar a conhecer os teus colegas. Não serás obrigado a nada, até porque isso é proibido. Não queiras que te contem tudo sobre as praxes porque quando chegares lá vais gostar de sentir o mistério.
quanto as avaliações é muito difícil de tirar boas notas( sei q é uma pergunta um pouco totó mas já ouvi testemunhos de estudantes de certas universidade que dizem que existe professores que chegam a uma determinada nota e não dão mais que isso)
Terás os cadeirões, como em todos os cursos, que são as cadeiras consideradas mais difíceis e mais trabalhosas. De resto, tudo se faz desde que estudes antecipadamente. É fundamental que não deixes acumular matéria e comeces a estudar uns dias antes, quer para frequências, quer, sobretudo, para os exames.
Quanto aos professores, sim, há desses que, por exemplo, chegam ao 15 e recusam-se a dar mais que 15. No entanto, não me lembro de ter nenhum professor que fizesse isso.

Já saíram os horários. Pesquisa na net "FPCEUC horários 2021/22" e depois entras no site e colocas 1° ano.

Consistem, sobretudo, em jogos para te dar a conhecer os teus colegas. Não serás obrigado a nada, até porque isso é proibido. Não queiras que te contem tudo sobre as praxes porque quando chegares lá vais gostar de sentir o mistério.

Terás os cadeirões, como em todos os cursos, que são as cadeiras consideradas mais difíceis e mais trabalhosas. De resto, tudo se faz desde que estudes antecipadamente. É fundamental que não deixes acumular matéria e comeces a estudar uns dias antes, quer para frequências, quer, sobretudo, para os exames.
Quanto aos professores, sim, há desses que, por exemplo, chegam ao 15 e recusam-se a dar mais que 15. No entanto, não me lembro de ter nenhum professor que fizesse isso.
Ok muito obrigada! Quais são as cadeiras que são consideradas mais difíceis?

Ok muito obrigada! Quais são as cadeiras que são consideradas mais difíceis?
Isso é um bocado difícil de responder, porque cada um é que sabe as suas maiores dificuldades. Eu, por exemplo, tive grandes dificuldades com Biologia, sendo que nunca na vida tinha tido isso. Outros que vieram de ciências acharam facílimo. É relativo.
Ainda para mais, o plano de estudos mudou um bom bocado para vós que vão entrar este ano, o que significa que poderão ter cadeiras diferentes e que nós não tivemos.
De qualquer forma, relaxa. Primeiro, podes nem entrar em Coimbra e, segundo, se entrares, nós estaremos lá para te ajudar.

• Like
Ola! Vou entrar este ano para a fpceuc! Ja sairam os horarios e o nome dos professores! Alguém que ande nesta universidade sabe me dizer se conhece ou não alguns destes professores? Se sim como são? Obrigadaaa
Henriqueta Coimbra Silva​
HCS​
35162​
Isabel Maria Marques Carreira​
IMMC​
35394​
Jorge Manuel Castelo Branco de Albuquerque Almeida​
JMCBAA​
22222​
José Manuel Albuquerque Portocarrero Canavarro​
JMAPC​
35028​
José Manuel Tomás Silva​
JMTS​
33893​
Maria Joana Lima Barbosa Melo​
MJLBM​
36360​
Pedro Manuel Malaquias Pires Urbano​
PMMPU​
36179​

Ola! Vou entrar este ano para a fpceuc! Ja sairam os horarios e o nome dos professores! Alguém que ande nesta universidade sabe me dizer se conhece ou não alguns destes professores? Se sim como são? Obrigadaaa
Henriqueta Coimbra Silva​
HCS​
35162​
Isabel Maria Marques Carreira​
IMMC​
35394​
Jorge Manuel Castelo Branco de Albuquerque Almeida​
JMCBAA​
22222​
José Manuel Albuquerque Portocarrero Canavarro​
JMAPC​
35028​
José Manuel Tomás Silva​
JMTS​
33893​
Maria Joana Lima Barbosa Melo​
MJLBM​
36360​
Pedro Manuel Malaquias Pires Urbano​
PMMPU​
36179​
Sim conheço-os quase todos, mas como é que sabes que já entraste se nem saíram as colocações?

Gostas de lá andar? Ambiente, avaliações, instalações…?
Gostar não gosto. Ter de acordar de manhã cedo para ir para lá não gosto. Estou a brincar; sim é fixe. Ambiente é tranquilo; normalmente está cada um na sua vida, sinceramente.
Quanto às avaliações, estas dividem-se entre trabalhos de grupo ou individuais, frequências e exames.
As instalações são boas, especialmente as casas de banho. top.

Gostar não gosto. Ter de acordar de manhã cedo para ir para lá não gosto. Estou a brincar; sim é fixe. Ambiente é tranquilo; normalmente está cada um na sua vida, sinceramente.
Quanto às avaliações, estas dividem-se entre trabalhos de grupo ou individuais, frequências e exames.
As instalações são boas, especialmente as casas de banho. top.
Ok! obrigado pela ajuda! Já se sabe se o regime vai ser presencial ou misto?

Olá! Eu ja sei que fiz esta pergunta mas fiquei com uma dúvida! Fui ver as fotos da fpceuc e parece me bastante antiquada! Por isso gostava de saber se ela é assim por dentro ou é mais moderna?

Olá! Eu ja sei que fiz esta pergunta mas fiquei com uma dúvida! Fui ver as fotos da fpceuc e parece me bastante antiquada! Por isso gostava de saber se ela é assim por dentro ou é mais moderna?
Não é antiquada, não 🤣. Deves ter visto os claustros, isso não é algo da fpceuc. A maioria das faculdades em Coimbra são assim. Por dentro depois tens as salas e tudo o resto.