Psicologia - Universidade de Évora

Diogo Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2016
Curso
Psicologia
Instituição
UÉvora
Olá bom dia, chamo-me Diogo e estou neste momento a terminar o 12º Ano do curso de Ciências e Tecnologias.
Estou a pensar concorrer ao curso de Psicologia na universidade de Évora e gostaria de ouvir opiniões de Alunos e Ex-alunos deste curso.

Como é o ambiente académico em Évora?
É bom estudar em Évora?
Os professores são acessíveis?
Como descrevem o curso (trabalhoso, teórico, interessante)?

Desde já, muito obrigado pela paciência :wink:

Última edição:
  • Like
Reactions: Dulce Borralheira
Matrícula
9 Março 2016
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
Universidade de Évora
Olá Diogo! Psicologia é um curso intenso e com muito trabalho. O aspecto mais negativo é a distância do edifício em relação à cidade mas não hesites em tirar mais dúvidas :)

• Like
Reactions: Diogo Mendes

Diogo Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2016
Curso
Psicologia
Instituição
UÉvora
Desde já aproveito para agradecer a resposta.

Nestes últimos meses pesquisei muito sobre cursos e universidades e devo dizer que a universidade de Évora me preencheu as medidas :D

Quanto ao curso realmente tinha algumas duvidas gerais que fui aproveitando para esclarecer com alunos dessas áreas. Apesar de tudo não encontrei muita informação sobre psicologia em Évora e o que realmente procurava saber era qual a "filosofia" do curso: se é algo virado para a investigação, algo com uma vertente mais prática (contacto com o mundo profissional desde cedo) ou se é um curso mais virado para a parte teórica.

Aproveito para "abusar" da disponibilidade e fazer mais duas perguntas:

--- O que achas da cidade e do ambiente académico?

---Os transportes públicos são acessíveis e fáceis de utilizar?

Matrícula
9 Março 2016
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
Universidade de Évora
A partir do 2/3 ano (não te consigo dizer ao certo) os alunos são colocados no hospital do Espírito Santo a estagiar ou noutros locais e o curso tem de facto um lado muito prático que tb envolve trabalhos de grupo e apresentações. No entanto tens de entender que a parte teórica é igualmente necessária à aprendizagem mas não é de todo um curso morto e calmo :)

Matrícula
9 Março 2016
Curso
Línguas e Literaturas
Instituição
Universidade de Évora
A cidade é um pouco calma mas quando conheces as pessoas certas tudo parece ganhar vida! O ambiente académico é bastante bom existem pessoas maravilhosas e professores que não só te ensinam como te ajudam no teu desenvolvimento. Os recursos como as bibliotecas a internet em todos os polos também são bastante bons :) quanto aos meios de transporte, a vantagem de ser uma cidade pequena é que não precisas de apanhar comboios que podem ser meio confusos :) os autocarros podem levar-te para bem perto do teu polo!

filipe2015

Membro
Matrícula
23 Julho 2015
Olá bom dia, chamo-me Diogo e estou neste momento a terminar o 12º Ano do curso de Ciências e Tecnologias.
Estou a pensar concorrer ao curso de Psicologia na universidade de Évora e gostaria de ouvir opiniões de Alunos e Ex-alunos deste curso.

É bom estudar em Évora?

O ambiente académico é excelente e é muito bom estudar em Évora.
É um curso teórico e tem alguma prática. A prática / estágio (em Hospital e outras instituições) ocorre apenas no 2º ano do Mestrado.

luciamp21

Membro Caloiro
Matrícula
28 Agosto 2016
Curso
Psicologia Social e das Organizações
Instituição
ISCTE

É bom estudar em Évora?

Olá Diogo! Terminei a licenciatura este ano em Psicologia na Universidade de Évora. No que diz respeito ao ambiente académico, com certeza Évora é das cidades onde terás mais facilidade em integrar-te, ótimo espírito académico e terás sempre alguém disposto a ajudar-te, seja na universidade (onde o ambiente é bastante familiar, principalmente em Psicologia, que temos um pólo pequeno), seja na cidade onde toda a gente é bastante prestável com os estudantes. Quanto ao curso, não é dos mais exigentes, e não terás dificuldades em terminar nos 3 anos. É trabalhoso sim, principalmente com trabalhos de grupos e muitas apresentações, e é bastante teórico. Falta muita prática na licenciatura e acabamos com a sensação de que não sabemos nada de psicologia nem daquilo que podemos dar à sociedade enquanto psicólogos (daí a necessidade do mestrado depois). Ao contrário do que disseram, a parte prática surge apenas no 2º ano do mestrado, com o estágio. Ainda assim, é uma ótima opção. Qualquer coisa, estás à vontade. Espero ter ajudado!

• Like

Diogo Mendes

Membro Caloiro
Matrícula
27 Março 2016
Curso
Psicologia
Instituição
UÉvora
Olá Diogo! Terminei a licenciatura este ano em Psicologia na Universidade de Évora. No que diz respeito ao ambiente académico, com certeza Évora é das cidades onde terás mais facilidade em integrar-te, ótimo espírito académico e terás sempre alguém disposto a ajudar-te, seja na universidade (onde o ambiente é bastante familiar, principalmente em Psicologia, que temos um pólo pequeno), seja na cidade onde toda a gente é bastante prestável com os estudantes. Quanto ao curso, não é dos mais exigentes, e não terás dificuldades em terminar nos 3 anos. É trabalhoso sim, principalmente com trabalhos de grupos e muitas apresentações, e é bastante teórico. Falta muita prática na licenciatura e acabamos com a sensação de que não sabemos nada de psicologia nem daquilo que podemos dar à sociedade enquanto psicólogos (daí a necessidade do mestrado depois). Ao contrário do que disseram, a parte prática surge apenas no 2º ano do mestrado, com o estágio. Ainda assim, é uma ótima opção. Qualquer coisa, estás à vontade. Espero ter ajudado!
Obrigado pela ajuda :wink:. De facto já tinha lido que a licenciatura em psicologia é bastante teórica, na verdade é uma das criticas mais apontadas a este curso mas penso que é algo comum a todas as universidades (corrijam-me se estou enganado!!).
Achas que a falta de prática durante a licenciatura é compensada no mestrado ?!?

luciamp21

Membro Caloiro
Matrícula
28 Agosto 2016
Curso
Psicologia Social e das Organizações
Instituição
ISCTE
Obrigado pela ajuda :wink:. De facto já tinha lido que a licenciatura em psicologia é bastante teórica, na verdade é uma das criticas mais apontadas a este curso mas penso que é algo comum a todas as universidades (corrijam-me se estou enganado!!).
Achas que a falta de prática durante a licenciatura é compensada no mestrado ?!?
Quanto às outras universidades não posso falar porque não conheço.... Mas sim, em Évora falta muito esse lado prático. E é algo que pode desmotivar os alunos (aconteceu comigo), porque geralmente vamos à espera de muita psicologia e as primeiras cadeiras não têm nada de psicologia. Por isso se optaste por esta área, é normal que sintas o mesmo nos primeiros meses mas acredita que a psicologia há-de surgir mais tarde. Nesta questão da prática, a verdade é que sem sabermos as teorias também não conseguimos fazer nada no terreno (agora depois de 3 anos consigo perceber isso), mas pelo menos devíamos terminar a licenciatura com mais noções daquilo que a nossa profissão pode dar à sociedade. Porque ao contrário do que se pensa, psicologia não é só trabalho de consultório. Há mil e uma coisas que podemos fazer. No mestrado sim, tens o estágio e depois ainda o estágio profissional que te dá acesso à ordem dos psicólogos.

• Like

NEPUÉ

Membro Caloiro
Matrícula
12 Abril 2018
Olá, somos os representantes do núcleo de estudantes de psicologia da universidade de Évora e criamos este tópico para que todos aqueles que tenham duvidas sobre o funcionamento do curso ou mesmo da universidade as possam colocar... Não tenham receio de perguntar, qualquer duvida é valida e faremos o nosso melhor para as esclarecer...
Se quiserem colocar uma questão de uma forma mais privada podem-nos contactar através do nosso e-mail: duvidas.nepue@gmail.com

Andreia Montijo

Membro Caloiro
Matrícula
18 Junho 2018
Olá, boa tarde. Chamo-me Andreia, tenho 18 anos e acabei este ano o secundário. Candidatei-me na primeira fase no curso de Psicologia na Universidade de Évora e gostaria de saber mais. Como é o ambiente? A relação entre alunos? A relação com os professores? Em termos de curso é aquilo que se espera, supera as expetativas? Qual é o pólo em que se insere? E as praxes relacionadas com o curso, são muito “duras”?
Obrigada

mariaafrazao

Membro
Matrícula
17 Agosto 2020
Ola! Eu gostaria de saber se alguém está em psicologia em Évora e o que está achar do curso? Dizem que não prepara bem porque é demasiado teórico, concordam?
Para além disso, gostaria de saber se o acesso a universidade é fácil..