Psicologia

Rita Nunes

Membro
Matrícula
28 Fevereiro 2015
Curso
Psicologia
Instituição
FPUL
Boa tarde,

Gostaria de saber quais as melhores faculdades de psicologia e que me dessem mais informações sobre o curso em si!

Obrigada :)

Última edição:
  • Like
Reactions: Aninhas Santoos

Rita Nunes

Membro
Matrícula
28 Fevereiro 2015
Curso
Psicologia
Instituição
FPUL
Gostaria também que me explicassem se no curso de psicologia do ISCTE é mais à base de investigação, porque o que eu percebi quando li sobre o curso na página deles, dava a intender que estava mais ligado a essa área!

• Like
Reactions: Carolina Santos
Matrícula
19 Março 2015
Olá. eu gostaria de saber, qual é a melhor faculdade para tirar o curso de psicologia...estou entre o ISCTE e a Faculdade de Psicologia de Lisboa. Obrigada :)

• Like
Reactions: Rita Nunes
Matrícula
22 Maio 2015
Curso
Engenharia Biomédica e Biofísica
Instituição
Faculdade de Ciências da UL
Olá! Eu sou aluna de Psicologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Em relação ao curso no ISCTE, sendo um Instituto Superior de Ciências e Técnicas Empresariais (ISCTE), é obviamente mais voltado para a empresa e as organizações, logo a componente maior será a da psicologia dos recursos humanos, do trabalho e das organizações. No entanto, por aquilo que conheço, considero que é uma boa faculdade (só tem mesmo o inconveniente de ser muito voltada para a área empresarial). Aliás, foi a minha 1ª opção, apesar de neste momento estar contente por não ter entrado (na altura não conhecia este facto acerca do ISCTE). Em relação ao curso na minha faculdade (FPUL), é de facto mais generalista (apesar de a corrente me parecer sobretudo cognitivista e, portanto, uma boa opção para quem quer seguir investigação ou clínica). Também por aquilo que me tenho apercebido, a vertente maior é a psicologia clínica (temos 4 núcleos em clínica - sistémica, dinâmica, da saúde e da doença e cognitivo-comportamental integrativa), apesar de sermos bons em todas as outras! Para quem sabe que gosta de psicologia mas ainda não tem uma ideia da área em que se quer especializar, penso que é uma decisão mais inteligente vir para a faculdade de psicologia da UL do que ir para o ISCTE. No entanto, se já souberem que querem ir para Organizações, tanto o ISCTE (que é especializado nessa área) como a FPUL (que é generalista, mas que também é muito forte na área das Organizações) me parecem uma excelente ideia!
Para terminar, queria apenas alertar para o facto de esta ser a minha opinião... Provavelmente os alunos do ISCTE vos dirão coisas diferentes, assim como os meus colegas também podem ter uma visão diferente... Se tiverem mais dúvidas estão à vontade :)

Rita Nunes

Membro
Matrícula
28 Fevereiro 2015
Curso
Psicologia
Instituição
FPUL
Muito obrigada pela informação! :) Eu quando fui ao dia da FIL, onde estavam expostas todas as universidades com todos os cursos também me apercebi dessa diferença no curso de psicologia no ISCTE, e de momento encontro-me mais voltada ou para ingressar na Faculdade de Psicologia de Lisboa ou na de Coimbra, ambas com mestrado incluído! E a razão porque coloco Coimbra (apesar de ser muito longe da minha área de residência) prende-se com o facto de me ter percebido que eles lá fazem mais estágios que em Lisboa ao longo dos anos, o que seria bom para o Curriculum, mas ainda tenho que ligar para lá para saber ao certo, como é que se processa isso! Podias explicar-me como é que é em relação aos estágios na tua faculdade, se só se faz no ano de mestrado e como é que se processa? :) Obrigada

Beijinhos, Rita Nunes

• Like
Reactions: Ana Noronha
Matrícula
22 Maio 2015
Curso
Instituição
Muito obrigada pela informação! :) Eu quando fui ao dia da FIL, onde estavam expostas todas as universidades com todos os cursos também me apercebi dessa diferença no curso de psicologia no ISCTE, e de momento encontro-me mais voltada ou para ingressar na Faculdade de Psicologia de Lisboa ou na de Coimbra, ambas com mestrado incluído! E a razão porque coloco Coimbra (apesar de ser muito longe da minha área de residência) prende-se com o facto de me ter percebido que eles lá fazem mais estágios que em Lisboa ao longo dos anos, o que seria bom para o Curriculum, mas ainda tenho que ligar para lá para saber ao certo, como é que se processa isso! Podias explicar-me como é que é em relação aos estágios na tua faculdade, se só se faz no ano de mestrado e como é que se processa? :) Obrigada

Beijinhos, Rita Nunes

O estágio curricular é no 5º ano. Independentemente da área de mestrado que escolheres (na FPUL as áreas do mestrado integrado são psicologia clínica e da saúde; psicologia educacional e da orientação; psicologia do trabalho, dos recursos humanos e das organizações; cognição social e aplicada, e ainda temos também o mestrado em ciências cognitivas, que não faz parte do mestrado integrado, ou seja, concorres em pé de igualdade com alunos externos). Este estágio de que te estou a falar tem uma duração dependente da área onde estiveres e do local que escolheres. Em relação à escolha do local, há duas opções: ou os alunos entram em acordo entre si e no final entregam uma lista com os alunos que ficam em cada local, ou então os alunos com as melhores notas escolhem primeiro. Em relação ao local em si, vai depender da área de mestrado; geralmente, há já uma lista de locais pré-definidos e tu escolhes onde queres ficar, mas muitas das vezes há abertura para seres tu a propôr o teu local de estágio (em Organizações, és mesmo tu que escolhes; não há lista). E porque é que faz sentido que o estágio seja no 5º ano? Porque tens mais tempo disponível, dado que a única coisa (que já é muito xD) que fazes em paralelo é escrever a tese de dissertação; e porque não terás as competências necessárias para fazer um estágio curricular antes. Pensa comigo: na licenciatura, as competências que estarás a desenvolver enquanto psicóloga são sobretudo teóricas (até porque ninguém pode exercer psicologia com uma licenciatura em ciências psicológicas) e no 4º ano é o ano em que te vais estar mesmo a focar no trabalho sobretudo prático que irás desenvolver em profissional (tens ainda muitas cadeiras e trabalhos a fazer, o que te vai reduzir muito o tempo livre!). A opção que eu dou a pessoas proativas e que gostam de se envolver em atividades (como eu!) é fazerem voluntariado! Temos um núcleo de voluntariado na nossa faculdade que nos propõe diversos tipos de voluntariado, com crianças, passando pelos adultos e indo até aos idosos! Acredita que é também uma mais-valia num currículo! Por exemplo, o voluntariado que estou a fazer este ano permite-me fazer formações de graça e ficar com o certificado (da Adecco), o que é muito bom para o currículo e nem sempre está diretamente ligado com a psicologia, ou seja, tens uma vantagem em relação aos teus colegas (ex: há pouco fiz uma formação acerca de marketing pessoal)!

Rita Nunes

Membro
Matrícula
28 Fevereiro 2015
Curso
Psicologia
Instituição
FPUL
Pois tens razão eu já tinha pensado nisso, mas como foi uma professora de Coimbra que me disse que lá faziam estágio ao longo dos anos pareceu-me aliciante, tendo em conta a falta de trabalho que existe associado a este curso! Mas sim o voluntariado também é uma mais valia quer pessoal, quer profissional! Como é que é o ambiente na tua faculdade? E os professores são acessíveis?

Obrigada pela disponibilidade :)

Matrícula
22 Maio 2015
Curso
Instituição
Pois tens razão eu já tinha pensado nisso, mas como foi uma professora de Coimbra que me disse que lá faziam estágio ao longo dos anos pareceu-me aliciante, tendo em conta a falta de trabalho que existe associado a este curso! Mas sim o voluntariado também é uma mais valia quer pessoal, quer profissional! Como é que é o ambiente na tua faculdade? E os professores são acessíveis?

Obrigada pela disponibilidade :)

Fazem estágio todos os anos? Segundo a experiência que tenho, isso é praticamente impossível... Aconselhava-te mesmo a informares-te bem acerca disso, especialmente junto dos alunos... E pergunta o que entendem por "estágio", a diferença pode estar aí...
O ambiente na minha faculdade é super fixe, não tenho nada a apontar! Conheço montes de alunos mais velhos que me ajudaram muito! Em relação aos profs, é aquela coisa... Há uns melhores, muito bons mesmo, e outros que deixam um pouco a desejar... Mas isso será em qualquer faculdade, tenho a certeza! Mas até agora, todos foram acessíveis comigo e se disponibilizaram para esclarecimentos acerca da matéria no final das aulas. Além disso, todos costumam ter um horário de atendimento semanal durante o qual te podes dirigir aos gabinetes deles e esclarecer dúvidas e assim :)

Rita Nunes

Membro
Matrícula
28 Fevereiro 2015
Curso
Psicologia
Instituição
FPUL
Pois eu ainda tenho que ligar para lá para me informar melhor! Muito obrigada por me esclareceres as minhas questões! :)

Beijinhos Rita Nunes

Matrícula
22 Maio 2015
Curso
Instituição
Pois eu ainda tenho que ligar para lá para me informar melhor! Muito obrigada por me esclareceres as minhas questões! :)

Beijinhos Rita Nunes

De nada! Se precisares de mais alguma ajuda, estás à vontade :). Se vieres para a faculdade, vemo-nos para o ano! Beijinhos e boas escolhas :)

Matrícula
19 Março 2015
Obrigada pela tua resposta Carolina. Infelizmente, e so me apercebi disso depois de ter escrito o post acima, vai ser muito dificil entrar na Faculdade de Psicologia de Lisboa pq os exames q pede englobam todos áreas de ciencias e eu sou de humanidades...a entrar para psicologia teria q ser no ISCTE pois poderia entrar so com o exame de portugues....Se nao te importares de me responder a mais uma duvida, sera q me podias dizer o q estas a achar do curso em si e explicar me um bocadinho do que é a psicologia das organizaçoes?

Matrícula
22 Maio 2015
Curso
Instituição
Obrigada pela tua resposta Carolina. Infelizmente, e so me apercebi disso depois de ter escrito o post acima, vai ser muito dificil entrar na Faculdade de Psicologia de Lisboa pq os exames q pede englobam todos áreas de ciencias e eu sou de humanidades...a entrar para psicologia teria q ser no ISCTE pois poderia entrar so com o exame de portugues....Se nao te importares de me responder a mais uma duvida, sera q me podias dizer o q estas a achar do curso em si e explicar me um bocadinho do que é a psicologia das organizaçoes?
Carolina, podes entrar também com o exame de MACS e de Português... Em relação ao curso, há o inconveniente de ser muito teórico, e é normal que sintas que falta algo mais prático, mais "tocável". No que toca a psicologia das organizações, vou transmitir-te aquilo que sei (mas que não é muito!). Sei que, no geral, o trabalho de um psi de organizações é muito parecido ao de um técnico de recursos humanos (recrutamento e seleção, acompanhamento e gestão de equipas, etc.). A vantagem de ter formação em psicologia é o facto de olharmos para as pessoas como pessoas e não apenas como um recurso ou um número, percebes? Enquanto psicólogo numa organização, o mais importante na minha opinião é garantir que as pessoas têm contextos de trabalhos saudáveis, que não atuam sobre pressão excessiva e portanto que não alcançam níveis excessivos de stress e que estejam motivadas para desempenhar as suas funções, e o trabalho do profissional vai também por aí... Mas aconselho-te a tentar pesquisar mais... É uma área que sem dúvida está em forte expansão e, neste momento, pelo que tenho ouvido dizer, é a área que "salva" mais psis do desemprego, no sentido de ser aquela cuja procura não excede muito a oferta. Espero ter respondido à questão :)

Matrícula
19 Março 2015
O problema é q eu nunca tive MACS...optei por ter espanhol pq ao inicio o que eu queria era um curso direcionado para linguas...
Recursos humanos sempre foi uma coisa q me interessou, so q so havia em Aveiro e fica um bocadinho longe do meu local de residencia...sendo assim, "optei" pela psicologia.
Obrigada por me teres ajudado :)

Matrícula
22 Maio 2015
Curso
Instituição
O problema é q eu nunca tive MACS...optei por ter espanhol pq ao inicio o que eu queria era um curso direcionado para linguas...
Recursos humanos sempre foi uma coisa q me interessou, so q so havia em Aveiro e fica um bocadinho longe do meu local de residencia...sendo assim, "optei" pela psicologia.
Obrigada por me teres ajudado :)
Aqui em Lisboa tens gestão de recursos humanos em vários sítios, incluindo o ISCTE. Mas acho que fazias melhor em vir para psicologia :p

RF_1992

Membro
Matrícula
1 Junho 2015
Instituição
Universidade de Coimbra
Boa tarde.

Após estar a ver esta publicação, decidi registar-me e dar o meu parecer sobre o curso de Psicologia na Universidade de Coimbra, uma vez que sou estudante do mesmo já há uns anos.

Aqui em Coimbra também se pode entrar com Português, Biologia e Geologia e Matemática (seja esta a A, B ou MACS). Aqui também temos a licenciatura de 3 anos (Ciências Psicológicas), muito teórico e com várias cadeiras de base para um melhor entendimento da psicologia como um todo. A nível de modelos psicológicos, o cognitivo-comportamental (parece um palavrão, mas depois saberão que é um dos vários modelos usados para se fazer clínica) é dos mais estudados durante a licenciatura, mas a área da educação e desenvolvimento também tem um certo peso na estrutura curricular, bem como as estatísticas, necessárias para compreensão e elaboração de artigos científicos ou da tese, etc. No mestrado tem 3 áreas, que passo a citar: Psicologia Clínica e da Saúde (com 5 especializações: Cognitivo-Comportamental; Sistémica; Dinâmica; Forense e Psicogerontologia), Psicologia das Organizações e do Trabalho e Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento. A entrada nos mestrados é por média da licenciatura, ordenada pelas opções dos alunos.

Quanto a estágios curriculares, é como os nossos colegas de Lisboa, ou escolhes com os teus colegas e entregas uma lista ou é por médias, consoante uma panóplia de sítios de estágio que a Faculdade já tem protocolo. Os de organizações tem de ser o estudante a procurar o seu sítio, como já estivessem a procurar emprego.

Quanto a estágios ao longo do curso, é mentira. O curso é bastante teórico mesmo e a maioria das queixas dos alunos é mesmo a falta de prática que o curso tem, uma vez que raramente visitamos instituições ou verificamos prática clínica, a não ser nos role-plays feitos nas aulas. O que existe na UC são estágios de verão, possíveis para todos os estudantes (da FPCEUC e outras faculdades) em que podes te inscrever e fazer durante as férias, aí sim ganhas alguma experiência prática do que é a psicologia.

Espero ter tirado algumas dúvidas sobre coimbra. O curso é muito bom, temos excelentes professores com anos de prática e reconhecidos pelo seu trabalho, contudo o curso é muito teórico.

Cumprimentos

Rita Nunes

Membro
Matrícula
28 Fevereiro 2015
Curso
Psicologia
Instituição
FPUL
Muito obrigado pela informação! :) Quando eu fui à FIL, em Lisboa, onde tinham todas as informações das diversas universidades do país expostas, na Universidade de Coimbra disseram-se que tinham estágios ao longo dos anos, daí estar mais inclinada para a de Coimbra! Também me falaram, para além disso, nos estágios de verão, que tbm me aliciaram, uma vez que os podia fazer mais perto da minha área de residência, se os psicólogos dos respetivos lugares concordassem! Sendo assim estou um bocado num dilema, em que não sei qual das duas escolher.. :/
O que é que achas do curso em si? Disseram-se que no 1º ano (salvo erro), têm uma cadeira parecida com biologia, é verdade? É que eu estou no curso de línguas e humanidades (apesar de já ter estado um ano em ciências e tecnologias), e não temos essa disciplina, e qnd tive em ciências não gostei muito..

Obrigada Rita Nunes :)

RF_1992

Membro
Matrícula
1 Junho 2015
Instituição
Universidade de Coimbra
Portanto, isso dos estágios de verão é verdade, podes escolher um sítio perto de tua casa para o fazer, desde que te aceitem. Quanto aos estágios ao longo dos anos, foi como te disse, em psicologia desconheço a existência deles, mas talvez existam em outros cursos.

O que acho do curso? Acho que é um curso bom, na maioria das cadeiras temos bons professores, que ou trabalham na investigação ou na área mesmo e então tem conhecimentos muito bons e legítimos sobre o que se faz. Contudo, há cadeiras que ficam muito a desejar, tanto em conteúdo como no próprio professor. Quanto aos colegas e ambiente de trabalho, nós tentamos ajudar os mais novos quando eles precisam de ajuda e, na maioria das vezes, há um bom clima de camaradagem entre pessoas do mesmo ano e pessoas entre anos diferentes, salvo certas exceções.
Os 3 anos, como disse acima, dão-te uma formação geral da psicologia. O 1.º ano tens as bases de todas as áreas do saber que possam interagir com a psicologia, daí termos uma disciplina de biologia e genética, neurociências e neuropsicologia, motivação e emoção, perceção e atenção, raciocínio e linguagem, ciências sociais (introdução à sociologia) e estatísticas. Depois o 2.º e 3.º anos tens psicologia de tudo, desde psicologia social, psicopatologia, psicologia diferencial, psicologia do desenvolvimento, psicologia das organizações, etc etc.
Coimbra é uma cidade que todos adoram, mesmo quem desiste do curso sente muitas saudades de cá e quem veio forçado no início do ano, está completamente adaptado a tudo, até às suas ruas íngremes. Se vieres, não te irás arrepender, mas se o motivo são os estágios ao longo do curso, acho que é melhor não contares muito com a existência deles.

Espero ter-te tirado as dúvidas.
Cumprimentos

Nota: Bases biológicas do comportamento (biologia e genética) é uma cadeira introdutória de conhecimentos de biologia que todos os psicólogos devem saber, uma vez que depois trabalharemos com médicos e outros profissionais de saúde. Apesar de ser um pouco extensa, a disciplina faz-se bem e até os de humanidades costumam tirar melhores notas do que os de ciências, porque se esforçam para saber e compreender, de modo a não falharem no exame. Eu não achei a disciplina muito complicada e a maioria dos professores dessa disciplina são muito bons, explicam bem os conceitos e aprende-se rápido a informação dada.

Rita Nunes

Membro
Matrícula
28 Fevereiro 2015
Curso
Psicologia
Instituição
FPUL
Muito obrigada pelos esclarecimentos! :) No processo de escolha das Universidades terei, certamente, em consideração as informações que me facultaste! Sendo certo que Coimbra vai ser uma das minhas opções! :P

Obrigada, Rita Nunes

RF_1992

Membro
Matrícula
1 Junho 2015
Instituição
Universidade de Coimbra
Boa noite :) tenho a certeza que quero seguir enfermagem, é uma área que adoro e que me vejo a trabalhar um dia mais tarde. No entanto, a área da psicologia alicia-me imenso e causa-me curiosidade e uma vez que adoro esses temas, é um curso que estou a colocar em hipótese. Gostei muito do plano de estudos da universidade de Coimbra, e dava-me jeito que quem lá estivesse me esclarecesse acerca do curso e me dissesse se é interessante, e se aborda temas relacionados com o cérebro e a forma como trabalha o sistema nervoso, esse tipo de coisas. Obrigada! :)

O cérebro, sistema nervoso e essas coisas estudam-se, em Coimbra, nas cadeiras do 1.º ano, de biologia, neurociências e neuropsicologia. De resto, apesar de o cérebro estar sempre presente, não abordas as suas estruturas nas outras disciplinas. Pode haver uma referência ao córtex pré-frontal ou ao sistema límbico ou à amígdala de vez em quando para justificar alguma coisa, agora teres sempre presente isso, não tens (mas acho que isso nem em Coimbra nem em outros lados, a não ser que o curso seja muito voltado para a investigação, como acho que é em Aveiro, por exemplo).
Como disse em cima, o curso tem umas disciplinas mais interessantes do que outras, nem tudo é mau nem é bom completamente. Acho que ao longo dos semestres vais ter sempre duas ou três que gostas e uma que detestas, por exemplo, mas é normal isso acontecer, seja em que curso for. De resto, como já disse, tem bons professores e mesmo sendo um bocado teórico, depois compensa um pouco no mestrado. Contudo, acho melhor colocares questões concisas sobre as tuas dúvidas e eu depois respondo.

Muito obrigada pelos esclarecimentos! :) No processo de escolha das Universidades terei, certamente, em consideração as informações que me facultaste! Sendo certo que Coimbra vai ser uma das minhas opções! :p

Obrigada, Rita Nunes

De nada, tenta saber mais de todas as universidades que ponderas e toma a melhor decisão! :)
Cumprimentos