Portanto, isso dos estágios de verão é verdade, podes escolher um sítio perto de tua casa para o fazer, desde que te aceitem. Quanto aos estágios ao longo dos anos, foi como te disse, em psicologia desconheço a existência deles, mas talvez existam em outros cursos.
O que acho do curso? Acho que é um curso bom, na maioria das cadeiras temos bons professores, que ou trabalham na investigação ou na área mesmo e então tem conhecimentos muito bons e legítimos sobre o que se faz. Contudo, há cadeiras que ficam muito a desejar, tanto em conteúdo como no próprio professor. Quanto aos colegas e ambiente de trabalho, nós tentamos ajudar os mais novos quando eles precisam de ajuda e, na maioria das vezes, há um bom clima de camaradagem entre pessoas do mesmo ano e pessoas entre anos diferentes, salvo certas exceções.
Os 3 anos, como disse acima, dão-te uma formação geral da psicologia. O 1.º ano tens as bases de todas as áreas do saber que possam interagir com a psicologia, daí termos uma disciplina de biologia e genética, neurociências e neuropsicologia, motivação e emoção, perceção e atenção, raciocínio e linguagem, ciências sociais (introdução à sociologia) e estatísticas. Depois o 2.º e 3.º anos tens psicologia de tudo, desde psicologia social, psicopatologia, psicologia diferencial, psicologia do desenvolvimento, psicologia das organizações, etc etc.
Coimbra é uma cidade que todos adoram, mesmo quem desiste do curso sente muitas saudades de cá e quem veio forçado no início do ano, está completamente adaptado a tudo, até às suas ruas íngremes. Se vieres, não te irás arrepender, mas se o motivo são os estágios ao longo do curso, acho que é melhor não contares muito com a existência deles.
Espero ter-te tirado as dúvidas.
Cumprimentos
Nota: Bases biológicas do comportamento (biologia e genética) é uma cadeira introdutória de conhecimentos de biologia que todos os psicólogos devem saber, uma vez que depois trabalharemos com médicos e outros profissionais de saúde. Apesar de ser um pouco extensa, a disciplina faz-se bem e até os de humanidades costumam tirar melhores notas do que os de ciências, porque se esforçam para saber e compreender, de modo a não falharem no exame. Eu não achei a disciplina muito complicada e a maioria dos professores dessa disciplina são muito bons, explicam bem os conceitos e aprende-se rápido a informação dada.