Psicologia

waz1

Membro
Matrícula
1 Junho 2015
Boa tarde, podiam-me dizer se uma pessoa com depressão ( ja a 7 anos ) e com dificuldades em se relacionar com as pessoas ( daí a depressão ) pode ser psicólogo?

Ana Guerra

Membro Caloiro
Matrícula
11 Maio 2015
Boa tarde,

Para ser psicólogo é necessário estar motivado para conhecer, compreender e estar com as pessoas bem como ter uma boa saúde mental.
Contudo, a depressão é uma perturbação que, com o devido acompanhamento, é tratada e as dificuldades de relacionamento com os outros, em geral e dependendo da sua causa, também podem ser ultrapassadas.

Se tiveres interesse na profissão de um psicólogo, informa-te sobre como é o dia a dia desse profissional nas suas diferentes áreas de atuação. Há psicólogos que se dedicam à investigação (trabalham com uma equipa mais pequena de profissionais e não têm necessariamente que interagir com muitas pessoas diferentes), outros criam projetos ou estão relacionados com a psicologia comunitária, outros trabalham em empresas de recursos humanos...
A psicologia não se reduz à psicologia clínica nem à psicoterapia onde, nesses casos, a capacidade de criar empatia com os outros e a saúde mental do terapeuta têm um papel fundamental.

• Like
Reactions: Ana Noronha

Camila peixinho

Membro Caloiro
Colaborador Editorial
Matrícula
16 Junho 2015
Boa tarde, psicologia é a minha grande e única paixão em relação à vida profissional, mais nada me atrai Mas infelizmente não tenho a média necessária para entrar em psicologia. No iscte é 15 (precisava de 18 no exame de português para chegar lá) e na faculdade de psicologia são precisas 2 provas de ingresso, a biologia tenho 7 e não me inscrevi este ano. Todas as outras são privadas.
Gostaria de saber se há algum curso minimamente parecido com psicologia a que me possa candidatar para depois pedir transferencia de curso

Catarina5

Membro Veterano
Matrícula
15 Junho 2015
Boa tarde, gostaria que alguém me esclarecesse por favor o que é exatamente Psicologia Industrial-Organizacional e em que consiste porque não consigo encontrar na internet o artigo certo que me esclareça as dúvidas.

Patricialexandra

Membro Caloiro
Matrícula
24 Junho 2015
Olá, gostaria de saber qual é a melhor universidade privada no porto (por uma ordem, por exemplo) para o curso de psicologia ? Obrigada

Última edição:

ligia neto

Membro Caloiro
Matrícula
28 Maio 2015
Ola boa noite, e assim, este ano eu vou.me candidatar a univ, e sempre adorei psicologia, e tenho pesquisado imensas coisas. Eu estava a pensar candidatar.me pra coimbra, como primeira opção ,e pra utad em segunda. Será que alguém me podia falar mais sobre o curso em cada umas das univ, e o ambiente. Obrigado

Tânia Costa

Membro
Matrícula
13 Março 2015
Boa tarde.

Após estar a ver esta publicação, decidi registar-me e dar o meu parecer sobre o curso de Psicologia na Universidade de Coimbra, uma vez que sou estudante do mesmo já há uns anos.

Aqui em Coimbra também se pode entrar com Português, Biologia e Geologia e Matemática (seja esta a A, B ou MACS). Aqui também temos a licenciatura de 3 anos (Ciências Psicológicas), muito teórico e com várias cadeiras de base para um melhor entendimento da psicologia como um todo. A nível de modelos psicológicos, o cognitivo-comportamental (parece um palavrão, mas depois saberão que é um dos vários modelos usados para se fazer clínica) é dos mais estudados durante a licenciatura, mas a área da educação e desenvolvimento também tem um certo peso na estrutura curricular, bem como as estatísticas, necessárias para compreensão e elaboração de artigos científicos ou da tese, etc. No mestrado tem 3 áreas, que passo a citar: Psicologia Clínica e da Saúde (com 5 especializações: Cognitivo-Comportamental; Sistémica; Dinâmica; Forense e Psicogerontologia), Psicologia das Organizações e do Trabalho e Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento. A entrada nos mestrados é por média da licenciatura, ordenada pelas opções dos alunos.

Quanto a estágios curriculares, é como os nossos colegas de Lisboa, ou escolhes com os teus colegas e entregas uma lista ou é por médias, consoante uma panóplia de sítios de estágio que a Faculdade já tem protocolo. Os de organizações tem de ser o estudante a procurar o seu sítio, como já estivessem a procurar emprego.

Quanto a estágios ao longo do curso, é mentira. O curso é bastante teórico mesmo e a maioria das queixas dos alunos é mesmo a falta de prática que o curso tem, uma vez que raramente visitamos instituições ou verificamos prática clínica, a não ser nos role-plays feitos nas aulas. O que existe na UC são estágios de verão, possíveis para todos os estudantes (da FPCEUC e outras faculdades) em que podes te inscrever e fazer durante as férias, aí sim ganhas alguma experiência prática do que é a psicologia.

Espero ter tirado algumas dúvidas sobre coimbra. O curso é muito bom, temos excelentes professores com anos de prática e reconhecidos pelo seu trabalho, contudo o curso é muito teórico.

Cumprimentos

Olá!
Também estou interessada em seguir psicologia, no entanto, como sou do norte, preferia-me candidatar mais perto, nomeadamente na Universidade do Minho, nao sei se o curso na UM varia muito do de Coimbra... sei que também tem mestrado integrado...
Tive psicologia no 12º ano e no inicio, quando dei as teorias e assim gostei muito, depois quando passamos a parte do cérebro apesar de achar interessante nao era tao motivante, pois era muito teórico. Sei que na UM é muito a base de investigação, nao sei como é em Coimbra...
Quanto aos mestrados... o mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento é só direcionado a trabalhar em escolas ou em aconselhamento? O meu interesse era mais em trabalhar com crianças ou em hospitais, por isso acho que seria mais indicado a Psicologia Clínica e da Saúde, porém nao sei em que especializaçoes...
Só mais uma duvida? esses mestrados sao os mesmo que existem nas outras universidades de psicologia, nomeadamente na UM?

Obrigada :)

MFG

Membro Caloiro
Matrícula
29 Junho 2015
Olá! Eu sou estudante de Psicologia, prestes a iniciar o mestrado mas infelizmente na minha universid. o plano curricular do 4º ano é composto por um pouco de todas as áreas aplicadas, sendo que não podemos escolher uma específica. Gostava de saber por outros estudantes de psicologia com outros ou até semelhantes planos curriculares se acham isto é uma grande desvantagem tendo em conta a parte aplicada que tem tb no 4º ano? Acham que devia procurar uma faculdade com um mestrado que me desse opção de escolha? Tendo em conta que estarei provavelmente mais inclinada para a clinica..

:)

waz1

Membro
Matrícula
1 Junho 2015
Boa tarde,

Para ser psicólogo é necessário estar motivado para conhecer, compreender e estar com as pessoas bem como ter uma boa saúde mental.
Contudo, a depressão é uma perturbação que, com o devido acompanhamento, é tratada e as dificuldades de relacionamento com os outros, em geral e dependendo da sua causa, também podem ser ultrapassadas.

Se tiveres interesse na profissão de um psicólogo, informa-te sobre como é o dia a dia desse profissional nas suas diferentes áreas de atuação. Há psicólogos que se dedicam à investigação (trabalham com uma equipa mais pequena de profissionais e não têm necessariamente que interagir com muitas pessoas diferentes), outros criam projetos ou estão relacionados com a psicologia comunitária, outros trabalham em empresas de recursos humanos...
A psicologia não se reduz à psicologia clínica nem à psicoterapia onde, nesses casos, a capacidade de criar empatia com os outros e a saúde mental do terapeuta têm um papel fundamental.
Eu estou motivado para conhecer, compreender e estar com as pessoas o meu problema é a "boa saúde mental" e a "facilidade em me relacionar com as pessoas"
E se com o curso de psicologia me curar? O meu problema é que não entendo as pessoas não sei o que as leva a agir de certo modo para comigo não sei identificar comportamentos não sei o que mudar para ter boas relações e melhorar a comunicação interpessoal e basicamente é isso que tenho de ultrapassar e que nenhum psicólogo me tem ajudado, basicamente com curso de psicologia juntava o útil ao agradável

Ana Guerra

Membro Caloiro
Matrícula
11 Maio 2015
Eu estou motivado para conhecer, compreender e estar com as pessoas o meu problema é a "boa saúde mental" e a "facilidade em me relacionar com as pessoas"
E se com o curso de psicologia me curar? O meu problema é que não entendo as pessoas não sei o que as leva a agir de certo modo para comigo não sei identificar comportamentos não sei o que mudar para ter boas relações e melhorar a comunicação interpessoal e basicamente é isso que tenho de ultrapassar e que nenhum psicólogo me tem ajudado, basicamente com curso de psicologia juntava o útil ao agradável

Olá,
A meu ver, o curso de Psicologia não te vai ajudar a alcançar uma boa saúde mental, nem te vai "curar". A Psicologia ajuda-te a perceber melhor os comportamentos e os relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas e podem-te dar algumas ferramentas para conseguires lidar/ultrapassar os teus problemas, mas isso é conseguido em consultas de psicoterapia, não apenas com o curso.

Espero ter ajudado!

waz1

Membro
Matrícula
1 Junho 2015
Olá,
A meu ver, o curso de Psicologia não te vai ajudar a alcançar uma boa saúde mental, nem te vai "curar". A Psicologia ajuda-te a perceber melhor os comportamentos e os relacionamentos que se estabelecem entre as pessoas e podem-te dar algumas ferramentas para conseguires lidar/ultrapassar os teus problemas, mas isso é conseguido em consultas de psicoterapia, não apenas com o curso.

Espero ter ajudado!
Sim eu percebo, mas eu estando como estou não devo de ir para psicologia mesmo sendo o curso que eu queira? E assim juntava o útil ao agradável visto que já ando em psicólogos desde bebé e nunca consegui resolver os meus problemas relacionais e comportamentais.

Ana Guerra

Membro Caloiro
Matrícula
11 Maio 2015
Acima de tudo, acho que deves seguir os teus gostos e os teus interesses e pensar naquilo que te motiva a concorrer a um curso ou a outro. Se Psicologia é aquilo que gostas, não há nada como experimentar :)

Beatriz silva

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2015
Olá :)
Eu quero ir para a área de psicologia, mas futuramente gostava de seguir mais especificamente investigação. É possível fazer isso na universidade de Lisboa e existem departamentos que financiem esse tipo de investigação ??

Inês Nogueira

Membro Caloiro
Matrícula
4 Julho 2015
Boa tarde,

Gostaria de saber quais as melhores faculdades de psicologia e que me dessem mais informações sobre o curso em si!

Obrigada :)

Olá Rita, eu vou agora para o meu segundo ano na Universidade do Minho, e posso te dizer que o meu curso é bastante diferente dos outros que já vi.
É muito cientifico (se fores ver só poderás concorrer com Biologia e Geologia ou Matemática A ) mas acho que vale muito a pena, os primeiro três anos recebes uma formação sobre a Psicologia dos processos básicos, como a Memória e a Percepção, todos os anos serão acompanhados de uma cadeira de laboratório das mesmas no segundo semestre. Quanto ao Mestrado, no quarto ano recebes uma formação de todas as "vias" da Psicologia Aplicada (Clínica, Justiça, Educacional, etc.) tendo assim formação em todas as "grandes vias" da Psicologia Aplicad e depois terás o teu quinto ano todo dedicado à dissertação e ao estágio.
Gosto muito do ambiente da nossa escola, pois como somos poucos (comparando com outras universidades) temos uma relação mais próxima com os professores, o que a meu ver é sempre algo que nos motiva mais!
Vê o currículo no site da Escola de Psicologia, e vê o que tu achas! :) http://www.psi.uminho.pt/Uploads/DocPub_Ensino/PEstudos_DR.pdf
Se realmente escolheres o nosso curso vou só te dar uma dica: O primeiro semestre do primeiro ano, não tem nada a ver com o curso, dão te as bases fundamentais que vais precisar para o resto do curso. As pessoas costumam ter mais dificuldade com Introdução às Neurociências ou a Cálculo mas nada com que tenhas de te preocupar! ;)
No final do dia, deves pesquisar bem a quantidade de ciência e humanidade que queres no teu curso, eu gosto mais da via das ciências por isso fui para Braga, mas cada universidade inclina-se mais para um ponto de vista e deves escolher com base nisso!

Espero que te tenha respondido à questão, alguma coisa que queiras perguntar, não hesites!

Rita Nunes

Membro
Matrícula
28 Fevereiro 2015
Curso
Psicologia
Instituição
FPUL
Olá Rita, eu vou agora para o meu segundo ano na Universidade do Minho, e posso te dizer que o meu curso é bastante diferente dos outros que já vi.
É muito cientifico (se fores ver só poderás concorrer com Biologia e Geologia ou Matemática A ) mas acho que vale muito a pena, os primeiro três anos recebes uma formação sobre a Psicologia dos processos básicos, como a Memória e a Percepção, todos os anos serão acompanhados de uma cadeira de laboratório das mesmas no segundo semestre. Quanto ao Mestrado, no quarto ano recebes uma formação de todas as "vias" da Psicologia Aplicada (Clínica, Justiça, Educacional, etc.) tendo assim formação em todas as "grandes vias" da Psicologia Aplicad e depois terás o teu quinto ano todo dedicado à dissertação e ao estágio.
Gosto muito do ambiente da nossa escola, pois como somos poucos (comparando com outras universidades) temos uma relação mais próxima com os professores, o que a meu ver é sempre algo que nos motiva mais!
Vê o currículo no site da Escola de Psicologia, e vê o que tu achas! :) http://www.psi.uminho.pt/Uploads/DocPub_Ensino/PEstudos_DR.pdf
Se realmente escolheres o nosso curso vou só te dar uma dica: O primeiro semestre do primeiro ano, não tem nada a ver com o curso, dão te as bases fundamentais que vais precisar para o resto do curso. As pessoas costumam ter mais dificuldade com Introdução às Neurociências ou a Cálculo mas nada com que tenhas de te preocupar! ;)
No final do dia, deves pesquisar bem a quantidade de ciência e humanidade que queres no teu curso, eu gosto mais da via das ciências por isso fui para Braga, mas cada universidade inclina-se mais para um ponto de vista e deves escolher com base nisso!

Espero que te tenha respondido à questão, alguma coisa que queiras perguntar, não hesites!

Muito obrigada pela informação/esclarecimento Inês! :) :)

Tânia Costa

Membro
Matrícula
13 Março 2015

Olá! Eu também estou interessada em ir para psicologia e como sou a zona de Braga e não queria ir para muito longe, tipo Coimbra, estou inclinada para a UM ou para a UTAD (Vila Real). A minha grande dúvida é que na UM é licenciatura+mestrado, enquanto em Vila Real é só licenciatura... nao sei até que ponto e melhor uma ou outra...
Até porque ja me disseram que sem mestrado não podia exercer, ou em determinadas ocasiões, não sei...
Podias, se souberes, esclarecer-me um bocado em relação a isso?

mais uma coisa... frequentas a praxe?

Ana Lemos

Membro Caloiro
Matrícula
7 Julho 2015
Olá!
Eu desde que me lembro que quis ir para psicologia. Estou certa de que quero ter uma profissão que envolva lidar com pessoas mas também sonho, a cada dia, conseguir tornar a vida de alguém melhor, conseguir fazer as pessoas sorrir. De facto, a área humana do curso é aquela que mais me atrai. No entanto, também a área de investigação não deixa de me parecer interessante, até na vertente de afirmar a psicologia enquanto ciência. Eu fiz o secundário em Ciências e gostava de viver no Norte. Ja li aqui sobre a UM mas a minha indecisão prende-se entre a UM e a UPorto. Não há por aí ninguém que me possa falar da sua experiência na FPCEUP? O plano de estudos? Ambiente? Relação com os professores? Oportunidades?
Muito Obrigada

Tânia Costa

Membro
Matrícula
13 Março 2015
Boa tarde! Eu também quero seguir psicologia. mas ainda não consegui escolher a universidade, estive a ver o plano curricular de tres e todas são diferentes, na UM é mais ligado à investigação sem duvida, acho que tenho mais matemática e tudo, mas isso não é problema. Mas gostava que alguém que ande na UM, na UTAD, ou na FPCEUP me pudesse explicar um pouco do curso na sua universidade, o plano de estudos, os professores, o ambiente na própria universidade, as praxes, esse género de coisas... outra coisa que gostaria de saber era se alguém que alugasse casa perto da universidade me pudesse elucidar um bocado em relação aos preços, nomeadamente no Porto e em Vila Real, sei que no Porto é muito mais caro obviamente, mas gostava de ter uma noção mais clara e objetiva de ambos...

se alguém me pudesse ajudar agradecia xb