Olá Rita, eu vou agora para o meu segundo ano na Universidade do Minho, e posso te dizer que o meu curso é bastante diferente dos outros que já vi.
É muito cientifico (se fores ver só poderás concorrer com Biologia e Geologia ou Matemática A ) mas acho que vale muito a pena, os primeiro três anos recebes uma formação sobre a Psicologia dos processos básicos, como a Memória e a Percepção, todos os anos serão acompanhados de uma cadeira de laboratório das mesmas no segundo semestre. Quanto ao Mestrado, no quarto ano recebes uma formação de todas as "vias" da Psicologia Aplicada (Clínica, Justiça, Educacional, etc.) tendo assim formação em todas as "grandes vias" da Psicologia Aplicad e depois terás o teu quinto ano todo dedicado à dissertação e ao estágio.
Gosto muito do ambiente da nossa escola, pois como somos poucos (comparando com outras universidades) temos uma relação mais próxima com os professores, o que a meu ver é sempre algo que nos motiva mais!
Vê o currículo no site da Escola de Psicologia, e vê o que tu achas! :)
http://www.psi.uminho.pt/Uploads/DocPub_Ensino/PEstudos_DR.pdf
Se realmente escolheres o nosso curso vou só te dar uma dica: O primeiro semestre do primeiro ano, não tem nada a ver com o curso, dão te as bases fundamentais que vais precisar para o resto do curso. As pessoas costumam ter mais dificuldade com Introdução às Neurociências ou a Cálculo mas nada com que tenhas de te preocupar! ;)
No final do dia, deves pesquisar bem a quantidade de ciência e humanidade que queres no teu curso, eu gosto mais da via das ciências por isso fui para Braga, mas cada universidade inclina-se mais para um ponto de vista e deves escolher com base nisso!
Espero que te tenha respondido à questão, alguma coisa que queiras perguntar, não hesites!