Psicologia

Um psicólogo da área de comportamento desviante e da justiça (que está dentro da psicologia forense), pode exercer várias funções junto de agressores e vítimas, em diversos contextos como em prisões, em associações, psp, etc. Quanto ao mercado de trabalho penso que agora há mais empregabilidade do que antes, mas isso pode ser devido ao facto das vagas de mestrado nessa área terem diminuido (pelo menos na UP).

Olá,

Obrigado pela informação.

Quando referes "UP" estás a referir-te a que faculdade?

O meu maior problema na area da psicologia será o facto de no final do curso de mestrado ter pouca empregabilidade vs o salário médio em Portugal para essas funções. Sendo que já estive na faculdade num curso de CTesp na area das tecnologias e atualmente exerço funções nessa area com um valor de mercado estavél para o meu nivel no momento ( 1200 - 1300 valores liquidos), portanto estar a estudar 5 anos para depois descer a nível salarial e ter dificuldades na procura de emprego é bastante desmotivante, e isto falando no geral dentro da area da psicologia.

Qual é a vossa opinão sobre isso, acham psicologia uma area muita saturada e com fraca media salarial?

Obrigado.

Olá, boa noite,
Alguém me consegue falar um pouco do curso de psicologia? Estou indecisa entre a U Porto, a U Coimbra e a U Lisboa. Não sei qual delas será "melhor". Se me conseguirem falar um pouco de como é o curso nestas universidades ficaria agradecida. Como sao as aulas, o modelo de avaliação, se existe possibilidade de fazer vários estágios extracurriculares/curriculares, qual delas te dá mais oportunidades?
Muito obrigada!
Rita

Olá,

Obrigado pela informação.

Quando referes "UP" estás a referir-te a que faculdade?

O meu maior problema na area da psicologia será o facto de no final do curso de mestrado ter pouca empregabilidade vs o salário médio em Portugal para essas funções. Sendo que já estive na faculdade num curso de CTesp na area das tecnologias e atualmente exerço funções nessa area com um valor de mercado estavél para o meu nivel no momento ( 1200 - 1300 valores liquidos), portanto estar a estudar 5 anos para depois descer a nível salarial e ter dificuldades na procura de emprego é bastante desmotivante, e isto falando no geral dentro da area da psicologia.

Qual é a vossa opinão sobre isso, acham psicologia uma area muita saturada e com fraca media salarial?

Obrigado.
Refiro-me à FPCEUP no Porto. Quanto ao salário, deve andar por aí, mas em privado é mais alto. Na área de desviante o emprego é maioritariamente no público, por exemplo. A área que tem mais empregabilidade é de organizações que este ano me informaram que os estudantes de mestrado têm tido facilidade de encontrar trabalho nessa área, uma vez que está em crescimento. Também é a área mais lucrativa.

Olá!
Alguém pode falar da sua experiência no curso de Psicologia da U Porto?

Olá, Tomás.
Espero vir a tempo de te responder.
Estou numa situação meio estranha. O meu sonho, ja de há alguns anos, é de seguir psicologia, ou neurociência, o cérebro sempre me fascinou. Não tenho a certeza, mas ouvi dizer que um psicólogo, para poder trabalhar como tal, tem de ter mestrado na área. Mas e se a licenciatura fôr de outra área, e possuir um mestrado em psicologia, pode ser-se psicólogo?
É assim, só com um mestrado podes exercer a profissão. No entanto, deves licenciar-te primeiro em Psicologia e após terminares a licenciatura deves fazer um mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, visto que a tua vontade recai mais sobre essa área. Sem mestrado não podes exercer Psicologia, logo o mestrado é obrigatório para quem quer exercer. A licenciatura tem a duração de 3 anos e o mestrado 2 anos. Mas respondendo mais diretamente à tua questão, para seres psicólogo precisas efetivamente de ser licenciado em Psicologia e mestre em alguma área da Psicologia, como gostas de neurociências, deves fazer mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. E já agora na licenciatura já tens um "cadeirão" de Neurociências.
Depois podes indo fazer pequenas formações em determinadas áreas da Psicologia, como a Neuropsicologia ou outras áreas.
Percebeste?
Boa sorte.
Post automatically merged:

Olá!
Alguém pode falar da sua experiência no curso de Psicologia da U Porto?
Olá.
Pelo que percebi a @Moreira da Silva anda lá. Pergunta-lhe.
Boa sorte.

É assim, só com um mestrado podes exercer a profissão. No entanto, deves licenciar-te primeiro em Psicologia e após terminares a licenciatura deves fazer um mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, visto que a tua vontade recai mais sobre essa área. Sem mestrado não podes exercer Psicologia, logo o mestrado é obrigatório para quem quer exercer. A licenciatura tem a duração de 3 anos e o mestrado 2 anos. Mas respondendo mais diretamente à tua questão, para seres psicólogo precisas efetivamente de ser licenciado em Psicologia e mestre em alguma área da Psicologia, como gostas de neurociências, deves fazer mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde. E já agora na licenciatura já tens um "cadeirão" de Neurociências.
Depois podes indo fazer pequenas formações em determinadas áreas da Psicologia, como a Neuropsicologia ou outras áreas.
Percebeste?
Boa sorte.
Alô! Uma pergunta: já estiveste no curso ou tens alguém conhecido lá? :)
Já agora, adoro o facto de que a tua foto de perfil é o Jake :p

Olá, Ana.
Uma pergunta: já estiveste no curso ou tens alguém conhecido lá? :)
Eu nunca estive em Psicologia, mas já quis e por isso, reuni todas as informações necessárias sobre o curso. Mas se vires mais a fundo este tópico, talvez encontres alunos do curso. Mas podes confiar nas minhas informações! 😀

Obrigado. O Jake Peralta está sempre no meu coração. 😅

• Like
Reactions: ~tahani~
Boa Noite, sempre quis seguir psicologia clínica, no entanto, caso queira entrar para uma universidade pública em Lisboa (neste caso, a Faculdade de Psicologia da UL) é necessário o exame de Macs ou Biologia e Geologia, que eu não irei fazer (apenas tenho Geografia e Literatura no secundário). É possível fazer a licenciatura de Psicologia no ISCTE (que pede apenas 1 prova de ingresso, sendo uma delas Português) e depois fazer o mestrado em Psicologia clinica na Universidade de Lisboa?
Olá!

Este ano também vou entrar em Psicologia. Eu penso que podes fazer a licenciatura no ISCTE e depois o mestrado na FPUL, já que já vi no site candidaturas externas ao mestrado. No entanto, como acaba por de alguma forma ser uma transferência, podes não ter nada garantido. Liga para a instituição e informa-te!
Boa sorte ;)

Olá a todos,
Terminei com sucesso o secundário e estou a preparar-me para me candidatar à universidade. Sou especialmente interessada por psicologia, porém estou indecisa... Qual universidade escolher? Porto e Coimbra são as que me deixam neste impasse, sem saber para qual ir. Por isso venho por este meio tentar esclarecer as minhas dúvidas, qual escolheriam?
Peço também, se possível, o que vos levou a tomar essa decisão, agradeço pela ajuda! :)

Olá a todos,
Terminei com sucesso o secundário e estou a preparar-me para me candidatar à universidade. Sou especialmente interessada por psicologia, porém estou indecisa... Qual universidade escolher? Porto e Coimbra são as que me deixam neste impasse, sem saber para qual ir. Por isso venho por este meio tentar esclarecer as minhas dúvidas, qual escolheriam?
Peço também, se possível, o que vos levou a tomar essa decisão, agradeço pela ajuda! :)
Não estudo Psicologia mas estudo na Universidade do Porto. A FPCEUP é uma instituição prestigiada acredita! 🙂

Psicologia em Aveiro , alguém 😁😁😁 ?

Olá boa tarde, infelizmente nao tenho media para entrar neste curso, e gostaria de saber se há algum curso "parecido" com este ou se tirar por exemplo sociologia ou antropologia, se depois dava para tirar mestrado em areas de psicologia

Está fora de questão uma faculdade privada? Há vários cursos de Psico qq coisa... No entanto so sei acerca de Psicologia. E um CTeSP dentro da área, para depois prosseguir para a licenciatura, também esta fora de questão?

Está fora de questão uma faculdade privada? Há vários cursos de Psico qq coisa... No entanto so sei acerca de Psicologia. E um CTeSP dentro da área, para depois prosseguir para a licenciatura, também esta fora de questão?
é que ja perdi pelo menos 2 anos e não queria perder novamente, mas o que é um CTeSP?

é que ja perdi pelo menos 2 anos e não queria perder novamente, mas o que é um CTeSP?
Um CTeSP é uma formação de 2 anos que não dá o grau de licenciado, no entanto dá-te acesso a uma licenciatura. Também não sei muito bem o que é. Nunca perdes anos, ganhas sempre, porque ganhas maturidade, experiência entre outras coisas.
E a faculdade privada em psicologia? Completamente fora de questão?
Boa sorte!

Boa tarde!
Tenho média de 17,5 e pretendo candidatar-me a psicologia. Como tenho uma boa margem, gostava de saber qual a melhor universidade, tendo em conta que tenho especial apreço pela parte da neuropsicologia e da investigação, mais do que pela psicologia clínica e de empresas.
Pensei em Coimbra ou Porto, mas também já me falaram do Minho, têm alguma recomendação?

Boa tarde!
Tenho média de 17,5 e pretendo candidatar-me a psicologia. Como tenho uma boa margem, gostava de saber qual a melhor universidade, tendo em conta que tenho especial apreço pela parte da neuropsicologia e da investigação, mais do que pela psicologia clínica e de empresas.
Pensei em Coimbra ou Porto, mas também já me falaram do Minho, têm alguma recomendação?
Não sei sobre Coimbra ou Minho mas o Porto é bastante focado na área da investigação e talvez até mesmo ás neurociências. Talvez dar uma olhadela às cadeiras que cada universidade oferece poderá ajudar a tomar uma decisão