Psicologia

Akiani

Membro
Matrícula
14 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
?????????
é que ja perdi pelo menos 2 anos e não queria perder novamente, mas o que é um CTeSP?
Um CTeSP é uma formação de 2 anos que não dá o grau de licenciado, no entanto dá-te acesso a uma licenciatura. Também não sei muito bem o que é, no site do Inspiring Future tens os CTeSPs todos e no site de cada um, encontras mais informação. Nunca perdes anos, ganhas sempre, porque ganhas maturidade, experiência entre outras coisas.
E a faculdade privada em psicologia? Completamente fora de questão?
Boa sorte!

Isabel Rasteiro

Membro Caloiro
Matrícula
24 Julho 2019
Curso
Psicologia
Instituição
FPCEUP
Boa tarde!
Tenho média de 17,5 e pretendo candidatar-me a psicologia. Como tenho uma boa margem, gostava de saber qual a melhor universidade, tendo em conta que tenho especial apreço pela parte da neuropsicologia e da investigação, mais do que pela psicologia clínica e de empresas.
Pensei em Coimbra ou Porto, mas também já me falaram do Minho, têm alguma recomendação?

Matrícula
22 Julho 2016
Boa tarde!
Tenho média de 17,5 e pretendo candidatar-me a psicologia. Como tenho uma boa margem, gostava de saber qual a melhor universidade, tendo em conta que tenho especial apreço pela parte da neuropsicologia e da investigação, mais do que pela psicologia clínica e de empresas.
Pensei em Coimbra ou Porto, mas também já me falaram do Minho, têm alguma recomendação?
Não sei sobre Coimbra ou Minho mas o Porto é bastante focado na área da investigação e talvez até mesmo ás neurociências. Talvez dar uma olhadela às cadeiras que cada universidade oferece poderá ajudar a tomar uma decisão

marques98

Membro
Matrícula
28 Julho 2019
Alguém me sabe dizer qual o curso com cadeiras equivalentes a Psicologia? Sociologia dá?

Jessica P. M.

Membro Dux
Matrícula
4 Janeiro 2017
Curso
Mestrado Educação Pré-escolar e Ensino do 1.ºCEB
Instituição
UMinho
Alguém me sabe dizer qual o curso com cadeiras equivalentes a Psicologia? Sociologia dá?
Depende do lugar. Em algumas instituições Ciências da Educação dá boas equivalências.

Matrícula
4 Março 2019
Boa tarde!
Olá Isabel,
Não sei se é tarde, mas vim dar o meu parecer...

Segundo o Ranking mundial (ShanghaiRanking's Global Ranking of Academic Subjects 2019 - Psychology | Shanghai Ranking - 2019), a melhor instituição para psicologia continua a ser o ISPA, em Lisboa. A parte da Neuropsicologia tambem é lecionada no ISPA em regime de mestrado, o ISPA é uma faculdade privada e com a tua média conseguias entrar sem qualquer problema. Eles funcionam em horarios diurnos e PL nas licenciaturas.

Eu pessoalmente, penso em candidatar-me no ISPA na licenciatura, depois da licenciatura posso ter outras ideias de mestrados dentro da area, mas atualmente tambem penso seguir a area da neuropsicologia.

Cumps.

Liliana18

Membro
Matrícula
25 Abril 2019
Adoro psicologia mas vejo que não tem muita empregabilidade, estou a tentar decidir se para o ano vou apostar em psicologia ou outra coisa que não desgosto mas também não adoro e pode assegurar - me algum futuro mais certo. Todas as pessoas que conheci formadas em psicologia(apenas duas) estão a trabalhar em outras coisas diferentes da área de formação, incluindo uma delas teve que fazer posteriormente outro curso para arranjar trabalho. Não sei como está atualmente o mercado de trabalho para formados em psicologia e se vale a pena arriscar e ir para o que gosto. A minha familia acha que não vale a pena até porque no trabalho da minha mãe está uma rapariga que tirou psicologia(um trabalho com habilitações para 12 ano) daí terem bastante preconceito se eu for para psicologia para o ano e a opinião dos meus pais acaba por me influenciar bastante porque eu sei que eles têm razão. Se decidir apenas pelo meu lado emocional iria para psicologia mas se decidir pela meu lado racional psicologia não é uma boa opção. Estou muito confusa. Quando as nossas paixões coincidem com cursos mais ou menos com saída está tudo bem, mas quando isso não acontece é muito difícil.. Opiniões? Acho que o que me ajudaria mesmo a decidir era ver numa turma de formados em psicologia quais estarão a trabalhar na área de formação um ano depois... Se for mais de metade ainda considerava, se for menos realmente acho melhor não. O portal do infocursos não ajuda nesse aspeto, dá prespetivas irrealistas em relação á empregabilidade dos cursos porque para ver se um curso tem saída ou não é necessário ver se estão a trabalhar nessa área? Só confunde ainda mais...

Moonpie

Membro Dux
Matrícula
23 Julho 2018
Adoro psicologia mas vejo que não tem muita empregabilidade, estou a tentar decidir se para o ano vou apostar em psicologia ou outra coisa que não desgosto mas também não adoro e pode assegurar - me algum futuro mais certo. Todas as pessoas que conheci formadas em psicologia(apenas duas) estão a trabalhar em outras coisas diferentes da área de formação, incluindo uma delas teve que fazer posteriormente outro curso para arranjar trabalho. Não sei como está atualmente o mercado de trabalho para formados em psicologia e se vale a pena arriscar e ir para o que gosto. A minha familia acha que não vale a pena até porque no trabalho da minha mãe está uma rapariga que tirou psicologia(um trabalho com habilitações para 12 ano) daí terem bastante preconceito se eu for para psicologia para o ano e a opinião dos meus pais acaba por me influenciar bastante porque eu sei que eles têm razão. Se decidir apenas pelo meu lado emocional iria para psicologia mas se decidir pela meu lado racional psicologia não é uma boa opção. Estou muito confusa. Quando as nossas paixões coincidem com cursos mais ou menos com saída está tudo bem, mas quando isso não acontece é muito difícil.. Opiniões? Acho que o que me ajudaria mesmo a decidir era ver numa turma de formados em psicologia quais estarão a trabalhar na área de formação um ano depois... Se for mais de metade ainda considerava, se for menos realmente acho melhor não. O portal do infocursos não ajuda nesse aspeto, dá prespetivas irrealistas em relação á empregabilidade dos cursos porque para ver se um curso tem saída ou não é necessário ver se estão a trabalhar nessa área? Só confunde ainda mais...
Espero que este documento ajude . Sempre é mais realista do que simplesmente coisas que se dizem visto que foi feito pela ordem dos psicólogos.
Mensagem fundida automaticamente:

Não sei se consegues abrir o link . De qualquer forma basta escreveres no Google empregabilidade psicologia e é logo o primeiro link da ordem dos psicólogos

Liliana18

Membro
Matrícula
25 Abril 2019
Espero que este documento ajude . Sempre é mais realista do que simplesmente coisas que se dizem visto que foi feito pela ordem dos psicólogos.

Não sei se consegues abrir o link . De qualquer forma basta escreveres no Google empregabilidade psicologia e é logo o primeiro link da ordem dos psicólogos
Muito obrigada! Achei o site muito útil. Pelo menos em algumas universidades vejo que as coisas não estão assim tão más com eu imaginava. :) De qualquer forma ainda tenho 1 ano para decidir por isso vou ponderar todas as opções.

• Like
Reactions: Moonpie

sтαяℓιgнт cяιsιs

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
14 Abril 2015
Se me permitem, gostaria de mandar uma pequeníssima posta de pescada em relação à empregabilidade. 😛 Estive a olhar por alto para o relatório que a @Moonpie mencionou. Parece-me de facto haver demasiadas vagas e o próprio relatório conclui que há um excesso de oferta.

Ainda assim, poderão ter mais facilidade se estiverem dispostos a sair da cidade. Uma das minhas primas tirou Psicologia e aceitou ir para Constância, distrito de Santarém. Ficou lá uns anos, a trabalhar como psicóloga de um agrupamento de escolas, e ofereceram-lhe renovação para mais 4 anos. Para além da qualidade de vida ser melhor, era tratada quase como uma rainha (havia um bocado a cultura da “senhora doutora”) e as pessoas gostaram muito dela. As colegas que ficaram em Lisboa, passado 1 ano, nenhuma arranjara emprego na área. A desvantagem, claro, é que fica um bocado longe de tudo. Se depois vierem a querer, por exemplo, fazer o doutoramento (como foi o caso), fica difícil, porque as faculdades que os oferecem ficam muito longe.

Ana Noronha

👸 das Citações
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Junho 2016
Curso
O que a DGES quiser
Instituição
A(wo)men

Não consigo ver o doc ;-;
-
Se procurarem, por exemplo, fazer o doutoramento (como foi o caso), fica difícil.
Como assim?

• Like
Reactions: Larissa M

sтαяℓιgнт cяιsιs

Moderador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
14 Abril 2015
Já editei para clarificar. Em diversas áreas, o grau de doutor só é ministrado em Lisboa, no Porto e em Coimbra. Não creio que haja nenhuma faculdade em Santarém que tenha essa oferta, mas posso estar enganado.

Mesmo se tiver, as pessoas costumam optar por tirar na cidade, onde os centros de investigação estão mais desenvolvidos e prestigiados — o que tende a valorizar não só o doutoramento em si, mas também as candidaturas para bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

• Like
Reactions: Ana Noronha