Psicologia

Lembro-me de me teres falado sobre a tua situação num tópico meu há alguns meses atrás, e na altura não te cheguei a dizer isto, mas na verdade também eu estive em Física este ano, e desisti. E agora eu, também, me sinto interessada por Psicologia. Por isso ler sobre a tua experiência dá-me um certo conforto porque me identifico contigo. ☺ Fico então 100% descansada quanto a não ter tido a disciplina no secundário.
Wowo que super engraçado ahaha . Mas ainda bem que te sentes assim a sério! E se realmente te sentiste levada pela área da psicologia então é porque há QQ coisa aí 😊 . Ouvir os nossos instintos tantas vezes é de facto a melhor coisa a fazer. São eles que fazem sobressair os nosso desejos mais profundos .... Qualquer tipo de ajuda que necessites, em termos de material, em termos de dúvidas existenciais, tudo e qualquer coisa estou pronta para ajudar!
Desejo te toda a sorte no mundo, que encontres o teu caminho e que o traces da melhor forma ao longo de toda a tua vida!

Alguém sabe a nota de candidatura do ano passado para uma destas Universidades (em Lisboa) na licenciatura de Psicologia?

Lusófona
ISPA
Católica

Alguém sabe a nota de candidatura do ano passado para uma destas Universidades (em Lisboa) na licenciatura de Psicologia?

Lusófona
ISPA
Católica

Acho muito improvável que te possam dar essa informação. Universidades privadas são muito "sigilosas" quando toca a nota de candidatura...

Lusófona
ISPA
Católica

Olá!

Normalmente, nas privadas, só é preciso ter a nota mínima de candidatura (muitas vezes, 9,5 ou 10,0, depende de privada para privada), entregar a ficha ENES e pagar as taxas deles. Daí, normalmente, não apresentarem a nota do último candidato.
Boa sorte futuro colega! Alguma dúvida, dispõe ;)

• Like
Reactions: MariaCruz26

Lusófona
ISPA
Católica
Consigo dar-te as da Católica do Porto (as de Lisboa serão análogas ou ligeiramente superiores). Na primeira e segunda fase do ano passado andava perto dos 12-14 valores, na terceira fase atingiu os 16 valores.

• Like
Reactions: MariaCruz26
Olá! :)
Alguém me poderia falar mais sobre o curso de psicologia? Sobre universidades na zona do porto e aveiro (tanto públicas como privadas) e o seu acesso, o curso e as suas cadeiras, locais onde possa exercer esta profissão, etc. Também gostava de saber a diferença entre Psicologia (9219) e Psicologia (9555)?

Obrigada!

• Like
Reactions: Moonpie
Olá! :)
Alguém me poderia falar mais sobre o curso de psicologia? Sobre universidades na zona do porto e aveiro (tanto públicas como privadas) e o seu acesso, o curso e as suas cadeiras, locais onde possa exercer esta profissão, etc. Também gostava de saber a diferença entre Psicologia (9219) e Psicologia (9555)?

Obrigada!
Hello 😊! Eu estou em psicologia na universidade de Aveiro . O curso contém apenas licenciatura e não é mestrado integrado.
Basicamente o curso aqui em Aveiro é muito direcionado para a área da investigação. No entanto eu por exemplo não pretendo seguir investigação mas estou muito feliz por estar em Aveiro, aprendes de tudo e como é um meio mais pequeno sinto me mais acolhida. As pessoas são todas super amaveis e os alunos de diferentes anos conhecem se todos!
No 1 ano tens cadeiras muito variadas nomeadamente anatomia, matemática geral, algumas cadeiras mais relacionadas com a investigação . E depois no 2 e 3 ano tens cadeiras como neuropsicologia , estatística ...
A cidade é linda 😍. Não é tão grande como o porto e as distâncias sao mais curtas e sinto que é uma cidade muito calminha e é ótima em termos de ambiente para estudar!
Espero ter ajudado e se precisares de mais qualquer coisa avisa 🤗
P.s em relação á tua ultima questão não sei mesmo .

• Like
Reactions: maribsana
Obrigada! 🥰
Achas o curso fácil em geral ou achas muito complicado perceber as diferentes cadeiras? Envolve muita matemática ou é uma matemática simples? Sabes me dizer como funciona o transporte a partir da estação de comboios (se existe autocarros disponíveis para o transporte para a universidade)? A nível de média a tua média rondava que valores?
(Desculpa se estiver a ser muito chata, poderias tentar responder a estas perguntas se não for muito incomodo). Agradeço desde já pela tua ajuda! 😊

• Like
Obrigada! 🥰
Achas o curso fácil em geral ou achas muito complicado perceber as diferentes cadeiras? Envolve muita matemática ou é uma matemática simples? Sabes me dizer como funciona o transporte a partir da estação de comboios (se existe autocarros disponíveis para o transporte para a universidade)? A nível de média a tua média rondava que valores?
(Desculpa se estiver a ser muito chata, poderias tentar responder a estas perguntas se não for muito incomodo). Agradeço desde já pela tua ajuda! 😊
Claro que não és nada chata !
Acho o curso completamente acessivel , quando gostamos do que estudamos !
A matemática não é complexa. Os professores ajudam imenso ! As minhas melhores notas este ano foram precisamente a essas cadeiras ahaha
Em termos de transporte tens um autocarro que te leva de perto da estação de comboios mesmo á porta do departamento de psicologia! Tenho muitos colegas meus que veem todos dias de comboio e até veem a pé ate á uni e demoram cerca de 30 minutos.
A minha média era cerca de 15.6 penso eu mas acho que a média do último colocado rondava os 13 .
Qualquer coisa dispõe 😊

• Like
Primeiro de tudo, olá! 🤗

Também gostava de saber a diferença entre Psicologia (9219) e Psicologia (9555)?
O primeiro é referente ao curso enquanto Licenciatura (1º. ciclo) e o segundo, o curso enquanto Mestrado Integrado. :)

De resto, bom: Vamos pelo geral, uma vez que não conheço as universidades das zonas que mencionaste e que tenham o curso.
Psicologia. Estudo da mente, do comportamento, dos processos mentais,... Procura explorar o ser humano esse nível, tanto que falamos de uma área claramente abrangente. Há várias áreas em que te podes especializar: Clínica, Educação, Organizacional, Forense, Vocacional, do Desporto, Investigação, por aí fora. Creio que assim dá para vermos que um(a) psicólogx pode atuar em várias instituições!
O curso costuma ser essencialmente teórico (é de notar que o estágio é realizado no último ano do mestrado). E, sim, normalmente a licenciatura é mais ampla, sendo que escolhes a área em que pretendes especializar quando fores para mestrado! Queria salientar que as cadeiras - ou melhor, o plano de estudos - pode ter em conta a área, dentro da Psicologia, obviamente, de "destaque". Como a @Moonpie referiu, a universidade onde frequenta está focada especialmente na Investigação, mas há outras que estão mais inclinadas para a vertente Clínica, outras para a Organizacional, por exemplo.

Primeiro de tudo, olá! 🤗

O primeiro é referente ao curso enquanto Licenciatura (1º. ciclo) e o segundo, o curso enquanto Mestrado Integrado. :)

De resto, bom: Vamos pelo geral, uma vez que não conheço as universidades das zonas que mencionaste e que tenham o curso.
Psicologia. Estudo da mente, do comportamento, dos processos mentais,... Procura explorar o ser humano esse nível, tanto que falamos de uma área claramente abrangente. Há várias áreas em que te podes especializar: Clínica, Educação, Organizacional, Forense, Vocacional, do Desporto, Investigação, por aí fora. Creio que assim dá para vermos que um(a) psicólogx pode atuar em várias instituições!
O curso costuma ser essencialmente teórico (é de notar que o estágio é realizado no último ano do mestrado). E, sim, normalmente a licenciatura é mais ampla, sendo que escolhes a área em que pretendes especializar quando fores para mestrado! Queria salientar que as cadeiras - ou melhor, o plano de estudos - pode ter em conta a área, dentro da Psicologia, obviamente, de "destaque". Como a @Moonpie referiu, a universidade onde frequenta está focada especialmente na Investigação, mas há outras que estão mais inclinadas para a vertente Clínica, outras para a Organizacional, por exemplo.

Olá! 😊

Com a licenciatura eu já poderia exercer a profissão, o mestrado apenas me daria uma especialização na área, certo?
Agradeço desde já pela ajuda! :)

• Like
Reactions: ~tahani~
Olá! 😊

Com a licenciatura eu já poderia exercer a profissão, o mestrado apenas me daria uma especialização na área, certo?
Agradeço desde já pela ajuda! :)
Bom, enquanto psicóloga mesmo, só estando inscrita na OPP (Ordem dos Psicólogos Portugueses), pelo que, por sua vez, implica teres mestrado, sim. Esta é a informação que tenho.

• Like
  • Like
Que curioso. Em Coimbra, nós tivemos essas cadeiras logo no 1 ano do curso de Psicologia. Realmente é importante ver o plano de cadeiras do curso, alguns diferem muito.🤔
Yes i know. E nós temos anatomo - fisiologia que aí penso que não tem . E as cadeiras que tivemos de matemáticas gerais também penso que vocês não tem aí.
Já agora poderias responder me a uma dúvida : o curso aqui em Aveiro é só licenciatura e eu gostava de tirar o mestrado em Coimbra. Sei que há vagas específicas para alunos de fora acederem a mestrados aí mas como o vosso curso é mestrado integrado eu não consigo ver o número de vagas disponíveis para os alunos de fora. Sabes alguma coisa disso ?
Obrigada desde já!

Yes i know. E nós temos anatomo - fisiologia que aí penso que não tem . E as cadeiras que tivemos de matemáticas gerais também penso que vocês não tem aí.
Já agora poderias responder me a uma dúvida : o curso aqui em Aveiro é só licenciatura e eu gostava de tirar o mestrado em Coimbra. Sei que há vagas específicas para alunos de fora acederem a mestrados aí mas como o vosso curso é mestrado integrado eu não consigo ver o número de vagas disponíveis para os alunos de fora. Sabes alguma coisa disso ?
Obrigada desde já!
Bem, olha, posso dizer-te que o curso de mestrado integrado vai deixar de existir pelo menos em Coimbra. Julgo que os caloiros deste ano já se vão apenas poder candidatar ao curso "Licenciatura em Psicologia" e não "Mestrado Integrado em Psicologia (MIP), embora não tenha a certeza, porque ainda é tudo muito dúbio.
Deste modo, não sei se terás problema com as vagas de fora, porque, se isto acontecer mesmo, os de Coimbra já não vão ter prioridade e vamos estar a "lutar" contra os estudantes de todo o país, deixando, assim, de haver as tais vagas de fora.
Tem atenção, todavia, que isto ainda está por discutir, por isso foca-te na tua média para que, caso, por alguma eventualidade, tudo permaneça igual, entrarão as pessoas com médias mais altas.

• Like