Boa tarde a todos!
Venho aqui pedir alguns conselhos relativamente ao curso de Psicologia.
Vou dar algum contexto do meu percurso curricular: frequentei o ensino secúndário em Línguas e Humanidades e ingressei este ano no Ensino Superior na àrea das Linguas.
Desde cedo que quis seguir a àrea da Psicologia, mas acabei por ouvir tantas opiniões diferentes, e nenhuma delas boa, que acabei por tentar encontrar outra àrea que fosse mais abrangente e me pudesse dar mais opções no futuro a nível profissional. O problema é que, apesar de não estar a "desgostar" do curso onde estou atualmente, não sinto que esteja a criar um percurso que realmente gosto e com o qual me vou sentir bem no futuro.
O meu principal interesse na àrea da Psicologia seria a investigação e, por isso, vem a minha primeira questão, visto que tenho pouca informação de como esta funciona em Portugal, se alguém me conseguissse dar algum contexto/informação sobre esta àrea e como esta funciona em Portugal, ou até mesmo noutros países da Europa, ficara muito agradecida!
Outra questão que também tenho é a dificuldade que alguém vindo de LH possa sentir num curso ligada à saúde, visto que existem cadeiras ligadas às ciências e à matemática e essas não são àreas de LH. É possível ter um bom desempenho vindo de outra àrea e não tendo "formação"/ligação com as ciências?
Por fim, a minha última questão é sobre as condições de acesso e as médias. Realizei no 11º ano o exame de MACS, no entanto, não tive o melhor desempenho no mesmo e acabei por não o repetir no ano seguinte, uam vez que, na altura, não o ia utilizar. E realizei o exame de Português onde obtive uma nota de 145. Utilizando o exame de Português ficaria com uma média de acesso de 155 que não seria suficiente para entrar. No entanto, considerei a opção de mudanção de curso/instituição, visto que me encontro a frequentar o Ensino Superior neste momento, mas não tenho a certeza como isso iria funcionar e o quão difícil é entrar pela mudança de curso. Acredito que, por aquilo que vi, a FPUL não aceita transferências de curso (posso estar errada ou ter visto alguma informação mal), mas, por exemplo, o ISCTE aceita. Não sei se existe alguém que me saiba esclarecer sobre isto e se existiria alguma possibilidade de entrar por mudanção de curso/instituição, tendo em conta que planeio completar o 60 ECTS deste ano no curso atual, uma vez que, por enquanto, estou apenas a colocar as minhas opções em cima da mesa.
Mais uma vez, agradeço desde já a quem conseguir responder às minhas questões!
P.s.: Não descarto a opção de repetir algum dos exames de prova de ingresso, apenas não o referi pelo o facto de ter de esperar +1 ano para os repetir.