Olá!
Estou na FPUL e acho que te posso responder a algumas questões

Então, também vim de LH, também tive MACS e também não tive as melhores notas a MACS (muitas coisas em comum, não?). Para começar, a Psicologia é super, hiper, mega abrangente. Tens, literalmente, psicologia de tudo e mais alguma coisa! Tens clínica, educacional, organizacional, dos animais, da publicidade e consumidor, do ambiente, da comunicação, enfim, do que tu te lembrares, existe psicologia disso!
Em relação à investigação, eu conheço melhor da realidade portuguesa de Psicologia. Pode ser um mundo difícil, nomeadamente, se quiseres viver só da investigação. Há muitxs investigadores em Portugal e dentro da área da Psicologia, mas a maioria faz investigação e mais outra atividade. A investigação não te garante estabilidade financeira, ou seja, não tens garantia de receber dinheiro todos os meses, tens sempre de concorrer a bolsas para novas investigações e por isso a maioria dxs investigadores junta a investigação a mais alguma coisa: pode ser a docência universitária, pode ser a prática (clínica, educacional, empresas, do que tu quiseres), para ter mais estabilidade. Mas sim, é perfeitamente possível ser-se investigadorx em Psicologia em Portugal! Para isso, geralmente faz-se licenciatura + mestrado + doutoramento para se depois ter bolsas em investigação e continuar a investigar. Podes fazer investigação nas universidades, ou arranjar parcerias com câmaras e outras instituições que te possam pagar a investigação. Todxs xs meus e minhas storxs são investigadores, já agora ;) e é possível começares a dares passinhos na investigação logo na licenciatura, eu comecei a participar na investigação logo no 1º ano (entretanto o covid atrasou tudo, mas isso é outra história).
Em relação a vires de LH, da minha parte, a Estatística foi acessível. A 1ª-2ª aula foram tudo coisas que demos em MACS, o que te ajuda a perceber melhor os conteúdos iniciais (e sim, tive colegas de matemática A a aprenderem MACS nessas aulas), depois, é ires acompanhando, prestar atenção ao que as professoras (no nosso caso são professoras) ensinam e fazer os exercícios delas. Fui acompanhando as aulas a pouco e pouco, fazendo os exercícios, tirando as dúvidas e acabei com 15 no 1o semestre e 17 no 2o (a nossa estatística de 2o semestre é bem mais fácil que a do 1o) e por isso, acho que a parte de Estatística, com atenção e a fazer os exercícios, se faz bem ;) as profs também começam mesmo do início, como se não soubesses nada de Estatística: a minha 1a aula foi sobre média, moda e mediana.
Sobre as cadeiras mais ligadas à Biologia, Genética e cérebro, bom, eu também tinha algum receio por não ter bases de ciências naturais, mas sabia que já gostava muito do corpo humano. E olha, acabei a cadeira do cérebro a adorar saber mais do cérebro! Pensei que ia ter imensas dificuldades, nada! Fui sempre acompanhando semanalmente, e hoje em dia, adoro saber as bases do cérebro para qualquer processo psicológico! Acho mesmo interessante, e saber como ocorrem as lesões, o que falha, gosto mesmo muito disso! Mas, mesmo que não gostes, acho que lá está, se fores seguindo semanalmente, vais conseguir entender e passar. É tudo uma questão de persistência e tirar as dúvidas, sempre que as tiveres ;) Sobre Biologia e Genética, na minha faculdade o nosso stor é stor de Biologia e dá-nos demasiada Biologia para o nosso curso, a ideia dele é pôr-nos a par do 1º ano de Biologia, mas nós estamos em Psicologia

enfim, essa cadeira é que, neste momento, devido ao stor, é bastante difícil, até para pessoal de CTs, mas enfim, temos sebentas, várias sebentas e há vários colegas sempre dispostos a responder a dúvidas! E como o exame é de escolha múltipla, podes ter sorte e conseguir passar, e espero sinceramente que o programa vá mudando com os anos. Essa cadeira, na minha faculdade, devido puramente ao stor é que sim, é mais difícil, mas acho que se consegue passar à mesma, acho que dá para o 9,5. Também tens um trabalho que ajuda a que o exame não valha tempo, e as sebentas também te ajudam a entender a matéria dele. Nunca tive aulas presenciais com ele, não sei se as aulas ajudam muito.
Sobre as condições de acesso, bom, do CNAES podes ver no site da DGES e aqui no uniarea, e para a nossa faculdade, de facto a tua média pode ser um pouco baixinha, até porque nós pedimos dois exames. Mas, tens a transferência! Sim, podes fazer transferência para a nossa faculdade, não conheço as condições, acho que pedem os teus exames, possivelmente pedem nº de ECTs, mas não sei bem, mas podes fazer. Tenho duas amigas que entraram por essa transferência ;) por isso, acho que podes consultar o regulamento e, se puderes, tentar! Tentar não custa. E seja qual for o curso e a faculdade que escolheres, se puderes, faz sempre CNAES + transferência, podes não entrar por um e entrar por outro. E não faz mal aumentares um pouco o teu leque de opções. Uma das minhas melhores amigas não entrou pelo CNAES e entrou pela transferência. Por isso, se puderes, tenta ;)
Se precisares de mais alguma coisa, é só dizer, aqui ou no privado!
Beijinhos.