Psicologia

Ola! Este ano vou concorrer para psicologia na universidade de Coimbra ( só tenho esta opção pq não vou fazer o exame de português, e só tenho o exame de macs)! Apesar de ter uma boa média (16.5), tenho medo q as médias voltem a subir por isso vou também candidatar me a privada! Ouvi falar muito bem da católica do Porto? Gostava de saber se isto é verdade? E entre Coimbra e católica qual devo escolher? Obrigada
Ninguém te consegue responder quanto à subida das médias, tudo o que te disserem é pura especulação, tal como o que te vou dizer. Na minha opinião, as médias vão estabilizar e vão descer um pouco ou manter-se; os exames do ano passado foram uma autêntica festa e qualquer um os fazia, foi por isso que as médias subiram de forma descabida, sendo que este ano duvido que eles voltem a repetir a brincadeira.
Depende de quais são os teus objetivos e também depende dos cursos. Já testemunhei empresas que nem olhavam para as privadas e só empregavam alunos das públicas; a Católica tende a ter uma boa reputação, sobretudo a de Lisboa, mas depende também do curso.
Eu estudo Psicologia em Coimbra, na FPCEUC, por isso vou dizer-te para escolheres a FPCEUC sempre.

• Like
Reactions: ~tahani~
Ninguém te consegue responder quanto à subida das médias, tudo o que te disserem é pura especulação, tal como o que te vou dizer. Na minha opinião, as médias vão estabilizar e vão descer um pouco ou manter-se; os exames do ano passado foram uma autêntica festa e qualquer um os fazia, foi por isso que as médias subiram de forma descabida, sendo que este ano duvido que eles voltem a repetir a brincadeira.
Depende de quais são os teus objetivos e também depende dos cursos. Já testemunhei empresas que nem olhavam para as privadas e só empregavam alunos das públicas; a Católica tende a ter uma boa reputação, sobretudo a de Lisboa, mas depende também do curso.
Eu estudo Psicologia em Coimbra, na FPCEUC, por isso vou dizer-te para escolheres a FPCEUC sempre.
Ola! Muito obrigada pela sua resposta! Mas não percebi muito bem o que quiz dizer com “ depende de quais são os teus objetivos”! Obrigada

Última edição:
Ola! Muito obrigada pela sua resposta! Mas não percebi muito bem o que quiz dizer com “ depende de quais são os teus objetivos”! Obrigada
Depende do que pretendes fazer. Se queres ficar em Portugal, podes escolher a que consideras ser melhor ou mais conceituada, uma vez que cá ainda ligam a esses detalhes. Se tiveres intenções de emigrar, não importa muito a faculdade que escolhes, porque lá fora focam-se muito mais na experiência que tens do que de onde vens.
Isto é só um exemplo. Tens de considerar quais são os teus objetivos e planos e escolher a faculdade que melhor se adequa aos mesmos.

Depende do que pretendes fazer. Se queres ficar em Portugal, podes escolher a que consideras ser melhor ou mais conceituada, uma vez que cá ainda ligam a esses detalhes. Se tiveres intenções de emigrar, não importa muito a faculdade que escolhes, porque lá fora focam-se muito mais na experiência que tens do que de onde vens.
Isto é só um exemplo. Tens de considerar quais são os teus objetivos e planos e escolher a faculdade que melhor se adequa aos mesmos.
Ok! Muito obrigada pela ajuda!

Olá a todos/as!

Terminei, no ano passado, a minha licenciatura em Psicologia (na minha Universidade não existe Mestrado Integrado) e tive que me afastar durante este ano por motivos pessoais. No entanto, a opção de regressar aos estudos para concluir o Mestrado e assim poder exercer, está agora um pouco distante.
Gostaria de saber se alguém por aqui me consegue dizer que tipo de saídas profissionais existem para alguém licenciado em Psicologia (?)
Sei que não posso exercer a profissão de psicólogo autonomamente sem realizar o Mestrado, mas existe possibilidade de trabalhar minimamente em contacto com a área? É possível trabalhar na área dos Recursos Humanos, por exemplo?

Obrigado desde já e resto de uma boa noite!

Olá boa tarde,
Eu vou concorrer a psicologia na faculdade do porto no regime maiores de 23 anos.
Alguém já fez a prova nos anos anteriores ?
Precisava de algo para me orientar !🙏

Olá a todos/as!

Terminei, no ano passado, a minha licenciatura em Psicologia (na minha Universidade não existe Mestrado Integrado) e tive que me afastar durante este ano por motivos pessoais. No entanto, a opção de regressar aos estudos para concluir o Mestrado e assim poder exercer, está agora um pouco distante.
Gostaria de saber se alguém por aqui me consegue dizer que tipo de saídas profissionais existem para alguém licenciado em Psicologia (?)
Sei que não posso exercer a profissão de psicólogo autonomamente sem realizar o Mestrado, mas existe possibilidade de trabalhar minimamente em contacto com a área? É possível trabalhar na área dos Recursos Humanos, por exemplo?

Segundo o que tenho visto, a grande maioria das empresas/escritórios pede sempre mestrado na área de Gestão de Recursos Humanos/Psicologia/Economia e etc. Raras são as vezes, se é que já encontrei alguma que aceitasse licenciatura apenas. Esta é a minha experiência; não sei se terás sorte só com licenciatura, visto que por norma a mesma tende a ser sempre acompanhada por um mestrado que permite às empresas entender qual a tua área de especialização.
Nota: Leva isto com um "grain of salt", porque esta é apenas a minha experiência.

• Like
Reactions: warszsd
Segundo o que tenho visto, a grande maioria das empresas/escritórios pede sempre mestrado na área de Gestão de Recursos Humanos/Psicologia/Economia e etc. Raras são as vezes, se é que já encontrei alguma que aceitasse licenciatura apenas. Esta é a minha experiência; não sei se terás sorte só com licenciatura, visto que por norma a mesma tende a ser sempre acompanhada por um mestrado que permite às empresas entender qual a tua área de especialização.
Nota: Leva isto com um "grain of salt", porque esta é apenas a minha experiência.

Obrigado por partilhares a tua experiência!
Cumprimentos.

Olá a todos/as!

Olá!

A Ordem dos Psicólogues exige um mestrado para se exercer a profissão de psicólogue. Só com a licenciatura, em Portugal e na Europa não consegues fazer quase nada. Sei que podes, por exemplo, aplicar testes psicológicos mas não os podes cotar. Para trabalhar na área, creio que o melhor seja mesmo tirar o mestrado.
Não consegues tirar algum mestrado que gostes à noite?
Beijinhos.
Post automatically merged:

Olá boa tarde,
Eu vou concorrer a psicologia na faculdade do porto no regime maiores de 23 anos.
Alguém já fez a prova nos anos anteriores ?
Precisava de algo para me orientar !🙏
Olá!
Eu conheço a prova de M23 de Lisboa, não sei se ajuda? 😅 Também sou capaz de arranjar alguma bibliografia que possas precisar.

• Like
Reactions: ~tahani~
Alguém me consegue dar informações sobre o curso de psicologia na fpceup ? Sei que é um curso trabalhoso, mas gostaria de saber até que ponto vale a pena concorrer, visto que o curso em si não tem grande empregabilidade, não se justificando assim, na minha opinião, uma subida tão elevada da média de entrada, como aconteceu no ano anterior. Gostaria de ter informações sobre a exigência das cadeiras e basicamente do curso em si. Obrigada

• Like
Reactions: ana_f121
Olá! Eu acabei a licenciatura na Universidade do Algarve em Psicologia e agora queria seguir Neuropsicologia, mas não sei em que universidade. Em relação as privadas alguem tem uma ideia de como é o mestrado na lusófona e católica? Em relação as publicas, alguem tem uma opinião formada a respeito da neuropsicologia na UAlgarve ou Universidade de Coimbra?

Olá,
Saí do curso de direito porque era um curso do qual não gostei nada e agora estou a pensar em experimentar psicologia. Alguém que me possa falar sobre o curs? O que esperar? Etc?
Olá! Sou de Psicologia no Iscte, o que queres saber ao certo? :)

o que esperar… se é um curso muito teórico e difícil, ou se a pessoa gostar se faz bem. Se há mais vantagens ou mais desvantagens em ir para psicologia.
Bom, o curso, pelo menos na licenciatura, é teórico, sim. Quanto à questão da dificuldade, isso depende de cada um, mas diria que parece ser acessível.
Sobre haver mais vantagens ou desvantagens, creio que isso esteja aliado com os objetivos que tiveres. Ouvimos muito de que esta área não é a melhor no que toca a empregabilidade e tudo mais, embora talvez (talvez!) o panorama possa mudar... E dependendo da área de especialização que se pretende. Há a questão relativa aos anos de formação, o tempo que se leva, o que se tem de fazer para se poder exercer enquanto psicólogo. Se bem que estes dois pontos possam fugir à conversa do curso em si.
Falando sobre a licenciatura, uma vez que é a realidade na qual me encontro, e atendendo onde tenho, é teórica, sim, mas creio que ainda consegue ser abrangente, vasto, dando alguma noção de algumas áreas da psicologia e dando as bases.

Olá!

A Ordem dos Psicólogues exige um mestrado para se exercer a profissão de psicólogue. Só com a licenciatura, em Portugal e na Europa não consegues fazer quase nada. Sei que podes, por exemplo, aplicar testes psicológicos mas não os podes cotar. Para trabalhar na área, creio que o melhor seja mesmo tirar o mestrado.
Beijinhos.

Olá!
Eu conheço a prova de M23 de Lisboa, não sei se ajuda? 😅 Também sou capaz de arranjar alguma bibliografia que possas precisar.
Olá! A prova de M23 que conheces é de que faculdade? Se puderes disponibilizar-me alguma informação 😅 Obrigada!

o curso tem muita biologia, genética, ciência para uma pessoa de humanidades? É relativamente ao mercado de trabalho? Há perspetivas? Quais são os traços gerais do perfil de um profissional nesta área?
Bem quando se estuda neurofisolofia e neuropsicologia você vai sim ver a parte de ciência do celebro até, porque tem a parte neural da depressão e outros transtornos que todo psicólogo tem saber assim como todo psicólogo tem que esta ligado com os psicogarmacos. Já os percado de trabalho você tem varios leques e varias oportunidades onde se possa trabalha, tipo clicando, Tj, Social. Hospitalar entre outros. Cada Professional tem sua proria identidade isso não diz respeito de ser um robo e sim se você esta preparado a fazer uma escuta qualificada e sem julgamentos da pessoa que esta lhe procurando para isso.

Olá! Eu sou aluna de Psicologia na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Em relação ao curso no ISCTE, sendo um Instituto Superior de Ciências e Técnicas Empresariais (ISCTE), é obviamente mais voltado para a empresa e as organizações, logo a componente maior será a da psicologia dos recursos humanos, do trabalho e das organizações. No entanto, por aquilo que conheço, considero que é uma boa faculdade (só tem mesmo o inconveniente de ser muito voltada para a área empresarial). Aliás, foi a minha 1ª opção, apesar de neste momento estar contente por não ter entrado (na altura não conhecia este facto acerca do ISCTE). Em relação ao curso na minha faculdade (FPUL), é de facto mais generalista (apesar de a corrente me parecer sobretudo cognitivista e, portanto, uma boa opção para quem quer seguir investigação ou clínica). Também por aquilo que me tenho apercebido, a vertente maior é a psicologia clínica (temos 4 núcleos em clínica - sistémica, dinâmica, da saúde e da doença e cognitivo-comportamental integrativa), apesar de sermos bons em todas as outras! Para quem sabe que gosta de psicologia mas ainda não tem uma ideia da área em que se quer especializar, penso que é uma decisão mais inteligente vir para a faculdade de psicologia da UL do que ir para o ISCTE. No entanto, se já souberem que querem ir para Organizações, tanto o ISCTE (que é especializado nessa área) como a FPUL (que é generalista, mas que também é muito forte na área das Organizações) me parecem uma excelente ideia!
Para terminar, queria apenas alertar para o facto de esta ser a minha opinião... Provavelmente os alunos do ISCTE vos dirão coisas diferentes, assim como os meus colegas também podem ter uma visão diferente... Se tiverem mais dúvidas estão à vontade :)
Olá poderias me dizer qual foi a tua experiência acerca da empregabilidade, obrigada ❤️🙏🏻

Bem quando se estuda neurofisolofia e neuropsicologia você vai sim ver a parte de ciência do celebro até, porque tem a parte neural da depressão e outros transtornos que todo psicólogo tem saber assim como todo psicólogo tem que esta ligado com os psicogarmacos. Já os percado de trabalho você tem varios leques e varias oportunidades onde se possa trabalha, tipo clicando, Tj, Social. Hospitalar entre outros. Cada Professional tem sua proria identidade isso não diz respeito de ser um robo e sim se você esta preparado a fazer uma escuta qualificada e sem julgamentos da pessoa que esta lhe procurando para isso.
Olá poderias me dizer como foi a tua experiência acerca da empregabilidade do curso, obrigada pela atenção ❤️🙏🏻

Boas.

Aqui está um link que poderá ser útil para alguns indecisos.
A licenciatura em Psicologia do ISCTE foi considerado a melhor a nível nacional e entrou no top 200 do mundo.
Iscte é líder nacional na área da Psicologia

Até acho surpreendente pois o ISCTE, sendo um instituto universitário, e ser mais pequeno em termos de nº de alunos, nº de professores etc., até costuma ser prejudicado neste tipo de rankings.

Não sendo da área devo dizer que sempre ouvi falar bem da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, e parece-me que faz sentido avaliarem se pretendem enveredar por psicologia pura ou para a área da psicologia mais voltada para as organizações (empresas, associações, etc) antes de tomarem uma decisão. No privado também já ouvi falar do ISPA, mas parece-me inferior às duas anteriores.

Podem sempre optar pela licenciatura numa delas e o mestrado pela outra, pois isso enriquecerá o vosso curriculum.

Olá!

Beijinhos.

Olá!
Olá!
Pode por favor facultar-me essa informação?
Vou fazer a prova na universidade do porto, mas não encontro informação nenhuma.

Obrigada 😊