Aí está! A maior parte das pessoas tem essa ideia, mas gestão de marketing e marketing mesmo são vertentes totalmente diferentes, apesar de mesmo na comunicação teres coisas da área da gestão (mas não são o foco do curso). Na gestão de marketing aquilo é tudo muito mais virado para a parte dos negócios e comercial, na ESCS é pura comunicação. E não tens de agradecer, é para isso que cá estamos :)
Bem, quanto à ESCS... Eu sou suspeita, mas adoro! A ESCS é uma escola pequena comparativamente à maioria das faculdades, o que tem vantagens e desvantagens, claro. A meu ver, trouxe-me até agora mais vantagens que desvantagens: devemos ser cerca de 2000 alunos (mesmo com mestrados incluídos), portanto acabas por facilmente conhecer uma boa parte das caras de lá, independentemente do curso. E isto, na área da comunicação, é excelente, porque acabamos por precisar todos um pouco uns dos outros, tanto durante o curso como no mercado de trabalho. Tem a nível de recursos materiais muita coisa disponível (ainda que nem sempre seja na quantidade que é efetivamente necessária) tipo macs, os programas que aprendes nalgumas cadeiras (mais para a vertente do audiovisual e multimédia), estúdios de TV e rádio, câmaras fotográficas e de vídeo disponíveis para requisitar, etc.
Outra grande vantagem da ESCS é a nível do extracurricular. Temos muitos núcleos diferentes: número f - núcleo de fotografia, Nav - núcleo de vídeo, GAME - núcleo de marketing, ESCSFM - a rádio da ESCS, ESCSMagazine - a revista da ESCS, o E2 - programa de TV que dá na RTP2 às terças à noite, a Bright Lisbon Agency - uma júnior empresa, a tuna, o 8ª colina - jornal da ESCS, a AE, e espero não estar a esquecer-me de nenhum. A grande vantagem dos núcleos é que na maioria deles não tens de perceber do assunto para entrar - aliás, na maioria deles o propósito é mesmo aprender fazendo, independentemente do curso. Um exemplo: podes ser de RP mas adorar fotografia e inscreveres-te no número f para teres alguns workshops e cobrires alguns eventos. Ou podes ser de audiovisual mas ter interesse em fazer rádio, e inscreves-te na ESCSFM. Etc, etc, etc... Os núcleos são espetaculares porque te complementam bastante a nível de aprendizagem e isso é sempre uma mais-valia no mercado de trabalho!
As turmas são pequenas (semelhantes a uma turma do secundário: 30 pessoas) e praticamente fixas (fora os turnos que tenhas separados) portanto não há nada daquelas coisas de aulas em auditórios e professores que não sabem os teus nomes. E a propósito desta questão dos professores, também nisso a ESCS é vantajosa: como as turmas são pequenas, há um grande acompanhamento por parte da maioria dos professores o que faz com que a relação com estes seja espetacular (pelo menos comparativamente àquilo de que estava à espera quando fui para o Superior). Claro que há exceções e não vais adorar todos os professores, mas pelo menos há muito poucas cadeiras de que me possa queixar de não ter tido professores disponíveis. Ainda quanto a estes, pelo menos nas cadeiras específicas do meu curso eles são todos formados em RP (na ESCS) e portanto já estiveram no nosso lugar (mesmo com um plano diferente) e portanto muitas vezes compreendem-nos (para o bem e para o mal ahah). Há mesmo muitos que trabalham na área e isso é excelente porque te dá uma perspetiva do mercado muito mais fundamentada...
Há muito mais coisas que poderia dizer mas se ainda ficares com dúvidas sobre alguma coisa em específico, diz! Desculpa o testamento mas há realmente muito sobre que falar ahah
Boa sorte! Qualquer coisa, dispõe :)