Quão grande será o aumento das médias em economia/gestão?

• Olá! O Uniarea é a comunidade de referência em Portugal na área da Educação, tendo ajudado dezenas de milhares de jovens desde a sua criação em 2014. Se queres fazer parte do nosso projecto e acreditas na importância do trabalho que desenvolvemos, contribui para existência e desenvolvimento do Uniarea 🙏.

gw02

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2020
Bom dia.
Este ano acabei com a média do ensino secundário de 17,6 valores na área de economia e tive 17,4 valores no exame de Matematica A. Utilizando 50/50 para a nota de candidatura fico com 17,5 valores.
Pretendo entrar num curso de economia em Lisboa, mas tendo em conta a distribuição das notas do exame de Matemática A em que a nota mais comum foi de longe 19 valores, presumo que haverá um maior número de alunos a candidatar-se para as universidades que eu quero entrar, como a NOVA SBE, ISCTE e ISEG, refletindo-se no aumento da concorrência e na subida das médias.

A minha questão é se acham seguro candidatar-me para universidades/cursos cuja nota do último colocado do ano passado seja -1 valor que a minha, ou se acham que a subida das médias vai ser tão acentuada ao ponto de correr o risco de não entrar em nenhuma das opções, tendo de me candidatar a cursos em que a nota do último colocado tenha sido -2 valores para evitar não ser colocado em nenhuma universidade na 1ª fase.

Última edição:
Matrícula
9 Agosto 2020
Curso
Economia
Instituição
ISCTE-IUL
Hi! Em primeiro lugar muitos parabéns pelos resultados! Aconselho a colocares por ordem os cursos que realmente queres (pode ser que entres num desses) e como sexta opção algo parecido (que possas gostar) e que tenhas mais certeza que consegues entrar, assim se não entrares nas tuas outras opções consegues entrar nesta última, assim a tua entrada no ensino superior fica um pouco mais assegurada. Qualquer coisa que corra mal em 1° fase tens sempre a 2° fase e a 3° fase! Boa sorte! Espero ter ajudado de alguma forma!

• Like
Reactions: gw02

PedroVale

Membro
Matrícula
10 Agosto 2020
Boas, tendo por base a tua média no Iscte deves ser capaz de entrar. Tens um valor de diferença em relação ao ano passado pelo que parece ser seguro.
No meu caso tenho uma média de acesso de 17 V, vou concorrer a Economia e a Gestão no ISEG espero entrar e que as médias não ultrapassem este valor.

• Like

Tomas55

Membro Veterano
Matrícula
26 Agosto 2019
Para informática e gestão de empresas no ISCTE qual é que acham que vai ser a nota do ultimo colocado? É um curso que tem oscilado de ano para ano, adicionando ainda a inflação de notas pelo covid... :/ Tenho media de 15,6 neste momento mas penso que consigo 16,7 com a reapreciação de prova.

PedroVale

Membro
Matrícula
10 Agosto 2020
Se efetivamente conseguires uma média de 16.7 V diria que entras. Ficarias com mais de um valor de diferença da tua primeira opção pelo que penso ser seguro. Acho que vais conseguir. Tbm espero que as médias não aumentem drasticamente, quero entrar em Gestão no Iseg e apenas tenho um valor de diferença quando comparado com a média do último colocado no ano passado

Tomas55

Membro Veterano
Matrícula
26 Agosto 2019
Se efetivamente conseguires uma média de 16.7 V diria que entras. Ficarias com mais de um valor de diferença da tua primeira opção pelo que penso ser seguro. Acho que vais conseguir. Tbm espero que as médias não aumentem drasticamente, quero entrar em Gestão no Iseg e apenas tenho um valor de diferença quando comparado com a média do último colocado no ano passado
Pois é o q eu espero também. Eu sei q parece um exagero o aumento da nota na reapreciação mas realmente o corretor "comeu-me" um exercício obrigatório de 2 valores e como eu estava autoproposto a exame, este vale me como prova de ingresso e também de nota interna. Agora é esperar estas 7 semanas e rezar.

PedroVale

Membro
Matrícula
10 Agosto 2020
Admiro-me como é que isso acontece a um colega meu somaram-lhe mal a cotação e subiu 1,2 V. Vais aumentar e entrar no curso que queres, confia

Tomas55

Membro Veterano
Matrícula
26 Agosto 2019
Admiro-me como é que isso acontece a um colega meu somaram-lhe mal a cotação e subiu 1,2 V. Vais aumentar e entrar no curso que queres, confia
Muito obrigado pela ajuda. Boa sorte e espero que também entres! Abraço

gw02

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2020
Hi! Em primeiro lugar muitos parabéns pelos resultados! Aconselho a colocares por ordem os cursos que realmente queres (pode ser que entres num desses) e como sexta opção algo parecido (que possas gostar) e que tenhas mais certeza que consegues entrar, assim se não entrares nas tuas outras opções consegues entrar nesta última, assim a tua entrada no ensino superior fica um pouco mais assegurada. Qualquer coisa que corra mal em 1° fase tens sempre a 2° fase e a 3° fase! Boa sorte! Espero ter ajudado de alguma forma!
Obrigado! Apesar de não ter uma nota muito baixa, o receio da subida drástica das notas por causa dos resultados do exame de Mat têm tomado conta de mim. Irei pelo sim pelo não colocar em 6º lugar uma universidade com aproximadamente 3 valores de diferença da minha nota para ficar descansado.

Boas, tendo por base a tua média no Iscte deves ser capaz de entrar. Tens um valor de diferença em relação ao ano passado pelo que parece ser seguro.
No meu caso tenho uma média de acesso de 17 V, vou concorrer a Economia e a Gestão no ISEG espero entrar e que as médias não ultrapassem este valor.
Boas, espero que esse valor que tenho em relação ao ultimo colocado do ano passado seja suficiente. Achas muito improvável que as médias possam subir até 2 valores, já que muita gente teve boa nota nos exames e possivelmente se vão inscrever em Lisboa? Se assim for, tamos lixados XD.
Boa sorte para ti tbm!

PedroVale

Membro
Matrícula
10 Agosto 2020
Obrigado! Apesar de não ter uma nota muito baixa, o receio da subida drástica das notas por causa dos resultados do exame de Mat têm tomado conta de mim. Irei pelo sim pelo não colocar em 6º lugar uma universidade com aproximadamente 3 valores de diferença da minha nota para ficar descansado.

Boas, espero que esse valor que tenho em relação ao ultimo colocado do ano passado seja suficiente. Achas muito improvável que as médias possam subir até 2 valores, já que muita gente teve boa nota nos exames e possivelmente se vão inscrever em Lisboa? Se assim for, tamos lixados XD.
Boa sorte para ti tbm!
Hey na minha opinião as médias devem apenas subir no máximo 1 valor, aqueles que tiveram médias acima de 17.5 devem escolher a Nova e a Faculdade do Porto. Além disso a Nova aumentou as vagas em 35 lugares pelo que talvez dê alguma folga. Com 17.5 V entras no Iscte. Temos ambos médias já bastante elevadas e no meu caso uma boa média de secundário (fator que nem todos têm). Além disso existem muitos outros cursos que exigem Mat como prova de ingresso. Vamos manter a positividade, conseguimos entrar. Btw conheces muitas gente que se vá candidatar a Gestão ou a Economia? Se sim com que médias?

• Like

gw02

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2020
Hey na minha opinião as médias devem apenas subir no máximo 1 valor, aqueles que tiveram médias acima de 17.5 devem escolher a Nova e a Faculdade do Porto. Além disso a Nova aumentou as vagas em 35 lugares pelo que talvez dê alguma folga. Com 17.5 V entras no Iscte. Temos ambos médias já bastante elevadas e no meu caso uma boa média de secundário (fator que nem todos têm). Além disso existem muitos outros cursos que exigem Mat como prova de ingresso. Vamos manter a positividade, conseguimos entrar.
Esperemos que sim. Quanto a existirem muitos cursos a exigirem Matemática concordo plenamente e esse facto tem sido o que me alivia um pouco (acho, sem base em nenhuma informação, que a maioria dos alunos com boas notas a matemática se devem de candidatar a cursos na area de ciencias e tecnologias).

Btw conheces muitas gente que se vá candidatar a Gestão ou a Economia? Se sim com que médias?
Que se vão candidatar a Lisboa não conheço ninguém já que para muitos o exame não correu muito bem. Foi por isso que vim aqui expressar o meu receio quanto à subida das médias.

PedroVale

Membro
Matrícula
10 Agosto 2020
Sim muitos cursos da área de ciências exigem o exame de Mat, dá-nos um certo alívio. Bem se o exame não lhes correu bem é um ponto a favor para nós. Embora as médias aumentem, o aumento não deverá ser assim tão expressivo. Diria que o aumento das médias dos cursos se irá sentir mais em cursos com a média entre o 12 e o 15, enquanto que aqueles com uma média de 16 V para cima deverá ser de algumas décimas (dada a reduzida margem de manobra).

PedroVale

Membro
Matrícula
10 Agosto 2020
No problem, pois sendo assim é mais difícil, já procuraste o mesmo curso noutras instituições?

Alice Caipira

Membro
Matrícula
19 Dezembro 2019
No problem, pois sendo assim é mais difícil, já procuraste o mesmo curso noutras instituições?
já, para a instituição que meti em primeira opção tenho diferença de 3.7 valores em relação ao último colocado do ano passado
acho que não será muito difícil entrar mas daí veio a minha pergunta
obrigada na mesma ;)

PedroVale

Membro
Matrícula
10 Agosto 2020
Sendo assim não te preocupes, mesmo que aumente vais entrar à vontade. Tens uma grande diferença em relação à média do ano passado. Acho que não te precisas de preocupar, vais conseguir entrar, boa sorte.

gw02

Membro Caloiro
Matrícula
9 Agosto 2020
Sim muitos cursos da área de ciências exigem o exame de Mat, dá-nos um certo alívio. Bem se o exame não lhes correu bem é um ponto a favor para nós. Embora as médias aumentem, o aumento não deverá ser assim tão expressivo. Diria que o aumento das médias dos cursos se irá sentir mais em cursos com a média entre o 12 e o 15, enquanto que aqueles com uma média de 16 V para cima deverá ser de algumas décimas (dada a reduzida margem de manobra).
Esperemos que sim. E tu? conheces alguém que se vá candidatar a estes cursos e as respetivas médias?