Química 12º ano: Projeto de Investigação (temas, recursos, exemplos, etc.)

diana_marques

Membro Caloiro
Matrícula
21 Setembro 2020
Olá! Comecei agora a Química de 12º ano, e ao longo do ano vou ter de desenvolver um projeto de investigação, com componente teórica e, se possível, prática, sobre um tema que relacione a química com outra área científica/um aspeto do quotidiano (como o ambiente, a arte, a engenharia, a alimentação, etc.). No entanto, ainda não consegui perceber bem o que é para fazer em concreto...

Será possível alguém me explicar mais ou menos?? Ou partilhar um ficheiro com o "passo a passo", ou ainda, um exemplo da parte teórica para eu entender o que é preciso incluir e a estrutura que é preciso usar.

Eu sei que aquilo que é preciso dizer depende, como é óbvio, do tema que se escolhe, mas imagino (digam-me se estiver enganada!) que, tal como o ensaio de filosofia do 10º/11º, seja preciso seguir uma ordem, ou conjunto, de tópicos, que depois se adaptam ao tema. Por exemplo, no ensaio filosófico, que a minha professora pediu, o título tinha de ser em forma de pergunta, o primeiro parágrafo tinha de explicar brevemente o problema que iria ser discutido e a posição que o aluno defendia, o segundo parágrafo tinha de explicar a importância desse importância, etc.

Emanuel Santas

Membro Caloiro
Matrícula
28 Janeiro 2019
Olá! Estou precisamente na mesma situação. Foi me proposto desenvolver um trabalho de projeto sobre o Tema "A Química e a Alimentação". O único documento que me foi disponibilizado foi o que vai em anexo. Não nos é dado grande coisa, mas dá sempre uma ajuda. Bom trabalho!

Attachments

diana_marques

Membro Caloiro
Matrícula
21 Setembro 2020
Olá! Estou precisamente na mesma situação. Foi me proposto desenvolver um trabalho de projeto sobre o Tema "A Química e a Alimentação". O único documento que me foi disponibilizado foi o que vai em anexo. Não nos é dado grande coisa, mas dá sempre uma ajuda. Bom trabalho!
Obrigada pelo documento! Não tenho dúvidas de que será uma grande ajuda.

• Like
Reactions: Emanuel Santas
Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
reis12 Soluções do Questionário Laboratorial 1.5 do Livro Eu e a Química 12º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D Projeto de Química 12º ano Ensino Secundário 6
dioguinho Química ou Física 12º Ano Ensino Secundário 3
edubar01 Manual Química 12º Ano - Novo 12 Q Ciências 0
G Química 12º ANO Ensino Secundário 6
Sofia122 Testes Biologia 12º e Química 12º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
carolinatxx Livro Química 12º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 7
Sofia122 Resumos Biologia 12º e Química 12º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 5
E Biologia 12º e Química 12º Dicas e Ajudas Ensino Secundário 31
Anaísa_ratão Exame de Física-Química 2020/2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
C HELPPPP: relatórios de química Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C química Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
D Experiência no curso de química Ciências 0
J Livros de preparação para Biologia e Geologia e para Física e Química A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Física-Química vs. Biologia Geologia Ensino Secundário 4
F Substituir o exame de Física e Química A pelo de Geomrtria Descritiva A Exames Nacionais e Provas de Ingresso 3
M Recursos para o exame de Fisíca e Química A Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
C Preciso de química de 12° para estudar biotecnologia? Tecnologias 1
O Recursos "11F" e "Eu e a Química 11" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Ant19 Química - Exercício Ensino Secundário 0
L Manuais Fisica e Química do professor, com soluções Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Catarina M Ferreira Soluções manual de Física 11 F (texto editora) e Química 11 A Areal editora - 11º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
CatarinaSSB Manuais Física e Química Pedido de Recursos - Ensino Secundário 6
K Há Química entre Nós 10 Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
J Soluções do caderno de laboratório "Eu e a química 11" Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
B Alguém tem as soluções das fichas de física e química do site estuda fq? Obg Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
catarinasousa Explicações de Matemática e Fisico-Química Ensino Secundário 0
J Testes Química A- 10ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
A Resoluções do Caderno de laboratório "eu e a química" 10ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
E soluções de física e química 11.º ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
S Soluções do Caderno de Laboratório de Física e Química do 10ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
Lipita0209 Química Entre Nós 10º SOLUÇÕES Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Rawyurs Exame Nacional Física - Química 2020/2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 5
I Química e sugestões de cursos Ciências 4
B Recursos Físico-Química 7ºAno Pedido de Recursos - Ensino Básico 0
S Química 12 ano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
L Dúvidas a Química - Diluições Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
D Livros Química Ensino Superior - Geral 0
D Livros de Química Pedido de Recursos - Ensino Secundário 3
P Boa tarde. Alguém seria capaz de me disponibilizar o dossier do professor 11ºano do ano 2018 da disciplina de físico química? Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
B Resumos Química geral Ensino Superior - Geral 0
M Exame Física e Química 2021 Exames Nacionais e Provas de Ingresso 10
F Fichas de Trabalho QUÍMICA ENTRE NÓS • 10ºano Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Cindy Fr Explicações de Física e Química e Biologia e Geologia Ensino Secundário 6
B Cadeira de química geral Ensino Superior - Geral 2
M Livros Física e Química 10º e 11º Pedido de Recursos - Ensino Secundário 0
Susana Silva Educação Procuro Professor/Explicador/Aluno na área de Física. (Física e Química). Pedido de Recursos - Ensino Secundário 1
A Conteúdo online para Cálculo I, Química e Elementos da Física Ensino Superior - Geral 1
R FCUL Química Candidatos 2020/2021 - Discussão Geral 0
TomásOliveira Trabalho de Química 12ºano Ensino Secundário 1