Química/ Química Medicinal/ Engenharia química

Rita Vieira

Membro
Matrícula
12 Janeiro 2016
Curso
Química Aplicada
Instituição
FCT-UNL
Olá pessoal!

Gostava de saber qual a diferença entre química e engenharia química. E qual terá possivelmente maior empregabilidade no futuro?
Já em relação a química medicinal da UC, o que acham do curso? Vale a pena?
Por último, gostava de saber o que acham da UC.

Obrigada !! :grinning:

Olá! Estou a estudar na UC e posso dizer-te que estou a gostar bastante. Não te sei dizer nada em específico sobre esses cursos, pois não estou neles nem conheço ninguém que esteja, mas posso esclarecer-te em qualquer questão que queiras colocar sobre estudar na UC no geral ou sobre o meu curso.

Olá! Aqui vão algumas perguntas. Qual é o teu curso? Estás em algum apartamento/residência universitária? Como é o ambiente na UC?

Penso que é tudo. Gostava mesmo de falar era com alguém que frequenta algum destes cursos, mas obrigada pela opinião! :grinning:

Olá! Apercebi-me que ainda não tinha respondido às tuas perguntas. O meu curso é Ciências Bioanalíticas na FFUC. Estou num apartamento, mas não é da faculdade, é alugado a um senhorio aqui em Coimbra. Até agora tenho gostado bastante do ambiente na UC no geral. Se quiseres saber mais sobre algo em que te possa ajudar, está à vontade para perguntar! :) E de qualquer forma, que corra tudo bem contigo!

Olá pessoal!

Gostava de saber qual a diferença entre química e engenharia química. E qual terá possivelmente maior empregabilidade no futuro?

Tanto química como eng. química são boas opções, mas se gostares mesmo aconselho química ;)

Olá pessoal!

Olá Rita! Estou a acabar o 1º ano em engenharia química na Universidade de Aveiro. Bem, sobre as tuas perguntas, engenharia química está mais ligada à criação de reatores, processos de e separação, dimensionamento de unidade como bombas e permutadores ou seja, engenharia química está mais ligada à parte industrial mas também tens sempre a vertente da investigação. Química como sabes está mais ligada aos laboratórios. Em termos de empregabilidade no futuro creio que engenharia química está bem conceituada em termos de percentagem de antigos alunos já a "trabalhar". Não te posso esclarecer sobre o que acho da Universidade de Coimbra pois não estudo lá mas a Universidade de Aveiro é espetacular para cursos de engenharia e ciências pois é uma universidade relativamente nova, com novos equipamentos e professores experientes! Não sei se acompanhas o facebook da UA mas se reparares, muitos dos professores da UA ganham prémios internacionais. É assim, a escolha é tua mas era engraçado eu ver-te para o ano por estes lados na Veneza de Portugal ;)

Boa tarde,
Gostaria, se possível, que alguém falasse sobre o curso de Química Medicinal... Pelo que pesquisei sobre o curso está mais relacionado com investigação e tem alta empregabilidade é isto verdade?
Em que áreas concretas pode se pode trabalhar com este curso?
Gostava de informações sobre as praxes, dificuldade do curso, se está ou não a corresponder às expectativas, etc...

Obrigada! :)

Boa tarde,

Gostaria que alguém falasse um pouco sobre os cursos de Química Medicinal e Química Aplicada.
São cursos que me interessam por gostar de Química e por terem taxas de desemprego bastante baixas. Serão uma boa escolha?

Muito obrigada!! :)

Boa tarde,

Gostaria que alguém falasse um pouco sobre os cursos de Química Medicinal e Química Aplicada.
São cursos que me interessam por gostar de Química e por terem taxas de desemprego bastante baixas. Serão uma boa escolha?

Muito obrigada!! :)
Cuidado com as taxas de desemprego. Como esses são cursos com poucos alunos a taxa de desemprego flutua muito de ano para ano, não é muito conclusivo. Quando vires no infocursos vê também a barrinha que fala no desemprego na área de formação. Nesse caso flutua menos. No caso de cursos maiores já começa a ser mais relevante a taxa de desemprego.

Olá pessoal!

Química é química, uma ciência, em que aprendes as reacções que ocorrem e porquê, e as respectivas técnicas laboratoriais.
Engenharia química é engenharia, em que tens muita matemática, alguma física e química, e o centro do curso são termodinâmica, mecânica de fluidos, cinética química, equipamentos industriais, processos industriais e controlo de sistemas.

Olá, eu estou indeciso acerca do curso de Química Medicinal... Alguém me pode informar sobre ele (eu sei que há informação na net, mas eu queria comentários porque a experiência do curso conta mais do que palavras).