Química

joaord

Membro Caloiro
Matrícula
3 Maio 2015
Estou a considerar seguir o curso de química, só não sei bem para onde hei-de ir, como as vagas nunca ficam completas entro onde quero, entre Porto, Aveiro e Coimbra, gostava de saber o feedback de quem frequenta, acerca do curso em si e do futuro da área.

• Like
Reactions: AnaCM
Estou a considerar seguir o curso de química, só não sei bem para onde hei-de ir, como as vagas nunca ficam completas entro onde quero, entre Porto, Aveiro e Coimbra, gostava de saber o feedback de quem frequenta, acerca do curso em si e do futuro da área.

Estive no 1º ano de química no porto e posso dizer-te que é um curso óptimo :) o pessoal é fixe, e o curso em si (em termos de cadeiras) não é muito complicado, mas como é claro há sempre uma cadeira ou outra que exigem mais trabalho. No primeiro semestre as cadeiras são quase todas feitas por exame, no 2º tens mais testes e no geral é o semestre mais trabalhoso. Os professores são bons, mas pode haver um ou outro menos simpático :p
Em termos de empregabilidade, penso que até nem está muito mau... É uma área muito mais abrangente do que possa parecer ;)

Em suma, recomendo!! :D

Boa tarde,
Sou aluna do ensino secundário e vou concorrer agora na segunda fase de acesso ao ensino superior e como tal tenho algumas dúvidas. Estava interessada em Bioquímica mas deparei-me com o facto de as vagas estarem totalmente preenchidas (embora saiba que agora depois das matrículas possam existir mais vagas) então comecei por ver algumas oportunidades e queria opiniões sobre em fazer licenciatura em Química e depois mestrado em Bioquímica? O meu sonho foi sempre trabalhar num laboratório mais virado para a área da saúde.

• Like
Reactions: Raquel and gui5000
Boa tarde,
Sou aluna do ensino secundário e vou concorrer agora na segunda fase de acesso ao ensino superior e como tal tenho algumas dúvidas. Estava interessada em Bioquímica mas deparei-me com o facto de as vagas estarem totalmente preenchidas (embora saiba que agora depois das matrículas possam existir mais vagas) então comecei por ver algumas oportunidades e queria opiniões sobre em fazer licenciatura em Química e depois mestrado em Bioquímica? O meu sonho foi sempre trabalhar num laboratório mais virado para a área da saúde.

Química é o melhor curso de sempre :p ahahah xD mudei, é verdade, mas é um curso que vale realmente a pena :) mais que bioquímica! Vais encontrar lá muitos outros alunos que também queriam bioquímica e que por lá ficaram porque é mesmo bom :) Essa tua opção de licenciatura e depois mestrado é a opção de muitos e a mais rentável, pois a química tem inúmeras aplicações! E podes então depois completar toda essa grande formação que recebes com um mestrado em bioquímica :D tenho pena que haja cada vez menos alunos nesse curso... Se realmente escolheres química, espero que gostes ainda mais do que eu gostei ;)

Olá. Há poucos dias perguntei quais as saídas profissionais para Bioquímica... gostaria de saber quais são as saídas profissionais para Química. Há muitas diferenças entre estes dois cursos ?

Obg :)

Olá. Há poucos dias perguntei quais as saídas profissionais para Bioquímica... gostaria de saber quais são as saídas profissionais para Química. Há muitas diferenças entre estes dois cursos ?

Obg :)

Honestamente penso que a diferença não é muito grande... Simplesmente bioquímica está mais relacionado com biologia enquanto química é mais abrangente... Tanto um campo como outro têm muito por onde se escolher... Talvez a melhor forma de te ajudar a acabar com as dúvidas seja ires ao site de uma universidade e veres quais as cadeiras disponíveis em cada curso :)
Quanto às saídas profissionais de química... É uma pergunta um bocado complicada mesmo para quem está em química. Há tanta coisa que um químico pode fazer! :p

• Like
Reactions: Naerok7
Olá!
Candidatei-me à licenciatura de Química, e como não encontro muito informação sobre o curso na internet, gostava de saber opiniões, feedback sobre o curso.
A minha média de entrada é 15,6 , e a média do último colocado ronda o 10/11. Quando me candidatei tinha a certeza que entrava por ter uma média confortável, mas agora estou a ter dúvidas em relação à certeza de ser colocada porque vi algures um documento que dizia as médias de entrada de alunos de anos passados, em que mostrada que a maioria tinha entrado com 16/17/18 .

De qualquer maneira, era ótimo ter algum feedback de quem frequentou, frequenta ou conhece minimamente o curso.

Olá, eu sou aluno de 12° ano e gostava de seguir química no entanto a taxa de desemprego e a empregabilidade assusta-me um pouco...
Será que hj em dia vale a pena seguir o curso de química? Como está a nível de desemprego?

• Like
Reactions: André Vicente
Boas, sou aluno do 12º e ando à algum tempo a pensar a que curso devo concorrer, e acabei por chegar à conclusão que o curso que me chama mais à atenção é o de química ( na FCUP ).
Gostaria que alguém a tirar o curso, na FCUP ou em qualquer outra faculdade, obviamente, me pudesse dizer como se sente, qual a dificuldade do curso e a sua opinião no geral.

Outra dúvida que tenho: Com que ''notas'' tenho que acabar o 12º ano para concorrer a bolsa de estudo, e se os exames têm alguma influência.

Olá @Hugo Almeida , bem-vindo,
Na parte do curso de química não te consigo ajudar. Quanto a isto:
Com que ''notas'' tenho que acabar o 12º ano para concorrer a bolsa de estudo, e se os exames têm alguma influência.
A bolsa de estudos não depende da nota do secundário nem dos exames, mas sim dos rendimentos do teu agregado familiar.

Olá a Todos! Estou a pensar entrar em Química, mas estou preocupada se os valores de empregabilidade, hoje em dia, estão bons ou não. Sabem me dar informações?

Olá, estou a pensar candidatar-me ao curso de química em Coimbra. Alguém me poderia falar um pouco do curso, vantagens/desvantagens e as maiores dificuldades que apresenta? Obrigada

Bom dia.

Eu acabei agora o 12º ano e (como toda a gente) tenha mil e uma perguntas sobre a próxima etapa, a universidade.

Eu sempre fui interessado em Química e tenho mais ou menos a certeza (uns 90% vá) que essa é a área que quero seguir. No entanto existem varias saídas com Química e eu pouco ou nada sei delas. A que me captou mais a atenção foi esta Engenharia Química por: A). ser uma engenharia e hoje em dia é isso que está a dar para um bom futuro profissional e B). haver uma certa "impressão comum" que este é o melhor curso no ramo de Química.

Bom, sem querer por a comparação de universidades ao barulho (ainda, vamos por partes), gostaria de saber, de quem frequenta ou já frequentou o curso, ou tenha conhecimento suficiente sobre o dito, a sua opinião em certos aspectos, sendo estes:

• Não se pode estar interessado neste curso sem ouvir a velha frase assustadora: "este é um, senão o, curso mais difícil de todos, ainda mais difícil que medicina... etc etc", com medo de já saber a resposta, pergunto: Isto é verdade? O que vos leva a dizer isso? Qual a vossa opinião pessoal sobre a dificuldade do curso?

• Sendo uma engenharia, sabe-se que o curso equilibra a química com física e matemática, assim como biologia e computação (sendo que estas vêm em menos quantidade, digo eu), mas eu estou curioso para saber como funciona essa partilha. Embora já tenha visto diversos planos curriculares a duvida persiste: Como funciona a partilha das matérias/cadeiras/carga horaria destas 3 áreas? Se tivesses que atribuir uma percentagem de quantidade a cada uma, como atribui-as? Será a química realmente o principal foco do curso?

• No que diz respeito à divisão entre teórico e pratico, como é que este curso atua? Será o teórico maior que o pratico, ou ambos sensivelmente equivalentes? Acham que a componente prática do curso é satisfatória, ou somos afundados com teoria durante 3/5 anos?
E por fim, peço desculpa pela quantidade de ignorância:

• Em comparação da Engenharia Química (mestrado integrado), com a Química (como licenciatura) e com a Farmácia/ciências farmacêuticas: Quais são as principais diferenças e semelhanças entre as 3? Qual me daria melhor/mais saídas profissionais? Qual destas 3 é que um entusiasta da química, um interessado da matemática e um não tao apreciador, porem tolerável, da física e da biologia se encaixava melhor?

• E já agora, reparei que uma das saídas profissionais da Engenharia Química é a farmacêutica. Qual a facilidade ao nível da aceitação/probabilidade, no mercado de trabalho, de ingressar na farmacêutica com esse curso? E que funções é que um engenheiro químico pode desempenhar ai que farmacêuticos não podem, ou que não sejam tao direcionados para o dito.
Obrigado pela atenção e sobretudo pela paciência. Agradeço todas as respostas que me possam fornecer a qualquer uma das perguntas que coloquei pois podem ter a certeza que serão bastante uteis e que existem por ai outros pré-caloiros com passarinhos sob a cabeça a cantar as mesmas perguntas.

Obrigado.

• Em comparação da Engenharia Química (mestrado integrado), com a Química (como licenciatura) e com a Farmácia/ciências farmacêuticas: Quais são as principais diferenças e semelhanças entre as 3? Qual me daria melhor/mais saídas profissionais? Qual destas 3 é que um entusiasta da química, um interessado da matemática e um não tao apreciador, porem tolerável, da física e da biologia se encaixava melhor?

Olá! Eu estou em Ciências Farmacêuticas, mas posso ajudar-te um bocadinho.

Ciências Farmacêuticas tem um grande foco em Biologia tal como em Química. Ao nível de Biologia foca-se sobretudo no ser humano e nas doenças e não tanto na Biologia que se aprende no 10º/11º (só talvez 2 ou 3 cadeiras vão buscar alguns conhecimentos do secundário, de resto as outras não vão). A química em Ciências Farmacêutica foca-se mais na Química Orgânica (apesar de Química Inorgânica ser essencial) e Bioquímica. Portanto, é uma questão de veres se queres estudar para além de muita química, uma grande quantidade de Biologia.
O curso tem uma quantidade qb de matemática. Tens uma cadeira de matemática no início onde depois vais usar essas ferramentas para resolver problemas ao nível de Química-Física. Relacionado com física tens algumas cadeiras, mas é muito aplicada às ciências da saúde e que se cruza muitas vezes com Biologia e Química.

olá, alguem me podia esclarecer sobre o curso de quimica, quais as saídas proficionais etc...
Pareceu-me um curso intressante e pretendo-o meter em primeira opção na universidade de Aveiro.

Olá, eu gostava imenso de seguir Química, porém o meu curso no secundário foi Ciências Económicas. Na Universidade de Aveiro posso entrar com o exame de matemática mas será boa ideia ir para este curso não tendo tido a disciplina de Fisico-Quimica durante o secundário?