Quais as 10 perguntas que gostarias de ver respondidas sobre um curso superior?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
No seguimento de conversas antigas sobre como podemos criar uma nova rubrica que dê a conhecer melhor os vários cursos superiores, e fruto de uma discussão entre a equipa Uniarea (obrigado @Fraser ), surgiu a ideia de definir 10 perguntas a serem colocadas aos alunos dos vários cursos superiores.

A ideia será depois criar uma nova série de artigos do estilo: "10 perguntas a um estudante de... [inserir curso]"

Assim, coloquem as vossas sugestões de quais acham que deveriam ser essas 10 perguntas e arrancamos com isto depois desta época de exames do ensino superior. :wink:

O número 10 é indicativo e poderá ser ajustado. :tonguewink:

D

Deleted member 2018

Guest
Ok eu começo :grin:

O que te levou a escolher o teu curso?
Como tem sido a experiência de estudar "X Curso"?
O que recomendarias a alguém que se fosse candidatar ao ensino superior para o ano? E a um caloiro?

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Quais são as tuas expectativas a nível de conseguires, caso queiras, um emprego na tua área de estudos?
Quais são as perspectivas para um recém-licenciado na tua área?
É incentivada a continuação da carreira académica na tua área, seja a nível de mestrados/doutoramentos ou pós-graduações?

gbmadureira12

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
1 Fevereiro 2015
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Quão abrangente é a área que escolheste?
Consideras que o plano de estudos do curso permite a aquisição das competências base que um recém formado deve ter nessa área ou consideras que o envolvimento noutras atividades paralelas seria importante?

sheepy

Membro Dux
Colaborador Editorial
Matrícula
20 Novembro 2014
Curso
Medicina
Instituição
FMUP
Estou a achar interessante que as perguntas caem em duas categorias principais: sobre o curso em si, mas também sobre a experiência/perspectiva da pessoa :) (coisa que, confesso, não pensaria em perguntar)

blackuro

Criadora do maior tópico do fórum
Colaborador Editorial
Matrícula
23 Agosto 2015
Curso
Medicina Veterinária
Instituição
ICBAS
Estou a achar interessante que as perguntas caem em duas categorias principais: sobre o curso em si, mas também sobre a experiência/perspectiva da pessoa :) (coisa que, confesso, não pensaria em perguntar)
Sinceramente, acho mais interessante a parte do curso em si, mas também é bom saber como funcionam as coisas a nível interpessoal :)
Por falar nisso:

Qual foi a coisa que achaste mais difícil na tua adaptação à faculdade?

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Relações Públicas e Comunicação Empresarial
Instituição
ESCS-IPL
1- Em que consiste o teu curso? (Para cursos cujo nome não seja esclarecedor o suficiente ou áreas pouco conhecidas)
2-Quais são as saídas profissionais do teu curso?
3-Que factores tiveste em conta quando escolheste o teu curso?
4-Qual a cadeira que mais gostaste até agora e qual a cadeira que te deixa maior curiosidade?
5-Tiveste em conta a empregabilidade quando escolheste o curso? Achas que há muitas vagas de emprego nessa área?
6-Sentes que tens vocação para o teu curso? Achas que isso é importante para o teu sucesso?
7-Consideras que o teu curso é completo, isto é, que adquires as principais competências que um profissional dessa área deve ter?
8-Escolheste esse curso por causa do curso em si, pela faculdade ou pela conjugação dos 2 fatores?
9-Consideras o teu curso difícil? Porquê?
10-Se soubesses o que sabes hoje, candidatavas-te para o mesmo curso novamente?

Como é que isto vai funcionar? Vão escolher as perguntas e abrir um tópico novo? É muito interessante, gostava muito de responder

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Como é que isto vai funcionar? Vão escolher as perguntas e abrir um tópico novo? É muito interessante, gostava muito de responder
Depois de fecharmos as perguntas (até à próxima semana?), a ideia será contactar alunos que frequentem os cursos para as responder. Inicialmente tinha pensado publicar no site, integrado numa nova rubrica dos Artigos, mas se calhar aqui no fórum pode trazer uma maior interação. Que vos parece?

• Like
Reactions: Maria and Raquel
Matrícula
31 Janeiro 2016
Pretendo entrar numa das seguinte universidades: Universidade do Minho, ISCTE, ISEG e Universidade de Coimbra, no curso de Economia.
As minhas perguntas são:
1- O curso têm apenas vertente teórica? Ou tem prática também?
2- As cadeiras são todas lecionadas em Português? Ou depende da universidade e da cadeira?
3-Quais as cadeiras que na tua opinião são mais complicadas para serem feitas?
4- Como avaliam a vida académica nas instituições?

Última edição:
  • Like
Reactions: garfo101

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Instituição
ESCS-IPL
Depois de fecharmos as perguntas (até à próxima semana?), a ideia será contactar alunos que frequentem os cursos para as responder. Inicialmente tinha pensado publicar no site, integrado numa nova rubrica dos Artigos, mas se calhar aqui no fórum pode trazer uma maior interação. Que vos parece?
Por um lado, aqui de facto traz mais interação e permite que os futuros-caloiros tirem dúvidas diretamente com as pessoas dos cursos nos quais eles têm interesse. Por outro acho que mesmo no site fica mais "arrumadinho" e com maior visibilidade. Não sei!

• Like
Reactions: Raquel and davis

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Por um lado, aqui de facto traz mais interação e permite que os futuros-caloiros tirem dúvidas diretamente com as pessoas dos cursos nos quais eles têm interesse. Por outro acho que mesmo no site fica mais "arrumadinho" e com maior visibilidade. Não sei!
Pois, lá está! :tonguewink: Se calhar optamos por publicar no site, encaminhando no fim para um tópico no fórum em que se possa continuar a discussão. Eventualmente o primeiro post reproduziria o conteúdo do artigo.

Daniela Abreu

Membro Veterano
Colaborador Editorial
Matrícula
10 Março 2015
Curso
Instituição
ESCS-IPL
Pois, lá está! :tonguewink: Se calhar optamos por publicar no site, encaminhando no fim para um tópico no fórum em que se possa continuar a discussão. Eventualmente o primeiro post reproduziria o conteúdo do artigo.
Pois, se calhar é o melhor! :)

• Like
Reactions: davis

rfultrastars

Membro
Matrícula
16 Junho 2015
Curso
Economia
Instituição
FEUC
Pretendo entrar numa das seguinte universidades: Universidade do Minho, ISCTE, ISEG e Universidade de Coimbra, no curso de Economia.
As minhas perguntas são:
1- O curso têm apenas vertente teórica? Ou tem prática também?
2- As cadeiras são todas lecionadas em Português? Ou depende da universidade e da cadeira?
3-Quais as cadeiras que na tua opinião são mais complicadas para serem feitas?
4- Como avaliam a vida académica nas instituições?
Olá, eu ando no 1º ano de economia da Universidade de Coimbra.
Quanto ás tuas perguntas, posso-te responder tendo em conta o que colegas mais velhos me têm dito:
1 - O curso é conhecido por ter uma vertente mais teória, contudo também tem algumas disciplinas práticas.
2 - Sim são, menos a de inglês, e acho que algumas opcionais do 3º ano. Contudo algumas têm os materiais de apoio em inglês.
3 - De 1º ano, sem dúvida que Microeconomia, e Calculo I, dos outros anos, tenho ouvido falar muito mal de Econometria, contudo isso deriva muito de pessoa para pessoa.
4 - A vida académica em coimbra é muito conhecida, existe uma forte tradição, e também são todos muito simpáticos :)
Espero ter ajudado :)

• Like
Reactions: McBi and garfo101

Joana Antunes

Membro
Matrícula
11 Julho 2015
Já desde o verão passado ando a escrever um texto sobre as minhas experiências na faculdade e no curso e a minhas perspectivas sobre vários assuntos. As perguntas que aqui colocaram deram-me também boas dicas do que mais acrescentar. Obrigada a todos, incluindo pela excelente qualidade deste site.

• Like
Reactions: davis

Jéssica_S

Membro
Matrícula
23 Março 2016
Olá gostava de saber mais sobre o curso de direito, na Universidade do Minho..
- Média
- componente pratica vs componnte teorica
- disciplinas
- materiais , professores e coisas do género

Obrigada.
Atenciosamente.

mariaj98

Membro Caloiro
Matrícula
4 Abril 2016
Alguém me pode explicar a diferença entre IST Alameda e Taguspark por favor?

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Antes de mais, agradeço a todos os que contribuíram para este levantamento e peço desculpa pela demora no seguimento a isto, acabou por ficar algo esquecido. :tonguewink:

Com base nas vossas sugestões, e para dar seguimento à rubrica muito em breve, sugiro a seguinte lista de perguntas que fica aberta a comentários, sugestões e correcções até amanhã, dia 4, às 23h59. A ideia será abordar diferentes temas, apontando entre parêntesis o que se pretende explorar com cada questão.

1) Fala-nos um pouco do teu curso, em que consiste e quais são as suas saídas profissionais. (descrição do curso)

2) O que te levou a escolher o teu curso e que factores tiveste em conta? Foi a tua primeira escolha? (motivações?)

3) O que é que te surpreendeu pela positiva e pela negativa no curso? (reality check)

4) Como tem sido a experiência de estudar nesse curso? O que é que te marcou mais? (experiência académica)

5) Como descreverias a tua adaptação ao ensino superior? Quais foram os teus principais desafios? (transição secundário-superior)

6) Achas que o teu curso te prepara para o exercício da profissão, isto é, que adquires as principais competências que um profissional dessa área deve ter?? (adequação do plano de estudos)

7) Consideras o teu curso difícil? Porquê? (dificuldade: não sei se não é muito relativo?)

8) Quais são as tuas expectativas no que toca à entrada no mercado de trabalho? Que perspectivas tens? (emprego)

9) Pensas em continuar a estudar para um mestrados/doutoramentos ou pós-graduações? (prosseguimento estudos)

10) Se soubesses o que sabes hoje, candidatavas-te para o mesmo curso novamente? Porque? (reality check global)

11) Que recomendações deixas aos candidatos ao ensino superior deste ano? (dica aos futuros caloiros)

O que dizem... as tuas notas? :laughing::tearsofjoy:

Após isso tomarei a liberdade de iniciar contactos com vários membros aqui no fórum para que as respondam. Para dar abertura a uma maior pluralidade de opiniões, acho que poderá ser interessante ter as opiniões de vários alunos do mesmo curso, resumindo num mesmo artigo as suas respostas, que vos parece?