Antes de mais, agradeço a todos os que contribuíram para este levantamento e peço desculpa pela demora no seguimento a isto, acabou por ficar algo esquecido.
Com base nas vossas sugestões, e para dar seguimento à rubrica muito em breve, sugiro a seguinte lista de perguntas que fica aberta a comentários, sugestões e correcções até amanhã, dia 4, às 23h59. A ideia será abordar diferentes temas, apontando entre parêntesis o que se pretende explorar com cada questão.
1) Fala-nos um pouco do teu curso, em que consiste e quais são as suas saídas profissionais. (descrição do curso)
2) O que te levou a escolher o teu curso e que factores tiveste em conta? Foi a tua primeira escolha? (motivações?)
3) O que é que te surpreendeu pela positiva e pela negativa no curso? (reality check)
4) Como tem sido a experiência de estudar nesse curso? O que é que te marcou mais? (experiência académica)
5) Como descreverias a tua adaptação ao ensino superior? Quais foram os teus principais desafios? (transição secundário-superior)
6) Achas que o teu curso te prepara para o exercício da profissão, isto é, que adquires as principais competências que um profissional dessa área deve ter?? (adequação do plano de estudos)
7) Consideras o teu curso difícil? Porquê? (dificuldade: não sei se não é muito relativo?)
8) Quais são as tuas expectativas no que toca à entrada no mercado de trabalho? Que perspectivas tens? (emprego)
9) Pensas em continuar a estudar para um mestrados/doutoramentos ou pós-graduações? (prosseguimento estudos)
10) Se soubesses o que sabes hoje, candidatavas-te para o mesmo curso novamente? Porque? (reality check global)
11) Que recomendações deixas aos candidatos ao ensino superior deste ano? (dica aos futuros caloiros)
O que dizem... as tuas notas?
Após isso tomarei a liberdade de iniciar contactos com vários membros aqui no fórum para que as respondam. Para dar abertura a uma maior pluralidade de opiniões, acho que poderá ser interessante ter as opiniões de vários alunos do mesmo curso, resumindo num mesmo artigo as suas respostas, que vos parece?
Depois de fecharmos as perguntas (até à próxima semana?), a ideia será contactar alunos que frequentem os cursos para as responder. Inicialmente tinha pensado publicar no site, integrado numa nova rubrica dos Artigos, mas se calhar aqui no fórum pode trazer uma maior interação. Que vos parece?
Desculpa a demora Daniela e obrigado pela insistência, é da forma que isto avança. Mais uma vez acabou por ficar algo parado.
Numa primeira leva acabaram de ser contactadas 25 pessoas (tu também ) para responder às perguntas abrangendo os seguintes cursos:
Medicina
Direito
Engenharia Biomédica
Enfermagem
Educação Básica
Psicologia
Ciências da Comunicação
Medicina Veterinária
Relações Públicas e Comunicação Empresarial
Economia
Finanças
Ciências da Cultura
Gestão
Jornalismo
Ciências Farmacêuticas
Caso alguém que esteja a ler isto queira participar e não tenha sido contactado via e-mail (basicamente os que foram já contribuíram com conteúdos para o site), é só pegar nas perguntas, responder e me enviar por mensagem privada.
Desculpa a demora Daniela e obrigado pela insistência, é da forma que isto avança. Mais uma vez acabou por ficar algo parado.
Numa primeira leva acabaram de ser contactadas 25 pessoas (tu também ) para responder às perguntas abrangendo os seguintes cursos:
Medicina
Direito
Engenharia Biomédica
Enfermagem
Educação Básica
Psicologia
Ciências da Comunicação
Medicina Veterinária
Relações Públicas e Comunicação Empresarial
Economia
Finanças
Ciências da Cultura
Gestão
Jornalismo
Ciências Farmacêuticas
Caso alguém que esteja a ler isto queira participar e não tenha sido contactado via e-mail (basicamente os que foram já contribuíram com conteúdos para o site), é só pegar nas perguntas, responder e me enviar por mensagem privada.
Boa! Acho que vai ser interessante :p Mais uma vez obrigada, Davis. Vou tentar responder o mais brevemente possível. Se tiveres algum curso que gostasses de acrescentar e não tenhas ninguém avisa-me, pode ser que conheça alguém :)
Olá!
Tenciono entrar num dos seguintes estabelecimentos: Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitectura; Universidade de Lisboa - Instituto Superior Técnico; Universidade do Porto - Faculdade de Arquitectura, no curso de Arquitectura.
As minhas perguntas são as seguintes:
1- Consideras o teu curso muito difícil? Porquê?
2- O que te levou a escolher o teu curso e que factores tiveste em conta? Foi a tua primeira escolha?
3 - O que é que o teu curso pode oferecer, que os outros não possam?
4 - Quais são os aspetos negativos/positivos mais relevantes do teu curso?
5 - Se soubesses o que sabes hoje, candidatavas-te ao mesmo curso novamente?
Deu-se hoje o pontapé de saída desta nova rubrica com este mega vídeo coordenado pela @Maria e com contributos de vários membros desta grande comunidade!!! Obrigado a todos!
Deu-se hoje o pontapé de saída desta nova rubrica com este mega vídeo coordenado pela @Maria e com contributos de vários membros desta grande comunidade!!! Obrigado a todos!
Eheheheh! Espero que o vídeo de divulgação esteja do vosso agrado e mal posso esperar pela publicação de todas as entrevistas! :)
Vá, não se acanhem, podem criticar, AHAH (mas convém colocar likes e coraçõezinhos, pois claro! ;) )
Boa noite! Na minha candidatura ao Ensino Superior na parte dos exames aparecem lá os exames em que tenho nota inferior a 9,5 e não servem para prova de ingresso. Isso é normal?
Boa noite! Na minha candidatura ao Ensino Superior na parte dos exames aparecem lá os exames em que tenho nota inferior a 9,5 e não servem para prova de ingresso. Isso é normal?
Olá! Pretendo entrar na Nova SBE (economia e gestão), no entanto ainda estou um pouco insegura em se devo colocar em 1ª opção por ouvir dizer que tem um espírito demasiado competitivo, que não se vive a vida académica e que não se faz amigos. Isto é realmente verdade? Gostaria que alguém que frequenta/frequentou me disse-se como é o ambiente nesta universidade.
Olá! Pretendo entrar na Nova SBE (economia e gestão), no entanto ainda estou um pouco insegura em se devo colocar em 1ª opção por ouvir dizer que tem um espírito demasiado competitivo, que não se vive a vida académica e que não se faz amigos. Isto é realmente verdade? Gostaria que alguém que frequenta/frequentou me disse-se como é o ambiente nesta universidade.
Olá, Sofia! Não ando na NOVA SBE mas conheço quem ande e vou deixar-te algum feedback que tenho.
A NOVA é efetivamente uma das melhores universidades na área da economia e gestão, e de entre as públicas creio ser mesmo a melhor. Não é que só entrem "nerds" que não vêem mais nada para além de livros e calculadoras, mas o que é facto é que a NOVA exige esse estudo. O que não significa que deixe de haver tempo para amizades e convívio, porque a meu ver trata-se apenas de gestão de tempo. Efetivamente existe e decerto vais fazer amigos com quem possas conviver fora das aulas, mas não serão todas as pessoas. Também vais encontrar pessoas muito focadas nas notas e muito competitivas que não vão querer dedicar tempo a festas e a convívios.
Uma coisa que da minha perceção acontece imenso é que as pessoas ao entrarem, mesmo não sendo assim, acabam por ficar formatadas para pensar exageradamente nos estudos e nos exames e acaba por ser por isso que se isolam nos estudos. O que, como também disse, não tem de ser assim se as pessoas aprenderem a gerir o tempo. A competição é natural, mas algumas pessoas levam-na mais a sério que outras. Viver a vida acadêmica naturalmente também não são todas que o fazem, mas existe quem viva também, os que acabam por perceber que os estudos são importantes mas que é possivel manter as notas e fazer outras coisas.
Eu não creio que o ambiente na NOVA seja mau, creio é que em comparação a ambientes como o do ISEG ou ISCTE, fica muito a desejar. Também sei que há muita gente a mudar da NOVA para o ISCTE no fim do 1° ano. Acaba por ser uma balança: a minha opinião é que no ISEG e no ISCTE na generalidade dos alunos encontras o equilíbrio entre vida académica e estudos e na NOVA esse equilíbrio existe, mas num número muito mais pequeno de alunos. E tu também terás de contrabalançar o que é mais importante para ti e se consegues lidar com um ambiente competitivo e com o foco a 100% nos estudos.
Pessoas da NOVA vão na maioria dizer-te que não é bem assim e que vives o espírito na mesma, mas as do ISCTE ou ISEG vão dizer-te o mesmo das suas instituições... Mas se quiseres conheço pessoas em qualquer uma das 3 faculdades que creio poder indicar-te para falares.
Tudo depende de conseguirmos alunos que respondam às questões. Sei que a @Maria tem alguns cursos por publicar, porque só tem 1 ou 2 entrevistas, mesmo tendo feito já centenas de pedidos a várias pessoas. Vamos ver se é possível ir aumentando a rubrica.
Olá, Sofia! Não ando na NOVA SBE mas conheço quem ande e vou deixar-te algum feedback que tenho.
A NOVA é efetivamente uma das melhores universidades na área da economia e gestão, e de entre as públicas creio ser mesmo a melhor. Não é que só entrem "nerds" que não vêem mais nada para além de livros e calculadoras, mas o que é facto é que a NOVA exige esse estudo. O que não significa que deixe de haver tempo para amizades e convívio, porque a meu ver trata-se apenas de gestão de tempo. Efetivamente existe e decerto vais fazer amigos com quem possas conviver fora das aulas, mas não serão todas as pessoas. Também vais encontrar pessoas muito focadas nas notas e muito competitivas que não vão querer dedicar tempo a festas e a convívios.
Uma coisa que da minha perceção acontece imenso é que as pessoas ao entrarem, mesmo não sendo assim, acabam por ficar formatadas para pensar exageradamente nos estudos e nos exames e acaba por ser por isso que se isolam nos estudos. O que, como também disse, não tem de ser assim se as pessoas aprenderem a gerir o tempo. A competição é natural, mas algumas pessoas levam-na mais a sério que outras. Viver a vida acadêmica naturalmente também não são todas que o fazem, mas existe quem viva também, os que acabam por perceber que os estudos são importantes mas que é possivel manter as notas e fazer outras coisas.
Eu não creio que o ambiente na NOVA seja mau, creio é que em comparação a ambientes como o do ISEG ou ISCTE, fica muito a desejar. Também sei que há muita gente a mudar da NOVA para o ISCTE no fim do 1° ano. Acaba por ser uma balança: a minha opinião é que no ISEG e no ISCTE na generalidade dos alunos encontras o equilíbrio entre vida académica e estudos e na NOVA esse equilíbrio existe, mas num número muito mais pequeno de alunos. E tu também terás de contrabalançar o que é mais importante para ti e se consegues lidar com um ambiente competitivo e com o foco a 100% nos estudos.
Pessoas da NOVA vão na maioria dizer-te que não é bem assim e que vives o espírito na mesma, mas as do ISCTE ou ISEG vão dizer-te o mesmo das suas instituições... Mas se quiseres conheço pessoas em qualquer uma das 3 faculdades que creio poder indicar-te para falares.
enso --- Post atualizado ---
Estou a tentar encontrar testemunhos de pessoas que frequentam ou frequentaram a Nova SBE, só para ter mais segurança na decisão final mas muito obrigada mesmo! :)
Agradeço imenso o contributo e a resposta, ajudou bastante para compreender qual o ambiente com que me vou deparar. Muito obrigada
enso --- Post atualizado ---
Estou a tentar encontrar testemunhos de pessoas que frequentam ou frequentaram a Nova SBE, só para ter mais segurança na decisão final mas muito obrigada mesmo! :)
O Politécnico é um Ensino mais prático que o Ensino Universitário comum. Normalmente pões mais "as mãos na massa" que num curso universitário, embora também tenhas teoria
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.