Quais as disciplinas de escolha mais "fáceis" no 12ºano para aumentar a média (Curso de Línguas e Humanidades)

Matilde009784

Membro Caloiro
Matrícula
18 Julho 2024
Boa tarde, eu vou este ano para o 12º ano e preciso de aumentar a minha média para os cursos que quero, quais disciplinas acham que me podem a ajudar a média? a minha escola oferece psicologia, sociologia, inglês e direito, mas segundo várias pessoas a professora de direito torna dificil a conquista de uma nota superior a 15 e eu preciso de 18 para cima nas minhas duas escolhas.

Boa tarde, eu vou este ano para o 12º ano e preciso de aumentar a minha média para os cursos que quero, quais disciplinas acham que me podem a ajudar a média? a minha escola oferece psicologia, sociologia, inglês e direito, mas segundo várias pessoas a professora de direito torna dificil a conquista de uma nota superior a 15 e eu preciso de 18 para cima nas minhas duas escolhas.
olaa

ser "fácil" depende muito de pessoa para pessoa, e também da metodologia de cada professor. eu escolhi psicologia e sociologia.

admito que em psicologia as aulas eram muito mais didáticas, vi muitos documentários e vídeos, e só fiz 3 testes letivos, o que obviamente me permitiu obter uma melhor classificação. achei a matéria bastante interessante, apesar de ela não ter sido explorada como gostava. acho que, de forma geral, é fácil conseguires acabar o ano com uma boa classificação à disciplina (eu tive 19).

sociologia acaba por ser fácil porque falas de temas muito atuais. a primeira parte da matéria requer algum estudo mais aprofundado, mas a partir de meio, basta teres conhecimentos de exemplos e de temas atuais, o que te permite passar facilmente à disciplina sem grande foco no estudo (pelo menos no meu caso foi assim, acabei com 18).

espero que tenha ajudado, e se tiveres alguma questão, não hesites perguntar!! :)

• Like
Reactions: sigis and davis
Alô! Não se sei já venho tarde, mas aqui estou ahah.

Acho que sim é inteligente selecionar as disciplinas que achares mais fáceis e até interessantes para ti. Não fiz isso no meu caso, porque só tinha de escolher entre 3: psicologia, geografia ou inglês (como odeio a disciplina de inglês, foi fácil a minha decisão). O que irei escrever depende da minha experiencia, e tudo pode mudar de escola para escola, devido aos diferentes professores e ambientes.

Dentro das opções que tens, talvez direito (e pelo que dizes) deva ser aquela que te devas afastar (mesmo que ache importante se quiseres prosseguir estudos nessa área, não é o mais relevante).

Pela minha experiência, recomendo psicologia, é uma disciplina muito interessante e didática, lembro-me de apenas ter realizado 2 testes no início do ano, e as restantes avaliações foram cerca de 4 apresentações de quase 30 minutos cada, porque era pedido desenvolver bastantes aspetos, mas que não me foram de grande preocupação, pelo que terminei com 20. Sobre a matéria, a inicial diria ser a mais teórica (inicia com a genética e a influência do meio na psicologia e ação humana - e foi nesta matéria que incidiram os meus 2 testes), e depois desenrola-se para matérias interessantíssimas (por exemplo, eu tive a possibilidade de apresentar como funciona a mente de um psicopata, e como a lei portuguesa se encontra preparada para situações que envolvam esse tipo de indivíduos).

Sobre as restantes opções, não poderei dizer muito mais, porque não tive contacto nenhum com elas, no entanto já ouvi falar que inglês é uma boa opção para quem já domina muito bem a língua, porque os temas são mais atuais, e de gramática quase não irás ouvir falar, e também já me disseram que sociologia não é muito difícil! :3

Antes de enviar esta resposta, gostaria só de sublinhar que deves escolher as disciplinas que te possam aumentar a média, mas que também chamem o teu interesse. No entanto, mesmo que por exemplo queiras direito no ensino superior, não acho que valha tanto a pena arriscar, pelo que dizes. Acho mais seguro escolheres 2 disciplinas que te tirem peso para te poderes concentrar em Português e História, para que depois tenhas uma média mais jeitosa (que é isso que conta para a entrada no Superior).

Espero ter ajudado de alguma forma!

• Like
Reactions: sigis