Segundo me lembro foi:
- Estudos Asiáticos - FLUL - UL
- Línguas, literaturas e culturas - FLUL
- Línguas, literaturas e culturas -UNOVA Lisboa
- Tradução - UNOVA Lisboa
- História Moderna e Contemporânea - UNOVA Lisboa
- História Moderna e Contemporânea - ISCTE - IUL
Isto foi há dois anos no auge da pandemia, e na altura entrei na minha primeira opção, que era na altura o que eu (pensava que) queria, e na altura até foi uma festa porque entrei com média de 15, mas por exemplo eu não pus estudos gerais e tradução na flul porque a minha nota de português foi um desastre, 4, logo não teria média, a minha sorte foi ter tido 17 no exame de história.
E já agora as universidades que escolhi foram em Lisboa, porque eu vivo, moro e cresci na área metropolitana de Lisboa.
Mas sinceramente a questão não é o entrar, porque toda a gente pensa, "OMG, é tão difícil entrar porque não tenho média para isto e tal".
Sinceramente a média é o sitio, é irrelevante, qualquer um pode entrar onde quiser, a questão é o sair, que eu por exemplo, eu não só fiz dois anos da minha licenciatura, e acabei por aí, porque sinceramente as pessoas pensam que têm de entrar porque isso vai ser o futuro delas e vai ser a entrada delas para o mercado de trabalho.
Mas na verdade não é assim, enquanto que o 1º ao 12º é todo igual, na universidade é bem diferente, eu diria que é um choque enorme, porque primeiro, não és só tu ou a tua turma de 15/20/30 alunos, só numa sala tens mais de 60 pessoas, umas a dormir, outras no telemóvel ou outras as que têm boas notas, só vão ouvir teclas a bater porque as pessoas têm de fazer resumos porque a universidade é isto, é investigação.
Depois os professores não vão querer saber de ti, aliás eles até fazem questão em manter a distância e a hierarquia de tu és o aluno, eu sou o professor, logo estou um degrau a cima. Depois estás literalmente por tua conta, tu é que fazes revisões, tu é que estudas, tu é que tens de saber os dias dos testes, tu é que tens de ter o material, tu é que tens de ler os textos e bibliografia que te dão, que no fundo são uma fantochada mas pronto, e prepara-te porque se eras boa aluna, vai ser bem sofrido porque tu podes ter ou muito boa nota ou muito má nota.
Eu falo por exemplo porque sempre foi bom aluno do 1º ao 12º ano, mas quando fui para a universidade fui um desastre, nem passava do 5 e às vezes os professores não me davam simplesmente nota, independentemente de ter participado, ter feito os trabalhos, tudo, por isso prepara-te.
Aliás quando tu entrares vais rever este post e lembrar do que disse aqui. Aliás na universidade no momento em que se entra, é muito difícil sair por causa disso, depois a competição é tanta só para ter a porcaria de um diploma a dizer que fiz 180 créditos, e tu não entras porque tu escolhes, tu entras porque és obrigada a isso.
Porque na universidade vem a regra ou engoles ou és engolida, essa é que é a regra.
Por isso resumindo a resposta à tua questão, é irrelevante saber quais são as minhas opções porque para entrar é sempre fácil, agora para sair é bem sofrido e tal como digo encima, tu estás literalmente por tua conta uma vez que entras na universidade, e se conseguires fazer alguns amigos, vai ser uma sorte daquelas que merece ser rezada a Deus porque na universidade as mal vão te querer conhecer, só se estiveres no acaso de as encontrar, e para os professores não passas de mais uma que está ali para tentar a tua sorte.
Por isso, resumindo, é irrelevante saber as minhas escolhas, porque entrar é fácil entrar em qualquer lado, agora sair essa a parte mais dificil de todas que é preciso teres um estofo enorme.
Por isso quando fores para universidade, volta a dar uma olhadela neste post, porque muitas das coisas que te irão acontecer vão estar aqui mencionadas, para preceberes como é a vida de um estudante universitário.
E para responder aqui também à joana0, olha acredita é melhor fazeres um gap year, não perdes nada e pode ser que te aprecbas do que realmente queres porque na verdade a universidade não é para qualquer, e isto falo eu de experiência própria, após ter estado 2 anos numa licenciatura.