Quais as vossas opções para o ensino superior? 2022/2023

Mariana Sequeira

Membro Caloiro
Matrícula
6 Outubro 2020
Olá!
1ª-Biologia celular e molecular (FCT)
2ª-Biologia (FCUL)
3ª- Bioquímica (FCT)
4ª- Bioquímica (FCUL)
5ª- Engenharia Química e Biológica (FCT)
6ª- Química (FCUL)
Felizmente tenho uma boa media e tenho quase a certeza que consigo entrar numa das 2 primeiras. Como me é indiferente em qual fico decidi escolher a fica mais perto de casa 😁

• Like
Reactions: Miguel Silva Dias

Luís Truta

Membro Caloiro
Matrícula
5 Agosto 2021
Curso
Ciências da Comunicação
Instituição
UTAD
Fiz a candidatura 1 dia antes do prazo terminar 😓 E mesmo assim estou cheia de dúvidas e receios. Eu queria muito ir para R.I em coimbra, mas estou mais inclinada para ser colocada em Comunicação Organizacional no politécnico de Coimbra, e na altura pareceu uma ótima ideia colocar como 2 opção, mas neste momento estou a questionar se realmente é um curso para mim. 😓😟

1. RELAÇÕES INTERNACIONAIS- FEUC
2. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL- ESEC (IPC)
3. LÍNGUAS E RELAÇÕES EMPRESARIAIS- UAVEIRO
4. LINGUAS APLICADAS- UMINHO
5. ESTUDOS EUROPEUS- FLUC
6.LÍNGUAS MODERNAS- FLUC
Se acabares por entrar na segunda opção podemo-nos acabar por encontrar. CO é a minha primeira opção creio que entro fácil uma vez que tenho média superior. Boa Sorte ainda assim!! A DGES é matreira.

Margarida_1306

Membro Caloiro
Matrícula
5 Fevereiro 2021
Temos a mesma primeira opção ehehe! É assim quanto a médias não podemos prever muito, é sempre muito incerto...eu tenho 1,2 valores a mais do que o ultimo colocado do ano passado e mesmo assim às vezes fico reticente e com receio de não entrar! Quanto ao facto de só teres posto 4, não vejo problema nenhum, claro que tendo em conta que todas as que colocaste te agradam a nível profissional! Mas pode ser que sejamos colegas ehehe
Olá, sim torna-se tudo muito imprevisível, mas como o exame de BG desceu a nível nacional acabei por ler e ouvir muitas opiniões de que as médias dos últimos colocados se manteriam ou iriam descer. Só nos resta esperar que corra tudo bem agora e tentar pensar positivo😅
Post automatically merged:

1. Fisiologia Clínica, IPC
2. Imagem Médica e Radioterapia, IPC
3. Biologia e Geologia, UA
4. Biologia e Geologia, UM
5. Geologia, FCUP
6. Biologia e Geologia, UTAD
Temos a mesma primeira opção!! Espero que te corra bem 🙃

Última edição:
Matrícula
6 Fevereiro 2017
Curso
Enfermagem
Instituição
ESEP
Entretanto mudei as opções:

1º - Enfermagem (Porto)
2º - Fisioterapia (Porto)
3º - Fisiologia Clinica (Porto)
4º - Gestão (Bragança)
5º - Ciências do Meio Aquático (Porto)
6º - Farmácia (Porto)
Olá, estou em enfermagem no Porto. Qualquer dúvida, estás à vontade para mandar msg!

• Like
Reactions: InesSousa232031
Matrícula
29 Junho 2018
Olá!
1ª-Biologia celular e molecular (FCT)
2ª-Biologia (FCUL)
3ª- Bioquímica (FCT)
4ª- Bioquímica (FCUL)
5ª- Engenharia Química e Biológica (FCT)
6ª- Química (FCUL)
Felizmente tenho uma boa media e tenho quase a certeza que consigo entrar numa das 2 primeiras. Como me é indiferente em qual fico decidi escolher a fica mais perto de casa 😁
Boas noites, se precisares de informação acerca do curso manda mp. Se não for indiscrição estás quando acima do último classificado do ano anterior? é que imagina eu fui o último no ano passado e observa a amplitude de quase 2 Val. de um ano para o seguinte. Este ano deve descer espero eu

mjoao2004

Membro Caloiro
Matrícula
29 Julho 2022
Olá,

Tirei Biologia na UA e na altura tinhamos menores diferentes quando comparado com a licenciatura deste proximo ano letivo 2022/2023, mas de modo geral, não te vai restringir escolher um ou outro menor. Vê um minor/ramo/percurso como forma de explorares uma área que tens maior interesse para, mais tarde, seguir mestrado. Biologia é bastante abrangente e podes muito bem seguir mestrado em Geologia/Geociências se assim entenderes. O aspeto mais positivo da licenciatura em Biologia na UA é a quantidade de opções livres que disponibilizam e consegues personalizar o teu plano curricular consoante os teus gostos.

Tanto Biologia como Biologia e Geologia dão oportunidades semelhantes de entrar em mestrados. Eu estou neste momento no mestrado em Bioinformática Clinica e tenho uma colega de Biologia e Geologia, por exemplo. A principal diferença é que Biologia e Geologia permite o acesso ao mestrado de ensino secundário de Biologia e Geologia, algo que poderá ser mais dificil com a licenciatura em Biologia uma vez que estes mestrados em ensino exigem X creditos provenientes da licenciatura (X creditos em Biologia e X creditos em Geologia). Portanto, se quiseres seguir ensino secundário, a opção é realmente Biologia e Geologia. Caso contrário, ambos os cursos dão as bases necessárias para desempenhares diversas áreas.
muito obrigada rafael, para quem está prestes a entrar na universidade e não tem ideia do lhe espera, os esclarecimentos detalhados que nos dás neste fórum são bastante tranquilizadores e entusiasmantes :) acabei por me candidatar com biologia em primeira opção e biologia e geologia em segunda, deseja-me boa sorte hihi

anarita04

Membro Veterano
Matrícula
12 Abril 2021
Curso
Biologia
Instituição
Universidade de Aveiro
muito obrigada rafael, para quem está prestes a entrar na universidade e não tem ideia do lhe espera, os esclarecimentos detalhados que nos dás neste fórum são bastante tranquilizadores e entusiasmantes :) acabei por me candidatar com biologia em primeira opção e biologia e geologia em segunda, deseja-me boa sorte hihi
Eu também pus essas opções por essa ordem🤯

Danielafernandes_

Membro Caloiro
Matrícula
23 Julho 2022
Fiz a candidatura 1 dia antes do prazo terminar 😓 E mesmo assim estou cheia de dúvidas e receios. Eu queria muito ir para R.I em coimbra, mas estou mais inclinada para ser colocada em Comunicação Organizacional no politécnico de Coimbra, e na altura pareceu uma ótima ideia colocar como 2 opção, mas neste momento estou a questionar se realmente é um curso para mim. 😓😟

1. RELAÇÕES INTERNACIONAIS- FEUC
2. COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL- ESEC (IPC)
3. LÍNGUAS E RELAÇÕES EMPRESARIAIS- UAVEIRO
4. LINGUAS APLICADAS- UMINHO
5. ESTUDOS EUROPEUS- FLUC
6.LÍNGUAS MODERNAS- FLUC
Olá! Não sei se viste mas dia 28 a plataforma vai abrir apenas durante esse dia e podes mudar a tua candidatura! Aproveita se realmente é o que queres :)

Josué Neves

Membro Caloiro
Matrícula
5 Março 2021
Curso
Bioquímica
Um curso que pede BG ou FQ ou MAT(A ou B), em que as notas do ultimo colocado foram 114,7 | 110,3 | 124,8 nos respetivos anos de 2019 | 2020 | 2021, acham que pode manter-se? As vagas aumentaram de 20 para 27.

brunacosta03

Membro Veterano
Matrícula
7 Dezembro 2020
Curso
Engenharia Informática
Instituição
ISEP
Um curso que pede BG ou FQ ou MAT(A ou B), em que as notas do ultimo colocado foram 114,7 | 110,3 | 124,8 nos respetivos anos de 2019 | 2020 | 2021, acham que pode manter-se? As vagas aumentaram de 20 para 27.
Assumindo que a maioria dos alunos que fizeram os exames de BG e FQA vão agora para o 12º ano - ou que repetiram os exames por não terem a nota suficiente para o curso que querem (o que, generalizando, acontece nos cursos com médias mais altas) e que a maioria dos alunos que fizeram Mat A (que subiu) e Mat B (que desceu) vão se candidatar com estes exames de 2022, acho que a tendência seria manter.

Os alunos no 12º podem:
- usar o exame de BG de 2021 (superior a 2022) ou o exame de BG de 2022 (inferior a 2021);
- usar o exame de FQA de 2021 (inferior a 2022) ou o exame de FQA de 2022 (superior a 2021);
- usar o exame de Mat A de 2021 (inferior a 2022) ou o exame de Mat A de 2022 (superior a 2021);
- usar o exame de Mat B de 2021 (superior a 2022) ou o exame de Mat B de 2022 (inferior a 2021);