Quais as vossas opções para o ensino superior? 2022/2023

Boa tarde, eu estou no 12º ano em Ciências e tecnologias e gostava de seguir para o Ensino Superior para o curso de Arquitetura. Embora achando que não tenho média (média de 15/16) , eu realmente queria seguir arquitetura. Estava a pensar tirar um CET ou um CTESP e, posteriormente, prosseguir os meus estudos para o ensino superior. Acham que me podiam ajudar? Que CET ou CTESP tiro para seguir arquitetura?
PS: Atualmente, resido no Porto, por isso tenham em conta isso, mas se houver algum CET ou CTESP que seja fora do Porto avisem-me na mesma.
Olha, sinceramente essa é uma resposta um pouco complicada porque arquitetura em si, só consegui encontrar só a nível superior, embora tu tens duas saídas.

Na verdade, eu vou ser sincero contigo, eu fui por línguas e humanidades, e na verdade só descobri recentemente que o que afinal quero na verdade é marketing e publicidade e design gráfico.

E como vês eu vim por línguas e humanidades, o que não tem nada a ver, se queres ir para arquitetura a nível superior, só tens duas chances:

Ou vais pelo concurso nacional, que provavelmente já deves ter a senha para entrares no concurso, normalmente a tua média é feita a partir da média do secundário + a da disciplina em questão e agora imagina queres ir para arquitetura, que na verdade até tens uma boa média para quem vai para esses cursos, ou quando fazes a candidatura vais com exame de português ou matemática, que ambos são aceites em arquitetura e assim consegues entrar pelo concurso nacional.

Ou tens essa via, que na verdade eu vou-te ser sincero, na verdade um arquiteto não é só arquiteto, pode ser designer de interiores e outras coisas por isso, como sei que estás no Porto, recomendo-te este curso, não é arquitetura, mas pode ser uma saída para tal, sendo que muitos arquitetos também são designers de interiores e por aí fora.

Link do curso: Curso Design de Interiores - Lisbon School Design - LSD Portugal

Como vês há solução para tudo menos a morte.

Boa sorte! :)

Espero que o meu conselho seja útil e que consigas entrar.

Olha, sinceramente essa é uma resposta um pouco complicada porque arquitetura em si, só consegui encontrar só a nível superior, embora tu tens duas saídas.

Na verdade, eu vou ser sincero contigo, eu fui por línguas e humanidades, e na verdade só descobri recentemente que o que afinal quero na verdade é marketing e publicidade e design gráfico.

E como vês eu vim por línguas e humanidades, o que não tem nada a ver, se queres ir para arquitetura a nível superior, só tens duas chances:

Ou vais pelo concurso nacional, que provavelmente já deves ter a senha para entrares no concurso, normalmente a tua média é feita a partir da média do secundário + a da disciplina em questão e agora imagina queres ir para arquitetura, que na verdade até tens uma boa média para quem vai para esses cursos, ou quando fazes a candidatura vais com exame de português ou matemática, que ambos são aceites em arquitetura e assim consegues entrar pelo concurso nacional.

Ou tens essa via, que na verdade eu vou-te ser sincero, na verdade um arquiteto não é só arquiteto, pode ser designer de interiores e outras coisas por isso, como sei que estás no Porto, recomendo-te este curso, não é arquitetura, mas pode ser uma saída para tal, sendo que muitos arquitetos também são designers de interiores e por aí fora.

Link do curso: Curso Design de Interiores - Lisbon School Design - LSD Portugal

Como vês há solução para tudo menos a morte.

Boa sorte! :)

Espero que o meu conselho seja útil e que consigas entrar.
Olá, caro @ManuelCorreia! O intuito deste tópico é que os candidatos partilhem as suas opções de candidatura para o CNA. Não é o espaço mais apropriado quer para a partilha da tua experiência, quer para o aconselhamento que queres dar e que sei que tem boa intenção. Ainda assim é um pouco off-topic, pelo que pedia que enviasses mensagem privada aos membros com quem queres interagir ou, no caso da partilha da tua experiência universitária, que o fizesses num tópico adequado - pode até mesmo ser um criado por ti 🤗 Agradecia sinceramente que não entrassem por conversas menos respeitadoras das experiências de todos - e isto é uma chamada de atenção sincera para os intervenientes na conversa que se passou nos últimos dias neste tópico. Alguma dúvida, não hesitem!

Olá, caro @ManuelCorreia! O intuito deste tópico é que os candidatos partilhem as suas opções de candidatura para o CNA. Não é o espaço mais apropriado quer para a partilha da tua experiência, quer para o aconselhamento que queres dar e que sei que tem boa intenção. Ainda assim é um pouco off-topic, pelo que pedia que enviasses mensagem privada aos membros com quem queres interagir ou, no caso da partilha da tua experiência universitária, que o fizesses num tópico adequado - pode até mesmo ser um criado por ti 🤗 Agradecia sinceramente que não entrassem por conversas menos respeitadoras das experiências de todos - e isto é uma chamada de atenção sincera para os intervenientes na conversa que se passou nos últimos dias neste tópico. Alguma dúvida, não hesitem!
Na boa, na verdade eu até criei um, foi meu primeiro post aqui neste fórum, na verdade, sabes, já está tudo bem, mas sinceramente, eu próprio não quero continuar nesta conversa até porque não é saudável, dei a minha experiência, o que claro, pode não ser a dos outros, por um lado sei que fui emotivo e que falei demais, por outro lado, sinto que o que fiz foi com boa intenção e isso é o que conta apesar de tudo.

Na verdade, a própria pessoa que fez a pergunta a fê-la fora de tópico, mas mesmo assim tentei ajudar o melhor que pude, por isso não há problema.

Eu próprio nem irei responder nem sinceramente vou atirar lenha para fogueira até que sei que quando se falta ao respeito e tal, já não é saudável, logo não se deve insistir em coisas não saudáveis porque isso até faz mal e o intuito deste fórum independentemente da opinião de qualquer um, incluindo a minha, é ser um fórum intuitivo e colaborativo, logo não se deve fazer este tipo de coisas.

Por isso eu peço desculpa realmente pela minha atitude que foi má e apesar de tudo incorreta, apesar de ter uma boa intenção e não te preocupes, não és tu que não queres, eu próprio não quero porque sinceramente acho que isto não vai dar a lado nenhum e não é saudável, por isso não te preocupes, da minha parte podes contar comigo quanto a este assunto que aliás para mim está mais do que morto e encerrado.

Mais uma vez peço imensa desculpa e se quiserem saber um pouco mais da minha experiência pessoal com o ensino superior então recomendo-vos a ver o meu primeiro post que vou linkar abaixo (mas notem que este post é de outubro de 2021, até ao mês de janeiro que foi quando saí da universidade aconteceu muita coisa, no quiserem digam-me que eu vou ver no que posso ajudar).

• Like
Reactions: Ariana_
Vamos lá ver
1-Eng. Minas e Geoambiente-FEUP
2-Eng. Minas e Recursos Energéticos-Técnico
3-Eng.Geoespacial-FEUP
4-Geologia-Coimbra

• Like
Reactions: gatitogatito
Boa noite malta!
No ano letivo passado (2021/2022) entrei na minha 3ª opção, no curso de jornalismo e comunicação na ESECS de Portalegre. No entanto, não achei que esse fosse mesmo o curso que queria seguir então, desisti.
A minha grande paixão desde sempre é ser educadora de infância ou professora de 1º ciclo mas, como não tive a disciplina de MACS no secundário, decidi "eliminar" a minha opção de sonho. Quando fiquei colocada em jornalismo e comunicação pensei "desististe do teu maior sonho sem sequer tentares" e esse foi um dos grandes motivos que me levou a sair do curso onde estava.
Neste momento estou a estudar MACS sozinha ( com algumas dificuldades) e, se tudo correr bem, as minhas opções este ano serão:
1ª opção- Educação Básica- Universidade do Algarve
2ª opção- Educação Básica- Instituto politécnico de Beja
3ª opção- Educação Básica- Instituto politécnico de Leiria
4ª opção- Educação Básica - Instituto politécnico de Setúbal
5ª opção- Educação Básica - Universidade de Évora
6ª opção - Educação Básica- Universidade de Lisboa

Caso não consiga obter pelo menos um 9.5 no exame de MACS, não sei que curso tire mas queria que fosse relacionado com crianças.
Desejo-vos a maior sorte do mundo, quer nos exames nacionais, quer nas candidaturas ao ensino superior! 😊
Não desistam dos vossos sonhos, nunca! 😌

1° Medicina - FMUL
2° Biologia - FCUL
3° Engenharia Biológica - IST
4° Engenharia Biomédica - IST

Sinceramente, por agora não me consigo ver noutro sítio senão na primeira opção, mas estas são as minhas opções de momento. :) é o exame de matemática correr bem!
Eu estou na mesma posição, não me vejo noutra coisa se não medicina na FMUL.
As minhas opções são:
1º Medicina - FMUL
2º Medicina - NMS
3º Engenharia Biomedica - IST
4º Engenharia Biomedica e biofísica - FCUL
5º Ciências farmaceuticas - FFUL

verdade eu vim muito bem preparado, de facto, eu tive 17 no exame nacional "
" Vim do Pedro Nunes, a melhor escola da área metropolitana de Lisboa"
Parabéns, queres um prémio?

"eu venho melhor preparado do que a maioria das pessoas que entram na universidade"
kkkkk stfu
Agradecia que este tipo de mensagens não voltassem à conversa, uma vez que o assunto daquele post já foi encerrado. Obrigada!

• Like
Reactions: gatitogatito
Eu estou na mesma posição, não me vejo noutra coisa se não medicina na FMUL.
As minhas opções são:
1º Medicina - FMUL
2º Medicina - NMS
3º Engenharia Biomedica - IST
4º Engenharia Biomedica e biofísica - FCUL
5º Ciências farmaceuticas - FFUL
Que fixe! Boa sorte, vamos conseguir!

• Like
Reactions: TomásC003
Eu começo
1° e 2°(ainda não decidi a ordem) - biotecnologia UA ou UBI
3° - biotecnologia IPLeiria
4°- biotecnologia IPC
5° e 6° provavelmente fica em branco
Alguém em e ganharia agronómica no ISA que me possa tirar umas dúvidas pfv?
Post automatically merged:

Alguém em engenharia agronómica no ISA que me possa tirar algumas dúvidas pfv?

Boa noite malta!
No ano letivo passado (2021/2022) entrei na minha 3ª opção, no curso de jornalismo e comunicação na ESECS de Portalegre. No entanto, não achei que esse fosse mesmo o curso que queria seguir então, desisti.
A minha grande paixão desde sempre é ser educadora de infância ou professora de 1º ciclo mas, como não tive a disciplina de MACS no secundário, decidi "eliminar" a minha opção de sonho. Quando fiquei colocada em jornalismo e comunicação pensei "desististe do teu maior sonho sem sequer tentares" e esse foi um dos grandes motivos que me levou a sair do curso onde estava.
Neste momento estou a estudar MACS sozinha ( com algumas dificuldades) e, se tudo correr bem, as minhas opções este ano serão:
1ª opção- Educação Básica- Universidade do Algarve
2ª opção- Educação Básica- Instituto politécnico de Beja
3ª opção- Educação Básica- Instituto politécnico de Leiria
4ª opção- Educação Básica - Instituto politécnico de Setúbal
5ª opção- Educação Básica - Universidade de Évora
6ª opção - Educação Básica- Universidade de Lisboa

Caso não consiga obter pelo menos um 9.5 no exame de MACS, não sei que curso tire mas queria que fosse relacionado com crianças.
Desejo-vos a maior sorte do mundo, quer nos exames nacionais, quer nas candidaturas ao ensino superior! 😊
Não desistam dos vossos sonhos, nunca! 😌
boa sorte para ti também😊

Que fixe! Boa sorte, vamos conseguir!
Se quiseres responder , quanto de média é que tens ?

• Like
Reactions: AnaCatarinaaa
boa sorte para ti também😊

Se quiseres responder , quanto de média é que tens ?
A minha média do secundário vai acabar a rondar entre os 19-19,1. A minha média das provas de ingresso é 17,8. Com isto, se o exame de matemática rondar os 17,5, a minha média final vai rondar os 18,4.

(Desculpa, eu não sei simplificar as coisas quando o tema é prever/calcular médias😅)

A minha média do secundário vai acabar a rondar entre os 19-19,1. A minha média das provas de ingresso é 17,8. Com isto, se o exame de matemática rondar os 17,5, a minha média final vai rondar os 18,4.

(Desculpa, eu não sei simplificar as coisas quando o tema é prever/calcular médias😅)
Parabéns pelas notas, boa sorte e espero que entres 😊

Parabéns pelas notas, boa sorte e espero que entres 😊
ps como é que sobreviveste ao exame de física química ? >->