Quais as vossas opções para o ensino superior? 2022/2023

Demasiado indeciso para decidir uma ordem ainda: 😅
1. Engenharia Física, UP
2. Engenharia Informática, UP
3. Engenharia Aeroespacial, talvez IST
4. Engenharia Química, UP
5. Inteligência artificial e ciências de dados, UP

Não sei se terei mais opções nem qual será a ordem mas até agora está assim:

1. Psicologia - FPCEUP
2. Direito - FDUP
3. Recursos Humanos - ISCAP

• Like
Reactions: Paulo Inácio
Ainda não sei muito bem a ordem, mas:
1. Ciências biomédicas laboratoriais (Coimbra)
2. Ciências biomédicas laboratoriais (Bragança)
3. Farmácia (Guarda)
4. Imagem médica e radioterapia (Aveiro)
5. Farmácia (Coimbra)
6. Imagem médica e radioterapia (Coimbra)
Mais alguém para algum destes? :)
Olá Fabiana!

Vi agora o teu post, sou aluna de Farmácia na ESSG, Instituto Politécnico da Guarda. Se tiveres alguma questão, dúvida ou mera curiosidade, fica à vontade para mandares mensagem! 😊

Desenho – FBAUL

Ciencias da Arte e do Patrimonio – FBAUL

Design – Universidade de Lisboa

Artes Visuais e Tecnologias – Instituto Politecnico de Lisboa

Historia da Arte – Universidade de Lisboa

Historia da Arte – Universidade Nova de Lisboa

• Fabulous
Reactions: perceptions
Eu começo
1° e 2°(ainda não decidi a ordem) - biotecnologia UA ou UBI
3° - biotecnologia IPLeiria
4°- biotecnologia IPC
5° e 6° provavelmente fica em branco
1ºLinguas Literatura e Cultura- UA
2ºTradução- UA
3ºLínguas e Estudos Editoriais- UA
4ºMultimédia- UA
5º Línguas Modernas- FLC
6º ?
Em princípio são todas estas.

Última edição:
Estive a repensar e estou a ponderar as seguintes opções (ordem ainda a definir):

UTAD- Ciências da Comunicação;
UM- Sociologia;
UC/ ESEC Comunicação Organizacional;

(ainda que sem média)

FLUP- Sociologia;
UM- Ciências da Comunicação;
ISCAP- Comunicação Empresarial;

Alguém tem alguma opção comum?? ☺️

Ainda não sei muito bem a ordem, mas:
1. Ciências biomédicas laboratoriais (Coimbra)
2. Ciências biomédicas laboratoriais (Bragança)
3. Farmácia (Guarda)
4. Imagem médica e radioterapia (Aveiro)
5. Farmácia (Coimbra)
6. Imagem médica e radioterapia (Coimbra)
Mais alguém para algum destes? :)
Temos a mesma 1ª opção :)

• Wow
Reactions: Fabiana C
Provavelmente, vou colocar Ciência Política e Relações Internacionais, na nova fcsh, como primeira opção.

Última edição:
Matemática na Nova 😁

Boa tarde. Gostaria de vos fazer uma pergunta. O que vos levou a escolherem Matemática na Nova? Que área profissional gostariam de seguir após a concretização do curso?
Estou um pouco confusa em relação às minhas opções e a leitura deste fórum levou-me ao interesse nesta área. Se fosse possível, poderiam me dizer com que média esperam entrar, por favor?

Olá pessoal,
Eu só pretendo seguir Psicologia, mas tenho quase a certeza que não consigo entrar (espero que as médias desçam). Como sou da AML, eu só tenho como opções as seguintes:
1ª- FPUL
2ª- ISCTE
Como devem ter visto, são ambas públicas, porque não tenho capacidades para pagar privada e não queria nada sair da minha zona.

Aproveito para colocar uma questão: Sei de casos que trocaram de curso para ingressarem no que realmente querem, mas tem de ser um curso "idêntico". Sendo assim, poderia entrar num que eu soubesse que iria conseguir de certeza (ter a média muuuuito mais baixa do que a de Psicologia) para conseguir, mais tarde, trocar de curso. Por acaso alguém sabe de um curso que seja idêntico a Psicologia, com algumas cadeiras idênticas ao mesmo, tendo em conta que apenas tenho como provas de ingresso Geografia A, MACS e Português?!

Obrigada pela atenção e desejo bastante sorte àqueles que vão concorrer em qualquer curso!! Nunca desistam dos vossos sonhos <3

Olá a todos,
Para o que tenho trabalhado seria Medicina, mas com média 18, já "morri na praia", pelo que passará talvez por ciências farmacêuticas em Lisboa ou Coimbra, Biologia Celular e Molecular, estou muito indeciso ainda...
Se alguém tiver alguma informação extra que ajude, agradeço desde já o contributo.

Olá! Acabei o secundário este ano, estou agora em época de exames, e a incerteza de sequer entrar no curso que pretendo está-me a assombrar ahahah. A minha média de secundário é de 190, sem exames. No exame de biologia tive 184, no de físico-química 156 e ainda vou fazer o de matemática. Eu pretendia candidatar-me a Bioengenharia na FEUP, mas receio não conseguir. Estava a pensar utilizar como provas de ingresso biologia e matemática, que espero que corra melhor que fq. Acham que a média baixa este ano ou que devo focar-me mais em alternativas?

Olá! Acabei o secundário este ano, estou agora em época de exames, e a incerteza de sequer entrar no curso que pretendo está-me a assombrar ahahah. A minha média de secundário é de 190, sem exames. No exame de biologia tive 184, no de físico-química 156 e ainda vou fazer o de matemática. Eu pretendia candidatar-me a Bioengenharia na FEUP, mas receio não conseguir. Estava a pensar utilizar como provas de ingresso biologia e matemática, que espero que corra melhor que fq. Acham que a média baixa este ano ou que devo focar-me mais em alternativas?
Se te correr bem o exame de Mat A, acho que podes entrar. Só podemos opinar se as médias descem ou sobem consoante os resultados dos exames deste ano.

Poderias considerar seguires Biologia e depois no Mestrado ires para o ramo de Bioengenharia que pretendes.

Olá! Ainda não estou bem decidida pela ordem, mas:
1. Ciências Biomédicas UAveiro
2. Bioquímica UAveiro ou Bioquímica FCT
3. Bioquímica UCoimbra
4. Biotecnologia UAveiro
5. Bioquímica UMinho
6. Biologia UAveiro
algo do género, suponho eu. Depende dos exames :)
Vamos modificar um pouco:
1. Ciencias Biomédicas UAveiro
2. Biologia UAveiro
3. Biologia Celular e Molecular NOVA (este pode mudar com a segunda, ainda indecisa em relação a isso)
4. Biologia Aplicaca UMinho
5. Biologia UCoimbra
6. Biologia ULisboa (Instituto Superior de Agronomia)
em três meses, a bioquímica desapareceu do mapa🙈

• Like
Reactions: Miguel Silva Dias
O exame de Matemática não é fácil mas é - na minha opinião - o mais fácil dos três porque costuma ser bastante straight to the point.

Como podes usar o conjunto BG + Mat, acho que és capaz de conseguir uma média alta. É impossível prever, ainda assim, porque Bioengenharia é um curso cuja média de entrada é bastante elevada e, para além disso, ainda não se sabe muito bem se se vão manter ou aumentar as vagas (não me parece que aumentem (muito); a FEUP já está a operar um bocadinho acima da sua capacidade, por aquilo que tenho percebido).

Continua com uma atitude positiva e dá o teu melhor. Boa sorte! 😀

Vamos modificar um pouco:
1. Ciencias Biomédicas UAveiro
2. Biologia UAveiro
3. Biologia Celular e Molecular NOVA (este pode mudar com a segunda, ainda indecisa em relação a isso)
4. Biologia Aplicaca UMinho
5. Biologia UCoimbra
6. Biologia ULisboa (Instituto Superior de Agronomia)
em três meses, a bioquímica desapareceu do mapa🙈
Mds mudou imenso😂