Quais as vossas opções para o ensino superior? 2022/2023

Olá a todos,
Para o que tenho trabalhado seria Medicina, mas com média 18, já "morri na praia", pelo que passará talvez por ciências farmacêuticas em Lisboa ou Coimbra, Biologia Celular e Molecular, estou muito indeciso ainda...
Se alguém tiver alguma informação extra que ajude, agradeço desde já o contributo.
Olá!
Estou numa situação parecida com a tua, com uma média ainda mais baixa. Vou tentar ciências farmacêuticas e tentar entrar depois pelo concurso de licenciados (se ainda continuar a existir quando acabar o curso), se tivesse essa média tentava repetir os exames para o ano e entrar pelo concurso normal.

• Like
Reactions: Alex Miguel
O exame de Matemática não é fácil mas é - na minha opinião - o mais fácil dos três porque costuma ser bastante straight to the point.

Como podes usar o conjunto BG + Mat, acho que és capaz de conseguir uma média alta. É impossível prever, ainda assim, porque Bioengenharia é um curso cuja média de entrada é bastante elevada e, para além disso, ainda não se sabe muito bem se se vão manter ou aumentar as vagas (não me parece que aumentem (muito); a FEUP já está a operar um bocadinho acima da sua capacidade, por aquilo que tenho percebido).

Continua com uma atitude positiva e dá o teu melhor. Boa sorte! 😀
Muito obrigada, vou dar o meu máximo no exame e o resto depois vê-se. Ainda estou meio confusa no que toca a alternativas, caso não entre em bioengenharia, não tenho muito conhecimento de cursos que envolvam tanto a componente da biologia como uma componente mais matemática. Pensei em engenharia biomédica no Minho, mas preferia mesmo ficar pelo Porto.
Post automatically merged:

Se te correr bem o exame de Mat A, acho que podes entrar. Só podemos opinar se as médias descem ou sobem consoante os resultados dos exames deste ano.

Poderias considerar seguires Biologia e depois no Mestrado ires para o ramo de Bioengenharia que pretendes.
Obrigada! Não tinha ainda pensado nessa alternativa.

Muito obrigada, vou dar o meu máximo no exame e o resto depois vê-se. Ainda estou meio confusa no que toca a alternativas, caso não entre em bioengenharia, não tenho muito conhecimento de cursos que envolvam tanto a componente da biologia como uma componente mais matemática. Pensei em engenharia biomédica no Minho, mas preferia mesmo ficar pelo Porto.

Obrigada! Não tinha ai
Hey! Sou aluna de bioengenharia, qualquer coisa que precises podes mandar mensagem privada :)
Quanto a alternativas, já que falaste em engenharia biomédica e querias ficar no Porto, no ISEP há engenharia biomédica :) e também há bioengenharia na Católica, se for uma opção viável para ti.
Boa sorte para o exame!

• Like
Reactions: InesAr
Olá a todos,
Para o que tenho trabalhado seria Medicina, mas com média 18, já "morri na praia", pelo que passará talvez por ciências farmacêuticas em Lisboa ou Coimbra, Biologia Celular e Molecular, estou muito indeciso ainda...
Se alguém tiver alguma informação extra que ajude, agradeço desde já o contributo.
Não diria que estás perdido ainda tens o exame de matemática para fazer. Ainda assim se as médias baixarem (depende da dificuldade desse exame) é possível que entres. Contudo essa 2º opção não me parece nada má de todo, pelo contrário tens cerca de 20% do nosso curso a querer entrar em medicina este ano que vão a exames como tu. BCM é assim tão excelente sim. Se quiseres mais informação acerca do curso manda msg mesmo por aqui que tentarei responder (ou arranjar quem te responda)

Vamos modificar um pouco:
1. Ciencias Biomédicas UAveiro
2. Biologia UAveiro
3. Biologia Celular e Molecular NOVA (este pode mudar com a segunda, ainda indecisa em relação a isso)
4. Biologia Aplicaca UMinho
5. Biologia UCoimbra
6. Biologia ULisboa (Instituto Superior de Agronomia)
em três meses, a bioquímica desapareceu do m

Mds mudou imenso

Vamos modificar um pouco:
1. Ciencias Biomédicas UAveiro
2. Biologia UAveiro
3. Biologia Celular e Molecular NOVA (este pode mudar com a segunda, ainda indecisa em relação a isso)
4. Biologia Aplicaca UMinho
5. Biologia UCoimbra
6. Biologia ULisboa (Instituto Superior de Agronomia)
em três meses, a bioquímica desapareceu do mapa🙈
Não creio que tenha mudado o suficiente 😂😂
De que área é que estarias interessada aprofundar? Se for investigação científica na área da genética, citologia, imunologia, histologia e mais uma data de "logias" então diria para comprares muito bem CBM em Aveiro e BCM na NOVA. Este foi o meu interesse, e esta, a minha dúvida existencial que pairou na altura da candidatura e decidir quem ocuparia o primeiro lugar. Agora em BCM não me arrependo nada de aqui "vir parar" (quer dizer... este 2º semestre do 1º ano, no mínimo, "Intrigante" para dizer que não dizer arrependo nadaaa mas pronto tudo a seu tempo) mais informação dispõe.

Última edição:
  • Like
Reactions: Leonor Heitor
Olá a todos,
Olá! Eu estou em ciências farmacêuticas em Coimbra. Posso dizer-te que é um curso com MUITA química e biologia. Se gostares destas disciplinas, diria que é o curso ideal. O 1º ano vai ser muito geral, vais ter cadeiras de física, química, biologia, matemática,...Mas depois nos outros anos já se torna mais específico. É um curso difícil e trabalhoso, mas muito interessante.
Há muita gente que entra em ciências farmacêuticas e depois muda para medicina, podes sempre fazer isso, mas pessoalmente acho que não é o melhor curso para isso 😅

• Like
Reactions: Alex Miguel
Olá! Eu estou em ciências farmacêuticas em Coimbra. Posso dizer-te que é um curso com MUITA química e biologia. Se gostares destas disciplinas, diria que é o curso ideal. O 1º ano vai ser muito geral, vais ter cadeiras de física, química, biologia, matemática,...Mas depois nos outros anos já se torna mais específico. É um curso difícil e trabalhoso, mas muito interessante.
Há muita gente que entra em ciências farmacêuticas e depois muda para medicina, podes sempre fazer isso, mas pessoalmente acho que não é o melhor curso para isso 😅
Informação importante. Obg

Segundo ano a concorrer para o ensino superior (em que espero igualmente entrar na minha primeira opção, até porque afinal é só uma este ano :p)

Assim, sendo a minha única opção é:
-Engenharia Física na FCT-UNL

Boa sorte a todos, e caso tenham dúvidas sobre a faculdade, não hesitem em perguntar :)
Quero conhecer futuros coleguinhas de física eheh

Última edição:
  • Like
Reactions: rafaslima26
Para os futuros caloiros em Engenharia Informática no ISEP, estou aqui para vos ajudar com qualquer dúvida :)
Estou interessado em engenharia informática e eletrotecnica, mas na FEUP.
Se me conseguires convencer a ir para o ISEP, se calhar ainda nos tornamos colegas xD

Engenharia Informática e Computação - FEUP
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - FEUP
Ciência de Computadores - FCUP
Inteligência Artificial e Ciência de Dados - FCUP
Engenharia Informática - ISEP
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - ISEP

O que acham disto? Alguma recomendação?

Última edição:
Estou interessado em engenharia informática e eletrotecnica, mas na FEUP.
Se me conseguires convencer a ir para o ISEP, se calhar ainda nos tornamos colegas xD

Engenharia Informática e Computação - FEUP
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - FEUP
Ciência de Computadores - FCUP
Inteligência Artificial e Ciência de Dados - FCUP
Engenharia Informática - ISEP
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - ISEP

O que acham disto? Alguma recomendação?
Não tenho que te convencer a nada, as duas faculdades são boas mas com planos e métodos de ensino diferentes :) Tens que escolher o que achas melhor para ti. Vais ser bem servido em qualquer uma das duas, ambas têm pontos fortes e fracos.

• Like
Reactions: StudyBanana
Não diria que estás perdido ainda tens o exame de matemática para fazer. Ainda assim se as médias baixarem (depende da dificuldade desse exame) é possível que entres. Contudo essa 2º opção não me parece nada má de todo, pelo contrário tens cerca de 20% do nosso curso a querer entrar em medicina este ano que vão a exames como tu. BCM é assim tão excelente sim. Se quiseres mais informação acerca do curso manda msg mesmo por aqui que tentarei responder (ou arranjar quem te responda)

Não creio que tenha mudado o suficiente 😂😂
De que área é que estarias interessada aprofundar? Se for investigação científica na área da genética, citologia, imunologia, histologia e mais uma data de "logias" então diria para comprares muito bem CBM em Aveiro e BCM na NOVA. Este foi o meu interesse, e esta, a minha dúvida existencial que pairou na altura da candidatura e decidir quem ocuparia o primeiro lugar. Agora em BCM não me arrependo nada de aqui "vir parar" (quer dizer... este 2º semestre do 1º ano, no mínimo, "Intrigante" para dizer que não dizer arrependo nadaaa mas pronto tudo a seu tempo) mais informação dispõe.
O único problema é que não tenho a média nem para CBM ou BMC. Tenho tipo menos 6 décimas (170 e 172 de candidatura respetivamente). Então, estou a tentar criar planos B, C, D... e especializo-me no que gostaria já em mestrado ou pós-graduação.

O único problema é que não tenho a média nem para CBM ou BMC. Tenho tipo menos 6 décimas (170 e 172 de candidatura respetivamente). Então, estou a tentar criar planos B, C, D... e especializo-me no que gostaria já em mestrado ou pós-graduação.
aliás BCM foi a monha primeira opção durante imenso tempo e depois a média subiu dois valores😹 mas gostas do curso e do ambiente da NOVA?

180, acham que dá para entrar em engenharia informática na FEUP?
Se eles mantiverem as mesmas vagas do ano passado, diria que é praticamente certo. Com aquele número gigante de vagas, não vejo a média a conseguir subir muito mais '_'.

Se eles mantiverem as mesmas vagas do ano passado, diria que é praticamente certo. Com aquele número gigante de vagas, não vejo a média a conseguir subir muito mais '_'.
Com o sistema de avaliação que houve em 2020, teve uma grande oscilação lá nas médias.
Enfim, não custa tentar. Se não conseguir veremo-nos em eletrotécnica :)

Com o sistema de avaliação que houve em 2020, teve uma grande oscilação lá nas médias.
Enfim, não custa tentar. Se não conseguir veremo-nos em eletrotécnica :)
Em 2020 a média foi bastante alta. Depois, em 2021, a média desceu consideravelmente mas temos de ver que houve um aumento face ao ano anterior de mais de 100 vagas... Assim sendo, face a um reforço tão grande de vagas, a descida nem foi assim tão alta.

Em 2020 os candidatos entraram com um exame de Matemática A extremamente fácil onde houve notas muito altas e um exame de Física e Química pre-pandemia que era, a meu ver, razoável (daquilo que me lembro de fazer para treinar para o meu exame), embora não me lembre da média do mesmo nesse ano. Em 2021, por sua vez, o exame de Matemática A foi equilibrado mas tínhamos o exame de Física e Química onde também houve notas mais altas do que o comum (embora a frequência de 18s, 19s e 20s não fosse tão grande como aconteceu com Matemática A em 2020).

Este ano a maioria dos candidatos concorrem com um exame de Física e Química unanimemente mais complicado, ou pelo menos onde as notas foram em geral mais baixas, e um exame de Matemática A ligeiramente mais fácil comparativamente ao que eu fiz no ano passado. Muitos mais 18s, 19s e 20s do que no ano passado... Eu diria que a situação está mais ou menos equilibrada com o ano passado e até arrisco a dizer que pode haver uma ténue descida.

Ultrapassar os 18 valores parece-me extremamente difícil, sendo que o curso conta quase com 300 vagas (e partindo do princípio que assim vai continuar). Caso haja uma diminuição de vagas (não sei se podem fazer isso legalmente "quando lhes apetece"), então o cenário pode mudar um bocadinho.

Diria que podes estar bastante confiante.

Em 2020 a média foi bastante alta. Depois, em 2021, a média desceu consideravelmente mas temos de ver que houve um aumento face ao ano anterior de mais de 100 vagas... Assim sendo, face a um reforço tão grande de vagas, a descida nem foi assim tão alta.

Em 2020 os candidatos entraram com um exame de Matemática A extremamente fácil onde houve notas muito altas e um exame de Física e Química pre-pandemia que era, a meu ver, razoável (daquilo que me lembro de fazer para treinar para o meu exame), embora não me lembre da média do mesmo nesse ano. Em 2021, por sua vez, o exame de Matemática A foi equilibrado mas tínhamos o exame de Física e Química onde também houve notas mais altas do que o comum (embora a frequência de 18s, 19s e 20s não fosse tão grande como aconteceu com Matemática A em 2020).

Este ano a maioria dos candidatos concorrem com um exame de Física e Química unanimemente mais complicado, ou pelo menos onde as notas foram em geral mais baixas, e um exame de Matemática A ligeiramente mais fácil comparativamente ao que eu fiz no ano passado. Muitos mais 18s, 19s e 20s do que no ano passado... Eu diria que a situação está mais ou menos equilibrada com o ano passado e até arrisco a dizer que pode haver uma ténue descida.

Ultrapassar os 18 valores parece-me extremamente difícil, sendo que o curso conta quase com 300 vagas (e partindo do princípio que assim vai continuar). Caso haja uma diminuição de vagas (não sei se podem fazer isso legalmente "quando lhes apetece"), então o cenário pode mudar um bocadinho.

Diria que podes estar bastante confiante.
Obrigado pela tua respostas e pela tua inspiração!
O que importa é que tentei ao meu máximo, de resto é com o tempo.

Se tudo correr bem, estarei por ai em setembro!

Obrigado pela tua respostas e pela tua inspiração!
O que importa é que tentei ao meu máximo, de resto é com o tempo.

Se tudo correr bem, estarei por ai em setembro!
Vai correr tudo bem. Vê bem o plano de estudos e se é mesmo aquilo que tu queres. É um curso que se faz com muito trabalho; é emocionalmente desgastante e há épocas em que apetece largar tudo, mas se tiveres certo de que é aquilo que queres, lá se consegue fazer (não me perguntes como porque nem eu sei como me safei tão bem a algumas cadeiras em que eu achava que estava mesmo mal 😅)...

Não te digo isto para te assustar, até porque todos os cursos superiores são bastante exigentes. Mas este deve ser dos cursos com mais desistências da FEUP, porque há muita gente que acha que é só programar umas coisinhas e é tudo muito divertido. Não é mesmo nada assim ahahah. Fala-se de imensa coisa, programar não é a parte difícil.

aliás BCM foi a monha primeira opção durante imenso tempo e depois a média subiu dois valores😹 mas gostas do curso e do ambiente da NOVA?
Sim sem dúvida, excelente ambiente mesmo o próprio curso entreajuda-se imenso e o ambiente é só espetacular. Não te preocupes com estares abaixo da média que este ano pode descer um bocado depende dos exames nacionais. O curso no que toca á parte laboratorial é ótimo mesmo, ensinam-te tudo desde o início uma data de procedimentos e técnicas logo no 1º semestre, principalmente TLB e IQV que te põe logo á vontade num laboratório, no início é desafiante não vou mentir mas adaptas-te facilmente. Foca-te muito nestas duas cadeiras (mais na 1º que é onde aprendes o fulcral para as cadeiras que se seguem. As cadeiras teóricas são diria transversais em várias faculdades, o que distingue este curso é sem sombra de dúvida a qualidade dos laboratórios e claro corpo docente que aí se encontra. São muito prestáveis, e sempre prontos a ajudar. Ajuda o facto de serem na sua grande maioria investigadores com os seus próprios Labs dentro da faculdade, e se te deres bem com eles, talvez tenhas a sorte de poder lá entrar. Vou agora para o 2º ano, e avisar-te que o 2º semestre do 1º ano é "interessante" e pode deixar-te na altura de pé atrás mas depois é só Biologia from that point onwards e tudo ficará melhor 😂😂

• Like
Reactions: Leonor Heitor