Quais as vossas opções para o ensino superior? 2022/2023

Matrícula
29 Junho 2018
O único problema é que não tenho a média nem para CBM ou BMC. Tenho tipo menos 6 décimas (170 e 172 de candidatura respetivamente). Então, estou a tentar criar planos B, C, D... e especializo-me no que gostaria já em mestrado ou pós-graduação.
Post automatically merged:

aliás BCM foi a monha primeira opção durante imenso tempo e depois a média subiu dois valores😹 mas gostas do curso e do ambiente da NOVA?
Sim sem dúvida, excelente ambiente mesmo o próprio curso entreajuda-se imenso e o ambiente é só espetacular. Não te preocupes com estares abaixo da média que este ano pode descer um bocado depende dos exames nacionais. O curso no que toca á parte laboratorial é ótimo mesmo, ensinam-te tudo desde o início uma data de procedimentos e técnicas logo no 1º semestre, principalmente TLB e IQV que te põe logo á vontade num laboratório, no início é desafiante não vou mentir mas adaptas-te facilmente. Foca-te muito nestas duas cadeiras (mais na 1º que é onde aprendes o fulcral para as cadeiras que se seguem. As cadeiras teóricas são diria transversais em várias faculdades, o que distingue este curso é sem sombra de dúvida a qualidade dos laboratórios e claro corpo docente que aí se encontra. São muito prestáveis, e sempre prontos a ajudar. Ajuda o facto de serem na sua grande maioria investigadores com os seus próprios Labs dentro da faculdade, e se te deres bem com eles, talvez tenhas a sorte de poder lá entrar. Vou agora para o 2º ano, e avisar-te que o 2º semestre do 1º ano é "interessante" e pode deixar-te na altura de pé atrás mas depois é só Biologia from that point onwards e tudo ficará melhor 😂😂

• Like
Reactions: Leonor Heitor

marisaafernandes

Membro Caloiro
Matrícula
6 Setembro 2021
Curso
Direito
Instituição
FDUL
Eu começo
1° e 2°(ainda não decidi a ordem) - biotecnologia UA ou UBI
3° - biotecnologia IPLeiria
4°- biotecnologia IPC
5° e 6° provavelmente fica em branco
1º - Direito na FDUL
2º - Direito na Nova
3º - Direito na Universidade Coimbra / Direito na Universidade do Porto / História na Universidade de Lisboa

Matrícula
7 Junho 2017
Curso
M. I. Engenharia Biomédica 🔜 Medicina
Instituição
UNL | FCT 🔜 FMUL
tu estás literalmente por tua conta uma vez que entras na universidade, e se conseguires fazer alguns amigos, vai ser uma sorte daquelas que merece ser rezada a Deus porque na universidade as mal vão te querer conhecer, só se estiveres no acaso de as encontrar, e para os professores não passas de mais uma que está ali para tentar a tua sorte.

Não tenho quaisquer intenções de reacender a discussão já bem antiga, vinha era só dizer que isto é mentira e que a faculdade é um sítio onde até a malta mais reservada e introvertida no secundário pode fazer amigos com facilidade, literalmente basta ter um poucochinho de iniciativa e é na boa. Nada temam, caloiros!

Para não fazer off-topic , digo que estou na dúvida muito entre a NMS e FMUL. Como é que vocês estão a distinguir as faculdades de medicina nas vossas opções? E se alguém de uma destas faculdades estiver a ler que se acuse, por favor, que tenho muita dúvida a colocar sobre elas 😂

Lorena Ferreira

Membro Caloiro
Matrícula
19 Junho 2019
1ª opção: Biotecnologia - UA
2ª opção: Bioquímica - UA
3ª opção: Bioquímica - Nova
4ª opção: Bioquímica - FCL
5ª opção: Engenharia Biomédica - UA
6ª opção: Engenharia Química e Biológica - Nova

Fora listas (entretanto apercebi-me que provavelmente acabei de mostrar a minha feita em 2 minutos mesmo agora a um monte de pessoas que eu não conheço, sintam-se honrados :) ), não se sentem bué overwhelmed com esta cena toda da entrada na faculdade? E o tempo de espera, não vos está a matar aos poucos?
Vi que andam por aqui alguns com opções que se cruzam com as minhas. Talvez nos vejamos por aí! Vão mudar de casa? É que sou da zona de Lisboa e, acho que se entende, quero muito sair de casa e Aveiro parece um sítio bacano (3/6 opções todas focadas lá). Também estão a stressar com o medo de não conseguirem fazer nada sozinhos numa cidade onde não conhecem ninguém? Ou eu é que são uma overthinker e vocês uns aventureiros?

itsnevas

Membro
Matrícula
31 Março 2022
Agora a pergunta que te pergunto é sabes qual é a probabilidade de uma pessoa ter 17 a história, a nível nacional?

No ano em que fizeste exame? Bastante! Na verdade até estás 1 valor abaixo da moda desse ano. 😊
Necroposting mas meu, que resposta fatal. Adorei, simplesmente adorei.
Post automatically merged:

Vi que andam por aqui alguns com opções que se cruzam com as minhas. Talvez nos vejamos por aí! Vão mudar de casa? É que sou da zona de Lisboa e, acho que se entende, quero muito sair de casa e Aveiro parece um sítio bacano (3/6 opções todas focadas lá). Também estão a stressar com o medo de não conseguirem fazer nada sozinhos numa cidade onde não conhecem ninguém? Ou eu é que são uma overthinker e vocês uns aventureiros?
O meu stress é menos do medo de não conseguir andar por Lisboa e mais se as notas sobem este ano. Acho que ainda vou ter um derrame durante o mês de Agosto por causa das notas de matemática.

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Odeio ter de ser este tipo de pessoa, mas:

Pedia só gentilmente que não reacendessem discussões antigas, seja de que tipo forem. Uma coisa é um comentário saudável, outro é o reavivar de querelas que podem deixar desconfortáveis os envolvidos e não me parece que seja este o lugar certo para o segundo caso.

Com isto, espero ver muitos alunos a entrar na FLUL este ano e se precisarem de alguma ajuda, não hesitem ♡

anarita04

Membro Veterano
Matrícula
12 Abril 2021
1ª opção: Biotecnologia - UA
2ª opção: Bioquímica - UA
3ª opção: Bioquímica - Nova
4ª opção: Bioquímica - FCL
5ª opção: Engenharia Biomédica - UA
6ª opção: Engenharia Química e Biológica - Nova

Fora listas (entretanto apercebi-me que provavelmente acabei de mostrar a minha feita em 2 minutos mesmo agora a um monte de pessoas que eu não conheço, sintam-se honrados :) ), não se sentem bué overwhelmed com esta cena toda da entrada na faculdade? E o tempo de espera, não vos está a matar aos poucos?
Ok, em relação às tuas opções: wow, isso é que é coragem. Há muito cálculo nas duas primeiras opções.
Em relação às escolhas de universidades e ao medo de ficares sozinha, don't worry. Sou aveirense por isso, se alguma vez te sentires isolada, vem ter comigo🙂. Já agora, eu quero muito ir para biologia cá na UA, por isso a maior parte do tempo vou estar no departamento de biologia (google maps mostra os departamentos todos), então, se quiseres companhia, sabes onde me encontrar 😊

Rafaela seco

Membro Caloiro
Matrícula
8 Maio 2019
Estou um bocado indecisa ainda quanto às opções, no entanto tenho estas mas ainda não sei a ordem...
1° Engenharia das micro e nanotecnologias (FCT-Nova)
2° Engenharia e gestão industrial (FCT- Nova)
3° Química Aplicada (FCT Nova ou Coimbra)
4° Engenharia Biomédica ( Coimbra ou Aveiro)
Alguém que queira um destes cursos ou que me possa ajudar pff? 🙃

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL

fsantos02

Membro Veterano
Matrícula
10 Setembro 2019
Curso
Eng. Física
Instituição
FCT-UNL
Estou um bocado indecisa ainda quanto às opções, no entanto tenho estas mas ainda não sei a ordem...
1° Engenharia das micro e nanotecnologias (FCT-Nova)
2° Engenharia e gestão industrial (FCT- Nova)
3° Química Aplicada (FCT Nova ou Coimbra)
4° Engenharia Biomédica ( Coimbra ou Aveiro)
Alguém que queira um destes cursos ou que me possa ajudar pff? 🙃
olá, eu sou da fct nova, se precisares de ajuda manda-me mensagem ^^