Quais são as vossas opções? 2021/2022

qual a tua média?
Então… adorava dizer-te assim: a minha média é y, mas a verdade é que não posso. Isto porque anulei as disciplinas de matemática A e português, então a minha média ainda não é certa. No entanto posso dizer-te que a minha média do secundário vai estar entre o 15 e o 16 (podia no máximo chegar a 16,3 mas tendo em conta que já fiz o exame de português, sei que não vou ter uma nota muitooo alta). Contudo, quando saírem as notas no dia 2 de agosto digo-te a média final.
Também gostaria de ir para Estudos Gerais
Espero que consigas :)

Agradeço a sugestão. :)
Na verdade até ao dia das candidaturas ainda tenho algum tempo para pensar.
Eu sou aluna de ciências então a licenciatura em estudos gerais parecem-me mais interessante do que qualquer uma das outras licenciaturas da FLUL, à exceção de Estudos Asiáticos.
Na verdade a minha nota do exame de português é o que me vai levar à minha verdadeira escolha final.
Apenas te aconselho a ter em atenção uma coisa: a liberdade que o plano de estudos de Estudos Gerais te permite ter não vai ser, de todo, concretizável, porque vais querer ter uma cadeira que vai ficar numa faculdade e outra noutra faculdade que fica na outra ponta da cidade. Apenas tem isso em consideração. Em Artes e Humanidades já tens mais estabilidade.

É apenas um conselho, espero que não leves a mal, claro!

• Like
Reactions: Diana Valença
É apenas um conselho, espero que não leves a mal, claro!
Claro que não levo a mal! :)
Conselhos são sempre bem-vindos!
porque vais querer ter uma cadeira que vai ficar numa faculdade e outra noutra faculdade que fica na outra ponta da cidade.
Pois, realmente seria um bocado chato.
Apenas tem isso em consideração. Em Artes e Humanidades já tens mais estabilidade.
Eu vou pensar em todas as opções, depois decido consoante aquilo que será melhor para mim.
Obrigada pelos conselhos! :)

• Fabulous
Reactions: Paulo Inácio
Pois, realmente seria um bocado chato.
Eu já ando a pesquisar sobre este curso já há muito tempo e do que vejo não é de todo impossível porque não fazes tudo no mesmo ano nem no mesmo semestre. A FLUL fica ao lado da FCUL, FPUL e da FDUL, isso por si só é uma grande facilidade. As outras faculdades são um bocado mais longes mas tens vários transportes públicos para lá, pior mesmo é a FMH que é mesmo longe, no entanto se tiveres interesse em ir fazer cadeiras lá é tentar definir um dia ou uma manhã/tarde em que só tenhas aulas nessa faculdade para não andar de um lado para o outro.
Quando comecei a ver o curso queria fazer um bocadinho de tudo e achava fantástica a ideia de estar em 8 faculdades ao mesmo tempo, mas depois uma pessoa começa a analisar bem o plano de estudos e as faculdades "começam a cair". No meu caso a FMH foi logo à vida, para além de ser longe não tinha tanto interesse nas cadeiras, tinha interesse em estudar politica mas as cadeiras que o ISCSP oferece é sobre politica internacional e eu tinha mais interesse em politica nacional, por fim as cadeiras da FDUL são interessantes mas do que tenho visto são exageradamente trabalhosas e por muito que não queira facilitismos também tenho que pensar que cadeiras de direito iam fazer a minha média descer e todas as bolsas são bem-vindas.
Do que sei, o pior em EG é conseguir vagas nas cadeiras, sobretudo noutras faculdades, abrem poucas.
Claro que os teus exames serão decisivos, mas parece que podes vir a ter uma média bastante boa para entrar, este ano também não foi dos cursos que subiu mais e a média têm estado nos 15

Eu já ando a pesquisar sobre este curso já há muito tempo e do que vejo não é de todo impossível porque não fazes tudo no mesmo ano nem no mesmo semestre. A FLUL fica ao lado da FCUL, FPUL e da FDUL, isso por si só é uma grande facilidade. As outras faculdades são um bocado mais longes mas tens vários transportes públicos para lá, pior mesmo é a FMH que é mesmo longe, no entanto se tiveres interesse em ir fazer cadeiras lá é tentar definir um dia ou uma manhã/tarde em que só tenhas aulas nessa faculdade para não andar de um lado para o outro.
Quando comecei a ver o curso queria fazer um bocadinho de tudo e achava fantástica a ideia de estar em 8 faculdades ao mesmo tempo, mas depois uma pessoa começa a analisar bem o plano de estudos e as faculdades "começam a cair". No meu caso a FMH foi logo à vida, para além de ser longe não tinha tanto interesse nas cadeiras, tinha interesse em estudar politica mas as cadeiras que o ISCSP oferece é sobre politica internacional e eu tinha mais interesse em politica nacional, por fim as cadeiras da FDUL são interessantes mas do que tenho visto são exageradamente trabalhosas e por muito que não queira facilitismos também tenho que pensar que cadeiras de direito iam fazer a minha média descer e todas as bolsas são bem-vindas.
Do que sei, o pior em EG é conseguir vagas nas cadeiras, sobretudo noutras faculdades, abrem poucas.
Claro que os teus exames serão decisivos, mas parece que podes vir a ter uma média bastante boa para entrar, este ano também não foi dos cursos que subiu mais e a média têm estado nos 15
Se quiseres posso recomentar-te um ou dois cursos...

Última edição:
Sabias que em Estudos Gerais podes fazer Major em Ciências Matemáticas, Minor em Estatística e Investigação Operacional e/ou Minor em Matemática?
Não não, de medicina. Tens um rosto familiar a essas profissões. 😂
Enganei-vos a todos! Ehehe

Por enquanto estas são as minhas opções, apesar de saber que ainda posso mudar de ideias :b

1º Serviço Social - ISCTE
2º Sociologia - ISCTE
3º Sociologia - NOVA
4º Mediação artística e cultural - IPL
5º História Moderna e Contemporânea - ISCTE
6º Antropologia - ISCTE ou NOVA (não tenho a certeza).

Mais alguém? Ou alguém destes cursos que queira falar deles?

tb estou curiosa estava muito decidida por Serviço Social mas acho que Sociologia vai ser a primeira opção, pelo que li o curso de Sociologia é menos "massudo" e em termos de saídas acaba por parecer mais abrangente (isto por opiniões que vou lendo mas também estou na duvida)
já agora as médias do ano passado foram muito altas... :/ bolas

tb estou curiosa estava muito decidida por Serviço Social mas acho que Sociologia vai ser a primeira opção, pelo que li o curso de Sociologia é menos "massudo" e em termos de saídas acaba por parecer mais abrangente (isto por opiniões que vou lendo mas também estou na duvida)
Se queres um curso com boas saídas... Acho que já sabes qual é 🤔😂

• Haha
Reactions: Teresa P.

Eu também estive muito indecisa sobre a primeira opção.. Mas vendo o plano de estudos, acho o de Serviço Social muito mais interessante, apesar de tambem gostar de Sociologia. Pois, as medias subiram imenso, não sei se conseguirei o 14, depende da nota do meu exame de história, veremos!

• Like
Reactions: Barbara_Lopes
Eu também estive muito indecisa sobre a primeira opção.. Mas vendo o plano de estudos, acho o de Serviço Social muito mais interessante, apesar de tambem gostar de Sociologia. Pois, as medias subiram imenso, não sei se conseguirei o 14, depende da nota do meu exame de história, veremos!

Pois tb nao sei se terei uma media de 14, acreditando que tenho pelo menos um 10 no exame de português penso que devo andar pelo 13/ 13,50 isto fazendo a media do final de secundário com o exame final (que duvido ter uma grande nota), terminei os estudos em 2007 estava muito enferrujada... )

E ja agora a tua primeira opção será o ISCTE ou a NOVA isto para mim e tudo ainda novidade, so pesquisei mesmo por faculdades publicas mas nem sei qual escolher em primeiro

Pois Serviço Social sempre foi a minha ideia agora estou muito indecisa com Sociologia :/