Quais são as vossas opções? 2021/2022

1-Ciências farmacêuticas (FFUL)
2-Biologia (FCUL)
3-Biologia (ISA-UL)
4-Biologia (UA)
5-Ciências farmacêuticas (UBI)
6-Ciências biomedicas (UBI)
Mais alguém ? :)

Última edição:
  • Like
Reactions: Blasty
Acham que vai haver aumento ou descida das médias de ingresso em comparação ao ano passado?
Só olhando para os exames deste ano a tendência será de descida.

Há só um fator que pode levar a uma manutenção/subida, que seria um aumento do número de candidatos relativamente ao ano anterior. Para isso teríamos de ter:
1) Menos alunos a ficar retidos no secundário do que o normal, como aconteceu no ano passado. O que pode acontecer porque: 1) Os exames nacionais estão um pouco mais "desafiantes" do que no ano passado, mas mais acessíveis que em 2019 e 2) Por causa das medidas excepcionais da pandemia os alunos já não chumbam às disciplinas com os exames nacionais.
2) Notas nos exames nacionais que, mesmo não chegando aos níveis de 2020, sejam mais elevadas do que o costume (p.e. comparado com 2019). Notas mais elevadas = mais alunos com positiva nos exames = mais potenciais candidatos ao ensino superior = maior pressão para subida/manuteção das médias.

Eu não tenho nem primeira nem segunda opção, tenho opções. Por um lado tenho engenharia física e engenharia biomédica, por outro tenho medicina mas acho que não vou ter média ( o exame de bio desce me para 18,4 ). No entanto, acho que quando for para escolher vou acabar por meter outro curso qualquer porque sou mesmo super indecisa, e também tenho medo de não ser boa o suficiente para cursos como engenharia física.

Eu não tenho nem primeira nem segunda opção, tenho opções. Por um lado tenho engenharia física e engenharia biomédica, por outro tenho medicina mas acho que não vou ter média ( o exame de bio desce me para 18,4 ). No entanto, acho que quando for para escolher vou acabar por meter outro curso qualquer porque sou mesmo super indecisa, e também tenho medo de não ser boa o suficiente para cursos como engenharia física.
Olá!
Não precisas de ficar com medo de "não ser boa o suficiente para cursos como engenharia física". Ninguém sabe tudo. Eu tb tinha esse receio quando escolhi vir para matemática por ser um curso mt formal e exigente. Mas se tu estudares regularmente e não deixares matéria acumular (e claro, gostar do curso), não tens grandes problemas com a universidade.
Boa sorte :)

Olá!
Não precisas de ficar com medo de "não ser boa o suficiente para cursos como engenharia física". Ninguém sabe tudo. Eu tb tinha esse receio quando escolhi vir para matemática por ser um curso mt formal e exigente. Mas se tu estudares regularmente e não deixares matéria acumular (e claro, gostar do curso), não tens grandes problemas com a universidade.
Boa sorte :)
Eu sou muito focada no que faço mas eu tenho msm ansiedade clinica o que costuma afetar muito o meu sucesso escolar. Eu tenho receio de a ansiedade dar cabo de mim. Eu desisti de medicina logo por causa disso, como é que vou ser médica se nem consigo tomar conta de mim. Obrigada na mesma, ler pessoas que superaram os seus receios dá me motivação 😊

Eu sou muito focada no que faço mas eu tenho msm ansiedade clinica o que costuma afetar muito o meu sucesso escolar. Eu tenho receio de a ansiedade dar cabo de mim. Eu desisti de medicina logo por causa disso, como é que vou ser médica se nem consigo tomar conta de mim. Obrigada na mesma, ler pessoas que superaram os seus receios dá me motivação 😊
Olá! Queria só deixar te aqui as minhas palavras de apoio, compreendo que a ansiedade seja um obstáculo só não deixes que isso te impeça de concretizar os teus sonhos! Espero que encontres o curso onde te sintas realizada e feliz! Boa sorte, vai correr tudo bem! ☺️

• Love
Reactions: miuna chan

1 - eu percebo a ansiedade! acabei agora o 1o ano em med, e digo-te - nunca tive tanta ansiedade na minha vida! no entanto, entramos na faculdade e percebemos que TODA A GENTE está no mesmo barco, e isso ajuda muito. also, há medicação/terapia que te pode ajudar, nunca desistas dos teus sonhos porque “achas que te podem afetar”. segue o que gostas!
2 - quando há assim muitos cursos e gostos diferentes, o ideal é mesmo ir pelas cadeiras e pelo futuro que x curso te dá. gostas das matemáticas e físicas? vias-te bem no hospital? preferes mais trabalho de laboratório? tudo isso são perguntas que te podem ir ajudando a entender melhor o teu rumo
3 - não tenhas medo de escolher um curso, e acabares por não gostar e quereres mudar. é super frequente, e não é 1 ano da tua vida que vai mudar grande coisa! há n de pessoas que mudam de cursos muito diferentes para, por exemplo, medicina (tenho muitos colegas de engenharias e até direito), e vice-versa
no fundo, segue o teu coração, os teus gostos, e não deixes o medo do futuro cegar-te. e boa sorte!

Voltar a ser caloira :)

1ª opção - Tecnologia e Gestão Industrial (IPS)
2ª opção - Gestão de Sistemas de Informação (IPS)
3ª opção - Gestão da Distribuição e da Logística (IPS)

Infelizmente não consegui encontrar ninguém para a minha primeira opção :( gostava mesmo de ter um testemunho, se fores tu let me know!

Este exame de Matemática não me correu muito bem e infelizmente devo ter uma nota muito próxima da nota mínima de prova de ingresso, pelo que alterarei mais uma vez as opções, ficará assim por enquanto:
1° Engenharia Electrotécnica e de Computadores IST
2° Engenharia Informática FCT-NOVA
3° Engenharia de Telecomunicações e Informática IST
4° Engenharia Electrotécnica e de Computadores FCT NOVA
5° Engenharia de Telecomunicações e Informática ISCTE
6°Engenharia Informática UBI

Última edição:
QUOTE="davis, post: 569054, member: 1"]
Relembrando quando a Universidade da Madeira teve o curso com a média mais elevada do país:

Apenas foi colocado 1 aluno que tinha essa nota de candidatura. 😅
Yap, lembro me! Acho que era engenharia civil com 19,5 ou algo assim. Fiquei surpreendido MAS DEPOIS ERA SÓ UM ALUNO 😂😂😂
[/QUOTE]
Eu tenho uma história parecida com a dele lol ahahah, acho que ele agora está em Coimbra na FCTUC (vi o LinkedIn dele acho ahahah) gostava de um dia conhece lo pessoalmente
Post automatically merged:

Olá, tenho um amigo em Biomédica no ISEP. Se quiseres, e ele concordar, posso te pôr em contacto com ele.
Isepao aqui, se precisares de algo apita

Provavelmente qualquer coisa assim:
1- Gestão - FEP
2- Economia - FEP
3- MAEG - ISEG
4- Engenharia informática - IST
5-????
6- Engenharia informática - ISEP
Troca a 6 pela 4 se fores do Porto (cólicas fep por isso suponho isso ahahah). Isepao é possível fepiano no mestrado

Olá a todos!!
Eu estava a pensar pôr assim:
1 - Engenharia Mecânica - IST
2 - Engenharia e Gestão Industrial - IST
3 - Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - IST ou FEUP
4 - o mesmo que na anterior, consoante o q nela puser

E depois queria optar pelos cursos de mecânica ou gestão industrial noutras faculdades, como aveiro, nova, minho... Alguém tem algo a dizer sobre estas universidades?
Outra questão, acham engenharia mecânica no IST uma boa 1a opção ou seria melhor, por exemplo, engenharia mecânica na FEUP ou até a 2a opção (egi no IST)?
:)
ISEP não?

Última edição:
Voltar a ser caloira :)

1ª opção - Tecnologia e Gestão Industrial (IPS)
2ª opção - Gestão de Sistemas de Informação (IPS)
3ª opção - Gestão da Distribuição e da Logística (IPS)

Infelizmente não consegui encontrar ninguém para a minha primeira opção :( gostava mesmo de ter um testemunho, se fores tu let me know!
Se quiseres esclarecimentos sobre a tua 3a opção fala comigo! em relação a primeira acho que posso tentar arranjar alguem que fale ctg
Boa sorte!

• Like
Reactions: Paulo Inácio