Quais são as vossas opções? 2021/2022

o ano passado não entrei em medicina este ano consegui subir a minha média para 18,63 acham que entro em Lisboa? O que eu queria mesmo era no Porto mas será impossível não? E já agora alguém tem alguma opinião sobre as diferentes faculdades? Não sei quem ordem por mas pretendo por as ilhas para ter a certeza que entro!

1 - Medicina (FMUL)
2 - Medicina (NMS)
3 - Ciências da Nutrição (NMS)
4 - Ciências da Nutrição (FMUL)

A 5ª e a 6ª ainda são uma incógnita. Mas as duas primeiras estão bastante vincadas :)
Alo olha estou na mesma situação mas estou entre por nutrição ou dentária, porque tiveste essa escolha?

Alo olha estou na mesma situação mas estou entre por nutrição ou dentária, porque tiveste essa escolha?
Devo colocar as duas faculdades de Medicina de Lisboa em 1ª e 2ª opção apenas por descargo de consciência, mas o mais provável é que não entre este ano. Neste momento, também estou muiiito indecisa entre colocar Medicina Dentária na FMDUL ou Ciências da Nutrição na FMUL como 3ª opção. Na altura em que escrevi esse post não sabia que o 1º ano de Dentária era tão parecido ao 1º de Medicina, e como em Nutrição estaria inserida numa faculdade de Medicina, imaginava-me a manter um certo contacto com Medicina na mesma... Além disso, tenho mesmo interesse genuíno em Nutrição, apesar da situação da empregabilidade (caso acabe por ficar nesse curso) me deixe apreensiva. Já Dentária não me desperta o mesmo interesse, mas parece uma aposta mais "estável".
Btw agradecia imenso se alguém que tenha estado/esteja em Medicina Dentária na FMDUL e/ou Ciências da Nutrição na FMUL/NMS desse o seu feedback!

Provavelmente será:
1- Medicina (NOVA medical school)
2- Medicina (Universidade de Lisboa)
3- Medicina Dentária em qualquer uma das universidades públicas de Lisboa
se não conseguir entrar, vou desistir da escola e ir trabalhar no mcdonalds 😅 😂
Aloo estás com que média ? Estou com esse pensamento também ahaha
Post automatically merged:

Acho que vai ficar assim, mas ainda estou na dúvida sobre as últimas duas

1 - Medicina (FMUL)
2 - Medicina (NMS-FCM)
3 - Ciclo Básico de Medicina (UMa)
4 - Medicina (UBI)
5 - Ciclo Básico de Medicina (UAc)
6 - Medicina Dentária (FMDUL)
Same! Estou com dúvida também pq tenho medo que as médias subam bue e que não entre em nada estás com que média ?

Devo colocar as duas faculdades de Medicina de Lisboa em 1ª e 2ª opção apenas por descargo de consciência, mas o mais provável é que não entre este ano. Neste momento, também estou muiiito indecisa entre colocar Medicina Dentária na FMDUL ou Ciências da Nutrição na FMUL como 3ª opção. Na altura em que escrevi esse post não sabia que o 1º ano de Dentária era tão parecido ao 1º de Medicina, e como em Nutrição estaria inserida numa faculdade de Medicina, imaginava-me a manter um certo contacto com Medicina na mesma... Além disso, tenho mesmo interesse genuíno em Nutrição, apesar da situação da empregabilidade (caso acabe por ficar nesse curso) me deixe apreensiva. Já Dentária não me desperta o mesmo interesse, mas parece uma aposta mais "estável".
Btw agradecia imenso se alguém que tenha estado/esteja em Medicina Dentária na FMDUL e/ou Ciências da Nutrição na FMUL/NMS desse o seu feedback!
Poi’s estou igual juro ahah estás com que média ?

1 - Medicina (FMUL)
2 - Medicina (NMS)
3 - Ciências da Nutrição (NMS)
4 - Ciências da Nutrição (FMUL)

A 5ª e a 6ª ainda são uma incógnita. Mas as duas primeiras estão bastante vincadas :)
Olá, desculpa o incómodo mas o que te levou a colocar FMUL na primeira opção??
eu estou entre FMUL e NMS e ainda não sei qual colocar como primeira opção 😭 obrigada desde já! :D

Aloo estás com que média ? Estou com esse pensamento também ahaha

Same! Estou com dúvida também pq tenho medo que as médias subam bue e que não entre em nada estás com que média ?

Poi’s estou igual juro ahah estás com que média ?
Acho que estou com média de 19,0 mas ainda não confirmei XD

Aloo acham que com 18.1 há alguma possibilidade de entrar em medicina na FMUL?

eu estou entre FMUL e NMS e ainda não sei qual colocar como primeira opção 😭 obrigada desde já! :D

Que bom! Entras na boa mesmo com essa média de candidatura

Olá! Eu também estava indecisa entre colocar a Nova ou a Clássica em primeira opção, mas optei pela Nova por várias razões, depois de ter falado com algumas pessoas.
É verdade que a Clássica tem mais reputação, no entanto, identifico-me mais com a nova por ser um ambiente mais informal, mais familiar também (porque são menos alunos e as turmas também são mais pequenas) e ainda porque tem-se clínicas e contacto com os hospitais mais cedo do que na clássica.
Boa sorte com a escolha, e espero que consigas entrar na primeira opção! :)

• Like
Reactions: fgdgdjhd
Olá! Vou mostrar-te uma lista de prós e contras da FMUL vs NMS que fiz há uns tempos. Talvez te seja útil :)
(Disclaimer: É bem provável que nem tudo o que está aqui seja super legítimo, então se alguém das duas faculdades tiver informações em contrário, por favor corrija)

FMUL

Prós

- Média do último candidato tende a ser ligeiramente mais baixa
- Maior número de vagas disponíveis
- Os hospitais associados são mais centralizados
- Maior acessibilidade em termos de transportes
- Ambiente académico (preferência pessoal)
- Grande proximidade desde cedo com a realidade hospitalar devido à inserção no Hospital de Santa Maria
- Maior transversalidade de unidades curriculares devido aos módulos --> Estudo mais "multiplanar" --> Exames são referentes a módulos e não a cadeiras isoladas --> Por exemplo, se não fores muito bom a Anatomia, podes compensar com Fisiologia...
- Professores da "velha guarda", muito conceituados e relevantes na comunidade médica/científica (os da NMS certamente também o serão, mas a FML está mesmo cheia de personalidades hehe)

Contras

- Anos clínicos começam no 4º ano
- Anatomia muito valorizada. Até é sujeita a avaliações orais
- Obrigatório defender uma tese de mestrado --> Carga de trabalho acrescida nos anos clínicos
- Instalações mais antigas

NMS

Prós

- Anos clínicos começam no 3º ano
- Anatomia toda dada no 1º semestre do 1º ano (exceto anatomia do sistema nervoso, que é dada em Fundamentos de Neurociência no 2º ano) --> Menor enfoque na memorização de grandes cargas teóricas
- Não se faz uma tese de mestrado, apenas um relatório de estágio --> Anos clínicos mais calmos
- Maior variedade de hospitais associados
- Melhor rácio tutor-aluno do país (1-3)
- Instalações mais recentes
- Ensino tendencialmente mais moderno e inovador

Contras

- Média do último candidato tende a ser um pouco mais elevada
- Menor número de vagas disponíveis
- O campus de Santana vai deixar de existir e vai passar a ser em Carcavelos --> Acessibilidade mais difícil (no entanto, devido à pandemia, esta mudança parece ter ficado em stand-by)
- As cadeiras são isoladas, logo há exames para cada uma delas

Última edição:
1ª - Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações - ISEL
2ª - Engenharia Informática e Multimédia - ISEL
3ª - Matemática Aplicada à Tecnologia e à Empresa - ISEL
4ª - Tecnologias e Gestão Municipal - ISEL
5ª - Engenharia Informática e de Computadores - ISEL
6ª - Engenharia Informática - ISCTE (regime pós-laboral)

Como podem ver quero entrar na ISEL 😩