Quais são as vossas opções? 2021/2022

Olá! Vou mostrar-te uma lista de prós e contras da FMUL vs NMS que fiz há uns tempos. Talvez te seja útil :)
(Disclaimer: É bem provável que nem tudo o que está aqui seja super legítimo, então se alguém das duas faculdades tiver informações em contrário, por favor corrija)

FMUL

Prós

- Média do último candidato tende a ser ligeiramente mais baixa
- Maior número de vagas disponíveis
- Os hospitais associados são mais centralizados
- Maior acessibilidade em termos de transportes
- Ambiente académico (preferência pessoal)
- Grande proximidade desde cedo com a realidade hospitalar devido à inserção no Hospital de Santa Maria
- Maior transversalidade de unidades curriculares devido aos módulos --> Estudo mais "multiplanar" --> Exames são referentes a módulos e não a cadeiras isoladas --> Por exemplo, se não fores muito bom a Anatomia, podes compensar com Fisiologia...
- Professores da "velha guarda", muito conceituados e relevantes na comunidade médica/científica (os da NMS certamente também o serão, mas a FML está mesmo cheia de personalidades hehe)

Contras

- Anos clínicos começam no 4º ano
- Anatomia muito valorizada. Até é sujeita a avaliações orais
- Obrigatório defender uma tese de mestrado --> Carga de trabalho acrescida nos anos clínicos
- Instalações mais antigas

NMS

Prós

- Anos clínicos começam no 3º ano
- Anatomia toda dada no 1º semestre do 1º ano (exceto anatomia do sistema nervoso, que é dada em Fundamentos de Neurociência no 2º ano) --> Menor enfoque na memorização de grandes cargas teóricas
- Não se faz uma tese de mestrado, apenas um relatório de estágio --> Anos clínicos mais calmos
- Maior variedade de hospitais associados
- Melhor rácio tutor-aluno do país (1-3)
- Instalações mais recentes
- Ensino tendencialmente mais moderno e inovador

Contras

- Média do último candidato tende a ser um pouco mais elevada
- Menor número de vagas disponíveis
- O campus de Santana vai deixar de existir e vai passar a ser em Carcavelos --> Acessibilidade mais difícil (no entanto, devido à pandemia, esta mudança parece ter ficado em stand-by)
- As cadeiras são isoladas, logo há exames para cada uma delas
Olá! Só corrigir o ponto dos hospitais da FMUL serem mais centralizados, em comparação com a NMS. Na NMS temos estágios em todos os hospitais do Centro Hospitalar de Lisboa Central e Ocidental (São José, Curry, MAC, Santa Marta, Capuchos, São Francisco Xavier, Egas Moniz etc etc, logo super central), bem como Centros de Saúde em toda a área de Lisboa e também Hospitais privados (Hospital da Luz, Lusíadas, várias CUF). Temos alguns mais longes, como Vila Franca de Xira, Fernando da Fonseca, Santa Cruz, entre outros, mas as vagas para esses são menores do que os centrais, logo os alunos que vão para lá são bastante menos 🙂

Boa sorte com as colocações para todos!

Coloquei mais mas estas são as duas primeiras:
- Engenharia informática na FCT
- Engenharia informática FCUL

Última edição:
  • Like
Reactions: Wraak
Eu começo:
1° Engenharia Electrotécnica e de Computadores IST
2° Engenharia Informática FCT-UNL
3° Engenharia de Telecomunicações e Informática IST
4° Engenharia Electrotécnica e de Computadores FCT-UNL
5° Engenharia de Telecomunicações e Informática ISCTE
6° Engenharia Informática UBI

Já perdi a conta de quantas vezes editei isto 🤣
1o Tradução FLUL
2º Tradução Nova
3º Línguas, Literaturas e Culturas FLUL
4º Línguas, Literaturas e Culturas Nova
5º Estudos de Cultura e Comunicação FLUL
6º Artes e Humanidades FLUL
Só tenho interesse nas duas últimas apenas para fazer o 1º ano e depois tentar mudar para uma das quatro de cima.
Most likely de entrar é a 3ª Línguas, Literaturas e Culturas FLUL.
Post automatically merged:

1o Tradução FLUL
2º Tradução Nova
Só tenho interesse nas duas últimas apenas para fazer o 1º ano e depois tentar mudar para uma das quatro de cima.
Já agora, tendo em conta que sou do distrito de Setúbal e estas são as minhas opções, é melhor ou não pôr a preferência regional?

1o Tradução FLUL
2º Tradução Nova

Já agora, tendo em conta que sou do distrito de Setúbal e estas são as minhas opções, é melhor ou não pôr a preferência regional? vi a live e o vídeo dos Inspiring Future e continuei sem saber 😅
corrijam-me se estiver errado, mas acho que só politécnicos têm preferência regional, pelo que acho que não consegues

Estas são as minhas:
  1. História (Faculdade de Letras do Porto)
  2. Sociologia (Faculdade de Letras do Porto)
  3. Comunicação Empresarial (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto)
  4. Comércio Internacional (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto)
  5. Recursos Humanos (Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto)
  6. Solicitadoria (Instituto Superior de Tecnologia e Gestão do Porto)

até agora está assim
med vet (fmv-ul)
med vet (uévora)
Também vou concorrer para med vet :)

Hallooo!!
Acabei por perder o acesso ao meu e-mail/conta da uniarea então venho postar again :)

1º- Medicina Veterinária, UÉvora
2º- Medicina Veterinária, FMV-UL
3º- Ciência e Tecnologia Animal, UÉvora

and that's it :p

Que as médias de acesso não subam muito mais 🤞Boa sorte, malta.
Também vou concorrer para med vet este ano :) Espero mesmo que não subam mais!

Última edição:
Eu começo:
1° Engenharia Electrotécnica e de Computadores IST 15,97
2° Engenharia Informática FCT-UNL 16,3
3° Engenharia de Telecomunicações e Informática IST 15,97
4° Engenharia Electrotécnica e de Computadores FCT-UNL 16,3
5° Engenharia de Telecomunicações e Informática ISCTE 15,97
6° Engenharia Informática UBI 16,46

Já perdi a conta de quantas vezes editei isto 🤣

1ª história na flup
2ª arquelogia na flup
3ª história da arte na flup

Uma pergunta, imaginamos que não consiga entrar no curso que quero na 1ª fase. É possível inscrever-me em cursos da 2ª fase que não me tinha inscrito na 1ª fase, ou funciona como nos exames nacionais? Só podemos ir à 2ª fase nos que nos inscrevemos na 1ª fase?