🧑🎓 No conjunto do Sistema de Ensino Superior Público e Privado, o número total de vagas para o ano letivo 2025/2026 é de 101.798, o que representa um acréscimo de 1.647 vagas face ao ano anterior. Já as podes consultar aqui.
Hey!! well... as minhas opções mudaram um pouquinho nestes últimos dias... agora tenho Estudos de Cultura e Comunicação como primeira e LLC na flul como segunda
A minha situação também está confortável, a minha nota de entrada na FEUP é bem superior à do ano passado.
Se realmente é esse o curso que queres e tens várias outras opções que te dão garantias de entrada, acho que arriscar não custa - é para isso que as 6 opções servem. Há que ter em conta que, por vezes, ao optares por um dado curso em 1ª opção podes ter direito a alguma bolsa se fores lá colocado... se não for esse o caso, não se perde nada em tentar.
A nota deve descer não só por causa dos piores resultados (em geral) no exame de matemática, mas também pelo aumento do nº de vagas. Obviamente ninguém sabe com certezas qual será... É uma decisão tua e isto foi apenas a minha visão sobre o caso.
Força nisso e boa sorte!
1ª - Geografia (IGOT)
2ª - Planeamento e Gestão do Território (IGOT)
3ª - Geografia e Planeamento Regional (FCSH)
4ª - Filosofia (FCSH)
5ª - Antropologia (ISCSP)
6ª - Sociologia (ISCSP)
Tens a certeza que é assim? Imagina que és contratada para um hospital como fisiologista clinica mas não especificam em que area vais atuar, não podes estar tanto a fazer espirometrias como eletroencefalografias?
Post automatically merged:
Basicamente em bioengenharia aprendes coisas muito gerais, e com a licenciatura em bioengenharia (não sei se sabes mas os mestrados integrados acabaram na FEUP) não consegues arranjar emprego nem tens certas aptidões, tens de ir para mestrado. Enquanto que na licenciatura em engenharia biomedica tens competencias e arranjas emprego sem precisar de um mestrado. Conheci uma menina que tirou biomedica no ISEP e atualmente trabalha numa empresa de dispositivos médicos :)
De qualquer forma, vou-te deixar aqui o plano de estudo de ambos para veres o que realmente queres.
Pois eu soube disso dos mestrados integrados acabarem e sim eu já contava tirar o mestrado depois por isso mesmo. Sinceramente pensei q só com licenciatura em eng biomedica também não teria grande oportunidade no mercado de trabalho , não pensei q houvesse essa diferença. E na verdade o q me chamou mais a atenção de bioengenharia é o facto de ser mais abrangente também. Muito obrigada pela resposta e por esse esclarecimento, estou a ver que ainda vou dar umas voltas até me decidir na ordem das opções mesmo ahahah :)
Olá! Eu acho que é possível entrar sim, mas não é certo, porque a média de 2019 também era mais alta que a tua. Mas há sempre esperança! De qualquer forma podes sim fazer a licenciatura em eng. Biomédica no ISEP e mestrado na FEUP, quer em bioengenharia quer em engenharia biomédica. Relembro apenas que bioengenharia não se foca apenas em engenharia biomédica, abrangendo por isso também cadeiras, nomeadamente de biologia e química, necessárias aos restantes ramos. Qualquer dúvida podes mandar mensagem privada para esclarecer (sou de bioengenharia )
Pois eu também estive a ver as médias de anos anteriores e vi que ficava ali mesmo no limite mas também com o aumento de vagas (penso que vão adicionar 9 vagas) fico um pouco mais optimista! Também tenho entendido que bioengenharia é mais abrangente sim por isso seria a primeira opção mas pronto agora é só esperar para ver :)) Muito obrigada!
Ainda por decidir..
1- Ips- Fisioterapia
2- Escola superior de saúde Lisboa- Fisioterapia
3- Ips-Enfermagem
4- Imagem médica e radioterapia- Escola superior de saúde Lisboa
5- Ciências da visão- Escola superior de saúde Lisboa
6- Terapia da fala- Ips
alguém de Setúbal que se vai candidatar em imagem médica e radioterapia?
A minha situação também está confortável, a minha nota de entrada na FEUP é bem superior à do ano passado.
Se realmente é esse o curso que queres e tens várias outras opções que te dão garantias de entrada, acho que arriscar não custa - é para isso que as 6 opções servem. Há que ter em conta que, por vezes, ao optares por um dado curso em 1ª opção podes ter direito a alguma bolsa se fores lá colocado... se não for esse o caso, não se perde nada em tentar.
A nota deve descer não só por causa dos piores resultados (em geral) no exame de matemática, mas também pelo aumento do nº de vagas. Obviamente ninguém sabe com certezas qual será... É uma decisão tua e isto foi apenas a minha visão sobre o caso.
Força nisso e boa sorte!
Eu sei! Agradeço-te por partilhares a tua opinião, vou sem duvida colocar em 1.ª opção, posso ter que tenha sorte. Boa sorte também para ti, e pode ser que para o ano nos cruzemos!
Ainda tenho algumas dúvidas em relação à ordem, mas por agora:
1.º) Eng Química, IST
2.º) Química, FCUL
3.º) Química Aplicada, FCT UNL
4.º) Eng Informática, FCUL
A 5.ª e 6.ª opções ainda estão por decidir. Mas como tenho média alta, acredito que consiga entrar numa das primeiras.
No entanto, ainda não me decidi se coloque Eng Q no IST em 1.º ou 2.º devido à exigência da faculdade e por ainda não saber se preferia estudar no IST ou na FCUL... Alguém é capaz de fazer uma comparação entre as 2 (em termos de horário, professores, exigência, saídas profissionais, e mesmo de ambiente/pessoas/comunidade, etc)?
1º Engenharia e Gestão Industrial FEUP
2º Engenharia Física FCUP
3º Engenharia Mecânica FEUP
4º Engenharia e Gestão Industrial ISEP
PS. Ninguém me arranja aqueles pdf que tinham no site da dges com as médias, os distritos do pessoal entrava no curso de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP , como também as taxas de empregabilidade.
1º Engenharia e Gestão Industrial FEUP
2º Engenharia Física FCUP
3º Engenharia Mecânica FEUP
4º Engenharia e Gestão Industrial ISEP
PS. Ninguém me arranja aqueles pdf que tinham no site da dges com as médias, os distritos do pessoal entrava no curso de Engenharia e Gestão Industrial da FEUP , como também as taxas de empregabilidade.
Até agora, o curso que mais me interessa é o de Engenharia e Gestão Industrial, mas mesmo assim tenho medo de não ser a escolha mais certa para mim.
Vivendo em Lisboa, tenho duas chances, ou vou para o Técnico ou para a Nova FCT, e ainda estou muitoooo indeciso entre as duas. O Técnico tem mais prestígio, e é mais perto de minha casa (vivo na liha de Sintra) mas parece pôr mais pressão dos alunos e gastar mais do nosso tempo. Por outro lado, a FCT, embora mais longe, tem um núcleo muito ativo, um ambiente que parece muito mais amigável, e parece ser mais moderna.
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.