O curso de ciências biomédicas também é um curso que me cativa bastante. É bastante envolvido com medicina e é capaz de se tornar uma matéria interessante, principalmente a parte da anatomia. Alguém que ande neste curso pode dar mais informações por favor?
Ciências Biomédicas prepara-te essencialmente para o mundo da investigação científica. Acaba por ter uma relação forte com Medicina, porque a investigação é essencial para a área médica, claro. No entanto, os cursos são muito diferentes, porque, em Medicina, para além das biologias, bioquímicas e fisiologias básicas, que também apanhas em CB, tens toda uma parte mais clínica que, se abordares em Ciências Biomédicas, é sempre muito mais superficialmente, para fazer ponte com os conteúdos das ciências básicas da saúde. Por exemplo, Anatomia é uma disciplina muito explorada em Medicina, com imenso detalhe, mas é dada de forma muito muito superficial em CB. Sei que em CB, no Algarve, dão os conteúdos por sistemas orgânicos, de uma forma mesmo leve em comparação, não tem nada a ver com o detalhe de anatomia em Medicina.
Se te vês só e apenas a fazer investigação, sim, Ciências Biomédicas é uma boa opção. De qualquer forma, Medicina também é uma opção possível para quem quer fazer apenas investigação - existem médicos que só investigam e não exercem prática clínica. No entanto, diria que é mais vantajoso vires para Medicina se gostares tanto da parte clínica, ter contacto com os doentes, etc, como da parte da investigação. Por exemplo, uma boa parte dos meus profs da faculdade são médicos, investigam na sua área de especialização e ensinam/dão aulas; outros profs não são médicos e trabalham no mundo da investigação científica também, numa área na qual se especializaram em mestrado ou doutoramento, dentro da vasta área das ciências biomédicas/ciências da saúde/biologias.