Quais são as vossas opções? 2023/2024

Olá! Obrigada pela tua disponibilidade! Eu tenho um filho que quer ir para Engenharia Informática no ISEP e queria colocar como alternativa uma outra Engª no ISEP que pudesse ter equivalências a Informática, caso não entre. Sabes se é melhor a Engª de Sistemas ou Engª Eletrotécnica e Computadores?! Achas possível a mudança de curso? Obrigada!
Hello,

desculpa só responder agora! Penso que já vai um pouco tarde, mas vou dar a minha opinião na mesma.

Confesso que não conheço o curso Engenharia de Sistemas, mas relativamente a Eletrotécnica e de Computadores posso garantir que é um bom curso e facilmente poderia transitar no futuro para Informática. Desse modo acredito que seria uma boa opção para se colocar. Adicionalmente existiria sempre a possibilidade de considerar Engenharia Informática noutra universidade, porém se o objetivo for mesmo entrar no ISEP a opção de Engenharia Eletrotécnica é boa.

Boa sorte! :D

• Like
Reactions: Pedro D. Jesus
Ah, ótimo! Fico feliz de ver alguém que está colocado na minha primeira opção! Também foi a tua?
Como é que está a ser a tua experiência até agora no ISCSP? Não só a nível de estudos, mas social também; os teus professores e colegas são acessíveis?
Porque é que escolheste Antropologia?
E, quais são as tuas expectativas profissionais agora que estás inserida na área?

Julgo que sou a primeira na minha família direta a prosseguir estudos no ensino superior, por isso não sei exatamente o que me espera, foram poucos os testemunhos que ouvi até agora de conhecidos meus, e nenhum deles estiveram em Antropologia!

Aguardo a tua resposta ansiosamente!
Oi, vou responder por tópicos para que fique tudo mais ou menos direitinho sem deixar perguntas em branco 😊.

1°Começando por responder a primeira questão, não, não foi a minha primeira opção, foi uma das últimas, ao princípio fiquei meio perdida se era este o curso que queria, mas dei uma chance a ver no que dava. Fui pesquisar as saídas e as possibilidades nas pós-graduação e até de mestrado, e isso fez com que eu me sentisse mais "aliviada", pois de todo, não era a primeira opção e se quer sabia o que era Antropologia, mesmo com tantas pesquisas feitas. Como eu sou apaixonada por investigações e criminologia, vi que existe a possibilidade de fazer uma pós-graduação em Antropologia Forense, achei interessante e foi nesse instante que atirei me ao curso.

2° Uma das coisas que fez com que eu não mudasse de curso para uma outra instituição foi justamente o horário, enquanto que os horários das outras faculdades são irregulares, as dos Iscsp são bem organizadas (não é uma critica as outras faculdade mas para quem quer fazer part-time é perfeito), a instituição em si é bem amigável, não é uma instituição enorme e aberta, é bem razoável e difícil de perder-se por lá, é tudo muito organizado, acreditas que no meu secundário perdia-me mais vezes que na faculdade 🤡🥴.

3° Sobre questões de estudos, olha, sendo sincera, vai depender muito ti, eu inicialmente estava muito empolgada por algumas cadeiras do 1° semestre, até gostei de quase todas e até é relativamente fácil de compreender se tiveres estudos em dia, e sim, uma coisa que eu não esperava era que Antropologia fosse muito teórica 😔😭 . No 2° semestre, o meu pico de empolgação foi-se abaixo, outras devido a problemas pessoais e outras pelas cadeiras serem desinteressantes, acho que só teve uma UC que gostei. 🤧🙌 Em relação aos professores, confesso que eu não tive muita aproximação com eles, mas são todos empáticos e simpáticos (talvez um ou outro é que não). Sobre a turma em si, acho que tive sorte pq são todos muito acolhedores (não é bem essa palavra mas é quase), todos dão se bem, e se precisares de ajuda vais ter sempre alguém para isso, mesmo que não seja do primeiro ano, podes sempre pedir aos do 2° e 3°, já agora, eu sou do 2° e isso vai responder ao 5° tópico.

4°Como eu já disse, não foi propriamente a minha primeira opção, então eu só coloquei por não querer ficar de fora, mas a minha primeira semana foi tão incrível, que mesmo com a possibilidade de mudar de curso na segunda fase e entrar, resolvi ficar por lá.

5° A nível profissional não sei informar-te muito sobre, pois por ser um curso ainda meio desconhecido, creio que não haja tanta possibilidade e oportunidade de trabalho, e o facto de eu ainda estar no segundo ano, não tenho uma visão ampla sobre. Pelo que vejo dos meus professores que são antropólogos, maioria faz mestrado e doutorado para trabalhar na área.

Dito isto, é um curso que dependendo do que procuras estudar, ou vás gostar muito ou vás odiar, eu particularmente gosto dos temas que são apresentados nas aulas, o que por vezes, pode gerar debate entre alunos, sim, alguns professores são malucos por debates 🤧😭 mas fica tranquila, só participa quem quer.

Tirando todas essas anomalias, o horário é incrível, os professores são acessíveis (na maioria), eu não almoço na cantina, então não sou testemunha para falar sobre a comida, e é um fim do mundo mas que tem acesso a alguns transportes públicos. Uma dica que dou, é sempre ir às aulas, ou melhor, tenta ir às máximas que puderes, parece que não mas os professores valorizam quem frequenta as aulas.

Posto isto, já escrevi uma bíblia inteira, e talvez alguns erros ortográficos, por isso peço desculpas. Boa sorte para ti, e no fim tudo vai correr bem, não é tão assustador quanto talvez fiz parecer, é mais do que isso, é divertido por vezes, excepto a parte das propinas. Boa sorte e espero que entres na tua primeira opção 🙏, se entrares, podes entrar em contacto comigo que ajudo-te naquilo que eu puder. 🧚‍♀️Good luck 🧚‍♀️

• Like
OLÁ JOVENS! Não sei se já foi criado um tópico para este assunto mas ya, aqui vamos. Quais são as vossas 6 grandes opções para 2023/2024? Contem, contem! 😁
Hey gente linda!!! ☺️

Eu candidatei-me ao curso Estudos Asiáticos da FLUL através do concurso de mudança de par/instituição e gostaria de saber se mais alguém se candidatou a este curso ou se o frequenta.

Desde já muito obrigada e boa sorte a todos/as 🤞🏻🍀

OLÁ JOVENS! Não sei se já foi criado um tópico para este assunto mas ya, aqui vamos. Quais são as vossas 6 grandes opções para 2023/2024? Contem, contem! 😁
1° Multimedia e tecnologias de comunicação na Universidade de Aveiro
2° Comunicação e Design Multimédia na ESEC
3° LGP ESEC

a minha média de candidatura ficou a 16,9 e a tua?
Post automatically merged:

Em termos de disciplinas qual é que achaste a mais difícil/trabalhosa? E achas mais prático um portátil ou um tablet para acompanhar as aulas?
Vou aqui também saltar no comboio para responder, apesar de tarde.

Queria aproveitar para dar uma ressalva que acho importante - a cadeira mais difícil/trabalhosa depende muito de acordo com a perspetiva. Isto é, em termos de volume de matéria, diria sempre anatomia, microbiologia lá para o final do semestre (é muita coisa mas a maior parte das pessoas acaba por ter de adiar o estudo mais para o final do semestre), patologia e farmacologia.

Em termos de dificuldade, pessoalmente acho mais difícil estudar cadeiras tais como antropologia e investigação porque um grande fator no ensino superior é a motivação. Estas são cadeiras que acho que proporcionam um estudo menos organizado - especialmente antropologia - e os trabalhos de antropologia e de investigação são muito chatos de fazer, p.e., e para além disso que não te dão muita visão daquilo que um enfermeiro tem de saber para a sua prática. Ética tem uma frequência bastante difícil e é a descontar, mas a maior chatice de estudar para isso é que quando chega essa altura do ano a maior parte das pessoas já está exausta - na ESEL as coisas são às vezes um sprint, mas maioritariamente uma maratona.

O maior takeaway que deves levar contigo se entrares na ESEL é que mesmo as coisas difíceis são fazíveis e que quando começares a perceber como cada regência e cadeira funciona as coisas vão parecendo cada vez mais geríveis. O importante é não desmotivar - o primeiro ano é muito teórico e nem tudo interessa, mas vale a pena por algumas cadeiras e pelo que vem a seguir!!

Eu tenho um documento em que resumo algumas dicas/conselhos/opiniões sobre cada cadeira - se alguém quiser apite que eu disponibilizo!!

eu tou mesmo perdida porque adoro enfermagem e não sei o que mais deva colocar nas opçoes só para "encher" porque no fundo eu sei que se não entrar em enfermagem não vou ficar feliz, tambem gosto de psicologia e tenho grandes chances de entrar no iscte por isso tenho receio que colocar e entrar nessa....
Candidataste-te a que unis de enfermagem?? Acabei o 1.º ano na ESEL

Queria aproveitar para dar uma ressalva que acho importante - a cadeira mais difícil/trabalhosa depende muito de acordo com a perspetiva. Isto é, em termos de volume de matéria, diria sempre anatomia, microbiologia lá para o final do semestre (é muita coisa mas a maior parte das pessoas acaba por ter de adiar o estudo mais para o final do semestre), patologia e farmacologia.

Em termos de dificuldade, pessoalmente acho mais difícil estudar cadeiras tais como antropologia e investigação porque um grande fator no ensino superior é a motivação. Estas são cadeiras que acho que proporcionam um estudo menos organizado - especialmente antropologia - e os trabalhos de antropologia e de investigação são muito chatos de fazer, p.e., e para além disso que não te dão muita visão daquilo que um enfermeiro tem de saber para a sua prática. Ética tem uma frequência bastante difícil e é a descontar, mas a maior chatice de estudar para isso é que quando chega essa altura do ano a maior parte das pessoas já está exausta - na ESEL as coisas são às vezes um sprint, mas maioritariamente uma maratona.

O maior takeaway que deves levar contigo se entrares na ESEL é que mesmo as coisas difíceis são fazíveis e que quando começares a perceber como cada regência e cadeira funciona as coisas vão parecendo cada vez mais geríveis. O importante é não desmotivar - o primeiro ano é muito teórico e nem tudo interessa, mas vale a pena por algumas cadeiras e pelo que vem a seguir!!

Eu tenho um documento em que resumo algumas dicas/conselhos/opiniões sobre cada cadeira - se alguém quiser apite que eu disponibilizo!!

Olá Maria Inês, será que podes publicar ou enviar o documento das disciplinas? Mto obrigado

Obrigada! De facto ajuda imenso já ir com uma ideia da experiência de outros alunos. Podes mandar me esse documento? O meu email é antunesb152@gmail.com.

• Like
Olá, olá! Na verdade só pus 5, mas aqui vão:
1ª - Estudos Portugueses FLUL
2ª - Estudos Portugueses FCSH
3ª - Estudos Clássicos FLUL
4ª - LLC FLUL
5ª - LLC FCSH

Hello peeps! :)
As minhas são:
Publicidade e Marketing - ESCS (Diurno na primeira e pós laboral na segunda)
Relações Públicas e Comunicação Empresarial (Diurno na terceira e pós laboral na quarta);
Realmente o que quero mesmo é PM Diurno, o resto coloquei por descargo de consiência, visto que toda a gente a minha volta tem a certeza que entro (17,1 de nota, o ano passado foi 16,2 a média do último colocado btw, a minha mãe diz que é mais fácil o meu gato fazer um exame nacional do que eu não entrar) mas não sou de contar com o ovo no cu da galinha... se tiver aqui alguém de PM ou da ESCS em geral, para tirar dúvidas a alguém nervoso que se vai mudar para a cidade grande se tudo correr bem agradecia! E se mais alguém aqui concorreu à ESCS, principalmente a PM, bora amigar? Para ajudar a passar o tempo de nervos e espera! :)
Ana

As minhas são:

Publicidade e Marketing - ESCS
Jornalismo - ESCS
RPCE - ESCS
Gestão - ISCAL
PM (pós-laboral) - ESCS
Gestão (pós-laboral) - ISCAL
Hey! Também tenho a mesma primeira opção, talvez sejamos colegas em Setembro! :)

Última edição: