Quais são as vossas opções? 2023/2024

Mariana Arruda

Membro Caloiro
Matrícula
23 Agosto 2023
Oi Oi
Estas são as minhas opções:
1- Ciências da Comunicação (Nova Lisboa)
2- Audovisuais e Multimedia (ESCS - Ipl)
3- Ciências da Comunicação (Ulisboa)
4- Publicidade e Marketing (ESCS- Ipl)

Tenho 171,5 de média de entrada então não sei se entro na minha primeira opção. :/
Mais alguém por ai?
Olá! A minha primeira opção também é CC na Nova FCSH :)

• Like
Reactions: Pedro D. Jesus

Joel Oliveira

Membro Caloiro
Matrícula
25 Agosto 2023
Curso
Serviço Social
Instituição
ISCTE
OLÁ JOVENS! Não sei se já foi criado um tópico para este assunto mas ya, aqui vamos. Quais são as vossas 6 grandes opções para 2023/2024? Contem, contem! 😁
Heyy!

1º Psicologia ISCTE
2º Serviço Social ISCTE
3º Serviço Social (pós laboral) ISCTE
4º Serviço Social ISCSP

É já amanhã!! :))

Beatriz_Nnunes

Membro Caloiro
Matrícula
27 Abril 2022
OLÁ JOVENS! Não sei se já foi criado um tópico para este assunto mas ya, aqui vamos. Quais são as vossas 6 grandes opções para 2023/2024? Contem, contem! 😁
Não tem nada haver mas é uma dúvida
Imaginemos que após receber as colocações da 1f recorro à 2f mas, após os resultados, prefiro a opção da 1f.
Após isso ainda posso me candidatar à opção da 1f ou só posso matricular me na opção da 2f?

• Like

Rodrigopl

Membro Caloiro
Matrícula
16 Junho 2023
Não tem nada haver mas é uma dúvida
Imaginemos que após receber as colocações da 1f recorro à 2f mas, após os resultados, prefiro a opção da 1f.
Após isso ainda posso me candidatar à opção da 1f ou só posso matricular me na opção da 2f?
Simples fazes a matricula da vaga para assegurares a vaga fa 1 fase caso entres na 2 fase a tua vaga da 1 fase é automaticamente anulada e tens (se quiseres continuar a ingressar no ensino superior)de fazer a matrícula da vaga 2 fase , em caso de teres assegurado a vaga da 1 fase e nao teres entrado na 2 fase , podes sempre com a vaga da 1 fase

• Like

carolinavieira.05

Membro Caloiro
Matrícula
27 Junho 2023
As minhas opções são:
1-Direito (FDUL)
2-Relações Internacionais (ISCSP)
3-Direito (FDUC)
4-Relações Internacionais ( Faculdade de Economia de Coimbra)
5- Gestão de Recursos Humanos (ISCTE)
6-Gestão de Recursos Humanos (ISCSP)

Sinceramente estou arrependida da forma como coloquei as minhas opções a partir da 3 opção… mas é o que for! Estou aberta para experimentar algo, e talvez acabe por ser um curso que goste!

Tirei 17,6 no exame de Português ( única prova de ingresso que é exigida para RI no ISCSP ), e na altura até fiquei contente pois a minha média ficava ,com este exame, a 16,9 ( a interna é apenas 16,2) e a nota do último colocado do ano passado é de 164,5… mas pelos vistos a média do exame de português subiu bastante… então estou com receio de não entrar nem na 1a nem na 2a, que eram as que eu mais ansiava ;/

• Like

Jayson Fonseca

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2023
Curso
Línguas, Literaturas e Culturas
Instituição
FLUP
1- Línguas, Literaturas e Culturas - FLUP
2- Línguas Aplicadas - FLUP
3- Línguas e Culturas Estrangeiras - ESE IPP
4- Línguas Modernas - FLUC
5- Línguas, Literaturas e Culturas - FCS NOVA

Tatiana Neto

Membro Caloiro
Matrícula
26 Agosto 2023
Ola a todos, tinha uma dúvida. Por questões pessoais fiquei afastada da escola durante 4 anos. Tirei artes visuais na secundária e este ano retomo a faculdade. A geometria descritiva da Fbaul (faculdade de belas artes, lisboa) é interligada com o secundário, no sentido que quem não se lembra do secundário fica a patinar, ou a cadeira tem iniciação também?

• Like

davis

Administrador
Equipa Uniarea
Moderador
Matrícula
13 Outubro 2014
Curso
MEAer + MEGIE
Instituição
Técnico - ULisboa
Partilhem a colocação aqui:

• Like

’Nêz

Membro Caloiro
Matrícula
27 Julho 2023
Curso
Antropologia
Instituição
ISCSP-UL
Oi, vou responder por tópicos para que fique tudo mais ou menos direitinho sem deixar perguntas em branco 😊.

1°Começando por responder a primeira questão, não, não foi a minha primeira opção, foi uma das últimas, ao princípio fiquei meio perdida se era este o curso que queria, mas dei uma chance a ver no que dava. Fui pesquisar as saídas e as possibilidades nas pós-graduação e até de mestrado, e isso fez com que eu me sentisse mais "aliviada", pois de todo, não era a primeira opção e se quer sabia o que era Antropologia, mesmo com tantas pesquisas feitas. Como eu sou apaixonada por investigações e criminologia, vi que existe a possibilidade de fazer uma pós-graduação em Antropologia Forense, achei interessante e foi nesse instante que atirei me ao curso.

2° Uma das coisas que fez com que eu não mudasse de curso para uma outra instituição foi justamente o horário, enquanto que os horários das outras faculdades são irregulares, as dos Iscsp são bem organizadas (não é uma critica as outras faculdade mas para quem quer fazer part-time é perfeito), a instituição em si é bem amigável, não é uma instituição enorme e aberta, é bem razoável e difícil de perder-se por lá, é tudo muito organizado, acreditas que no meu secundário perdia-me mais vezes que na faculdade 🤡🥴.

3° Sobre questões de estudos, olha, sendo sincera, vai depender muito ti, eu inicialmente estava muito empolgada por algumas cadeiras do 1° semestre, até gostei de quase todas e até é relativamente fácil de compreender se tiveres estudos em dia, e sim, uma coisa que eu não esperava era que Antropologia fosse muito teórica 😔😭 . No 2° semestre, o meu pico de empolgação foi-se abaixo, outras devido a problemas pessoais e outras pelas cadeiras serem desinteressantes, acho que só teve uma UC que gostei. 🤧🙌 Em relação aos professores, confesso que eu não tive muita aproximação com eles, mas são todos empáticos e simpáticos (talvez um ou outro é que não). Sobre a turma em si, acho que tive sorte pq são todos muito acolhedores (não é bem essa palavra mas é quase), todos dão se bem, e se precisares de ajuda vais ter sempre alguém para isso, mesmo que não seja do primeiro ano, podes sempre pedir aos do 2° e 3°, já agora, eu sou do 2° e isso vai responder ao 5° tópico.

4°Como eu já disse, não foi propriamente a minha primeira opção, então eu só coloquei por não querer ficar de fora, mas a minha primeira semana foi tão incrível, que mesmo com a possibilidade de mudar de curso na segunda fase e entrar, resolvi ficar por lá.

5° A nível profissional não sei informar-te muito sobre, pois por ser um curso ainda meio desconhecido, creio que não haja tanta possibilidade e oportunidade de trabalho, e o facto de eu ainda estar no segundo ano, não tenho uma visão ampla sobre. Pelo que vejo dos meus professores que são antropólogos, maioria faz mestrado e doutorado para trabalhar na área.

Dito isto, é um curso que dependendo do que procuras estudar, ou vás gostar muito ou vás odiar, eu particularmente gosto dos temas que são apresentados nas aulas, o que por vezes, pode gerar debate entre alunos, sim, alguns professores são malucos por debates 🤧😭 mas fica tranquila, só participa quem quer.

Tirando todas essas anomalias, o horário é incrível, os professores são acessíveis (na maioria), eu não almoço na cantina, então não sou testemunha para falar sobre a comida, e é um fim do mundo mas que tem acesso a alguns transportes públicos. Uma dica que dou, é sempre ir às aulas, ou melhor, tenta ir às máximas que puderes, parece que não mas os professores valorizam quem frequenta as aulas.

Posto isto, já escrevi uma bíblia inteira, e talvez alguns erros ortográficos, por isso peço desculpas. Boa sorte para ti, e no fim tudo vai correr bem, não é tão assustador quanto talvez fiz parecer, é mais do que isso, é divertido por vezes, excepto a parte das propinas. Boa sorte e espero que entres na tua primeira opção 🙏, se entrares, podes entrar em contacto comigo que ajudo-te naquilo que eu puder. 🧚‍♀️Good luck 🧚‍♀️
Bem! Parece que vamos ser colegas! Fiquei aí colocada! Iupi!
Obrigada pela exposição detalhada da tua experiência, fiquei talvez ainda mais empolgada do que já estava! É reconfortante mas também pareceu-me bastante realista e honesto, o que eu aprecio imenso! Daquilo que me descreves parece-me ser algo que encaixa bem no meu perfil! Vou continuar a navegar aqui o fórum em busca de novos tópicos!
Vou te mandar uma mensagem, obrigada! :)

Meruem

Membro Veterano
Matrícula
15 Março 2022
Bem! Parece que vamos ser colegas! Fiquei aí colocada! Iupi!
Obrigada pela exposição detalhada da tua experiência, fiquei talvez ainda mais empolgada do que já estava! É reconfortante mas também pareceu-me bastante realista e honesto, o que eu aprecio imenso! Daquilo que me descreves parece-me ser algo que encaixa bem no meu perfil! Vou continuar a navegar aqui o fórum em busca de novos tópicos!
Vou te mandar uma mensagem, obrigada! :)
De nada, e bem vinda 🥰🙌. Sempre estarei disponível para qualquer questão

• Like

Pedro D. Jesus

O Amoroso
Matrícula
18 Julho 2018
Curso
Matemática
Instituição
UMa
Olá caloiros! Ia pedir-vos encarecidamente que me ajudassem a acabar o mestrado preenchendo este questionário da tese pf! Aqui vai Inquérito por Questionário Online demora no máx 5mins!! Muito obrigada!!
Dica: Adicionar "Outro/Prefiro não dizer" no género. Não que eu tenha ficado ofendido mas alguém pode ficar. E btw, este não é o lugar mais apropriado a esse tipo de divulgação... este tópico é para opções de candidatura.

Fábio Fernandes

Membro Caloiro
Matrícula
6 Janeiro 2020
Curso
Terapia da Fala
Instituição
ESS - Politécnico do Porto
Sou da ESS Porto qualquer dúvida diz
Olá! Fiquei colocado na ESS Porto, em Terapia da Fala, e tenho uma dúvida relacionada com a semana de acolhimento (11 a 15 de setembro), e é a seguinte: como funciona, por norma, a semana mencionada e em que consiste?
Post automatically merged:

Olá! Fiquei colocado na ESS Porto, em Terapia da Fala, e tenho uma dúvida relacionada com a semana de acolhimento (11 a 15 de setembro), e é a seguinte: como funciona, por norma, a semana mencionada e em que consiste?
E se é de carácter obrigatório?

Última edição:
  • Like