Quais são as vossas opções? 2023/2024

OLÁ JOVENS! Não sei se já foi criado um tópico para este assunto mas ya, aqui vamos. Quais são as vossas 6 grandes opções para 2023/2024? Contem, contem! 😁
Heyy!

1º Psicologia ISCTE
2º Serviço Social ISCTE
3º Serviço Social (pós laboral) ISCTE
4º Serviço Social ISCSP

É já amanhã!! :))

OLÁ JOVENS! Não sei se já foi criado um tópico para este assunto mas ya, aqui vamos. Quais são as vossas 6 grandes opções para 2023/2024? Contem, contem! 😁
Não tem nada haver mas é uma dúvida
Imaginemos que após receber as colocações da 1f recorro à 2f mas, após os resultados, prefiro a opção da 1f.
Após isso ainda posso me candidatar à opção da 1f ou só posso matricular me na opção da 2f?

• Like
Reactions: Pedro D. Jesus
Não tem nada haver mas é uma dúvida
Imaginemos que após receber as colocações da 1f recorro à 2f mas, após os resultados, prefiro a opção da 1f.
Após isso ainda posso me candidatar à opção da 1f ou só posso matricular me na opção da 2f?
Simples fazes a matricula da vaga para assegurares a vaga fa 1 fase caso entres na 2 fase a tua vaga da 1 fase é automaticamente anulada e tens (se quiseres continuar a ingressar no ensino superior)de fazer a matrícula da vaga 2 fase , em caso de teres assegurado a vaga da 1 fase e nao teres entrado na 2 fase , podes sempre com a vaga da 1 fase

• Like
As minhas opções são:
1-Direito (FDUL)
2-Relações Internacionais (ISCSP)
3-Direito (FDUC)
4-Relações Internacionais ( Faculdade de Economia de Coimbra)
5- Gestão de Recursos Humanos (ISCTE)
6-Gestão de Recursos Humanos (ISCSP)

Sinceramente estou arrependida da forma como coloquei as minhas opções a partir da 3 opção… mas é o que for! Estou aberta para experimentar algo, e talvez acabe por ser um curso que goste!

Tirei 17,6 no exame de Português ( única prova de ingresso que é exigida para RI no ISCSP ), e na altura até fiquei contente pois a minha média ficava ,com este exame, a 16,9 ( a interna é apenas 16,2) e a nota do último colocado do ano passado é de 164,5… mas pelos vistos a média do exame de português subiu bastante… então estou com receio de não entrar nem na 1a nem na 2a, que eram as que eu mais ansiava ;/

• Like
1- Línguas, Literaturas e Culturas - FLUP
2- Línguas Aplicadas - FLUP
3- Línguas e Culturas Estrangeiras - ESE IPP
4- Línguas Modernas - FLUC
5- Línguas, Literaturas e Culturas - FCS NOVA

Ola a todos, tinha uma dúvida. Por questões pessoais fiquei afastada da escola durante 4 anos. Tirei artes visuais na secundária e este ano retomo a faculdade. A geometria descritiva da Fbaul (faculdade de belas artes, lisboa) é interligada com o secundário, no sentido que quem não se lembra do secundário fica a patinar, ou a cadeira tem iniciação também?

• Like
Partilhem a colocação aqui:

• Like
Oi, vou responder por tópicos para que fique tudo mais ou menos direitinho sem deixar perguntas em branco 😊.

1°Começando por responder a primeira questão, não, não foi a minha primeira opção, foi uma das últimas, ao princípio fiquei meio perdida se era este o curso que queria, mas dei uma chance a ver no que dava. Fui pesquisar as saídas e as possibilidades nas pós-graduação e até de mestrado, e isso fez com que eu me sentisse mais "aliviada", pois de todo, não era a primeira opção e se quer sabia o que era Antropologia, mesmo com tantas pesquisas feitas. Como eu sou apaixonada por investigações e criminologia, vi que existe a possibilidade de fazer uma pós-graduação em Antropologia Forense, achei interessante e foi nesse instante que atirei me ao curso.

2° Uma das coisas que fez com que eu não mudasse de curso para uma outra instituição foi justamente o horário, enquanto que os horários das outras faculdades são irregulares, as dos Iscsp são bem organizadas (não é uma critica as outras faculdade mas para quem quer fazer part-time é perfeito), a instituição em si é bem amigável, não é uma instituição enorme e aberta, é bem razoável e difícil de perder-se por lá, é tudo muito organizado, acreditas que no meu secundário perdia-me mais vezes que na faculdade 🤡🥴.

3° Sobre questões de estudos, olha, sendo sincera, vai depender muito ti, eu inicialmente estava muito empolgada por algumas cadeiras do 1° semestre, até gostei de quase todas e até é relativamente fácil de compreender se tiveres estudos em dia, e sim, uma coisa que eu não esperava era que Antropologia fosse muito teórica 😔😭 . No 2° semestre, o meu pico de empolgação foi-se abaixo, outras devido a problemas pessoais e outras pelas cadeiras serem desinteressantes, acho que só teve uma UC que gostei. 🤧🙌 Em relação aos professores, confesso que eu não tive muita aproximação com eles, mas são todos empáticos e simpáticos (talvez um ou outro é que não). Sobre a turma em si, acho que tive sorte pq são todos muito acolhedores (não é bem essa palavra mas é quase), todos dão se bem, e se precisares de ajuda vais ter sempre alguém para isso, mesmo que não seja do primeiro ano, podes sempre pedir aos do 2° e 3°, já agora, eu sou do 2° e isso vai responder ao 5° tópico.

4°Como eu já disse, não foi propriamente a minha primeira opção, então eu só coloquei por não querer ficar de fora, mas a minha primeira semana foi tão incrível, que mesmo com a possibilidade de mudar de curso na segunda fase e entrar, resolvi ficar por lá.

5° A nível profissional não sei informar-te muito sobre, pois por ser um curso ainda meio desconhecido, creio que não haja tanta possibilidade e oportunidade de trabalho, e o facto de eu ainda estar no segundo ano, não tenho uma visão ampla sobre. Pelo que vejo dos meus professores que são antropólogos, maioria faz mestrado e doutorado para trabalhar na área.

Dito isto, é um curso que dependendo do que procuras estudar, ou vás gostar muito ou vás odiar, eu particularmente gosto dos temas que são apresentados nas aulas, o que por vezes, pode gerar debate entre alunos, sim, alguns professores são malucos por debates 🤧😭 mas fica tranquila, só participa quem quer.

Tirando todas essas anomalias, o horário é incrível, os professores são acessíveis (na maioria), eu não almoço na cantina, então não sou testemunha para falar sobre a comida, e é um fim do mundo mas que tem acesso a alguns transportes públicos. Uma dica que dou, é sempre ir às aulas, ou melhor, tenta ir às máximas que puderes, parece que não mas os professores valorizam quem frequenta as aulas.

Posto isto, já escrevi uma bíblia inteira, e talvez alguns erros ortográficos, por isso peço desculpas. Boa sorte para ti, e no fim tudo vai correr bem, não é tão assustador quanto talvez fiz parecer, é mais do que isso, é divertido por vezes, excepto a parte das propinas. Boa sorte e espero que entres na tua primeira opção 🙏, se entrares, podes entrar em contacto comigo que ajudo-te naquilo que eu puder. 🧚‍♀️Good luck 🧚‍♀️
Bem! Parece que vamos ser colegas! Fiquei aí colocada! Iupi!
Obrigada pela exposição detalhada da tua experiência, fiquei talvez ainda mais empolgada do que já estava! É reconfortante mas também pareceu-me bastante realista e honesto, o que eu aprecio imenso! Daquilo que me descreves parece-me ser algo que encaixa bem no meu perfil! Vou continuar a navegar aqui o fórum em busca de novos tópicos!
Vou te mandar uma mensagem, obrigada! :)

Bem! Parece que vamos ser colegas! Fiquei aí colocada! Iupi!
Obrigada pela exposição detalhada da tua experiência, fiquei talvez ainda mais empolgada do que já estava! É reconfortante mas também pareceu-me bastante realista e honesto, o que eu aprecio imenso! Daquilo que me descreves parece-me ser algo que encaixa bem no meu perfil! Vou continuar a navegar aqui o fórum em busca de novos tópicos!
Vou te mandar uma mensagem, obrigada! :)
De nada, e bem vinda 🥰🙌. Sempre estarei disponível para qualquer questão

• Like
Olá caloiros! Ia pedir-vos encarecidamente que me ajudassem a acabar o mestrado preenchendo este questionário da tese pf! Aqui vai Inquérito por Questionário Online demora no máx 5mins!! Muito obrigada!!
Dica: Adicionar "Outro/Prefiro não dizer" no género. Não que eu tenha ficado ofendido mas alguém pode ficar. E btw, este não é o lugar mais apropriado a esse tipo de divulgação... este tópico é para opções de candidatura.

Estou em biologia na UA e posso te dizer que o curso é maravilhoso. Raramente se tem exames finais como única opção de avaliação (ou seja, em quase todas as cadeiras tens direito a escolha entre testes e exame final)
As práticas são muito boas porque esta uni se foca muito na parte que realmente é importante para o emprego, que é o saber fazer. O espírito académico é muito bom. A integração, mesmo fora da praxe, é notável. Os mais velhos ajudam sempre os mais novos. Tímidos com medo de fazer amigos por falta de confiança em pessoas têm aqui uma ótima universidade para se sentirem seguros e integrados. Eu no início do ano passado estava com muito medo das pessoas, e agora são a minha família. Para além disso, a praxe, ou faina aqui em Aveiro, é das mais tolerantes que conheço. Se não conseguires fazer algo, ou não te sentires bem em fazer lo, os trajados estão na boa e ficam a conversar contigo enquanto os outros fazem aquilo. "Aquilo" nunca é humilhante. Na faina fazemos jogos infantis e fazemos amizades fortes já que somos ensinados a união, o respeito pelos mais velhos, pelos da nossa idade, e por nós mesmos. Exato, eles ensinam nos a nos respeitarmos. Incentivam nos a ultrapassar limites que só nos faziam mal. Secundário e universidade são mesmo muito diferentes
Depois sobre professores e condições universitárias, só tenho coisas boas a dizer. Professores simpáticos e que só nos querem ver a ter sucesso e a ser felizes.
Acho que resumidamente é isso
A UA é mesmo muito boa, trust me✨😊
Post automatically merged:

Uhhh vais para biologia na UA
Fazes muito bem
Esta uni e este curso são muito bons
Tal como disse numa outra mensagem deste tópico (lê que tem muita informação), existe muita integração e paz entre alunos e professores, e até mesmo entre alunos mais velhos e mais novos (aka os nossos queridos aluviões)
Espero que te divirtas e que faças imensos amigos
Se tiveres alguma dúvida sobre o curso ou até alguma ansiedade, manda mensagem, estou disposta a te ajudar 😊
Eu já não tenho a mesma opinião, estive em Biologia em Aveiro, e mudei para a UTAD, estou muito contente com o acompanhamento, a dedicação docente e o curso, sendo mais especializado, com alguma componente técnica, fiquei muito feliz com a minha opção, acho um curso mais profissional e com mais preparação para o futuro do que em Aveiro.