🧑🎓 O Concurso Especial de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos é habitualmente usado para o ingresso por quem não tem o secundário concluído e/ou os exames nacionais realizados. Neste artigo explicamos as suas regras específicas.
📝 O calendário para o ano letivo de 2024-2025 dos exames finais nacionais do ensino secundário foi publicado em Diário da República. Conhece aqui todas as datas.
eu tou mesmo perdida porque adoro enfermagem e não sei o que mais deva colocar nas opçoes só para "encher" porque no fundo eu sei que se não entrar em enfermagem não vou ficar feliz, tambem gosto de psicologia e tenho grandes chances de entrar no iscte por isso tenho receio que colocar e entrar nessa....
Não metas opções só para encher. Do que vale pôr um curso ao acaso se depois não vais gostar do curso? Mete todas as opções de enfermagem que queiras e se vires que até tens média para entrar acho que não vale a pena adicionares mais cursos só porque sim. Eu por exemplo só vou pôr 4 opções porque não mais nada que me interesse :)
Não metas opções só para encher. Do que vale pôr um curso ao acaso se depois não vais gostar do curso? Mete todas as opções de enfermagem que queiras e se vires que até tens média para entrar acho que não vale a pena adicionares mais cursos só porque sim. Eu por exemplo só vou pôr 4 opções porque não mais nada que me interesse :)
Post automatically merged:
também estou interessada em cbl ahahaha estou a pensar pôr a universidade do algarve e o politécnico de castelo branco e tu?
Bem! Não me quis esticar muito com as minhas escolhas. Apesar de ter tido uma média boa no secundário, o exame desceu-me a média final drásticamente (pelo menos o da primeira fase, logo veremos como é que me corre o da segunda fase! Só no caso desta candidatura não me correr bem). Felizmente, os cursos que eu mais gosto tiveram, no ano anterior, últimos colocados com médias entre os 137,5 e os 141,0 valores, e a minha média final é ligeiramente mais alta que a última. As minhas escolhas foram:
1° ISCSP - Antropologia
2° NOVA - Antropologia
3° ISCTE - Antropologia
4° ISCTE - Serviço Social
5° ISCTE - Serviço Social (Regime Pós-laboral)
6° ISCSP - Serviço Social (Regime Pós-Laboral)
Eu prefiro Antropologia como é óbvio, mas a realidade é que fique onde fique, penso que vou estar muito satisfeita com qualquer uma destas opções! Se estiverem ou em Antropologia ou em Serviço Social ou em alguma destas universidades, gostava de vos conhecer e saber quais foram as vossas experiências até agora!
Olá! As minhas opções:
1) Fisioterapia no Politécnico do Porto
2) Fisio na Universidade de Aveiro
3) Fisio no Politécnico de Setúbal
4) Fisio no Politécnico de Leiria
5) Fisio no Politécnico de Coimbra
6) Fisio no Politécnico de Bragança
Alguém que frequente este curso nalguma destas instituições poderia dar o seu feedback? Não sei se devo colocar noutra ordem. Pelo que percebi no Porto, Aveiro e Setúbal o curso é muito bem falado mas não encontro muitos feedbacks sobre o curso noutros locais. Já vi uma mensagem sobre o de Castelo Branco pela negativa, pelo que não estava a pensar em colocar na candidatura. Se me pudessem falar das vossas experiências agradecia imenso!
O meu primo tirou em Leiria e gostou bastante, no entanto a nível de estágios não tens muita variedade visto que Leiria é pequena comparada com outras cidades com Fisio. Estou em FC em Coimbra, e fisio foi uma das minhas opções o ano passado (a 5 se não estou em erro) e na altura ele indicou me Lisboa, Aveiro e Setúbal pelo bom feedback que tem. Ele nunca comentou sobre o Porto, provavelmente porque não deve conhecer ninguém de lá. Fisio em Coimbra já ouvi os dois lados da moeda então não sei bem o que te dizer visto que não estou nesse curso, no entanto a faculdade e o ambiente são ambos excelentes.
OLÁ JOVENS! Não sei se já foi criado um tópico para este assunto mas ya, aqui vamos. Quais são as vossas 6 grandes opções para 2023/2024? Contem, contem!
Estou em biologia na UA e posso te dizer que o curso é maravilhoso. Raramente se tem exames finais como única opção de avaliação (ou seja, em quase todas as cadeiras tens direito a escolha entre testes e exame final)
As práticas são muito boas porque esta uni se foca muito na parte que realmente é importante para o emprego, que é o saber fazer. O espírito académico é muito bom. A integração, mesmo fora da praxe, é notável. Os mais velhos ajudam sempre os mais novos. Tímidos com medo de fazer amigos por falta de confiança em pessoas têm aqui uma ótima universidade para se sentirem seguros e integrados. Eu no início do ano passado estava com muito medo das pessoas, e agora são a minha família. Para além disso, a praxe, ou faina aqui em Aveiro, é das mais tolerantes que conheço. Se não conseguires fazer algo, ou não te sentires bem em fazer lo, os trajados estão na boa e ficam a conversar contigo enquanto os outros fazem aquilo. "Aquilo" nunca é humilhante. Na faina fazemos jogos infantis e fazemos amizades fortes já que somos ensinados a união, o respeito pelos mais velhos, pelos da nossa idade, e por nós mesmos. Exato, eles ensinam nos a nos respeitarmos. Incentivam nos a ultrapassar limites que só nos faziam mal. Secundário e universidade são mesmo muito diferentes
Depois sobre professores e condições universitárias, só tenho coisas boas a dizer. Professores simpáticos e que só nos querem ver a ter sucesso e a ser felizes.
Acho que resumidamente é isso
A UA é mesmo muito boa, trust me
Provavelmente:
1.ª - Biologia - UA
2.ª - Enfermagem - UA
3.ª - Imagem médica e radioterapia - UA
4.ª - Farmácia - ESS|IPP
5.ª - Biologia e Geologia - UA
6.ª - Ciências do Mar - UA
Uhhh vais para biologia na UA
Fazes muito bem
Esta uni e este curso são muito bons
Tal como disse numa outra mensagem deste tópico (lê que tem muita informação), existe muita integração e paz entre alunos e professores, e até mesmo entre alunos mais velhos e mais novos (aka os nossos queridos aluviões)
Espero que te divirtas e que faças imensos amigos
Se tiveres alguma dúvida sobre o curso ou até alguma ansiedade, manda mensagem, estou disposta a te ajudar
fica em 15,14 :/, já houveram pessoas a dizer que baixa tenho em conta que o exame de biologia é de 11 ano e o do ano passado não foi grande coisa mas também já vi pessoas a dizer que podia subir então não sei se consigo :/
(Em princípio entro na 1ª opção pois tenho 1,4 valores de diferença da nota do último colocado do ano passado, mas como não perco nada em preencher as outras opções, coloquei esta como a minha ordem de preferência) :))
Ola tbm me vou candidatar a psicologia :)
As minhas opçoes são:
1º - Psicologia Évora
2º - Psicologia UBI
3º - Psicologia Aveiro
4º - Psicologia Algarve
e o resto é enfermagem.
Achas que as médias de psicologia vao baixar ?? É que eu tenho uma diferença de 1,5 com o ultimo colocado em Évora e queria mesmo entrar lá :/
Ola tbm me vou candidatar a psicologia :)
As minhas opçoes são:
1º - Psicologia Évora
2º - Psicologia UBI
3º - Psicologia Aveiro
4º - Psicologia Algarve
e o resto é enfermagem.
Achas que as médias de psicologia vao baixar ?? É que eu tenho uma diferença de 1,5 com o ultimo colocado em Évora e queria mesmo entrar lá :/
Olá!
Olha, é difícil prever as médias.
Vendo as provas que a UÉvora pede e comparando médias de 2022 e 2023:
O ano passado o exame de PT desceu 1 valor e tal na média dos exames mas este ano recuperou quase 2 valores. Este é sem dúvida dos exames mais feitos e mais usados. Quanto aos outros dois que Évora pede. Filosofia o ano passado manteu a média e este ano desceu também um valor mas MACS recuperou quase 2 valores também.
Eu diria que se vão manter mais ou menos no caso da UÉvora.
Boa noite, malta!
Questões sobre Ciência Política no ISCSP?
Estou aqui para responder a quaisquer questões que vos surjam, se precisarem!!
Boa sorte a todos os que se candidatarem, espero ver-vos pelo ISCSP em setembro ;)
Um forte abraço!
Ok, temos escolhas muito semelhantes , se bem que pus Engenharia física e tecnológica antes de Engenharia mecânica. Provavelmente também não entro em engenharia aeroespacial, logo na primeira fase, devo ficar em engenharia física e tecnológica ou engenharia mecânica, ahahaha.
Sim, eu não devo entrar em eng.fisica e tecnológica até porque a média é semelhante á de aeroespacial.
De qualquer das formas, quero conhecer pessoas (sobretudo do técnico) porque vou para Lisboa sozinho e não conheço ninguém e queria mesmo fazer amigos, portanto se quiseres o meu insta é @ruben_duarte9.
Sei que a pergunta não foi para mim mas também acabei agora o 1º da Esel e um ponto de vista a mais não deve de doer :)
De disciplinas, do 1º semestre, diria anatomia e fisiologia humana e microbiologia, e antropologia se calhar, no segundo é farmacologia, ética e semiologia. Destas todas diria que a mais complicada é fármaco, e a mais difícil em termos de tudo (estudar e frequência) é ética, que tem uma taxa de chumbo elevada.
Relativamente a tablet ou portátil depende muito da preferência pessoal, eu pessoalmente tentei usar os dois e fiquei-me pelo caderno, mas depende muito
Qualquer outra duvida não hesites em perguntar que respondo a tudo o que saiba!
Sei que a pergunta não foi para mim mas também acabei agora o 1º da Esel e um ponto de vista a mais não deve de doer :)
De disciplinas, do 1º semestre, diria anatomia e fisiologia humana e microbiologia, e antropologia se calhar, no segundo é farmacologia, ética e semiologia. Destas todas diria que a mais complicada é fármaco, e a mais difícil em termos de tudo (estudar e frequência) é ética, que tem uma taxa de chumbo elevada.
Relativamente a tablet ou portátil depende muito da preferência pessoal, eu pessoalmente tentei usar os dois e fiquei-me pelo caderno, mas depende muito
Qualquer outra duvida não hesites em perguntar que respondo a tudo o que saiba!
Obrigada!!
Ja agora, em relação a ética, o que achas que pode ajudar a passar essa cadeira com mais facilidade? A taxa de chumbo deve se à matéria ser complicada, a ser muita? Qualquer informação que faça o primeiro ano parecer mais acessível eu aceito
fica em 15,14 :/, já houveram pessoas a dizer que baixa tenho em conta que o exame de biologia é de 11 ano e o do ano passado não foi grande coisa mas também já vi pessoas a dizer que podia subir então não sei se consigo :/
eu :) vais tentar entrar com que média? se quiseres dizer,
eu :) vais tentar entrar com que média? se quiseres dizer, claro !!
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.