🧑🎓 O Concurso Especial de acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos é habitualmente usado para o ingresso por quem não tem o secundário concluído e/ou os exames nacionais realizados. Neste artigo explicamos as suas regras específicas.
📝 O calendário para o ano letivo de 2024-2025 dos exames finais nacionais do ensino secundário foi publicado em Diário da República. Conhece aqui todas as datas.
Se eu colocar o ICBAS em segundo lugar de preferência e outro colocar o ICBAS em primeiro lugar mas com pior média, quem fica com a vaga?
Isto das preferências inflencia em alguma coisa?
Depende da tua primeira opção, se essa tiver menor média do que o ICBAS entras na primeira. se a média da pessoa que colocou em primeiro for suficiente, entra no ICBAS
Por exemplo em 2019:
ICBAS esteve com média do ultimo colocado de 18,50 e a FMUP de 18,27. Se a tua média for superior a 18,50, mas colocares a FMUP em primeiro lugar, é lá que entras. Se alguém que teve média de 18,51 mas mesmo assim for inferior à tua média, se colocou o ICBAS em primeiro lugar é lá que entra
Presumo que estejas a referir-te à preferência regional, esta só é usada quando concorres a politécnicos
Se eu colocar o ICBAS em segundo lugar de preferência e outro colocar o ICBAS em primeiro lugar mas com pior média, quem fica com a vaga?
Isto das preferências inflencia em alguma coisa?
Não funciona assim o processo de candidatura. Quando concorres com X de média ao curso, eles percorrem todas as tuas escolhas até conseguires assegurar um lugar. Ou seja se tiveres média de 19 e uma pessoa tiver média de 18, a tua colocação vai ocorrer antes do aluno com média de 18. O que depois acontece é que por exemplo, se já não houver vagas quando chegar a tua vez eles vão percorrendo as tuas outras opções. É confuso, mas acho que dá para entender :)
Boa noite,
Não é sobre opções, até porque já passei por isso há uns anos (oh tempo volta!) mas espero ajudar nesta altura de incerteza.
Estudei Engenharia e Gestão Industrial na FCTUC, se alguém tiver alguma questão sobre o curso ou cidade, pode enviar-me mensagem.
Boa sorte a todos!!
Olá
Dependendo do que queres fazer depois um curso pode ser melhor em relação ao outro.
Já falei com várias pessoas que estão em CF agora e dizem que o curso não é necessariamente dificil mas sim trabalhoso
Só sei que a grande grande maioria dos estudantes fazem o curso nos 6 anos.
Há certos cursos, como nas engenharias, em que sim, a média de tempo para um estudante terminar o curso é superior à duração do mesmo, mas de qualquer forma, vais sempre ter pessoas a tirar muito boas notas, sem problemas nenhuns para passar às cadeiras e que fazem o curso no tempo normal e outras que têm mais dificuldade e já ficam satisfeitas se chegarem ao 9,5. Isto em qualquer curso.
Deves escolher as tuas opções com base naquilo que te vês a fazer no futuro e que gostas mais de estudar.
Falando da minha experiência na FML, agora até tiro melhores notas e mais constantes do que no secundário e uma das razões é porque agora estudo muita coisa que adoro (também já tenho mais maturidade e organização do estudo - vais adquirindo isto aos poucos), enquanto que no secundário haviam certas matérias ou disciplinas que não me agradavam tanto e isso pode sempre resultar numa nota mais baixa, se não me aplicar o dobro.
Este semestre, por exemplo, tive 18 em todas as cadeiras que tive (as minhas notas, no geral, rondam o 15-19).
Há todo um espectro de notas num mesmo ano e curso. A experiência dos outros não tem que ser necessariamente a tua. Se gostas do curso em que estás, tudo se faz.
Engenharia de Sistemas - ISEP
Tecnologias e Sistemas de Informação para a Web - ESMAD
Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - ISEP
Engenharia Informática - ISEP
Segurança Informática em Redes de Computadores - IPCA
Este site usa cookies para ajudar a personalizar o conteúdo, adequar a tua experiência e manter o teu login se efectuares o teu registo.
Ao continuar a usar este fórum concordas com o uso de cookies.