Qual é a escola que fica no topo dos rankings?

LordKelvin

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Normalmente, de ano para ano, o topo do ranking mantém-se inalterável. A minha aposta é para o Colégio do Rosário liderar a tabela.
 

LordKelvin

O Santo
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Gostava era de saber quando serão publicados os rankings deste ano.
 

gbmadureira12

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Os rankings são a maior treta que existe no planeta. Posso dizer que venho de uma das escolas nº500 e muitos e nunca morri por causa disso.
Provavelmente uma privada... Colégio [inserir nome de caráter religioso aqui] :tearsofjoy:
O dinheiro pode não comprar a felicidade mas notas internas...
 

Armdco

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Os rankings são a maior treta que existe no planeta. Posso dizer que venho de uma das escolas nº500 e muitos e nunca morri por causa disso.

O dinheiro pode não comprar a felicidade mas notas internas...
Concordo plenamente. Basta lermos a recém-publicada lista do ministério que contém as escolas suspeitas de Inflacionarem as notas internas que temos um deja vu do topo dos rankings.
 
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rrss

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Os rankings são a maior treta que existe no planeta. Posso dizer que venho de uma das escolas nº500 e muitos e nunca morri por causa disso.

O dinheiro pode não comprar a felicidade mas notas internas...

Internas e não só. Há rumores (verdade ou não, não sei) de que há muita fuga de informação no que toca a exames. Há sempre alguém que tem um "tio" no IAVE, não é?
 

Mario

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Internas e não só. Há rumores (verdade ou não, não sei) de que há muita fuga de informação no que toca a exames. Há sempre alguém que tem um "tio" no IAVE, não é?
Não necessariamente. Acabei o secundário no Rosário e nenhuma nota me foi dada. Em relação aos rumores, são claramente falsos. A coisa boa é que o colégio prepara-te de uma forma para os exames.... Só este ano foram para aí, sem exceção, umas 70 fichas de matemática, umas 40 de Português. Algumas aulas são desdobradas. Metade da turma tem Português, a outra Matemática.
 

SimonS

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Internas e não só. Há rumores (verdade ou não, não sei) de que há muita fuga de informação no que toca a exames. Há sempre alguém que tem um "tio" no IAVE, não é?

Podes mesmo ter a certeza que há saída de informações. Ainda há coisas mais graves que isso, que se sabe que o MEC está a investigar.
Mas aqui encontra-se dois tipos de problemas. É a diferença entre a classificação da disciplina (sem exame) e a classificação de exame, ou a interna é MUITO maior que no exame (do género vai com 16 e tem 6 no exame). E as grandes notas injustificadas nos exames...
Mas enfim, rumores sem justificação, por agora ;)
 

LordKelvin

O Santo
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Os rankings são a maior treta que existe no planeta. Posso dizer que venho de uma das escolas nº500 e muitos e nunca morri por causa disso.

O dinheiro pode não comprar a felicidade mas notas internas...

Os rankings resultam de uma tentativa de comparar as várias escolas dependendo da média das classificações que os alunos conseguiram atingir. Por essa razão, os rankings têm em conta médias, não alunos em particular. Podes ter tido notas espantosas nos exames, mas nas escolas há sempre alunos que contrastam com as tuas... E se esses alunos estão em vantagem númerica relativamente aos considerados génios, então é natural que a escola vá escorregando para os lugares mais baixos...
 

gbmadureira12

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Os rankings resultam de uma tentativa de comparar as várias escolas dependendo da média das classificações que os alunos conseguiram atingir. Por essa razão, os rankings têm em conta médias, não alunos em particular. Podes ter tido notas espantosas nos exames, mas nas escolas há sempre alunos que contrastam com as tuas... E se esses alunos estão em vantagem númerica relativamente aos considerados génios, então é natural que a escola vá escorregando para os lugares mais baixos...
Eu sei xD simplesmente estava a constatar que não há só bons alunos nas escolas de topo de ranking
 

Droggy

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Os rankings são a maior treta que existe no planeta. Posso dizer que venho de uma das escolas nº500 e muitos e nunca morri por causa disso.

O dinheiro pode não comprar a felicidade mas notas internas...
Mas eu acho bem que se faça rankings até para termos algum meio de comparação. Há escolas que dão sistematicamente melhores notas aos alunos sem eles os merecerem e em contraste há outras escolas (em menor número) que dão notas muito mais baixas do que deveriam ser. E parecendo que não altas notas internas já ajudam muito mesmo com exames ligeiramente abaixo do normal.
 

rrss

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Mas eu acho bem que se faça rankings até para termos algum meio de comparação. Há escolas que dão sistematicamente melhores notas aos alunos sem eles os merecerem e em contraste há outras escolas (em menor número) que dão notas muito mais baixas do que deveriam ser. E parecendo que não altas notas internas já ajudam muito mesmo com exames ligeiramente abaixo do normal.

O pior dos rankings é que se fica a saber que realmente há inflação de notas e que ninguém faz nada. Tudo bem que dizem que investigam e tal, mas na realidade não serve de nada... Vejo notícias deste género todos os anos, o que é, no mínimo, triste.
 
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David Andrade

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Concordo plenamente. Basta lermos a recém-publicada lista do ministério que contém as escolas suspeitas de Inflacionarem as notas internas que temos um deja vu do topo dos rankings.

A duas coisas não têm uma ligação entre si. Os rankings são feitos consoante as notas dos exames nacionais. ;)
Mas grande parte (todos?) dos colégios selecionam os seus alunos (nem toda a "escumalha" entra).
 

LordKelvin

O Santo
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A duas coisas não têm uma ligação entre si. Os rankings são feitos consoante as notas dos exames nacionais. ;)
Mas grande parte (todos?) dos colégios selecionam os seus alunos (nem toda a "escumalha" entra).
Não temerei ser injusto se afirmar que a nossa escola recebe tudo o que seja aluno... Creio que não possui um conjunto de rigorosos critérios que permitem selecionar uma reduzida, mas representativa, elite académica. De facto, os colégios apenas possuem uma percentagem de melhores alunos, quando comparados com escolas que administram o ensino público, o que lhes garante melhores prestações no ranking.
Contudo, não é de repudiar o facto de que a inflação é igualmente mais vulgar em escolas privadas...
 

David Andrade

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Não necessariamente. Acabei o secundário no Rosário e nenhuma nota me foi dada. Em relação aos rumores, são claramente falsos. A coisa boa é que o colégio prepara-te de uma forma para os exames.... Só este ano foram para aí, sem exceção, umas 70 fichas de matemática, umas 40 de Português. Algumas aulas são desdobradas. Metade da turma tem Português, a outra Matemática.

Desculpa-me, mas tenho que dizer "que haja dinheiro!". Estou numa escola pública. Posso dar, por exemplo, o estado do curso de Artes Visuais no 10º ano deste ano letivo que acabou no meu concelho (que não tem colégios). Apenas na minha escola é que havia o curso. Abriu apenas uma turma (reitero, NUM CONCELHO INTEIRO) com 30 e muitos alunos. Havia mais alunos que queriam ir para este curso mas não puderam porque "não havia vagas, não podiam abrir mais turmas". Os alunos da turma tiveram aulas SEM TURNOS, aulas de Desenho A, onde uma mesa para 1 aluno era ocupada por 3, vi com os meus próprios olhos uma aula deles, pareciam sardinhas em lata, pobres coitados. Aulas de Geometria Descritiva A (eu sou de Ciências e Tecnologias e tive Geometria Descritiva A e sei quão complicado é aprender nestas condições) com estes 30 e muitos alunos, com uma professora que, lamento, mas não tem a experiência para lecionar a disciplina. As aulas são de 100 minutos, se fizermos 100/35 (35 é um número perto do número real de alunos que agora não consigo precisar), obtemos nem 3 minutos para cada aluno. Para alguém que teve Geometria Descritiva A, sabemos muito bem que muitos alunos têm por vezes dificuldade na disciplina e que precisam mais do que esse tempo para esclarecer essas dúvidas. Acrescento que, neste cálculo, nem estou a considerar o tempo que o professor leva a expor a matéria, pelo que arrisco a dizer que, em média, um aluno tem 1 minuto por aula para expor as suas dúvidas. Isto porquê? PORQUE A ESCOLA NÃO PÔDE ABRIR MAIS UMA TURMA DE ARTES VISUAIS! Se fosse privada, já podia, não era? E muitas dessas privadas "sobrevivem" à custa de dinheiros do Estado, polémica que não quero levantar agora porque a comunicação social já teve a decência de o fazer. Quis divulgar este facto exemplificativo (um entre muitos) para fazer ver às pessoas algumas situações vergonhosas vividas. Possivelmente alguém que ficou na "lista de espera" para entrar na turma de Artes Visuais e não acabou por entrar (sim, porque houve desistências na turma inicial e foram entrando alguns que tinham sido "barrados" logo ao início) foi para um curso sem vontade alguma de estudar aquilo que estuda, irá tirar consequentemente um curso na universidade que não lhe desperta interesse (ou perde alguns anos no secundário, ou estuda mais disciplinas que aquelas que tem no secundário para fazer as provas de ingresso) e irá sair triste da vida.

Nada contra as pessoas dos colégios, se têm oportunidade de aprenderem melhor, ótimo! Tenho família que estou num colégio, tenho amigos do Colégio Nossa Senhora do Rosário, amigos noutros colégios e não são nada "cocós" como muitos alunos da pública gostam de "pintar" os "meninos do colégio".
 

Droggy

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A duas coisas não têm uma ligação entre si. Os rankings são feitos consoante as notas dos exames nacionais. ;)
Mas grande parte (todos?) dos colégios selecionam os seus alunos (nem toda a "escumalha" entra).
Sim há colégios que seleccionam os seus alunos. Mas a actual conjectura económica do país não permite que uma grande parte delas faça essa selecção. Quantos mais alunos tiverem, mais lucro têm e cada vez mais há mais pessoas a tirarem os filhos do colégio privado porque não o conseguem pagar.
 

Armdco

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A duas coisas não têm uma ligação entre si. Os rankings são feitos consoante as notas dos exames nacionais. ;)

Os rankings comparam a média das notas dos exames de todas as escolas do país. (Ranking do Público) e a lista a que me refiro compara a média das notas dos exames de cada escola com a média das CFI das mesmas.

Parece-me possível estabelecer uma relação entre ambas as listas, pois ambas utilizam os mesmos dados.
 
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David Andrade

Membro Veterano
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Os rankings comparam a média das notas dos exames de todas as escolas do país. (Ranking do Público) e a lista a que me refiro compara a média das notas dos exames de cada escola com a média das CFI das mesmas.

Parece-me possível estabelecer uma relação entre ambas as listas, pois ambas utilizam os mesmos dados.


Reitero, os rankings não são elaborados tendo em conta as CIF, pelo que o déjà vu foi mal justificado. Acontece esta "coincidência" (que é mera coincidência) porque os colégios, ao mesmo tempo, inflacionam as notas internas e fornecem aos alunos melhores condições para estes aprenderem. A inflação das notas internas traduz-se depois, na altura dos exames, numa descida geral das notas (daí elas fazerem parte da lista divulgada há pouco tempo). No entanto, continuam no topo do ranking porque os seus alunos são os melhores nos exames nacionais devido às "melhores condições para estes aprenderem".

Há colégios que apenas executam uma destas ações: 1) inflacionar as notas internas ou 2) fornecer aos alunos melhores condições para estes aprenderem. Mas não é o caso dos colégios a que nos referimos.
 
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