Qual é a média para entrar na faculdade de direito? Quais médias preciso ter no 10º e 11º ano?

Filipa Gama

Membro
Matrícula
12 Junho 2019
Mensagens
12
Qual é a média para entrar na faculdade de direito? Qual deve ser a minha média mínima no 10º e 11º ano pra conseguir média para entrar em direito?
 

Ariana_

Mod Bolinhos
Equipa Uniarea
Moderador
Apoiante Uniarea
Matrícula
26 Junho 2017
Mensagens
11,450
Curso
Estudos de Teatro
Instituição
FLUL
Qual é a média para entrar na faculdade de direito? Qual deve ser a minha média mínima no 10º e 11º ano pra conseguir média para entrar em direito?
Olá, Filipa!

Quando falamos coloquialmente em "ter média para o curso tal", na verdade, estamos a referir-nos à nota do último colocado do ano anterior às candidaturas e não num valor que alguma instituição ou curso instituam como sendo o necessário para entrar. Imagina, um curso tem 100 vagas. Concorrem 2000 pessoas, as pessoas que concluíram o secundário, fizeram a(s) prova(s) de ingresso necessárias. Dessas 2000 pessoas, seleccionam os 100, por ordem da melhor nota de candidatura. A nota do último colocado é o aluno que conseguiu a última vaga do curso. Como podes ver, isto significa que é impossível acharmos que uma média vai ser necessariamente X ou Y, porque isso depende sempre das características dos candidatos (das notas com que vão concorrer e isso muda todos os anos) e outros factores, como a procura que um curso poderá ter. No geral, quanto mais procurado um curso é, quanto mais concorrido for, mais probabilidades há das notas serem mais altas.

É bom teres uma ideia de que é preciso trabalhares e apontares para bons resultados, mas não deves formular coisas como "preciso de tirar 17 a tudo ou não consigo entrar no curso que quero", porque vais estar a colocar stress e pressão em ti própria, que muitas vezes não vão ser produtivas. Esforça-te ao máximo e trabalha para resultados que tu aches que façam jus ao teu trabalho. Além disso, é difícil dizer "precisas de média X" porque a maioria das universidades tem fórmula de cálculo 50/50, pelo que o exame de prova de ingresso pode mudar muita coisa. Imagina que queres Direito numa faculdade cuja nota do último colocado foi à volta dos 16 valores e tu tens hipoteticamente uma média de 14. Vais pensar que nunca na vida vais entrar no curso, quando na verdade, é possível que, tirando 18 valores na prova de ingresso, conseguias entrar porque terias uma nota de candidatura nos 16 valores.

Portanto, não vale a pena pensares demasiado nos números, mas esforça-te para que os teus resultados sejam muito bons, porque é uma forma de sentires-te mais à vontade na hora das candidaturas. Caso tenhas curiosidade em ver as notas do último colocado do curso de Direito nos outros ano, podes ver aqui: Acesso ao Ensino Superior 2020 - Índices de Cursos (por curso e instituição)