- Matrícula
- 21 Junho 2025
- Curso
- Medicina
Fiz o primeiro ano de medicina na UMinho e, se entrei lá já com um burn out, saí com depressão. As aulas eram extremamente confusas (ex: FM1 - Fundamentos da Medicina 1, onde tínhamos anatomia, fisiologia, patologia, histologia, etc, tudo misturado, numa unidade curricular só! Além de os professores mudarem todos os dias, e alguns explicarem super mal, pq "estavam em plantão até agora"), e no fim, comecei a evitar a faculdade por me sentir muito triste e ansiosa. Não foi uma boa experiência. Além disso, se tiver que ser sincera, o pessoal lá era beeeem chatinho. As pessoas da praxe tinham uma síndrome ENORME de protagonista, além de evitarem contato com quem não está na praxe e se apoiarem constantemente (como parasitas) nos outros na hora de fazer os trabalhos. Senti que o ambiente universitário não era muito favorável, e que as pessoas não faziam muito minha "vibe".
Por isso, tenho pensando em mudar de universidade, e aí a dúvida surge: ICBAS ou FMUP?
Claro, já li praticamente todos os documentos que falam sobre as diferenças dos dois cursos, mas não vejo muita gente falando sobre qual detona menos o nosso psicológico. Tinha quase certeza que iria para a FMUP, até ouvir dizer que é muito rígida e cansativa, enquanto o ICBAS é, supostamente, mais "liberal".
No fim, gostaria de saber, de acordo com a opinião de vcs, qual das duas é melhor nesse aspecto: Qual delas é mais "tranquila", tem mais tempo livre, uma relação melhor entre estudantes, e que não vai me deixar louca ao ponto de eu precisar me dopar pra aguentar?
Ah, e se alguém tiver a grade de horários do primeiro ano de medicina do ICBAS, eu agradeceria IMENSO! Tentei encontrar de todas as maneiras possíveis, e não consegui. Pra mim, um fator muito importante na decisão da faculdade são os horários (tipo, se tiver aula de manhã e depois só as 15/16, esquece, já não quero)
Enfim, é isso! Espero que alguém possa me "iluminar" nesse assunto.
Por isso, tenho pensando em mudar de universidade, e aí a dúvida surge: ICBAS ou FMUP?
Claro, já li praticamente todos os documentos que falam sobre as diferenças dos dois cursos, mas não vejo muita gente falando sobre qual detona menos o nosso psicológico. Tinha quase certeza que iria para a FMUP, até ouvir dizer que é muito rígida e cansativa, enquanto o ICBAS é, supostamente, mais "liberal".
No fim, gostaria de saber, de acordo com a opinião de vcs, qual das duas é melhor nesse aspecto: Qual delas é mais "tranquila", tem mais tempo livre, uma relação melhor entre estudantes, e que não vai me deixar louca ao ponto de eu precisar me dopar pra aguentar?
Ah, e se alguém tiver a grade de horários do primeiro ano de medicina do ICBAS, eu agradeceria IMENSO! Tentei encontrar de todas as maneiras possíveis, e não consegui. Pra mim, um fator muito importante na decisão da faculdade são os horários (tipo, se tiver aula de manhã e depois só as 15/16, esquece, já não quero)
Enfim, é isso! Espero que alguém possa me "iluminar" nesse assunto.
Última edição: