Qual é melhor para a saúde mental: ICBAS ou FMUP?

MadMaaax

Membro Caloiro
Matrícula
21 Junho 2025
Curso
Medicina
Fiz o primeiro ano de medicina na UMinho e, se entrei lá já com um burn out, saí com depressão. As aulas eram extremamente confusas (ex: FM1 - Fundamentos da Medicina 1, onde tínhamos anatomia, fisiologia, patologia, histologia, etc, tudo misturado, numa unidade curricular só! Além de os professores mudarem todos os dias, e alguns explicarem super mal, pq "estavam em plantão até agora"), e no fim, comecei a evitar a faculdade por me sentir muito triste e ansiosa. Não foi uma boa experiência. Além disso, se tiver que ser sincera, o pessoal lá era beeeem chatinho. As pessoas da praxe tinham uma síndrome ENORME de protagonista, além de evitarem contato com quem não está na praxe e se apoiarem constantemente (como parasitas) nos outros na hora de fazer os trabalhos. Senti que o ambiente universitário não era muito favorável, e que as pessoas não faziam muito minha "vibe".

Por isso, tenho pensando em mudar de universidade, e aí a dúvida surge: ICBAS ou FMUP?
Claro, já li praticamente todos os documentos que falam sobre as diferenças dos dois cursos, mas não vejo muita gente falando sobre qual detona menos o nosso psicológico. Tinha quase certeza que iria para a FMUP, até ouvir dizer que é muito rígida e cansativa, enquanto o ICBAS é, supostamente, mais "liberal".

No fim, gostaria de saber, de acordo com a opinião de vcs, qual das duas é melhor nesse aspecto: Qual delas é mais "tranquila", tem mais tempo livre, uma relação melhor entre estudantes, e que não vai me deixar louca ao ponto de eu precisar me dopar pra aguentar?

Ah, e se alguém tiver a grade de horários do primeiro ano de medicina do ICBAS, eu agradeceria IMENSO! Tentei encontrar de todas as maneiras possíveis, e não consegui. Pra mim, um fator muito importante na decisão da faculdade são os horários (tipo, se tiver aula de manhã e depois só as 15/16, esquece, já não quero)

Enfim, é isso! Espero que alguém possa me "iluminar" nesse assunto.

Última edição:
Fiz o primeiro ano de medicina na UMinho e, se entrei lá já com um burn out, saí com depressão. As aulas eram extremamente confusas (ex: FM1 - Fundamentos da Medicina 1, onde tínhamos anatomia, fisiologia, patologia, histologia, etc, tudo misturado, numa unidade curricular só! Além de os professores mudarem todos os dias, e alguns explicarem super mal, pq "estavam em plantão até agora"), e no fim, comecei a evitar a faculdade por me sentir muito triste e ansiosa. Não foi uma boa experiência. Além disso, se tiver que ser sincera, o pessoal lá era beeeem chatinho. As pessoas da praxe tinham uma síndrome ENORME de protagonista, além de evitarem contato com quem não está na praxe e se apoiarem constantemente (como parasitas) nos outros na hora de fazer os trabalhos. Senti que o ambiente universitário não era muito favorável, e que as pessoas não faziam muito minha "vibe".

Por isso, tenho pensando em mudar de universidade, e aí a dúvida surge: ICBAS ou FMUP?
Claro, já li praticamente todos os documentos que falam sobre as diferenças dos dois cursos, mas não vejo muita gente falando sobre qual detona menos o nosso psicológico. Tinha quase certeza que iria para a FMUP, até ouvir dizer que é muito rígida e cansativa, enquanto o ICBAS é, supostamente, mais "liberal".

No fim, gostaria de saber, de acordo com a opinião de vcs, qual das duas é melhor nesse aspecto: Qual delas é mais "tranquila", tem mais tempo livre, uma relação melhor entre estudantes, e que não vai me deixar louca ao ponto de eu precisar me dopar pra aguentar?

Ah, e se alguém tiver a grade de horários do primeiro ano de medicina do ICBAS, eu agradeceria IMENSO! Tentei encontrar de todas as maneiras possíveis, e não consegui. Pra mim, um fator muito importante na decisão da faculdade são os horários (tipo, se tiver aula de manhã e depois só as 15/16, esquece, já não quero)

Alô
Não te consigo ajudar diretamente com isso. Mas gostava de te dar uma sugestão.
Se tiveres discord, existe o servidor do Podcast Universitário lá, e tu consegues falar diretamente com pessoas que estão tanto na FMUP e no ICBAS. Talvez por esse meio até seja mais fácil encontrares testemunhos de ambas as universidades e fazer todas as perguntas de que necessites.
Sendo do Porto também sempre ouvi aquilo que tu disseste: FMUP é mais rigida, ICBAS é menos rigida. Mas eu acho que ambas têm as suas cargas. No entanto, sei que a FMUP em termos de praxe não costuma andar a excluir alunos que não sejam da mesma, embora a U.Minho seja bué conhecida por isso no seu geral, infelizmente.
Espero que tudo te corra bem!

Olá! Lamento que tenhas passado por essa situação e espero que consigas recuperar.
Eu fui aluna da FMUP (já terminei o curso) e sempre senti que a praxe nesta faculdade era um culto autêntico. Posso estar enviesada - não sou a favor da praxe enquanto conceito no geral -, mas sempre senti que era o ponto mais negativo da FMUP para mim. Embora supostamente não haja divisão entre praxistas e não-praxistas, na prática acaba por se fazer sentir (sobretudo nos primeiros anos). Vi vários conflitos a ocorrer por causa da praxe, desde o 1.º ao 6.º ano... Já sei que vou ser crucificada se aparecer aqui alguém da praxe da FMUP, mas foi esta a minha experiência.
Falando da parte académica, acho que tive uma boa formação no geral e as mudanças que fizeram depois de eu sair parecem-me ter melhorado ainda mais o currículo. Fui para lá em 2.ª opção, mas no final de contas deu tudo certo e acabei bem servida. Tem um ensino mais tradicional, ao contrário daquilo que fazem na UMinho ou na UBI. Cada pessoa tem as suas preferências e talvez um ensino mais tradicional se adeque mais a ti, pelo que contas.
Contudo, é perfeitamente possível teres uma boa experiência da FMUP e encontrares os teus amigos (andem eles ou não na praxe). Pelo que conheço e ouvi falar da UMinho, de facto parece-me das faculdades mais exigentes, tanto a nível académico como da praxe. Mas nunca andei lá, tu saberás melhor.
Quanto ao ICBAS, não posso falar porque não conheço bem. Mas o que se diz é que os primeiros anos são mais fáceis, sendo os anos clínicos mais complicados (ou seja, o oposto da FMUP).

Apesar de tudo isto, os primeiros anos de faculdade vão ser sempre os mais complicados para onde quer que vás. Há sempre um período de adaptação e é normal que muitos de nós demoremos mais a ultrapassá-lo. Posso dizer-te que nos primeiros 2 anos também não me sentia nada bem na faculdade e muitos dos dias eram uma tortura, pelas mais diversas razões. Mas as coisas foram melhorando e cada vez fui gostando mais.

Boa sorte e espero que tomes a melhor decisão para ti!

• Like
Reactions: MadMaaax and davis