Estou a tirar o mestrado em Cibersegurança. Eu estive em outras engenharias mas decidi mudar para Informática porque achei ser um curso mais linha com aquilo que gosto e com desafios mais interessantes.
O que gostei menos foi provavelmente o stress para fazer projetos, não sei bem qual é a realidade nas outras faculdades mas no Técnico tínhamos imensas entregas por semestre e a certo ponto é preciso sacrificar a qualidade do projeto para fazer uma boa distribuição de esforço pelas várias cadeiras. Foi o que gostei menos porque sinto que os projetos podiam ter tido uma qualidade muito melhor e que podia ter aprendido mais se tivesse dedicado mais tempo.
O que gostei mais foi também, e curiosamente, os projetos. É extremamente gratificante fazer um projeto e as coisas começarem a funcionar. Para mim é recompensador ver as linhas de código que escrevi a transformarem-se em algo palpável e que faz sentido. Gosto do facto de informática ser muito baseada em desafios e puzzles que nos cabem a nós resolver e que não têm só uma solução. Para além disso, para mim que passo imenso tempo ao computador, é engraçado ir percebendo como é que as coisas acontecem (o que é a internet e como funciona, como funcionam websites e aplicações, como é que um computador funciona, etc).