Qual é o melhor curso para quem não sabe o que quer?

Piri2001

Membro Caloiro
Matrícula
19 Janeiro 2021
Estou a meio da licenciatura de MA mas preciso de mudar. Eu não sei bem o que quero fazer. Engenharia informática seria uma boa opção para quem ainda está perdido na vida?

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
Acho que convém perceberes o que gostas antes de tomares uma decisão. Não tens de saber exatamente o que queres da vida (acho que ninguém sabe com 19 anos) mas convém estudares algo que gostes e que esteja em linha com aquilo que valorizas (seja dinheiro, satisfação profissional, contacto com pessoas, ciência, etc). Também há pessoas em Informática que acabam por ir para enfermagem, artes, psicologia, ... por isso não sei se é (ou existe) um curso "para quem está perdido na vida".

Eu tirei a licenciatura em Eng. Informática em Portugal e estou agora a terminar o mestrado, se tiveres dúvidas específicas estás à vontade para fazê-las aqui.

Boa sorte! :)

• Like
Reactions: davis

Piri2001

Membro Caloiro
Matrícula
19 Janeiro 2021
@Wraak muito obrigado e desculpa a crise existencial.
Bom acho que te vou fazer umas perguntinhas então:
Que mestrado estas tirar? Porque é que escolheste o curso? Do que é que gostaste menos? Do que é que gostaste mais?

Se responderes nem que seja a uma destas perguntas já é uma grande ajuda, por isso obrigado.

• Like
Reactions: Wraak

Wraak

Membro Dux
Matrícula
5 Dezembro 2015
Curso
Computer Science
Instituição
Algures na Europa
@Wraak muito obrigado e desculpa a crise existencial.
Bom acho que te vou fazer umas perguntinhas então:
Que mestrado estas tirar? Porque é que escolheste o curso? Do que é que gostaste menos? Do que é que gostaste mais?

Se responderes nem que seja a uma destas perguntas já é uma grande ajuda, por isso obrigado.
Estou a tirar o mestrado em Cibersegurança. Eu estive em outras engenharias mas decidi mudar para Informática porque achei ser um curso mais linha com aquilo que gosto e com desafios mais interessantes.

O que gostei menos foi provavelmente o stress para fazer projetos, não sei bem qual é a realidade nas outras faculdades mas no Técnico tínhamos imensas entregas por semestre e a certo ponto é preciso sacrificar a qualidade do projeto para fazer uma boa distribuição de esforço pelas várias cadeiras. Foi o que gostei menos porque sinto que os projetos podiam ter tido uma qualidade muito melhor e que podia ter aprendido mais se tivesse dedicado mais tempo.

O que gostei mais foi também, e curiosamente, os projetos. É extremamente gratificante fazer um projeto e as coisas começarem a funcionar. Para mim é recompensador ver as linhas de código que escrevi a transformarem-se em algo palpável e que faz sentido. Gosto do facto de informática ser muito baseada em desafios e puzzles que nos cabem a nós resolver e que não têm só uma solução. Para além disso, para mim que passo imenso tempo ao computador, é engraçado ir percebendo como é que as coisas acontecem (o que é a internet e como funciona, como funcionam websites e aplicações, como é que um computador funciona, etc).

Tópicos Semelhantes
Thread starter Título Fórum Respostas Dia
P Qual o melhor curso relacionado com tecnologia e empreendedorismo? Tecnologias 5
X Mudar de Curso para Eng. Aeronáutica, qual a melhor escolha? Mudança de Curso, Transferência e Reingresso 1
Catarina476 Qual o melhor curso na área de línguas para quem quer seguir docência universitária - dúvida Humanidades, Secretariado e Tradução 4
Ângela0104 Qual a melhor universidade para tirar o curso de educação básica? Educação 7
M Para medicina regenerativa qual seria o melhor curso? Saúde 7
A Qual o melhor curso para quem gosta de genética? Ciências 32
I Qual o melhor curso para trabalhar com empresas? Ensino Superior 1
andreia0o Hospedeira de bordo: qual é o melhor curso universitário? Ensino Superior 5
M Qual melhor iseg ou iscte? Ciências Económicas e Empresariais 2
M Qual a melhor universidade para estudar educação básica? Educação 1
U Destas universidades qual é a melhor opção para Engenharia Informática? Tecnologias 0
É Exame Nacional de Inglês 2021 - qual o melhor livro de exame? + recusos/material estudo Exames Nacionais e Provas de Ingresso 9
A Exame de Filosofia 2021 - qual o melhor livro de exame? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 14
A Calculadora TI 84 Plus não liga. Qual a melhor para a faculdade? Geral 1
Leonardo Viegas Qual a melhor dupla licenciatura para juntar a Economia? Ensino Superior 1
D Qual a melhor faculdade de Psicologia? Ciências Sociais e Serviços 1
Angela_silva Qual é o melhor manual para estudar para o exame de Geografia A? Ensino Secundário 1
voidlessmind Qual será a melhor opção a fazer? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 1
J Qual consideram a melhor universidade para tirar Gestão? Ciências Económicas e Empresariais 7
A Qual a melhor opção para quem tem 15 de secundário? Concurso Nacional e Locais - Público 12
Tomás S Ferreira Será que devo estudar no estrangeiro? Qual a melhor altura? Ensino Superior 0
P Qual o melhor livro para preparar para os exames de Física e Química A, Matemática A e biologia e Geologia? Exames Nacionais e Provas de Ingresso 2
AdriFerreira123 Multimédia - qual a melhor: FBAUL ou ESCS? Arquitetura, Artes Plásticas e Design 2
joanasilva123 Psicologia, qual a melhor: ISCTE ou FPUL? Ciências Sociais e Serviços 8
CatarinaBatista Qual o melhor mestrado para uma licenciada em tecnologia biomédica? Saúde 0
R Qual o melhor manual/livro apoio para estudar Matemática A - 10º ano? Ensino Secundário 8
M Marketing - Qual a melhor instituição pública? Ciências Sociais e Serviços 0
C Mestrado em Engenharia Industrial- qual o melhor ramo de especialização? Tecnologias 0
Carlarodrigues Mestrado - qual a melhor escolha para uma licenciada em Bioquímica? Ciências 33
M Qual a melhor Faculdade de Educação em Lisboa? Educação 0
diogo_m_lima Ingresso no ensino superior ou qual a melhor opção? Concurso Nacional e Locais - Público 2
A Psicologia: qual é a melhor universidade privada no Porto (e arredores) Ciências Sociais e Serviços 7
Bárbara Priscila Silva Matemática Pura, qual a melhor faculdade? Ciências 10
H Ciências Biomédicas Laboratoriais - Qual o melhor mestrado/pós-graduação? Ciências 1
T Psicologia: qual a melhor universidade? Ciências Sociais e Serviços 5
V Engenharia mecânica - Qual é a melhor universidade? Tecnologias 8
bpd17 Qual o melhor livro de preparação para o exame de biogeo? Ensino Secundário 9
UnstableSpartan Qual é o melhor método para estudar biologia? Ensino Secundário 30
O Tio Gestão: qual a melhor Universidade Privada? Ciências Económicas e Empresariais 31
AlinaTym Guarda ou Castelo Branco? Qual o melhor lugar para estudar Ensino Superior 0
T Acesso ao ensino superior sem fazer os exames nacinais. Qual a melhor opção? Concurso Nacional e Locais - Público 10
A Qual seria a melhor rotina de estudo, para melhorar o desempenho académico? Ensino Superior 3
S FCSH vs. ISCTE: qual a melhor faculdade? Ensino Superior 1
LeonardoFidalgo Qual Universidade Para Entrar Na Área De Engenheiro de Software/Software Engineer? Tecnologias 6
C Medicina veterinária, Qual universidade? Recursos Naturais 0
U IST Qual matemática é pedida como exame de acesso no IST? Universidade de Lisboa 1
F Qual é a média para entrar na faculdade de direito? Quais médias preciso ter no 10º e 11º ano? Concurso Nacional e Locais - Público 1
T Medicina Veterinária. Qual Faculdade? Recursos Naturais 1
M Qual universidade devo escolher? Arquivo 0
M Engenharia Mecânica ou Engenharia e Gestão Industrial: qual universidade devo escolher? Tecnologias 0