qual a diferença entre bioquímica e biologia celular e molecular? e qual é o melhor em termos de saídas?

iris…

Membro Caloiro
Matrícula
22 Junho 2024
olá, irei agora candidatar me à faculdade e deparei me com os dois cursos que me parecem bastante interessantes. gostava de trabalhar em investigação mas já vi que isso é difícil no geral. os dois cursos parecem me muito idênticos por isso se alguém me conseguisse explicar a maior diferença entre eles agradecia imenso, e também qual a diferença em termos de saídas profissionais pois pelo que vi são muito idênticas

• Like
Reactions: Miguel Silva Dias

Olá boa noite Íris,
Terminei este ano o curso de LBCM e vou tentar dar-te a perspetiva deste curso neste post e algumas diferenças com LBQ.
Diria que BCM é uma excelente escolha se quiseres seguir investigação na área da biomedicina em saúde e em doença a par dos centros de investigação como o iMM, ICG, Champalimaud, I3S, CEDOC... E que Bioquímica, pelo menos na FCT, diria que é mais voltado para a área Química, embora também tenham biologia, vês pela comparação dos programas que as específicas de BCM incidem mais em área como Imunologia, Metabolismo e Regulação, Virologia, Toxicologia Celular e Molecular, Biologia Celular, Microbiologia, Biologia Molecular, Genetica Molecular, Biotecnologia, sem falar nas TLB I e II que te preparam muitíssimo bem em técnicas como PCR, Cultura Celular, Western, Nothern e Southern Blots, microscopia de fluorescência, ELISA e Citometria de Fluxo que são rotineiramente realizadas de forma idêntica nos Labs que citei.
O 1º ano em BCM e de BQ é parecido, em LBCM tem umas cadeiras de Matemática, Física, Computação que te assustem á primeira pq não tens muito de Bio até então. Mas por exemplo começas logo com IQV e TLB I que acho que é uma cadeira super interessante para quem quer dar os primeiros passos em investigação e sentir o ambiente de um laboratório. No 2º ano é que começas a ter Biologias como Biologia Celular e Metabolismo e Regulação (a minha favorita) cadeiras que te fazem ver porque é que entraste neste curso em primeiro lugar e onde aprendes muita biologia e te farão com certeza apaixonar por esta área. Tens também Biologia Molecular e Genética Molecular onde te focas mais no DNA e nos processos de tradução, transcrição e splicing mas a fundo e percebes que saber o modelo semiconservativo de Meselson-Stahl e que existem RNAm, RNAt e RNAr é só a ponta do iceberg, e que existem uma data de processos complexos e moleculas que orquestram toda a replicação celular. Uma grande vantagem de LBCM é que no último semestre tens um estágio em ambiente laboratial onde irás mesmo por as mãos na massa e desenvolver um projeto e relatório em inglês em conjunto com um estudante de PhD/Mestrado numa área que tu quiseres ( é no fundo uma mini tese de mestrado) que te faz realmente ver se investigação é mesmo aquilo que queres ou não (nem tudo são rosas como irás perceber). Esta tese tem um nível de exigência bastante alto que te prepara muitíssimo bem para mestrados variados quer em investigação biomédica por exemplo no iMM ou na NOVA-NMS, como Biotecnologia ou até Engenharia Biomédica ou Farmacêutica no IST, as possibilidades são infinitas. Espero que te tenha ajudado a decidir qualquer coisa manda mais perguntas que terei todo o gosto em responder :)

Olá boa noite Íris,
Terminei este ano o curso de LBCM e vou tentar dar-te a perspetiva deste curso neste post e algumas diferenças com LBQ.
Diria que BCM é uma excelente escolha se quiseres seguir investigação na área da biomedicina em saúde e em doença a par dos centros de investigação como o iMM, ICG, Champalimaud, I3S, CEDOC... E que Bioquímica, pelo menos na FCT, diria que é mais voltado para a área Química, embora também tenham biologia, vês pela comparação dos programas que as específicas de BCM incidem mais em área como Imunologia, Metabolismo e Regulação, Virologia, Toxicologia Celular e Molecular, Biologia Celular, Microbiologia, Biologia Molecular, Genetica Molecular, Biotecnologia, sem falar nas TLB I e II que te preparam muitíssimo bem em técnicas como PCR, Cultura Celular, Western, Nothern e Southern Blots, microscopia de fluorescência, ELISA e Citometria de Fluxo que são rotineiramente realizadas de forma idêntica nos Labs que citei.
O 1º ano em BCM e de BQ é parecido, em LBCM tem umas cadeiras de Matemática, Física, Computação que te assustem á primeira pq não tens muito de Bio até então. Mas por exemplo começas logo com IQV e TLB I que acho que é uma cadeira super interessante para quem quer dar os primeiros passos em investigação e sentir o ambiente de um laboratório. No 2º ano é que começas a ter Biologias como Biologia Celular e Metabolismo e Regulação (a minha favorita) cadeiras que te fazem ver porque é que entraste neste curso em primeiro lugar e onde aprendes muita biologia e te farão com certeza apaixonar por esta área. Tens também Biologia Molecular e Genética Molecular onde te focas mais no DNA e nos processos de tradução, transcrição e splicing mas a fundo e percebes que saber o modelo semiconservativo de Meselson-Stahl e que existem RNAm, RNAt e RNAr é só a ponta do iceberg, e que existem uma data de processos complexos e moleculas que orquestram toda a replicação celular. Uma grande vantagem de LBCM é que no último semestre tens um estágio em ambiente laboratial onde irás mesmo por as mãos na massa e desenvolver um projeto e relatório em inglês em conjunto com um estudante de PhD/Mestrado numa área que tu quiseres ( é no fundo uma mini tese de mestrado) que te faz realmente ver se investigação é mesmo aquilo que queres ou não (nem tudo são rosas como irás perceber). Esta tese tem um nível de exigência bastante alto que te prepara muitíssimo bem para mestrados variados quer em investigação biomédica por exemplo no iMM ou na NOVA-NMS, como Biotecnologia ou até Engenharia Biomédica ou Farmacêutica no IST, as possibilidades são infinitas. Espero que te tenha ajudado a decidir qualquer coisa manda mais perguntas que terei todo o gosto em responder :) basketball legends
Ótimo. Deixe-me perguntar sobre as propinas no BCM? Eu ficaria muito grato se pudesse compartilhar promoções ao me inscrever para estudar aqui.

Bom dia as propinas (publicadas no site da FCT-NOVA) são de 697€/ano

Olá boa noite Íris,
O 1º ano em BCM e de BQ é parecido, em LBCM tem umas cadeiras de Matemática, Física, Computação que te assustem á primeira pq não tens muito de Bio até então. Mas por exemplo começas logo com IQV e TLB I que acho que é uma cadeira super interessante para quem quer dar os primeiros passos em investigação e sentir o ambiente de um laboratório. No 2º ano é que começas a ter Biologias como Biologia Celular e Metabolismo e Regulação (a minha favorita) cadeiras que te fazem ver porque é que entraste neste curso em primeiro lugar e onde aprendes muita biologia e te farão com certeza apaixonar por esta área. Tens também Biologia Molecular e Genética Molecular onde te focas mais no DNA e nos processos de tradução, transcrição e splicing mas a fundo e percebes que saber o modelo semiconservativo de Meselson-Stahl e que existem RNAm, RNAt e RNAr é só a ponta do iceberg, e que existem uma data de processos complexos e moleculas que orquestram toda a replicação celular. Uma grande vantagem de LBCM é que no último semestre tens um estágio em ambiente laboratial onde irás mesmo por as mãos na massa e desenvolver um projeto e relatório em inglês em conjunto com um estudante de PhD/Mestrado numa área que tu quiseres ( é no fundo uma mini tese de mestrado) que te faz realmente ver se investigação é mesmo aquilo que queres ou não (nem tudo são rosas como irás perceber). Esta tese tem um nível de exigência bastante alto que te prepara muitíssimo bem para mestrados variados quer em investigação biomédica por exemplo no iMM ou na NOVA-NMS, como Biotecnologia ou até Engenharia Biomédica ou Farmacêutica no IST, as possibilidades são infinitas. Espero que te tenha ajudado a decidir qualquer coisa manda mais perguntas que terei todo o gosto em responder :)
olá, muito obrigada! a minha maior dúvida continua a ser se em termos de saídas profissionais eles são muito parecidos ou se não, pois pelo que vejo são. vi várias pessoas aqui a dizer que BQ é mais abrangente, o que me faz pensar que será a minha opção. eu adorava seguir investigação mas também ouço muito dizer que é um mercado de trabalho muito difícil, tanto aqui como lá fora.

De facto fazer Investigação em Portugal é muito competitivo, e se queres ser mais abragente, aconselho ires para BQ, porque de facto tem mais "saidas". Agora também é verdade que és tu quem pode moldar o curso (e essas "saidas") ao teu próprio caminho, e quer escolhas LBCM ou LBQ, ambas te dão ótimas bases para diversos mestrados que não são necessariamente investigação Biomedica, aqui e lá fora. Eu por exemplo vou seguir mestrado em Engenharia Farmacêutica na FFUL/IST, o meu irmão Engenharia Biomédica no IST os meus amigos de de LBCM, vão para Biotecnologia no IST, Microbiologia Médica na NOVA FCT, Investigação Biomedica na NOVA-NMS e na FMUL também. Como vês todos temos a mesma formação de base mais desenvolvemos gostos distintos ao longo do mesmo curso, que nos leverão certamente a especializações distintas. Se tiveres mais alguma dúvida manda msg por aqui que assim a malta que vier aquicom as mesmas questões tem com que se entreter ;)

• Like
Reactions: sandra oli

Alguém me sabe dizer o que é isto: Certidão de aprovação nas (ou de equivalência às) disciplinas do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas para a candidatura? Quer dizer que posso usar a FICHA ENES ou o Historial da Candidatura?

De facto fazer Investigação em Portugal é muito competitivo, e se queres ser mais abragente, aconselho ires para BQ, porque de facto tem mais "saidas". Agora também é verdade que és tu quem pode moldar o curso (e essas "saidas") ao teu próprio caminho, e quer escolhas LBCM ou LBQ, ambas te dão ótimas bases para diversos mestrados que não são necessariamente investigação Biomedica, aqui e lá fora. Eu por exemplo vou seguir mestrado em Engenharia Farmacêutica na FFUL/IST, o meu irmão Engenharia Biomédica no IST os meus amigos de de LBCM, vão para Biotecnologia no IST, Microbiologia Médica na NOVA FCT, Investigação Biomedica na NOVA-NMS e na FMUL também. Como vês todos temos a mesma formação de base mais desenvolvemos gostos distintos ao longo do mesmo curso, que nos leverão certamente a especializações distintas. Se tiveres mais alguma dúvida manda msg por aqui que assim a malta que vier aquicom as mesmas questões tem com que se entreter ;)
muito obrigada, ajudas te imenso! sinto me muito mais descansada com a escolha haha

• Like
Reactions: Miguel Silva Dias

Olá boa noite Íris,
Olá miguel!
Nas buscas por uma licenciatura que me agrade, deparei me com Biologia celular e molecular na NOVA.
Consegues falar me um pouco do mercado de trabalho, progressão de carreira e remuneração nesta área?